Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

A melhor camera do mundo!


Visitante

Posts recomendados

Olá, vejo neste forum uma grande quantidade de pessoas eloiando e outras criticando alguns modelos de cameras, e como em quanquer outro assunto existem os grandes Fanaticos, afim de probar por A + B que a camera dele é melhor que a outra e que a outra é pior que a dele...

Onde quero chegar?

Vejam essa situação...

No casamento do meu irmão eu vi o fotografo usando uma camera Sony de 8mp, muito louca, fui conversar com ele na festa, ele me disse que estava vendendo ela, fiquei até surpreso, ele disse que aquela camera éra muito para ele, ele queria vender ela para invertir o dinheiro em outro lugar que desse mais lucro e comprar uma camera menor...

Enfim, a camera manda 25% em uma fotografia proficional, 25% fica por conta do programa que vai tratar essa foto e do conhecimento do cara, e os outros 50% fica por conta do cara saber regular bem a camera na hora de bater a foto...

O que isso quer dizer?

Se você tem uma Fuji S5000 (eu acho que é isso...) e tem o meu conhecimento, um cara com uma Olympus D540 e com mais conhecimento do que eu, ele vai bater uma foto muuuito melhor que a minha...

Uma boa camera não é nada sem um bom fotografo, e um bom fotografo e uma boa camera DIGITAL não é nada sem um bom programa de tratamento de imagens!

Um amigo meu trabalha apenas com isso, cobra R$2,00 por foto e R$4,00 por foto tratada...

As totos que ele trata fica uma coisa de louco!

Nem parece que ele bateu ela com uma Mavica....

então antes de ficar fanatico por uma marca, ou de querer mostrar o seu poder aquisitivo comprando uma camera de 3mil, verifique o que você vai fazer com a camera, acredito eu que ninguém precisa de mais de 2mp para colocar umas fotos na internet...

Imagina um cara fazendo um site com imagens de 1200 X 1200?????

Não tem condições, ai o cara vai la, bate a foto usando 5mp, transfere para o pc e redimenciona para 250 X 250px....

De que adiantou a maquina ter 5mp???

Bom, não quero estender mais, se não fica muito cansativo, ninguém vai ter paciencia de ler até o final...

Espero que tenha dado para ver o meu ponto de vista....

Abraços a todos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leandro Franca, hoje mais de 95% das fotos que você vê nas ruas são tratadas com algum software de edição de imagens (principalmente o Photoshop).

Conheço alguns fotógrafos profissionais e todos fazem isso, e na opinião deles o que importa é o resultado final, ou seja uma foto de qualidade e que agrade o cliente.

É um assunto controverso pois a maquina fotografica e o fotografo deixaram de ser os principais responsáveis por uma boa fotografia deixando isso por conta dos Photoshop da vida. Mas o fotógrafo ainda tem que saber se posicionar para tirar a fotografia.

Vou sempre assistir palestras na Adobe em Pinheiros (WOC), para tentar me aprimorar e não vejo nenhum problema em que esse software seja cada vez mais eficiênte no tratamento de imagens.

Dê uma olhada nesse site.

Uma coisa que até hoje nenhum software conseguiu corrigir direito é o ruido que muitas maquinas digitais tem principalmente em ambientes escuros

Outra coisa ao contrário do que você disse, uma foto de 5Mp pode até chegar a 8Mp mas com perda de qualidade, e aí para cima muito mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por EHG@18 dez 2004, 20:11

Leandro Franca, hoje mais de 95% das fotos que você vê nas ruas são tratadas com algum software de edição de imagens (principalmente o Photoshop).

Conheço alguns fotógrafos profissionais e todos fazem isso, e na opinião deles o que importa é o resultado final, ou seja uma foto de qualidade e que agrade o cliente.

É um assunto controverso pois a maquina fotografica e o fotografo deixaram de ser os principais responsáveis por uma boa fotografia deixando isso por conta dos Photoshop da vida. Mas o fotógrafo ainda tem que saber se posicionar para tirar a fotografia.

