Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Calculos


_FeRnAnDo_

Posts recomendados

To querendo faze uma fonte com duas saidas regulveis de 6 a 12V que aguente 1A cada e fiquei meio confuso nos calculos. Por favor, me corrijam se algo estiver errado ou se houver alguma maneira mais simples. Estava pensando em usar um trafo 110VAC/40VAC 3A (num sei se essa margem de segurança ta muito grande, nem sei se esses valores existem ou se seria muito grande) uma ponte retificadora (que tambem aguente 3A, essa do esquema aguenta?), um filtro capacitivo que de acordo com os meus calculos teria que ter um capacitor de 620 uF (C=I/0,7xVxF ....... I=2A, V~41 (Vp~56 - Vmin= 12V+3V,os 15V é o que o CI precisa pra regula pra 12V), F=120Hz, com esses valores o resustado foi 0,000580 e eu arredondei pra cima) e dois reguladores de tensão LM317. Abaixo esta a figura de como ela ficaria. Para ampliar cilque na figura.

fonte.jpg

Por favor, vejam se está tudo certo.

Muito Obrigado

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OLA amigo, pra q uma ponte de diodos se você não vai aproveitar a onda negativa? e não esta usando um trafo onda competa??!! outro pequeno detalhe você ligou a saida da onda negativa da ponte no terra , então vamos ter no terra - 40V :ahh: qunado você ligar algo na saida vai dar -40 + 12V vai d um pipouco do ###### no seu aparelho e mesmo assim essa fonte e muito cara e complicada

você ker uma fonte de 6V e 12V com 1 A em cada não e isso

pra que usar tudo isso monta com umtrafo de 110VAc/16VAc onda completa, dois diodos de 2A na saida do trafo LIgue o CT ao terra , use um capacitor Bom de pelo menos 2000uF e então coloque um regulador 7812 para os 12V e um 7806 para os 6v

o ruim e que não da pra regular os 12V , mas da pra fazer isso nos 6v ligando um trimpot do terra do regulador 7806 ao terra da fonte!!!

e isso cara ,T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem no caso de fontes lineares como esta q você ta montando você faz assim para saber o capacitor , a cada um ampere de corrente de consumo q vamos ter você poe um capacitor de 1500uF a 2000uF , em cada saida ja que você ker 1A poe um de 2200uf em cada saida do regulador ,

ja na entrada ponha um maior! ja q serao 2A, somados 1A para cada saida , então ponha um de 4000uF assim você tera uma otima filtragem!!

na saida você poe capacitores de 16V ja na entrada use de no minimo 30v não use menor pois se acontecer de uma subida repentina na tensão da rede eletrica pode acabar danificando-o

bem no terra nos iriamos ter -40 V pois:

se você ja sabe a tensão na saida do trafo e uma onda senoide , como naquele caso você iria usar um trafo de 110/40Vac e se você sabe também o diodo corta metade dessa onda dependendo de como seja polarizado , então na saida de uma ponte de diodo sempre temos uma tensão positiva e uma negativa e você ligou a saida negativa da ponte no terra !!

sera q deu pra entender ou fui muito complicado !!! T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A configuração de diodos em ponte é praticamente igual a um retificador de onda completa.

Os semi-ciclos negativos serão aproveitados tal como os positivos.

Me desculpe, mas creio que não está correto o raciocínio de que teremos -40v + 12v na saída.

A ligação da ponte está correta na minha opinião.

Pelo que entendi, ele quer regular a tensão de +6v até +12v nas duas saídas.

Só que pelo que consta no datasheet do LM317, ele suporta no máximo 40v em sua entrada e com um trafo com secundário de 40v você terá mais do que isto após a retificação e filtragem (na teoria, 56v sem carga).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o unico raciocionio errado aqui e o seu realmente não teremos - 40 +12V na saida !! teremos sim o terra com 40 voltos que somados a 12V da saida positova no regulador vai da 52 V

veja a ligacao que ele fez na ponte de diodos, ele esta aproveitando tanto o semiciclos negativos qunato positivos , jogando um semiciclo de Vpp = 56V no terra!!! faça o seguinte ligue do jeito q ele fez e depois ligue qualquer aparelho de 40V e me diga se ele sobreviveu OK???? afinal DDP entre -56 e 56 = 112V pp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por DM2@18 dez 2004, 13:18

