Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD com mau contato no motor


ryan23

Posts recomendados

Amigos, eu possuo um HD antigo 1,6 GB. O mesmo esta sem com a trilhas boas ( sem bad block ), porém ele está com intermitencia na hora de ligar, ou quando liga e fica alguns minutos parado ele não retorna.

Para fazelo funcionar, tenho que dar uns tapas neles para o mesmo começar a rodar, e depois que ele comessa a roda, o mesmo trabalha normalmente.

O problema esta no arranque.

Qual será o problema dele?

Algum componentes danificados ou falta de lubrificação?

Grato,

Raynner

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado Originalmente por ryan23@16 dez 2004, 01:11

Amigos, eu possuo um HD antigo 1,6 GB ... ... está com intermitencia na hora de ligar, ou quando liga e fica alguns minutos parado ele não retorna. Para fazelo funcionar, tenho que dar uns tapas neles ... ... e depois ... ... o mesmo trabalha normalmente. O problema esta no arranque. Qual será o problema dele? Algum componentes danificados ou falta de lubrificação?

Esse HD com certeza já está perdido, até porque componentes internos não são peças que possam ser trocadas, porque:

1) Não existem peças de reposição para HDs.

2) O HD é um sistema selado, montado em ambientes descontaminados do ar externo. Portanto não pode ser aberto em ambiente comum, do contrário haverá deterioração da superfície gravável pelo contato com partículas de poeira.

3) Os "tapas" que você costuma aplicar na carcaça do HD certamente já providenciaram outros problemas além do que existe no motor, principalmente nas cabeças de leitura/gravação. É questão de tempo até começarem à aparecer erros de leitura e gravação nos dados.

4) Não há como lubrificar as partes internas do HD: no caso dos que usam sistema de rolamentos (ball bearing), a lubrificação dura muito mais que a própria vida útil do HD, obviamente porque sendo o HD um invólucro selado, não há contato do lubrificante com o ar externo, portanto não há contaminação do lubrificante nem evaporação.

Já nos HDs que usam apenas fluído especial ao invés de rolamentos (fluid-dynamic bearings), não há como lubrificar pois o óleo usado é especialmente fabricado para esse fim (não se encontra em qualquer lugar).

De qualquer forma, o HD não pode ser aberto com esperança de colocá-lo em funcionamento normal depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...