Vou sempre assistir palestras na Adobe em Pinheiros (WOC), para tentar me aprimorar e não vejo nenhum problema em que esse software seja cada vez mais eficiênte no tratamento de imagens.

Dê uma olhada nesse site.

Uma coisa que até hoje nenhum software conseguiu corrigir direito é o ruido que muitas maquinas digitais tem principalmente em ambientes escuros

Outra coisa ao contrário do que você disse, uma foto de 5Mp pode até chegar a 8Mp mas com perda de qualidade, e aí para cima muito mais.

Acho que você entendeu corretamente o meu topico, mas acabou se confundindo!

É exatamente isso que eu quis dizer, a CAMERA não é o foco, não temos que nos preocupar se esta saindo uma camera melhor que a nossa, se você manda bem na hora de tratar, não importa se a sua camera é uma antiga Mavica, pois se você pegar uma Nikon, vai ter que continuar tratando as suas imagens...

No dia que sair uma camera que você possa bater uma foto e não precisar tratar a imagem, ai sim vai valer a pena investir nela...

Se você tem uma camera de 8Mp, e vai fazer um catalogo para o seu cliente, vai usar os 8Mp?

Se usar, vai ter que redimencionar a foto para poder fazer ela caber no catalogo....

então para que você vai bater a foto com 8Mp, bate com 2 mesmo, da para tratar a imagem e redimencionar para baixo sem perder muito a qualidade e pronto, os 3 mil que você vai economizar na camera, da para montar um pequeno estudio de fotos, ai vai melhorar mais ainda as imagens!

E tudo isso com uma camera de 2Mp!

Ou estou errado?

Quero te dizer mais uma coisa, esse é o "MEU" ponto de vista, pode até existir uma finalidade que você use os 8Mp de sua camera, mas essa ainda não conheço!

Abração!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só discordo do seu ponto de vista quando você disse:

Se você tem uma camera de 8Mp, e vai fazer um catalogo para o seu cliente, vai usar os 8Mp?

Se usar, vai ter que redimencionar a foto para poder fazer ela caber no catalogo....

então para que você vai bater a foto com 8Mp, bate com 2 mesmo, da para tratar a imagem e redimencionar para baixo sem perder muito a qualidade e pronto, os 3 mil que você vai economizar na camera, da para montar um pequeno estudio de fotos, ai vai melhorar mais ainda as imagens!

E tudo isso com uma camera de 2Mp!

Acho inocência sua pensar que só fazem albuns com fotos digitais.

Outro dia encontrei por acaso um fotografo que trabalha de freelancer para o SBT e passamos pelo menos duas horas falando de fotografia. Aquelas fotos que você vê ao fundo no programa da Hebe (isso se você assistir esse programa :P ) são dele, e ele usa uma maquina digital para esse fim.

Fotos que se vê em lojas tipo C&A, Riachuelo, etc...de modelos em tamanho natural ou maior e até mesmo fotos de outdoor não podem ser tiradas com maquinas pequenas pois vão ser ampliadas (interpoladas) a um tamanho que prejudicaria sua definição.

Com poucas restrições concordo com sua colocação e acho válida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por EHG@18 dez 2004, 21:44

Só discordo do seu ponto de vista quando você disse:

Se você tem uma camera de 8Mp, e vai fazer um catalogo para o seu cliente, vai usar os 8Mp?

Se usar, vai ter que redimencionar a foto para poder fazer ela caber no catalogo....

então para que você vai bater a foto com 8Mp, bate com 2 mesmo, da para tratar a imagem e redimencionar para baixo sem perder muito a qualidade e pronto, os 3 mil que você vai economizar na camera, da para montar um pequeno estudio de fotos, ai vai melhorar mais ainda as imagens!

E tudo isso com uma camera de 2Mp!

