Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Abit KV8 PRO


Wizard Merlim

Posts recomendados

Bom pessoal, comprei essa placa-mãe, Abit KV8 PRO , eu tinha uma ASUS K8V SE DELUXE, que por sinal é uma bela placa mãe, mas pessima pra overclock.

Tive que trocar, ate não queria, mas o fiz, aí resolvi fazer um um review dela, comparando ela e a K8V que eu tinha, até porque alguns usuários aqui do fórum fizeram algumas reclamações dela, principalmente pela falha no agp/pci lock que ela deveria ter funcional já na versão 1.0, como o usuário Morpheus por exemplo.

As fotos tive que pegar na net, não tinha como tirar dela aqui, até nem precisaria, já que é a mesma coisa.

A Abit nunca foi digamos muito ‘’fashion’’, mas tenho que admitir que a caixa da KV8 é linda mesmo, em tons de verde claro e verde escuro com o GURU desenhado na parte direita da caixa, muito bem feito por sinal, na realidade o maior atrativo dessa MB é a tecnologia uGURU pra overclock, e a ABIT acertou em cheio ao ‘’criar’’ esse desenho de um Mago (guru) pra representar esse recurso da MB.

caixa.jpg

Ta, a caixa é linda, mas o que vem dentro?

Vem o que deve vir em uma MB, os manuais, um da MB e outro do uGURU, 2 cabos SATA, 1 cabo floppy, um adaptador de força pro SATA, um cabo 80 pinos IDE e claro o CD com os drivers mais o software uGURU, que permite o overclock via Windows, e alguns programas básicos, como Adobe Acrobat, etc...vem também um diskette pra instalar HDs Sata.

%7Boption%7Dhttp://img25.exs.cx/img25/9169/acessorios.jpg' alt='acessorios.jpg'>

Especificações-

CPU support Socket 754-based Athlon 64 processors

Form factor ATX

Chipset VIA K8T800 Pro

North bridge VIA K8T800 Pro

South bridge VIA VT8237

Interconnect Ultra V-Link (1.06GB/sec)

PCI slots 5 32-bit/33MHz

AGP slots 1 AGP 4X/8X (1.5V only)

Memory 2 184-pin DIMM sockets

Maximum of 2GB of DDR266/333/400 SDRAM

Storage I/O Floppy disk

2 channels ATA/133

2 channels Serial ATA 150 via VT8237 south bridge with RAID 0,1 support

Audio 6-channel audio via VT8237 integrated audio and ALC658 codec

Ports 1 PS/2 keyboard

1 PS/2 mouse

1 serial

4 USB 2.0 with headers for 4 more

1 RJ45 10/100/1000 Gigabit Ethernet via VIA VT6122

1 analog front out

1 analog bass/center out

1 analog rear out

1 analog line in

1 analog mic in

1 digital S/PDIF input (TOS-Link)

1 digital S/PDIF output (TOS-Link)

mb6va.jpg

Esse ULTRA V-LINK até hoje é um mistério, já que o chipset K8T 800 usa 8x V-Link (553mb/s) e o K8T800PRO usa o ULTRA V-Link ( 1066mb/s), mas e pra habilitar essa birosca? Na bios mostra só 4x ou 8x, nada de ULTRA...bom, quem sabe um dia a ABIT faça uma bios corrigindo isso, até porque essa ultima, que saiu no começo de dezembro não não fora corrigido isso, ou o mais provável, seja só TEORIA mesmo.

A MB não tem porta firewire e tem apenas dois slots pra memória, maximo de 2GB, claro que barateando o preço, paguei 350 reais nela, é a media, de 350 a 400 reais.

A BIOS

Não vou por fotos da bios, não precisa, mas digo que TEM TUDO POSSIVEL disponível pra ajustar, TUDO mesmo, fantástica a bios, mas....

comprei ela como sendo a revisão 1.1, porém na realidade não sei se é a 1.1 ou a normal, já que as freqüências pci/agp mesmo tendo a opção pra deixa-las fixas na bios e no software, não funcionam.

O limite fica sendo mais ou menos 300mhz de overclock, acima disso o micro não boota, ou quando boota não roda programa nenhum.

Então, mesmo atualizando bios, soft etc... não funciona o pci/agp lock.

