Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Volta por cima da Nvidia em Half Life 2


Bovert

Posts recomendados

TEORIA

Antes do Half life 2 sair, à um ano, a valve lança uns benchmarks em que mostra que as placas da ATI seriam muito superiores para rodar Half Life 2.

Naquela epoca querendo mesmo provar a superioridade da ATI eles usarm como prova o mixed mode que roda o jogo a fp16 padrão nvidia.

Contudo o teste havia sido feito com drivers da serie 40 que de forma alguma eram otimizados para placas da serie FX.

Em resposta a nvidia manda-lhes as detonators série 50, pedindo que o jogo seja re-testado com estas drivers otimizadas.

A Valve nega-se a fazer o novo teste.

Tempos mais tarde, o código fonte é roubado. Fontes não oficiais, testam o jogo com as ultimas detonators, otimizadas,e relatam que as FX atinguem performances identicas e mesmo superiores às ATI.

E nessa epoca otimizações escritas pela propia ATI faziam parte do game o que não foi suficiente, que a Valve nega e como desculpa diz que jogo não se encontra particularmente otimizado para nenhuma placa, segundo eles, apesar da ATI ter pago 8 milhoes de dolares para optimizações paras as suas placas.

Um ano passa-se com sucessivas optimizações e ganhos de performance nas drivers da nvidia. A Valve lança o Half life 2!

Curiosidade das curiosidades.. O jogo sai sem o mixed mode que o rodaria em fp16 e outras optimizações Nvidia. A valve alega que as FX são fracas demais, e faz elas rodar o jogo em Direct X 8.1, sendo que elas revelam imensos Bugs gráficos se forçadas a rodar em Direct X 9.0, que a Valve alega serem devidos a problemas de hardware das placas.

No entanto alguém descobre que se o jogo for enganado para pensar que a FX é uma ATI, não só as bugs gráficas desaparecem, como há um ganho de performance de 20%. O que aconteceu aos problemas de hardware? e ao facto de o jogo não estar otimizado para nenhuma placa em particular?

Mais ainda, a valve retira as optimizações nvidia, mas apenas das opções, pois a engine permite-as, o que faz com que programas externos as possam forçar.

As placas da gama Nvidia FX revelam-se mais rápidas que as da ATI com estas duas alterações.

Mais ainda, uma semana antes do lançamento oficial, a Valve manda um comunicado. Segundo eles, as placas TOP DE LINHA da ATI eram 40% mais rápidas que as da TOP DE LINHA da Nvidia para rodar o jogo.

Os sites de benchmarks testam os jogos com o codigo fonte roubado, e verificam que as placas são no máximo elas por ela.

Comprovado então as optimizações ATI inegávelmente existentes, e que podem inclusive ser colocadas nas Nvidia série 6xxx, as placas Nvidia revelam-se que em mixed mode , drives novos e enganando o game para pensar que é uma ati são as mais rápidas para rodar Hl2. A valve não comenta!

Entretanto a valve anuncia que vai lançar addons e niveis para o Half Life 2.. ATI CARDS ONLY..

8 milhoes para desrespeitar todos os jogadores que possuem placas top da nvidia.. não sera muito pouco?

PROVAS

Troquei a vendor id e depois especifições da minha Golden Limited FX5900xt 128 mega (850/475)por de uma radeon 9800pro, forcei o jogo a rodar em directx 9, ao entrar no jogo .... TCHARAM todos os bugs graficos haviam sumido e as config recomendadas para meu hardware aumentado no modo dx9 e a performance havia aumentado mesmo rodando em fp24 e perdendo 8 bits (nvidia so roda em fp32 para ful precision)processados em vão, apos isso sai .. e usei o 3d analise para forçar o mixed mode que foi removido pela valve de half life 2. Abri o fraps e abri o jogo. O jogo esta rodando a incriveis 60~110 fps em 1024 com os efeitos padroes para uma radeon 9800 pro( quase todos no máximo) e em directx 9.

Ate agora apenas na parte que você foge de lancha e o vento gerado pelo elicoptero fica levantando a agua na sua frente que ele caiu para menos de 60 fps. Em areas fechadas a media aumenta ainda mais.