Acho inocência sua pensar que só fazem albuns com fotos digitais.

Outro dia encontrei por acaso um fotografo que trabalha de freelancer para o SBT e passamos pelo menos duas horas falando de fotografia. Aquelas fotos que você vê ao fundo no programa da Hebe (isso se você assistir esse programa :P ) são dele, e ele usa uma maquina digital para esse fim.

Fotos que se vê em lojas tipo C&A, Riachuelo, etc...de modelos em tamanho natural ou maior e até mesmo fotos de outdoor não podem ser tiradas com maquinas pequenas pois vão ser ampliadas (interpoladas) a um tamanho que prejudicaria sua definição.

Com poucas restrições concordo com sua colocação e acho válida.

Grande EHG, você esta quease entendendo o que eu quero dizer.....

então vamos imaginar mais uma situação...

Todos os usuarios do Forum tem cameras digitais de 50Mp de marcas e modelos diferentes...

Sempre vai ter um falando que a dele é melhor e que a sua é pior...

E todos usam as suas belas cameras para fazer fotos para outdoor apos baterem as sua fotos o que vai acontecer????

Vai todo mundo pro Pc ajustar as imagens e deichalas impecaveis...

então...

Porque a camera de alguem é melhor que a outra?

Se todos acabam tendo que tratar as imagens?

Entendeu?

A camera não é o foco!

Se a sua é melhor que aminha porque você pagou mais caro, é ignorância sua!

Todas vão ter fotos exelentes depois de tratadas...

Essa é a minha opinião!

Cada setor com a sua camera, cada um usa a resolução que tem necessidade, e todo mundo no Pc tratando as imagens apos batidas!!

heheheh

Tipo, me diga uma razão de ter uma camera de 8Mp para bater fotos de produtos que vão ser colocados em um site?

Em 400 X 400Pxs

Para que 8Mp?

Focê consegue fazer o mesmo serviço com uma de 2Mp?

Abração!!

Ps:( Essa discução é muito importante! Desta maneira vamos nos orientar melhor quando formos pensar em comprar ou trocar de camera!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leandro, desculpe mas você esta viajando na maionese. Veja:

Todos os usuarios do Forum tem cameras digitais de 50Mp de marcas e modelos diferentes...

Sempre vai ter um falando que a dele é melhor e que a sua é pior...

E todos usam as suas belas cameras para fazer fotos para outdoor apos baterem as sua fotos o que vai acontecer????

Vai todo mundo pro Pc ajustar as imagens e deichalas impecaveis...

então...

Porque a camera de alguem é melhor que a outra?

Se todos acabam tendo que tratar as imagens?

O que eu quero lhe dizer e que você não entendeu ainda é que existe limite para a ampliação e também para a interpolação. Uma camera de 5Mp não pode gerar, por exemplo, uma fotografia em tamanho real de você com qualidade fotografica (a não ser que você seja um anão, ou é).

Mais...

Tipo, me diga uma razão de ter uma camera de 8Mp para bater fotos de produtos que vão ser colocados em um site?

Em 400 X 400Pxs

Para que 8Mp?

Focê consegue fazer o mesmo serviço com uma de 2Mp?

Simplesmente porque o fotografo não usa a camera só para uma finalidade !

Hoje ele pode estar tirando fotos de casamento e amanhã pode tirar fotos para campanha de publicidade (e essas tem que ter até mais do que 8Mp).

Se você esta tendo como referência grandes fotografos ou agências, aí pode ser que tenham uma camera para cada uso mas a maioria dos fotografos tem cameras que usam para várias finalidades e até mesmo para lazer.

Mais...

A camera não é o foco!

Se a sua é melhor que aminha porque você pagou mais caro, é ignorância sua!

Todas vão ter fotos exelentes depois de tratadas...

Aqui a ignorância é sua pois é claro para todos os participantes mais ativos deste fórum de fotografias que por exemplo uma Rebel tira fotos iguais a uma P93 ou A75 (mesmo tratadas no Photoshop).