Agora os testes

Configuração pro teste:

Athlon 64 3200+ S754 New Castle (2200mhz stock)

ABIT K8V8 PRO ( K8T 800 PRO) e ASUS K8V SE DELUXE (K8T 800)

512mb ddr 400 Generica 3-3-3-6

Radeon 9600XT GeCube 263/553

Samsung Sp1203n 120GB

Zalman CNPS7000B-*****

Fonte TT W0011 480w c/PFC ativo

Windows XP Professional SP2

DirectX 9.0c

Via 4-in-1 v4.51

Omegadriver 2.5.90

Programas usados pro teste ( fiz com os que eu tinha aqui no momento, não são muitos)

Hexus PiFast

SuperPI

3D MARK 2001 SE

PC Mark 2004

HOT CPU

Performance TESTE 5.0

Sisoftware Sandra

Age of Mythology

Nascar Racing Season 2003

F1 Challenge 99/02

Fiz os testes com o processador em stock (2200mhz) e com um pequeno overclock de 200mhz (2400mhz).

continua...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro teste com o Hexus Pifast, programinha que dispensa apresentações (aproveitando, foi uma pena ter acabado o ranking que tinha dele aqui no fórum né)

PiFast- segundos

Quanto menor o tempo, melhor

pifast7vj.png

A K8V se sai melhor, com uma boa vantagem até.

Super PI, também dispensa apresentações, fiz o teste com 512k, 1M e 2M

SuperPI- 512k, 1M, 2M – Segundos

Quanto menor o tempo, melhor

%7Boption%7Dhttp://img60.exs.cx/img60/9118/superpi.png' alt='superpi.png'>

Mesma coisa, porém a vantagem é menor.

Agora o Pc Mark 2004, programa que teste o micro no geral, HD, VGA, CPU, memoria

etc.

Pc Mark 2004- Marks

%7Boption%7Dhttp://img96.exs.cx/img96/9757/pcmark042mp.png' border='0' alt='' />

Novamente a K8V na frente

Next o HOT CPU TESTER 4 LITE (pode parecer TABAJARA pelo nome, mas é não hehe) ele tem varias funções, uma delas é a de benchmark , ele faz 79 testes no micro, como integer instructions, floating points, teste com memoria, cache etc...bem legalzinho o programa, apesar de ser o lite, tem a ver$ão full.

Hot CPU 4- Pontos

%7Boption%7Dhttp://img68.exs.cx/img68/6695/hotcpu.png' border='0' alt='' />

K8V bem a frente nesse teste.

continua...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora o SISOFT SANDRA

Sandra Arithmetic Benchmark

sandraarit2ap.png

Aqui empate técnico, ambas MBs com o mesmo desempenho.

Sandra Multi-Media Benchmark

sandramulti5ur.png

Igualmente, mesmo desempenho

Sandra Cache and Memory benchmark

Teste com 2k de memoria:

%7Boption%7Dhttp://img85.exs.cx/img85/5500/sandracache6yi.png' border='0' alt='' />

Bem parelho, uma pequena vantagem pra K8V.

continua...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora o 3D Mark SE 2001, GAMES! GAMES!

3D Mark SE 2001- Marks

3dmark2001.png

Grande a vantagem da K8V aqui

Jogos, usei o programa FRAPS pra medir os FPS dos jogos.

Age of Mythology- Random map, unidades do game default (4 aldeoes, town center) 1024x768 32bits NO AF, NO FSAA, detalhes graficos default

FPS

%7Boption%7Dhttp://img28.exs.cx/img28/4576/age.png' alt='age.png'>

K8V de novo na frente.

Agora F1 Challenge 99/02, Practice

1024 x 768 32bits NO AF, NO FSAA, detalhes gráficos default

f2.png

De novo K8V, porém com uma diferença pequena.

continua...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nascar Racing Season- Test Day, 2003 1024 x 768 32bits NO AF, NO FSAA, detalhes graficos default

nascar2cv.png

Empate técnico, e pela primeira e única vez no teste, a KV8 fica na frente da K8V

Overclock:

Como não é a revisão 1.1, o maximo que consegui foi 240mhz de overclock estável, pelo uGURU cheguei a 340mhz, mas mal rodava o PROPRIO programa do uGURU.

