Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida quanto às frequências


Pablo AzH

Posts recomendados

Estou prestes a comprar meu novo pc, mas tenho uma dúvida com a RAM.

Pretendo comprar o conjunto de 2 pentes de 512mb e 434MHz (PC3500) cada, em dual channel, linha HyperX da Kingston. O processador vai ser um Athlon64 3500+, e como já ouvi falar, a soma das freqüências dos 2 pentes não tem q ser igual aos 2000MHz do FSB.

Mas minha dúvida é: se a minha MB (provável MSI K8NNeo2 Platinum) diz aceitar memórias até DDR400(400MHz), eu posso mesmo assim instalar essas de 434MHz? Elas vão funcionar como se fossem de 400MHz ou não? Essa RAM vai perder desempenho comparada à uma equivalente porém de 400MHz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qualquer placa mãe que aceita memória DDR400 suporta memórias do tipo 433, 500, mas você só ganhará desempenho com essas memórias fazendo over no seu processador lembrando que a taxa de transferência do Athlon 64 é de 3,2Gb por segundo e 6,4Gb por segundo em Dual Chanel(somente os sockets939) e sendo a DDr 433 3,5 Gb por segundo e 7Gb por segundo em Dual chanel então em teoria o processador não utilizaria todo o poder da memória a não ser por overclock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Pablo AzH@19 dez 2004, 12:25

Pretendo comprar o conjunto de 2 pentes de 512mb e 434MHz (PC3500) cada, em dual channel, linha HyperX da Kingston. O processador vai ser um Athlon64 3500+, e como já ouvi falar, a soma das freqüências dos 2 pentes não tem q ser igual aos 2000MHz do FSB.

Esses 2000 MHz não fazem referência ao FSB, pois o Athlon 64 não tem FSB, já que o controlador de memória fica no próprio processador. Essa é a velocidade do barramento de comunicação com o Chipset, o HyperTransport.

Entendi, mas se eu instalar essa memória de 434MHz e não fizer overclock, o desempenho dela vai ser igual ou inferior a outra memória dual channel de 400MHz? A latência dela continuará a mesma ou irá aumentar, prejudicando o desempenho?

Se você não fazer overclock, a memória terá o mesmo desempenho de uma DDR400, quanto as latências, é provável que você consiga diminui-las.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...