Os recursos de ISO que as profissionais tem e as opções de teleobjetivas, etc..., fazem um diferencial indiscutivel para que conhece.

Ainda ontem vi fotos de um evento tiradas em ISO 1600 expetaculares, desafio você a fazer o mesmo com cameras amadoras usando quaquer software de edição de imagens que você quiser.

O tamanho da imagem em certos casos realmente não tem muito a ver mas a qualidade é importantissima.

Enfim, Leandro, informe-se um pouco mais sobre fotografia que aí você vai perceber que não é bem assim como você pensa. Tente ter mais contato com profissionais que entenderá o que quero dizer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EHG, eu desisto de você, você esta interpletando errado todas as minhas respostas, acho que você esta levando pelo lado pessoal, ou esta completamente perdido neste topico....

Primeiramente eu não vou querer saber detalhes dos fotografos proficionais, quanto iniciei este topico nem me referi a eles, estava falando em um modo geral, das pessoas como eu que compram uma camera apenas para fazer uns macros de umas plantinhas e insetos, e do fanatismo de outros pelas suas cameras e de como eles adoram algumas marcas...

Te respondi umas 3 vezes e você não entendeu, talvez se fosse pessoalmente seria mais fácil, ou per tel.

Não sou fotografo, não quero ser, o dia que eu precisar de um pago para ele fazer o serviço para mim.

Sou proficional na minha area e ela é o meu foco, não quero aprender coisas que nunca vou usar...

Quero te deixar bem claro isso...

Moral da historia, comprar uma fuji S5000 para fazer macros de plantinhas e mandar pro forum é um desperdicio de dinheiro e pronto, e você nunca vai conseguir prova ao contrario...

Se um cara consegue ganhar R$1,000.00 por mes com uma P93, e se ele investir uns R$5,000.00 em uma camera e continuar ganhando os R$1,000.00 por mes é porque ele é um fanatico!

Agora se ele aumentar a sua renda mensal para uns R$2,500.00 ai valeu a pena...

-------------------------------------------------------------------------------------------

Bom, acho que você entendeu agora o que eu quis dizer com o meu topico...

Os proficionais não precisam de suas dicas, eles já sabem do que eles precisam, queria que você orientace as pessoas do forum que querem trocar as cameras por outras mais caras apenas para falar que tem um modelo TOP...

Puro fanatismo...

E aqueles caras que vem dizendo que gastei dinheiro à toa quando comprei a minha camera porque a outra era melhor....

Se você não quiser concordar comigo, esta no seu direito, e eu tambem não vou concordar com você se eu não quiser...

Combinado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom realmente pra quem quer apenas postar na internet, trabalhar com sites não necessita uma camera muito boa, não é necessario investir muito. Mas se deseja impressoes de boa qualidade tem de ser uma boa camera, se irá desfrutar dos recursos da camera, tem razao de comprar uma boa camera, agora se for pra comprar com essa finalidade, utilizar camera de 5mps e posteriormente so utilizar em modo vga acho que esta pessoa sim, jogou dinheiro fora.

a s5000 não é uma camera estão boa assim, o que mais me atraiu nela foi seu zoom e ajustes manuais, mas para quem quer qualidade e td mais irá correr atras de outros modelos. Para profissionais de verdade no ramo concordo com ehg 5 , 8mp é pouco. mas estes não irao ficar publicando apenas na internet.

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por xandaum_gv@20 dez 2004, 07:30

bom realmente pra quem quer apenas postar na internet, trabalhar com sites não necessita uma camera muito boa, não é necessario investir muito. Mas se deseja impressoes de boa qualidade tem de ser uma boa camera, se irá desfrutar dos recursos da camera, tem razao de comprar uma boa camera, agora se for pra comprar com essa finalidade, utilizar camera de 5mps e posteriormente so utilizar em modo vga acho que esta pessoa sim, jogou dinheiro fora.

a s5000 não é uma camera estão boa assim, o que mais me atraiu nela foi seu zoom e ajustes manuais, mas para quem quer qualidade e td mais irá correr atras de outros modelos. Para profissionais de verdade no ramo concordo com ehg 5 , 8mp é pouco. mas estes não irao ficar publicando apenas na internet.