A gama de opções pra overclock nessa MB é imensa, porém você só vai tirar proveito na versão 1.1.

Conclusão:

Fiquei extremamente decepcionado com a essa MB, primeiramente por não ser a 1.1, o que em partes não é culpa da MB, mas o pior foi o desempenho dela, muito baixo.

A K8V é uma boa MB, mas a KV8 levou ferro em todos os testes.

Alem disso ela não tem portas firewire, e tem somente dois slots pra memória, o que não muda muito, mas é um ponto negativo.

O pior de tudo é você não ter certeza se o maldito pci/agp lock vai funcionar, mesmo em algumas 1.1 ele não funciona mesmo atualizando a bios, esse e o desempenho fraco são os maiores problemas dessa MB.

Prós

- Opções pra overclock, porém você só vai tirar proveito na 1.1 funcional

- Software uGURU permite overclock via windows

Contras

- Falta de portas firewire e mais um slot de memória

= Desempenho apenas regular, abaixo das espectativas

- Incerteza de ser ou não a 1.1, mesmo sendo a 1.1 você corre o risco não ter o pci/agp lock funcional

- Cabos curtos (hd, floppy, cdrom etc...)

- Bugs com temperaturas, mesmo atualizando bios

Infelizmente não consegui a que eu queria, vou trocar a MB por outra, mas como falei, com essa incerteza de ser ou não 1.1 não vou arriscar, vou trocar por uma NFORCE 3 que eu sei que tem o pci/agp funcional.

Aqui também ta acontecendo algo estranho com as temperaturas, elas variam demais, por exemplo, tem horas que ta em 39 graus, 1 segundo depois sobe pra 50, isso com o cooler Zalman CNPS 7000B-*****, aí não sei se o problema é com o cooler ou com o sensor da MB, de qualquer forma, as temperaturas variam muito e de forma estranha.

Eu sinceramente, não recomendaria essa MB, mesmo que você tenha a sorte de comprar a que tem o pci/agp lock funcional, ela tem um desempenho baixo, apesar do custo também baixo se comparado a outras Mbs.

NOTA 6

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, ja havia visto esse review.

O desempenho dela comparado a K8V da Asus foi baixo mesmo na maioria dos testes.

Se bem que nos jogos foi equilibrado.

Mas o principal problema dela, é a incerteza de quando você comprar ser a revisao 1.1 ou não, ela sendo a 1.1 e tendo o pci/agp lock funcional até da pro gasto, se não tiver aí não vale a pena mesmo.

Eu arrisquei uma vez e me dei mal, como falei no review, não recomendaria, a não ser que você tenha certeza absoluta que ela tera o pci agp lock funcional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mas aí que ta, mesmo sendo a 1.1, que eu acho que é essa aqui, ela pode não ter o agp/pci funcional

Aqui sai em media 400 reais, porém é loteria.

Outra coisa, ela se torna uma boa placa justamente por esse recurso do agp/pci lock e pelo monte de opções que tem pra over....mas se não funcionar, aí não vale a pena comprar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Carfil@18 dez 2004, 02:34

cara

estranho a kv8 pro ter se saido mal com você...

da uma olhada nesse review da anandtech :

KV8 Pro Review

ela se saiu muito bem...só foi descartada depois por causa de problemas com a bios e falta de mais recursos

Já ia dizer a mesma coisa que você, porém tem um teste ainda mais legal entre a KV8 PRO e a K8N-E ( Asus / Nforce 3 250Gb ) em que a KV8 supera os Nforce 3 por uma boa margem em alguns testes, quem tinha postado esse teste uma vez foi o Morpheus...

Não vou dizer que o amigo Wizard Merlin "não soube" testar/configurar a placa, porque nota-se que a bateria de testes conduzida por ele foi bem completa....

Mas se for comparar os resultados obtidos pelos testes dele com os de outros reviews, dá pra imaginar que teve alguma coisa errada aí....

http://www.pcper.com/article.php?aid=80&type=expert&pid=2

Leia esse review e veja a disparidade entre os resultados do teste, em quase todos os quesitos a KV8 PRO supera a K8N-E

Nota do reviewer:

"From what I can see here the KV8 Pro overclocks very well without any instability at our tested frequency. Combine this ability with Abit's uGuru tools and you have yourself a killer combination for overclocking. (Adjusting voltages and frequencies without having to reboot into the BIOS is just a huge boon for tweakers).

