Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Disco parafusado só um lado dá mal funcionamento..


sc40

Posts recomendados

:huh: Um dos micros em que trabalhava ocorria travamentos de disco. Após

aberto notou-se que na instalação haviam parafusado somente um dos lados

e ele estava meio inclinado. Há tensão nesta posição meio inclinada transferida

para a parte interna do disco? Talvez... não sei... mas quando foi parafusado

em ambos os lados e deixado na horizontal os travamentos desapareceram...

Será coincidência ou de fato não parafusar todos os parafusos levam o disco

a um mal funcionamento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato deve haver um angulo recomendado para o HD... pois não se ve variacoes de posicao...

Mas eu sempre parafuso só de um lado ( para não ter q tirar todas as tampas quando for mexer ) e nunca ocorreu nenhum problema....

Vivendo e aprendendo....

EDIT: não acredito q haja diferenca de potencial... pois a carcaca do hd esta em contato com o gabinete...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal eu uso aqui em casa parafusado só de um lado também, mas se olharmos pelo lado de que parafusar só de um lado pode deixar o HD frouxo ou oscilando, então isso pode a vir ser prejudicial, pois se ele oscilar pode causar a logo prazo algum tipo de defeito, é por isso que eu recomendo parafusar dos dois lados, aqui em casa não é preciso porque o HD fica rente a uma chapa metálica.

Lembre-se melhor é prevenir do que remediar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Postado Originalmente por Krazy.com@17 dez 2004, 12:51

EDIT: não acredito q haja diferenca de potencial... pois a carcaca do hd esta em contato com o gabinete...

Acho que ele quis dizer tensão mecânica e não elétrica :P ...

Quanto ao fato dos parafusos serem em um lado só, ou nos dois, realmente concordo que facilita muito o trabalho de retirar o hd se for só de um lado, entretanto já vi gabinetes marca VAGABOUNDS, onde fazendo isso o hd ficava assim, meio dependurado por um lado, ai nesses casos costumo não arriscar e colocar do outro lado tb... já vi um problema assim do disco travar, mas era mais questão elétrica do que mecânica já que a luz do cara piscava mais que pinheirinho de natal, só foi colocar um estabilizador que o problema parou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pessoal, nada de gambiarra: se HD fosse feito para fixação em apenas um dos lados, não haveriam furos para fixar em ambos os lados, correto?

Tem que fixar com todos os quatro parafusos, em ambos os lados, do contrário as vibrações e choques contra o gabinete podem ser transmitidas em grau muito maior para o HD. E sendo assim, já sabem o que acontece, né?

Técnico que fixa o HD de um lado só, fazendo as coisas totalmente fora das especificações, não tem a menor credibilidade. É bem provável que um técnico com "vícios" iguais à esse também monte outras coisas de maneira errada: CD-ROM fixado de um lado só, placa-mãe fixada com um parafuso só, conjunto de cooler "grudado" no processador apenas pela pasta térmica do dissipador (acreditem, já peguei máquinas assim para manutenção...).

Afinal, o que custa fixar dos dois lados? Se for gabinete com laterais independentes, é mais fácil ainda. Tá certo que tem uns gabinetes mais antigos, nos quais fixar o HD é um pesadelo, mas não pode ter preguiça, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal eu acho que essa discussão não vai levar a nada, pois cada um tem sua opinião, acho que não dá problemas, a menos que você movimente muito o seu pc, ou ele sofra algum tipo de impacto, porém você também pode colocar o parafuso em todos os locais que foram feitos para colocar o parafusos, aí é o ditado; "homem prevenido vale por dois"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

No meu computador no qual a placa-mãe morreu, o gabinete só abria uma das tampas laterais, a outra era rebitada no gabinete, portanto tudo o quera coisa nele ficava parafusado de um lado só, e nunca deu problema. Agora to usando um computador enprestado duma lan que o meu hd slave ta parafusado numa baia de cd rom (por causa do comprimento do cabo) só de um lado e meio torto ainda, sem problemas nenhum. Eu já cheguei a ver gabinetes onde o hd fica só pendurado pelos cabos, outros que o hd fica na vertical aonde era pra ficar o cooler frontal do gabinete (esse vi na Info), mas também lembo de ter lido num tópico uns tempos atras que um drive de cd tava dando bad block no hd... Enfim, tudo é possível.

Eu acho que o que não pode é ficar dando solavancos no computador, como caras que vão sair da cadeira e batem o joelho no gabinete (eu), falar pra empregada que aquilo não é pra passar pano em cima (a minha fazia isso), falar pra sua irmã mais nova que quando aquilo trava, não pode ficar dando soco no gabinete ou tapa no monitor que isso não resolve nada, e tomar cuidado pra não comprar aquelas mesas de compensado vagabundo e ver sua cpu indo ao solo pátrio porque os parafusos não aguentaram o peso e soltaram.

Como o seguro morreu de velho, parafusem tudo, não custa nada e pode evitar dor de cabeça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Clemente a respeito dos parafusos, mas ao contrário do que algumas pessoas especulam, o HD pode trabalhar perfeitamente mesmo na vertical, quanto mais com uma ligeira inclinação... o problema é que quando você não o fixa direito, cada vibração vai fazer ele ficar tremendo enquando lê ou grava dados, e isso pode causar algum dano se a agulha por exemplo arranhar um prato, como acontece quando falta energia e a agulha volta subitamente para a posição de origem... mas acho que isso é raro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...