OLA amigo, pra q uma ponte de diodos se você não vai aproveitar a onda negativa? e não esta usando um trafo onda competa??!!  outro pequeno detalhe você ligou a saida da onda negativa da ponte no terra , então vamos ter no terra - 40V  :ahh: qunado você ligar algo na saida vai dar -40 + 12V vai d um pipouco do ###### no seu aparelho e mesmo assim essa fonte e muito cara e complicada

você ker uma fonte de 6V e 12V com 1 A em cada não e isso

pra que usar tudo isso monta com umtrafo de 110VAc/16VAc onda completa, dois diodos de 2A na saida do trafo LIgue o CT ao terra , use um capacitor Bom de pelo menos 2000uF e então coloque um regulador 7812 para os 12V e um 7806 para os 6v

o ruim e que não da pra regular os 12V , mas da pra fazer isso nos 6v ligando um trimpot do terra do regulador 7806 ao terra da fonte!!!

e isso cara ,T+

Foi você mesmo que escreveu.

Aliás, -40v +12v é igual a -28v e não 52v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

numa euqacao matematica -40+12= 28

porém isto não e uma euqacai matematica pegue uma fonte ATX e meca os -12 com o 12v e obtera 24V lembres tensão = diferenca de potencial

de 12v positvos ate 40 volts negativos temos uma distancia de 52V ficou claro !! e igual a estrada se você ta no quilometro hipoteticamente -10 e anda ate o Km 10 quer dizer q você andou zero km de distancia ????não andou 20Km de distancia entre esse dois pontos

Caro amigo eduardo vou fazer uma fonte pra você e lhe envio por email se quiser fazer você faz OK ! valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por DM2@20 dez 2004, 22:17

numa euqacao matematica -40+12= 28

porém isto não e uma euqacai matematica pegue uma fonte ATX e meca os -12 com o 12v e obtera 24V lembres tensão = diferenca de potencial

de 12v positvos ate 40 volts negativos temos uma distancia de 52V ficou claro !! e igual a estrada se você ta no quilometro hipoteticamente -10 e anda ate o Km 10 quer dizer q você andou zero km de distancia ????não andou 20Km de distancia entre esse dois pontos

Caro amigo eduardo vou fazer uma fonte pra você e lhe envio por email se quiser fazer você faz OK ! valeu

Está correto, escorreguei no quiabo :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por claudomirorl@20 dez 2004, 21:49

A configuração de diodos em ponte é praticamente igual a um retificador de onda completa.

Os semi-ciclos negativos serão aproveitados tal como os positivos.

Me desculpe, mas creio que não está correto o raciocínio de que teremos -40v + 12v na saída.

A ligação da ponte está correta na minha opinião.

Pelo que entendi, ele quer regular a tensão de +6v até +12v nas duas saídas.

Só que pelo que consta no datasheet do LM317, ele suporta no máximo 40v em sua entrada e com um trafo com secundário de 40v você terá mais do que isto após a retificação e filtragem (na teoria, 56v sem carga).

Foi assim que estava pensando mas não tinha visto o negócio dos 40V no LM317...

Obrigado Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por DM2@20 dez 2004, 22:17

numa euqacao matematica -40+12= 28

porém isto não e uma euqacai matematica pegue uma fonte ATX e meca os -12 com o 12v e obtera 24V lembres tensão = diferenca de potencial

de 12v positvos ate 40 volts negativos temos uma distancia de 52V ficou claro !! e igual a estrada se você ta no quilometro hipoteticamente -10 e anda ate o Km 10 quer dizer q você andou zero km de distancia ????não andou 20Km de distancia entre esse dois pontos

Caro amigo eduardo vou fazer uma fonte pra você e lhe envio por email se quiser fazer você faz OK ! valeu

Então tô esperando o e-mail, beleza??

Obrigado Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por claudomirorl+20 dez 2004, 22:22QUOTE (claudomirorl @ 20 dez 2004, 22:22) _FeRnAnDo_@20 dez 2004, 21:29

Ah....mais uma coisa, que diodos retificadores existem que aguente 2A 200V..

Obrigado Fernando

O 1N5406 custa somente R$0,40 a unidade.

Ficaria com ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...