Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

NVidia Turbo Cache


rodolfofunari

Posts recomendados

Vai demorar até porque mau se encontra placas mãe com esse recurso principalmente para Athlon 64 as placas são raras de se encontrar junto a isso vem os altos preços das ambas peças.Neste final de ano queria trocar meu PC mas acho que não vou mexer em nada porque quero esperar para pegar uma placa de vídeo de próxima geração das Radeon as R520 , placas mãe com recurso a SLI , PCI -E,Sata 300,porque acho que não compensa comprar peças caras agora e daqui a seis meses ficarcom tecnologias atrasadas devido ao Socket ainda mais que todas as placas daqui pra frente usarão estes padroês e meu PC ainda dá pro gasto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Olá,

Engraçado que o que a nVidia está querendo fazer agora é a mesma ideia inicial do AGP. Explico.

Quanto o AGP foi lançado, um dos pontos que os fabricantes chamavam a atenção era para o recurso chamado DIME (Dynamic Memory Execution), que consiste em usar parte da memória RAM do sistema para o armazenamento de texturas e do z-buffering.

Com o tempo, os fabricantes viram que ficava mais rápido mesmo colocar a placa com mais memória do que usar este recurso, por conta do barramento dedicado de memória da placa, que é mais rápido.

Agora este recurso, que a nVidia anunciou e que a ATI já disse que vai fazer também, é voltar a essa ideia. Não tem nenhuma novidade aí.

O que me pergunto é se no final das coisas não acontecer como ocorreu com o AGP: no final das contas era pior.

Hoje é tudo diferente. Quando o AGP foi lançado o barramento externo era de 100 MHz (528 MB/s). Hoje o barramento externo do Pentium 4 é de 800 MHz, 8x mais do que isso. E o PCI Express é muito mais rápido do que o AGP 2x da época.

Ou seja, é esperar para ver.

Abração,

Gabriel Torres

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Gabriel Torres@17 dez 2004, 13:39

Olá,

Engraçado que o que a nVidia está querendo fazer agora é a mesma ideia inicial do AGP. Explico.

Quanto o AGP foi lançado, um dos pontos que os fabricantes chamavam a atenção era para o recurso chamado DIME (Dynamic Memory Execution), que consiste em usar parte da memória RAM do sistema para o armazenamento de texturas e do z-buffering.

Com o tempo, os fabricantes viram que ficava mais rápido mesmo colocar a placa com mais memória do que usar este recurso, por conta do barramento dedicado de memória da placa, que é mais rápido.

Agora este recurso, que a nVidia anunciou e que a ATI já disse que vai fazer também, é voltar a essa ideia. Não tem nenhuma novidade aí.

O que me pergunto é se no final das coisas não acontecer como ocorreu com o AGP: no final das contas era pior.

Hoje é tudo diferente. Quando o AGP foi lançado o barramento externo era de 100 MHz (528 MB/s). Hoje o barramento externo do Pentium 4 é de 800 MHz, 8x mais do que isso. E o PCI Express é muito mais rápido do que o AGP 2x da época.

Ou seja, é esperar para ver.

Abração,

Gabriel Torres

Gabriel,

Acho que no final a coisa não muda muito, esse esquema acaba sendo interessante somente nas placas de baixo custo, pois utiliza-se memória RAM como "quebra-galho", já que estamos patinando a anos com memórias -4ns, -5ns ou até mesmo -6ns nas placas low-end.

As placas Hi-End vão continuar precisando de banda de memória de mais de 15GB/s pra empurrar 12, 16 ou futuramente, 20 ou 24 pipelines, algo que um barramento convencional dificilmente pode suprir no momento. Quem joga com alguma qualidade ou usa 3D profissional vai continuar preso à placas gráficas com muita memória embutida.

Agora, uma placa com apenas 16MB vai sair realmente bastante barata, vai ser o sucesso entre o mercado de integradores!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ainda sim fico pensando no apelo que uma placa de 16mb poderia ter... Vejam bem: a maioria das pessoas que não entendem de placas de vídeo levam em consideração e muito a quantidade de memória. Apesar de ser barato, o público tem uma ideia diferente do conceito apresentado. Fico pensando se o mercado low-end vai engolir uma coisa dessa... Entretanto isso tudo ainda está dependente do Marketing a ser feito e tudo mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que a solução para isso seria a placa ter menos quantidade de memória e um Bus maior.. Afinal 256bits é pouco comparado a Parhelia 512, q nada mais nada menos que 512Bits. Apesar de ser uma placa profissional.

Concordo que o mercado ainda é meio "ignorante" pois acha que quanto maior quantidade de memória a placa tem, maior é a performance...

Esperar pra ver... paciência é uma virtude :P

Flws!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ideia em si não é ruim

Inicialmente teremos 3 tipos de 6200 Turbo cache

6200 TC com 16mb

6200 TC com 32mb

6200 TC com 64mb

O problema é que teremos versões em 64bits e pasmem 32bits, sim 32bits

Um dos problemas será que como essa plc vai usar memorias do sistema o minimo de ram necessario vai ser de 512mb (preferencialmente DDR-400 CL2)

Para games melhor mesmo será ter 1GB

Outro detalhe importante

vai ter muita gente comprando Gato por lebre:

na caixa não vem escrito se é de 32 ou 64 bits

olha a caixa da plc testada:

%7Boption%7Dhttp://images.anandtech.com/reviews/video/nvidia/geforce6200tc/support128.png' border='0' alt='' />

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por edurm@17 dez 2004, 17:33

Um dos problemas será que como essa plc vai usar memorias do sistema o minimo de ram necessario vai ser de 512mb (preferencialmente DDR-400 CL2)

Coisas que me passaram pela minha cabeça também... Talvez esse seja o maior agravante. Quem tiver 512mb vai ter um desempenho muito sacrificado em certos jogos. Fora que a placa já não é tão forte assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Gusporti@17 dez 2004, 19:24

não importa se a placa é 32 ou 64bits, essa memoria embutida na placa é so para 2D, isso não pede nen um pouce de desempenho, todo 3D fica armazenado na memoria ram da maquina...

Não é isso não, veja como a versao de 32bits se sai pior:

%7Boption%7Dhttp://images.anandtech.com/graphs/6200%20turbo_12140421209/5731.png' border='0' alt='' />

%7Boption%7Dhttp://images.anandtech.com/graphs/6200%20turbo_12140421209/5732.png' border='0' alt='' />

%7Boption%7Dhttp://images.anandtech.com/graphs/6200%20turbo_12140421209/5730.png' border='0' alt='' />

%7Boption%7Dhttp://images.anandtech.com/graphs/6200%20turbo_12140421209/5733.png' border='0' alt='' />

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Gusporti@17 dez 2004, 19:24

não importa se a placa é 32 ou 64bits, essa memoria embutida na placa é so para 2D, isso não pede nen um pouce de desempenho, todo 3D fica armazenado na memoria ram da maquina...

Errado, a memória de vídeo armazena na sua maioriua texturas, mas também é usada para armazenar vértices e fragmentos (shaders).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...