Performance. Stability. Price. None of the fluff.... the Abit KV8 Pro hits the mark."

No caso eles tb reclamaram da falta de alguns extras, mas pelo preço da placa, ela é indicada sem maiores problemas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wizard merlim..

você disse la no teste... bem no começo..

principalmente pela falha no agp/pci lock que ela deveria ter funcional já na versão 1.0, como o usuário Morpheus por exemplo.

isso esta errado... pois o pci e agp lock é funcional só na versão Abit kv8pro Versão 1.1 da placa

e a minha placa é a versão 1.1 não a 1.0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o que quis dizer foi que o K8T800PRO ja deveria vir com o pci/agp lock, eu sei que tua MB é a 1.1, assim como a minha também deva ser, tem aquele "selinho" no canto da placa dizendo v1.1, porém como visto não funciona.

Olha, fiz os testes exatamente do mesmo modo, mesmo hardware, memoria com as mesmas latencias etc...

Nos testes, os jogos e os testes com o Sandra foram parelhos, assim como mostrado nesses outros reviews.

Nos demais tem uma diferença sim, em favor da K8V, o que aconteceu só pode ser o logico, que a K8V em algumas coisas é superior a KV8.

Pode variar muito de review pra review, o que posso dizer é que não teve favorecimento pra nenhuma das MBs, fiz tudo do mesmo jeito, mesmo hardware.

De qualquer forma uma coisa é FATO e muito preocupante nessa MB, como falei varias vezes, a INCERTEZA de ter o pci/agp funcional é o que torna essa placa ruim, porque MESMO SENDO A 1.1 pode ter problemas com o agp/pci, então, quando você comprar ela, vai estar ARRISCANDO não ter a 1.1 funcional....esse é o maior problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O resultado com o SUPERPI e Pifast que me deixaram surpresos, a diferença é muita.

Morpheus, isso tu pode comprovar, uma vez você postou um topico falando sobre overclock que tu havia conseguido com teu micro, um A64 3400+ e a KV8 pro, tenho até o screen aqui comigo, nela mostra tu conseguindo 39 segundos com o SUPERPI com o clock a 2508mhz....pra você ter uma ideia, aqui com um A64 3200+ e a K8V DELUXE eu consegui 37segundos com o clock em 2444mhz, ou seja, muito melhor que o teu resultado, e ja que o teu processador é melhor que o meu, so sobra a MB, que não deixou o processador alcançar o maximo do desempenho dele....as memorias nesse caso não influenciaram, ja que aqui era memoria generica também.

Como falei Renato, pode variar de review pra review, mas o que tu pode ter certeza mesmo é de que você tera que ter SORTE quando comprar essa MB, ja que pode vir ou não o pci/agp lock funcional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Wizard Merlim@18 dez 2004, 14:12

O resultado com o SUPERPI e Pifast que me deixaram surpresos, a diferença é muita.

Morpheus, isso tu pode comprovar, uma vez você postou um topico falando sobre overclock que tu havia conseguido com teu micro, um A64 3400+ e a KV8 pro, tenho até o screen aqui comigo, nela mostra tu conseguindo 39 segundos com o SUPERPI com o clock a 2508mhz....pra você ter uma ideia, aqui com um A64 3200+ e a K8V DELUXE eu consegui 37segundos com o clock em 2444mhz, ou seja, muito melhor que o teu resultado, e ja que o teu processador é melhor que o meu, so sobra a MB, que não deixou o processador alcançar o maximo do desempenho dele....as memorias nesse caso não influenciaram, ja que aqui era memoria generica também.

Como falei Renato, pode variar de review pra review, mas o que tu pode ter certeza mesmo é de que você tera que ter SORTE quando comprar essa MB, ja que pode vir ou não o pci/agp lock funcional.

o que acontece é que naquele resultado.. eu tava com memórias ruins ddr333...

e você tava com memórias ddr333

e agora to com uma ddr500 corsair xms pro ,...

as memórias influenciam bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...