Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tentei melhorar a ventilação , piorou.....


Remela

Posts recomendados

Meu pc é um Athlon XP 2600 Barton , placa-mãe Asus A7N8X-X e o cooler é o Volcano 12 Extreme. 1 cdrw, 1 dvd, 1 hd e o disquete.

O que eu fiz:

>> instalei um exaustor de gabinete de slot

>> troquei o cooler do gabinete (Satellite) por um da marca AKASA por ser mais silencioso

>> o cooler Satellite eu coloquei na parte frontal do ganinete perto do HD

>> coloquei grelha no Volcano12 e no cooler do gabinete.

Antes disso eu tinha serrado a saída de ar do gabinete, para o ar sair melhor.

>> Antes de fazer isso ficava assim :

Volcano no mínimo

cpu full >> socket 47° diode 55°

cpu idle >> socket 37° diode 40

Volcano no máximo

cpu full >> socket 42° diode 48°

cpu idle >> socket 35° diode 37°

>> Agora ficou assim :

Volcano no mínimo

cpu full >> socket 52° diode 62°

cpu idle >> socket 49° diode 56°

Volcano no máximo

cpu full >> socket 50° diode 57°

cpu idle >> socket 47° diode 52°

Nem preciso dizer que o efeito foi o oposto do esperado.....

O que eu fiz que pode ter causado o aumento da temperatura do processador ?

Será que foi a grelha no Volcano12 ?

O que faço agora ? Tiro o Volcano e a grelha e reaplico a pasta térmica ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você tem que equilibrar o ar que entra com o ar que sai do seu gabinte! Não adianta nada colocar todos os coolers tirando o ar quente do seu gabinete ou colocando ar gelado pra dentro, que no primeiro caso ira fazer um tipo de vacuo (diminuição de oxigenio dentro do gabinete) dificultando a função do dissipador, que é fazer a troca térmica com o ar (se você tirar a maioria do ar que esta dentro do gabinete, com quem ele ira fazer essa troca?) e no segundo caso você ira criar "bolsas" térmicas de ar quente dentro do gabinete, dificultando tb o trabalho do dissipador, que apenas tera disponivel o ar quente que esta dentro do gabinete. Para tornar o sistema bem eficiente seria bom alinhar um cooler potente emcima do cooler da CPU jogando ar frio pra dentro e outro emcima do gabinete para retirar o ar quente. Esses exaustores de slot não tem muita função e as vezes até acaba atrapalhando, já que eles ficam na parte de baixo onde o ar frio normalmente fica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte é a que veio com o gabinete Satellite, diz que é 500 wats.....( lógico que não são 500 wats reais...)

Realmente o ar que está saindo do exaustor de slot está frio.....e o do exustor do próprio gabinete está bem quente....

Achei uma porcaria esse cooler Akasa , o Satellite é beeeem melhor, já coloquei o Satellite em seu devido lugar.....

Eu não devia ter comprado esse exaustor de slot.... :muro:

Acho que é mais eficiente entra ar na parte de baixo ( nos slots) do que sair.....acho que vou retirar esse exautro de slot e abrir todas as entradas PCI dos gabinete para entrar ar....

E o cooler Akasa, vou deixar guardado , mais tarde coloco ele na lateral do gabinete jogando o ar pra dentro.....

E já tirei a grelha do Volcano 12 e reapliquei a pasta térmica.....

A temperatura interna do case está em 36° , vê se pode isso !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Remela@17 dez 2004, 15:54

A fonte é a que veio com o gabinete Satellite, diz que é 500 wats.....( lógico que não são 500 wats reais...)

Realmente o ar que está saindo do exaustor de slot está frio.....e o do exustor do próprio gabinete está bem quente....

Achei uma porcaria esse cooler Akasa , o Satellite é beeeem melhor, já coloquei o Satellite em seu devido lugar.....

Eu não devia ter comprado esse exaustor de slot.... :muro:

Acho que é mais eficiente entra ar na parte de baixo ( nos slots) do que sair.....acho que vou retirar esse exautro de slot e abrir todas as entradas PCI dos gabinete para entrar ar....

E o cooler Akasa, vou deixar guardado , mais tarde coloco ele na lateral do gabinete jogando o ar pra dentro.....

E já tirei a grelha do Volcano 12 e reapliquei a pasta térmica.....

A temperatura interna do case está em 36° , vê se pode isso !!!

a sua fonte de 500W deve ter uns 250W reais jogando alto, em se tratando de uma Satellite acredito por volta de 210W reais, porque 50% da energia que entra em fontes genéricas é perdida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você tem que equilibrar o ar que entra com o ar que sai do seu gabinte! Não adianta nada colocar todos os coolers tirando o ar quente do seu gabinete ou colocando ar gelado pra dentro, que no primeiro caso ira fazer um tipo de vacuo (diminuição de oxigenio dentro do gabinete) dificultando a função do dissipador, que é fazer a troca térmica com o ar (se você tirar a maioria do ar que esta dentro do gabinete, com quem ele ira fazer essa troca?) e no segundo caso você ira criar "bolsas" térmicas de ar quente dentro do gabinete, dificultando tb o trabalho do dissipador, que apenas tera disponivel o ar quente que esta dentro do gabinete. Para tornar o sistema bem eficiente seria bom alinhar um cooler potente emcima do cooler da CPU jogando ar frio pra dentro e outro emcima do gabinete para retirar o ar quente. Esses exaustores de slot não tem muita função e as vezes até acaba atrapalhando, já que eles ficam na parte de baixo onde o ar frio normalmente fica!

