Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte 16V 3A


....eduardo....

Posts recomendados

Eu já tenho um trafo q tranforma 127V em 12V e aguenta 250 mA no primario e também 4 diodos 1n4007 para fazer a ponte retificadora só preciso dos passos a partir dai, como qual capacitores usar para a filtragem e como regular a tensão para 16 ou 18 V. Também queria saber se os componentes q eu tenho aguentam 3A ou ate quantos eles aguentam....

Muito Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

http://www.alldatasheet.com/

Entra no link e veja a especificação de vários componentes.

Para obter 16 ou 18V só se seu trafo for de 12+12V....

Veja essa relação simples e calcule a corrente secundária:

V x I(primário) = v x i(secundário)

127 x 0.250 = 12 x i logo,

i = (127 x 0.250) / 12

i = 2.65A(aproximadamente).

Os capacitores devem ter tensão acima do valor da saída.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HUMMMM :unsure: bem todos os trafos que ja vi e que vendem em minha cidade , ele indicam a corrente maxima do secundario 250ma no seu caso , se ele fosse de 3A ele era ENORME afinal nunca vi viu no brasil so tem porcaria!!! eheh se você abrir um som importado o trafo dele aguenta alta corrent e e pequeno se você for comprar o mesmo aqui no brasil e muito grande porque nosso cobre e de pior qualidade e lembre-se que se for consumir exatos 3 A você vai ter q montar uma fonte q aguente 4A senao num vai durar muito não !!! use trafo de onda completa pra 4A e dois diodos de 2A se não for estabilizada use capacitores de pelo menos 5000uF !!! assim quase esqueco

formula simples pra os capacitores a tensão que você vai ter na saida no caso 18V x 1.41 = 25, 4V então use capacitores de pelo meons 30V , aplica isso apenas quando se tem uma tensão senoidal que foi retificada por diodos e sera filtrada por esse capacitor!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, para clarear um pouco sua ideia, você ou algum amigo seu deve ter aquela caixinha de som de pc, daquelas ligadas na tomada, pois bem, elas usam um trafo, quatro diodos 4007, e um capacitor de 470uF 16V, de uma olhada nelas que você vai ter uma boa ideia de uma fonte de 2A....

E com nível de ruído super baixo.....

Você poderá reaproveitar os componentes...

Boa Sorte...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Lavor@14 dez 2004, 21:55

Olha, para clarear um pouco sua ideia, você ou algum amigo seu deve ter aquela caixinha de som de pc, daquelas ligadas na tomada, pois bem, elas usam um trafo, quatro diodos 4007, e um capacitor de 470uF 16V, de uma olhada nelas que você vai ter uma boa ideia de uma fonte de 2A....

E com nível de ruído super baixo.....

Você poderá reaproveitar os componentes...

Boa Sorte...

Valeu pela dica DM2

Lavor, vô dá uma olhada na minha caixa de som.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...