è isso aí estamos provados.... postem quantos fps vocês conseguem com radeon 9800 pro (lembrando que a fx5900xt é uma placa de menor valor e de menor desempenho teoricamente e devia ser uns 50% mais lenta que as 9800 rodando half life).

Se alguém quiser dicas completas de como proceder para fazer estes ajustes eu explico..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Procurem na directoria do Half-Life 2, por um arquivo de nome dxsupport.cfg, e abram-no com o notepad (estearquivo encontra-se em um subdirectorio do jogo).

Procurem pela placa da ATI da gama equivalente a sua, tentando a maior aproximação possivel, inclusive no modelo, caso disponivel. (Gf 5700 LE=Gf 5700=9600 series, 5700 Ultra=9600 XT, 5900 XT=5900=9800 series, 5900 Ultra=5950=9800 pro, 5950 Ultra=9800 XT). Recomenda-se que seja feita uma cópia de segurança do ficheiro antes de alterar!

Vamos agora copiar tudo que se encontra debaixo do nome da placa. Vamos aqui simular o caso de um utilizador com uma 5900 Ultra.

Procurar por:

"84"

{

"name" "ATI Radeon 9800 PRO"

"VendorID" "0x1002"

"MinDeviceID" "0x4E48"

"MaxDeviceID" "0x4E48"

"m_nDriverVersion_Build" "6240"

"DefaultRes" "1024"

"CentroidHack" "1"

}

Copiar tudo abaixo da linha com o nome da placa, e colar debaixo do nome da placa que possuimos.. neste caso a 5900 Ultra, ficando com este aspeecto:

"355"

{

"name" "NVIDIA GeForce FX 5900 Ultra"

"VendorID" "0x1002"

"MinDeviceID" "0x4E48"

"MaxDeviceID" "0x4E48"

"m_nDriverVersion_Build" "6702"

"DefaultRes" "1024"

"CentroidHack" "1"

}

Gravar e sair.. Possuimos agora, pelo menos no que ao jogo diz respeito uma placa que tem direito aos gráficos correctos e às optimizações incorporadas(ati9800pro).

Simples não? Faça o teste..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, eu já tinha ouvido falar disso, mas não sabia a veracidade da acusação...é ridiculo esse tipo de coisa, tanto que crucificaram a nVidia na epoca dos cheats nos drivers da nVidia, agora a ATI vem e faz o mesmo...não tem santinho nessa não... :muro:

A proposito, esse topico poderia ser movido para a seção de placas de video, para o pessoal debater...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Henrique_13@07 dez 2004, 12:59

Muito interessante o tópico.

Acho que fica um impasse de onde o tópico deveria ficar, pois fala tanto da área de jogos como de hardware.

Nem precisa, o autor do tópico fixo do HL2 é "rápido no gatilho" e já colocou a solução para o problema das GF nele.

Veja

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por micolins+07 dez 2004, 13:14QUOTE (micolins @ 07 dez 2004, 13:14) Henrique_13@07 dez 2004, 12:59

Muito interessante o tópico.

Acho que fica um impasse de onde o tópico deveria ficar, pois fala tanto da área de jogos como de hardware.

Nem precisa, o autor do tópico fixo do HL2 é "rápido no gatilho" e já colocou a solução para o problema das GF nele.

Veja

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrese que depois desse procedimento ainda é necessario usar o 3danalyze para forçar half life a rodar em Mixed Mode (fp16/nvidia compativel) aumentando e muito a perfomance...

Proceda desta maneira..

Baixe o 3d analyze 2.26..

Em select ddl patch.. escolha dentro do seu diretorio halflife2/bin qualquer dll..

depois em select EXE..

escolha o arquivo hl2.exe dentro do direitorio do jogo..

e em select pre run exe..

selecione o arquivo steam.exe

agora configure da seguinte forma...

Em perfomance.. selecione performance logging..

em pixel and vertex shader selecione force low precision pixel shader..

depois no canto inferior esquerdo selecion force hook.dll....

pressione rum.. um erro sera avissado .. CREATED PROCESS FAILED..

de ok..

e comece seu jogo normalmente...

depois so forçar o directx 9.0 .. colocando -dxlevel90... como opção de inicalizaçao do jogo no steam.. ou colocar na frente do atalho para jogos alternativos.. (apos forçar id.. creio que seja desnecessario.. eu rodo sem e ja entra em modo directx 9.0 mais ja deixo explicado como se faz caso seja necessario)

Cabei de fazer essa screen.. tudo no maximo.. com Anisio 2x e AA 2x Directx 9.0

hl11.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Poxa, já não sei mais o q pensar!!