Q vacuo o que, ta ficando loco, cooler nen tem força pra fazer vacuo e o gabinete nen é vedado, acontece é que se voce por todos cooler tirando ar de dentro vai entrar ar por todas as aberturas, tanto em cima como em baixo, ai é claro q não funciona né... Agora se voce por todos jogando ar para dentro é exatamente ao contrario, pode tanto sair ar quente como sair ar frio depende a altura da abertura, então o certo mesmo seria fans em baixo jogam ar pra dentro, e fans em cima tiram ar quente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Hellmind@17 dez 2004, 16:55

A porcaria do meu gabinete Satellite :muro: tb não sai dos 40º! To com vontade de jogar esse kit barebone no meio da rua, mas a grana não deixa! Quando conseguir guardar uma grana vou comprar 2 vantec tornados para tacar no gabinete no esquema que te falei pra ver se consigo algum resultado!

O que não sai dos 40° ?

Os 36° que me referi é a temp. indicada no MM5 com "case" , nunca tinha passado dos 31° , quando vi que estava marcando 36° entrei em pânico :ahh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Gusporti@18 dez 2004, 00:12

Q vacuo o que, ta ficando loco, cooler nen tem força pra fazer vacuo e o gabinete nen é vedado, acontece é que se voce por todos cooler tirando ar de dentro vai entrar ar por todas as aberturas, tanto em cima como em baixo, ai é claro q não funciona ... Agora se voce por todos jogando ar para dentro é exatamente ao contrario, pode tanto sair ar quente como sair ar frio depende a altura da abertura, então o certo mesmo seria fans em baixo jogam ar pra dentro, e fans em cima tiram ar quente...

O que você entende por vacuo? O que eu entendo pelo menos é pressão menor do que a pressão atmosférica do local aonde o gabinete esta presente. Tanto para que o ar entre pelas frestas do gabinte você tem que fazer um vacuo (pressão negativa) para que a pressão do ar externa seja maior, forçando ar para dentro do gabinete, ou estou errado?

E como a temperatura no gabinete é igual em todos os pontos? Se as leis da fisicas continuam as mesmas, o ar quente tem a tendencia de subir, ou eu estou ficando louco? :muro: Ou seja, o ar que sai na parte de cima do gabinete é mais quente do que o ar que sai de baixo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Remela@18 dez 2004, 00:31

O que não sai dos 40° ?

Os 36° que me referi é a temp. indicada no MM5 com "case" , nunca tinha passado dos 31° , quando vi que estava marcando 36° entrei em pânico :ahh:

Mas é a temp. do gabinete mesmo que eu estou falando, é isso que o MBM esta marcando. Pra falar que não sai dos 40º, as vezes abaixa pra 39º! Sorte que meu HD segura a onda sempre 1º abaixo da do gabinte porque tem um cooler frontal jogando ar nele!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu tb é Seagate. Perguntei se era maxtor porque eles costumam ser mais esquentadinhos, chegando trabalhar em temp.s em torno de 50º. Não tenho o que reclamar da Maxtor, tenho um no meu k6-500 de 10GB e se hoje ele tem bad blocks, foi por causa das porradas que ele levo quando a maquina travava! :looka:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando ao assunto original.........

Ainda não deixei o gabinete como estava antes por preguiça mesmo.... :D

Como sei se a fonte está aguentando os coolers instalados ? Agora quando inicio o Windows ME aparece uma tela azul com o código de erro:

ERRO : OD : 0028 : C0058358

Eu aperto "ESC" e entra no windows......eu não instalei nenhum programa e desabilitei todos os itens do "iniciar" para testar mas a mensagenm de erro continua.....

Quais são os sintomas quando a fonte não está aguentando o tranco ??

Aparece mensagem de erro como esta ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por netadmin@18 dez 2004, 16:14

o Windows ME é cheio de erro mesmo, você sabe o porque de ME né, é ME#### mesmo, instala o WIn98SE é bem melhor que o ME e bem mais estável, não acredito que isso seja erro de hardware e sim do sistema operacional.

Eu tb gosto mais o do 98SE....no pc antigo usava ele.......

Mas nesse pc novo , na hora de instalar os drives da placa-mãe, pede o cd completo do Windows 98 e eu não tenho, tenho apenas a pasta Win9x....windows completo só tenho o ME....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Remela+18 dez 2004, 17:08QUOTE (Remela @ 18 dez 2004, 17:08) netadmin@18 dez 2004, 16:14

o Windows ME é cheio de erro mesmo, você sabe o porque de ME né, é ME#### mesmo, instala o WIn98SE é bem melhor que o ME e bem mais estável, não acredito que isso seja erro de hardware e sim do sistema operacional.

Eu tb gosto mais o do 98SE....no pc antigo usava ele.......

Mas nesse pc novo , na hora de instalar os drives da placa-mãe, pede o cd completo do Windows 98 e eu não tenho, tenho apenas a pasta Win9x....windows completo só tenho o ME....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...