[]s

xandaum_gv é exatamente isso!!!

Você entendeu o que eu quis dizer!!!!

Aleluia!

Em nenhum motivo eu disse que ninguém pode mais comprar cameras sofisticadas....

Se você tem uma Fuji S5000 e realmente utiliza todos os recursos dela, esta aproveitando ao maximo o dinheiro que investiu nela!

Agora se um cara compra uma Fuji S5000 e sai por ai batendo fotos de insetos e mais nada..

Apenas para brincar, o cara esta desperdiçando dinheiro...

Comprou ela apenas para falar que o poder aquisitivo dele é maior que o nosso....

Os proficionais vão saber esclher muito bem as cameras que eles querem...

Os caras dizem que a minha D540 é pior que a P93, mas se eu tratar a minha foto e o cara da P93 não tratar, a minha imagem vai ficar melhor!!

To errado?

Abração!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita tópico danado !

Vai da opinião pessoal de cada um .

Se o cara é profissional, mesmo tratando em Photoshop, a câmera tem que ser boa, duvido tratar fotos, mesmo para Websites tiradas com BreezeCam (acho que aui não existe amantes de Breezecam :D ). Não é porque vai tratar as fotos a máquina pode ser qualquer uma. Se a câmera é boa menor será o trabalho em tratar a foto. TEMPO É DINHEIRO.

Se o cara é extremamente amador, tira 10 fotos por mes, não publica, não imprime não mostra pra ninguém, a Breezecam serviria, mas se ele pode ter uma semi-profissional, beleza, não vai ter necessidade nenhuma de tratar a imagem.

Isso vale pra um monte de gente. Muitas pessoas que usam câmeras do forma amadora, não fazem tratamentos nas fotos, imprimem direto, não sabem ou preferem imprimir as fotos sem tratamento, neste caso, uma câmera razovel é necessária, pois com uma de baixa qualidade obriga o uso de programas corretivos, Não só o photpshop (tem os que o amam e outros, como eu, que o odeia, acho pesado e caro), mas outro software como Gimp (uso este mas muito pouco). O amador quer boa qualidade e grande quantidade. Tira 200 fotos no aniversário do cachorro do vizinho. O cara vai tratar as imagens ? Claro que o não!

Agora, o fanatismo e modismo existe sim.

Quando comecei a frequentar esse fórum, na época a queridinha da galera era a FUJI 205, comprei uma após conselhos da galera. Agora o forum entrou na era Canon, a mesma galera que aconselhava a FUJI hoje aconselha Canon. Se entrar alguém novo e sugere comprar a câmera XYZ, com 5MP, Zoom Ótico 20x, cartão de memória 256 MB, mais controle manual que qualquer câmera superprofissional por U$ 150,00 a galera em massa vai responder, sei não, se fosse você comprava uma Canon Axx, que é mais garantido.

Religião, futebol, política e câmera Digital, todo mundo acha que o seu é o melhor.

Viva a FUJI A205 :palmas: :palmas:

Essa foi minha contribuição para esse tópico.

Bob

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

O importante é lembrar que photoshop não faz milagres, que não se pode esperar (mesmo com edição) que uma foto tirada da câmera de celular seja tão impressionante quanto a de qualquer outra câmera de qualidade superior.

Vemos em uma nova geração de profissionais o devorar de cada tutorial de edição de imagens existentes antes de sequer preocupar-se em compreender o mais básico em uma boa fotografia. A luz.

Por isso não se deixe levar pelo cara que não investe em um bom equipamento, que dignifique seu trabalho, pelo fato de apostar quase todo o potencial de uma boa imagem usando o Photoshop.