Sempre gostei e adorei muito as placas da NVidia.. (depois das voodoos, claro!!:) )

Mas vi a ultimamente, a ATI estava tendo muito mais desempenho com suas vga´s, e nunca tinha visto uma serie de placas apanhar tanto quanto as FX da NVidia apanharem. Esta certo que não sao muita coisa mesmo, e não acredito em placas e lançamento, com números de modelos altissimos so pra enganar as pessoas e que na verdade são de 64bits!

Mai aee.. uma empresa tentar prejudicar diretamente a outra... poxa!! ninguém tem o direito de forçar você a optar por uma marca caso queira jogar tal jogo!!! Acho isso muito injusto!!

Além do medo que tenho ate hoje de pegar uma 9800pro... pois uma coisa não podem negar, o sistema de refrigeração dela é muito fraco pra uma placa de tal calibre! Enquanto nunca que tive problemas com refrigeração de placas da NVidia!!

Estou decepcionado! (não comentem, por favor)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

guerra de mercado... coisas dos bastidores que a gente quase nunca fica sabendo... hehehe e quando ficamos sabendo fica esse ar de escândalo. Deve ser muito comum... espionagem industrial e contra-informação. Isso deve rolar solto. Ninguém é santinho mesmo quando o que está envolvido são bilhões de dólares... :wow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara esse tipo de coisa... é uma :priv: mesmo...

Só quem tem a perder é a VALVE que poderia ter evitado tal situação e lançar o jogo totalmente compatível para ATI e Nvídia e ter muito mais prestigio diante dos consumidores....

Eu não deixaria de comprar uma ATI ou NVídia por conta de 1 game...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só o que eu posso dizer é uma falta de respito ao consumidor...

primeiro fazem uma placa mal projetada, que queima com o DOOM³

Aí ficam com ciuminho da NVIDIA e resolvem patrocinar um jogo pra TENTAR fazer as vga's deles irem pior.

Não bastando as fx serem "MAIS FRACAS" e rodarem melhor o jogo, agora eles conseguem fazer coisas pra placas só da ATI.. ridículo...

Eu mesmo comprei uma placa da ATI e me arrependi.

depois dessa falta de respeito com o consumidor, pra mim, ATI NUNCA MAIS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Toninho_Sv@07 dez 2004, 15:16

Só o que eu posso dizer é uma falta de respito ao consumidor...

primeiro fazem uma placa mal projetada, que queima com o DOOM³

Aí ficam com ciuminho da NVIDIA e resolvem patrocinar um jogo pra TENTAR fazer as vga's deles irem pior.

Não bastando as fx serem "MAIS FRACAS" e rodarem melhor o jogo, agora eles conseguem fazer coisas pra placas só da ATI.. ridículo...

Eu mesmo comprei uma placa da ATI e me arrependi.

depois dessa falta de respeito com o consumidor, pra mim, ATI NUNCA MAIS.

Também penso assim. Essa ATi já fez muita :priv: mesmo.... Minha próxima placa vai ser da nVidia...

Então ta explicado o por que de tanta demora pra lançar esse jogo. Tavam arrumando um jeito de avacalhar as placas da nVidia... Tcs tcs tcs... Pelo menos nós aqui estamos sabendo disso, mas e o "povão"? Vergonhoso!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabens ao Bovert autor do topico, realmente mt bom explicando os procedimentos a serem feitos e ilustrando os fatos p/ tudo ficar bem claro

Quanto a tudo isso, nunca fui muito com a cara da ati, prefiro mais uma 5900xt que uma 9800pro, a ati ao meu ver soph tem força em bench´s, jogo mesmo é pouca coisa que muda de uma p/ outra, dps de todos estes fatos, p/ mim no futuro somente nvidia, a ati como disseram alem de ter um prokjeto muito ruim de placa que queimava com o doom3 agora vem com essa p/ prejudicar o consumidor que possui uma nvidia p/ força-lo a comprar uma ati p/ jogar o hl2, eu nunca trocaria de pv por um jogo, ams tem mt cara louco q troca e tudo por causa de algumas empresas que por essas e outras acabam lesando o consumidor

