Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

2:1 ACESSAR O SERVIDOR DE UMA ESTAÇÃO


salles2000

Posts recomendados

Olá Galera,

Gostaria de tirar duas Dúvidas:

Tenho um servidor CL-10 que eu costumo acessar o servidor por qualquer estação, usando o IExplorer pelo IP do servidor porta 10000, mas desta forma o acesso é por uma interface gráfica, gostaria de acessar em modo texto, como se estivesse em frente ao monitor do servidor.

E gostaria também de saber se desta forma vou poder rodar programas como o TOP por exemplo, que exibe os recursos da máquina, mas o detalhe é será que ele vai exibir os recursos da máquina que eu estaria emulando ou os recursos da minha estação ?

Dúvida Nr 2

--------------

No servidor tenho várias partições, algumas delas são mapeadas para as estações windows, na pasta /home/netlogon tenho um arquivo para cada usuário com o mapeamento das partições através do comando NET USE, mas para isto elas foram disponibilizadas pelo samba.

Tenho uma partição chamada /backup que eu gostaria de mapea-la pelo NET USE, por onde eu configuro o samba ? se possível passem o arquivo e se tiver alguma opção por interface tambem eu aceito. Parece que o CL-10 não tem mais o LinuxConf.

Agradeço!

Um abraço do Salles

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sua primeira dúvida pode ser resovida usando ssh. Ele será usado para modo texto... Por exemplo, você citou o uso do top... quando você digitar top no ssh ele irá te retornar os recursos usados no computador que você estiver conectado. Use o programa PUTTY se quiser acessar de uma estação windows. Se for acessar de uma estação linux, digite assim

ssh 192.168.0.1

ou se o root não tiver permissão, digite assim:

ssh [email protected]

.

A sua segunda dúvida:

Edite o arquivo smb.conf que está dentro do diretório que o samba está instalado, geralmente dentro de /etc/samba.

Insira as seguinte linhas dentro da sessão share definition:

[backup]
  comment = Pasta para backup
  path = /backup
  public = yes
  writable = yes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu SpawnlinuX,

É bom falar com que manja, a configuração do smb foi linda, apenas não usei a cláusula "Public" e ao invés da "Writable" usei a "Read Only" e mais uma série de outras que estavam sendo aplicadas para as outras duas partições que o samba libera.

Agora preciso descobrir onde conseguir o programa Putty...

Ele serve para qualquer versão do linux ?

Obrigado e forte abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelamordedeus né?!?

Nessas alturas do campeonato não saber usar o Google é demais mesmo.

Vai no Google digita PUTTY e enter. Os dois primeiros resultados são os da página do programa.

E sim, ssh é universal em todos os Linux, não precisa se preocupar que o Putty funciona em todos. (e usa também o PSCP prar transferência de arquivos.

Vale lembrar que é perfeitamente possível usar todos os aplicativos modo texto (do Linux) no PUTTY, como vi, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

http://www.google.com.br/search?q=putty&st...:en-US:official

O putty você roda ele no Windows...

No Linux você precisa do servidor ssh instalado (quase toda distribuiçao tem) para o putty conseguir conectar...

Se a estação for linux tambem ai é só usar o comando ssh direto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei desculpa aí Tabgal, a ansiedade para achar logo a solução faz a gente fazer perguntas sem antes tentar se virar sozinho, mas prometo que vou pesquisar mais.

Estes dois assuntos foram resolvidos, graças a todos vocês, consegui o PuTTY no superdownloads.

Só não estou conseguindo acessar como ROOT, já libeirei o ROOT no SSH, mas não loga. Então após logar como usuário comum eu uso o comando SU. não tem problema né?

Mas já vi que vou precisar muito de vocês!

No momento já estou com um problemão aqui relacionado a montagem de um HD removível, mas vou pesquisar um pouco antes e se precisar abro um outro tópico.

Agradeço a Todos!

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...