O programa é essencial, assim como uma mesa de operações é com um bom cirurgião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quanto a maquinas fotograficas.

Para fotos gerais, quase todas sao a mesma coisa.

começa mudar a coisa quendo você ve fotos em condiçoes não favoraveis, como falta de luz, excesso de luz e por ai vai.

ai que você ve se a maquina é boa ou nao. quantidade de ruido, falta de recursos e etc.

Quanto a retocar fotos, sempre foi assim, desde o inicio das fotos onde o artista (nem da pra chamar de fotografo) literalmente pintava a foto com tinta e pincel.

você ve la a gata na playboy, o cara fico dias tirando as perebas dela hehehehehhehe

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Realmente a discussão ficou um pouco perdida no começo mas vou expressar aqui a minha opiniao e contrariar algumas acima.

O fotografo não importa mais: citação completamente errada, eu conheço uma fotografa que nem se quer tem o photoshop ou afins instalado no computador e as fotos ficam extremamente boas. Ela faz catalogos de alimentos e se vocês vissem as fotos que ela tira ... não diriam isto.

E antes que vocês questionem como ela faz. Ela usa o Pagemaker para criar o catalogo.

O que importa no caso dela são sim os recursos (manuais) existentes na maquina.

Sobre a qualidade das imagens e quantos mp temos que tirar as fotos.

Precisamos para um pouco de pensar no hj. Estamos em uma era de constante evolução da imagem principalmente a digital.

Pensem que aquela foto ou aquele momento só existe uma vez e vai ser lembrado para sempre (se fotografado ou filmado), sou a favor sim de termos a melhor maquina fotografica que nosso dinheiro possa comprar.

Pense por exemplo que muitas vovós e ainda muitos pais nem sequer tem acesso a um computador e ai chega você para mostrar aquelas fotos e pluga a maquina na tv digital de 46 pol para mostra-las e quando abre a

imagem na tela ... fica aquela maravilha toda quadriculada tirada a 2mp.

na sintese é isso ... teria aqui pelo menos uns 20 argumentos...

E aposto que o mesmo que fiz nao querer mais de 2mp assiste um filme em fullhd numa tela de mais de 46pol e fala nossa quero um desses... o dia que puder vou comprar!!!

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros, se é que serve de alguma coisa, aqui vai a minha contribuição...

Megapixels é uma coisa que serve para vender máquina. 95% das pessoas hoje em dia jamais vai mprimir uma foto. A maioria só usa na internet e nesse caso 3MP dá e sobra.

Ai tem gente que vai falar que faz fotos para por na lateral do ônibus, no outdoor e etc... Pois bem, de que adianta um outdoor com qualidade de foto? Para nada, porque ninguém vê um outdoor com a cara colada nele... O que eu quero dizer é que quanto maior a impressão da imagem, maior a distância que você terá que ficar dela para poder visualizá-la bem. E nesse caso a perda de qualidade não é perceptível porque você está cada vez mais longe.

O importante na fotografia é o "olho fotográfico". Isso é para poucos. Pode fazer curso, usar photoshop e o que for. Se você não tiver o dom o máximo que você consegue ser é tecnicamente bom. Pra casamento de repente serve.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leandro Franca, você pode me explicar então porque eu tirei quase 7 mil fotos com a minha Sony DSC-32, de quase 8 anos, e quase nunca saiu uma foto borrada, e agora, com a minha recém comprada Fujifilm S1800, mais da metade das fotos saem embaçadas?

Já passei uma semana lendo fóruns tentando configurar melhor a câmera e continua sempre a mesma coisa, fotos levemente embaçadas.

Sabe qual a configuração que eu uso na minha Sony velha guerreira?

Eu boto em AUTO e aperto o botão!

Boom! Foto nítida. 99% das vezes.

E você acha que não há muita diferença de qualidade entre câmeras?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...