é a casa caiu agora hein...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

seguinte vou fazer meu comentario...ahaha eu estava esperando por uma brecha dessas da ATi p/ meter mais ainda o pau nesse lixo de fabrica.

seguinte:

eu tive tres dias infelizes com uma 9600xt, é o maior lixo, a maior enaganacao que o cara pode cair...é um conto de fadas, sem contar os bugs....hahahah, essas Radeon sao ridiculas, a ATi se superou no seu projeto, se superou tanto q se contradiz a eles mesmos, fazendo chips que so funcionam bem mesmo nos chipsets da Nvidia(nforce 1 e 2), com chips da SiS não funciona bem, com VIA muito menos....e com intel, bom ai se ele pisassem na bola com a intel, eles estavam na roça....enfim ATi=lixo

eu ja causei com um topico desse aqui no forum...so q o problema é q tem muitos entusiastas fanaticos que tem a placa mas n exerga o lado critico da coisa...e então meteram a lenha em mim, me ofenderam ate minha pessoa..etc...bom quero q eles se danem...bando de molekes...

esse topico do HL2 me interessou porque é p/ mim uma oportunidade de dizer q eu rodei o HL2 na 9600 xt e não vi diferenca nenhuma nos graficos, pelo contrario as texturas na Radeon sao menos definidas....(por isso tem um pouco mais de performance....verdadeiro tapa sol com a peneira), por fim esse papo de ADD ON for Ati cards only...será a sepultura da Valve com relação ao seu excelente game HL2, e a Nvidia não ta nem ai com isso, porque a Nvidia foi escolhida pela Sony p/ desenvolver a GPU do Playstation 3, então olhem a tamanha responsa q a nvidia ta pegando com maior prazer, estamos falando de um gigante dos games o Playstation 3 e de uma gigante no mundo dos eletronicos que é a Sony...por fim, como a nvidia desenvlvera o GPU p/ o PS3, ela tb ira forncer as ferramentas p/ desenvolver os jogos com base na GPU deles...e ai com certeza serao mais novidade tanto p/ o console quanto p/ o PC(uma vez q o forte da nvidia é GPU p/ pc's), isso p/ quem possuir uma Geforce...então a ATi ficara somente injetando grana no HL2 enquanto a nvidia tera parcerias com uma serie de empresas q farao games p/ suas placas e não vou tirar a razao se eles fecharem os games so p/ quem tiver uma Nvidia...ahaha não ta longe então de placas de video serem como consoles, apenas vai joga tal game quem tive tal placa....isso é bom, porque assim os games serao otimizados p/ uma unica GPU e quem sai ganhando é quem joga....

ah quero deixa aqui tb um comentario, poiis vi um usuario aqui q tm uma Radeon na assinatura e ele não defendeu a placa, ele disse os problemas q ela tem de projeto...Parabéns p/ você amigo, você não q nem esses babacas q defendem a plca so porque tem ela!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, a Valve é uma firma, no mínimo, antiética. Anuncia datas que nunca são cumpridas, obriga o consumidor a embarcar em um serviço que, para muitos, é desagradável (Steam) e anuncia produtos que não estão definitivamenete prontos. De uma firma como a Valve eu espero de tudo.

Quanto a ATI, ela foi pioneira em "cheat", antes mesmo da Nvidia. Quando os principais produtos eram as finadas Radeon 7500 e 8500, ela "maquiava" os drivers para conseguir performance maior no principal benchmark da época, o Quake 3.

O ruim da história é que o usuário não tem controle da situação. Veja bem, não é dada sequer a opção (pelo menos uma opção fácil e direta) dos usuários de placas Nvidia rodarem em Direct3D 9. É necessário um "truque" para utilizar o renderpath em Direct3D 9. É algo que de certa forma se assemelha ao que foi feito pela ID em Doom 3, forçando um método de renderização que faz uso de constantes consultas às texturas, método que desfavorece as placas ATI.

Com ambas as empresas jogando tão sujo, fica difícil mesmo é não ser atingido pelos estilhaços da briga. Quem fugir disto que compre uma XGI Volari (e aguente os drivers péssimos e maquiados e muitas incompatibilidades...)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por labtecprm

seguinte vou fazer meu comentario...ahaha eu estava esperando por uma brecha dessas da ATi p/ meter mais ainda o pau nesse lixo de fabrica.

olha eu digo que você teve problema com a 9600xt mas foi por causa da tua placa mãe que tem KT400 que é todo bugado com memo ddr400 e tb com as 9600xt por isso que você teve problemas se fosse numa placa-mãe sis, nvidia ou KT333 ou KT600 você não teria problemas então você tem que para de sair por ia descendo o pau na ATI ela tem os seus problemas mas o seu especifico foi por causa do KT400 e não por causa da 9600xt e responde ai você testo a 9600xt em outra placas-mãe com outros chips que não o KT400 bugado ? no topico que você crio descendo a lenha na ATI você não respondeu essa pergunta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por labtecprm@12 dez 2004, 21:53

seguinte vou fazer meu comentario...ahaha eu estava esperando por uma brecha dessas da ATi p/ meter mais ainda o pau nesse lixo de fabrica.

seguinte:

eu tive tres dias infelizes com uma 9600xt, é o maior lixo, a maior enaganacao que o cara pode cair...é um conto de fadas, sem contar os bugs....hahahah, essas Radeon sao ridiculas, a ATi se superou no seu projeto, se superou tanto q se contradiz a eles mesmos, fazendo chips que so funcionam bem mesmo nos chipsets da Nvidia(nforce 1 e 2), com chips da SiS não funciona bem, com VIA muito menos....e com intel, bom ai se ele pisassem na bola com a intel, eles estavam na roça....enfim ATi=lixo

Acho que você está tirando conclusões erradas da história.

O verdadeiro culpado das placas AGP não funcionarem bem em certas combinações (incluindo a Intel que você citou) é o próprio AGP, uma especificação conhecidamente fraca e mal implementada por alguns fabricantes de chipsets e de placas-mãe. Este inclusive é um dos grandes motivos que a indústria tem pra trocar com alguma pressa pelo PCI Express, uma especificação que pelo menos sofre de menos problemas.

eu ja causei com um topico desse aqui no forum...so q o problema é q tem muitos entusiastas fanaticos que tem a placa mas n exerga o lado critico da coisa...e então meteram a lenha em mim, me ofenderam ate minha pessoa..etc...bom quero q eles se danem...bando de molekes...

Causou é confusão desnecessária com um problema que, no final, poderia ter sido evitado com mais prudência sua. Tem um FAQ pinado e você sequer o leu, pra depois dizer que conseguiu resolver o problema reduzindo o AGP pra 4x e desligando o Fast-Writes, um procedimento já descrito no FAQ. Não leu o aviso de ler antes de postar?

esse topico do HL2 me interessou porque é p/ mim uma oportunidade de dizer q eu rodei o HL2 na 9600 xt e não vi diferenca nenhuma nos graficos, pelo contrario as texturas na Radeon sao menos definidas....(por isso tem um pouco mais de performance....verdadeiro tapa sol com a peneira)

Qualidade de imagem é algo subjetivo. Não ví diferença alguma na qualidade de imagem do HL2 na Radeon comparada com a Geforce. Pra não dizer que são iguais, diversas comparações pela internet dizem que as geforce apresentam um brilho maior e cores mais vibrantes graças ao recurso "Digital Vibrance", recurso, ao mer ver, intrusivo pois altera via GPU a saída de dados (imagem), a revelia do programa.

por fim esse papo de ADD ON for Ati cards only...será a sepultura da Valve com relação ao seu excelente game HL2, e a Nvidia não ta nem ai com isso, porque a Nvidia foi escolhida pela Sony p/ desenvolver a GPU do Playstation 3, então olhem a tamanha responsa q a nvidia ta pegando com maior prazer, estamos falando de um gigante dos games o Playstation 3 e de uma gigante no mundo dos eletronicos que é a Sony...

Bom, todos pegariam com prazer uma responsabilidade destas, hehe. A Sony é a empresa líder no mercado de videogames e o lucro vindo do desenvolvimento/vendas de GPUs para a Sony certamente seriam bem-vindos! :-BEER

por fim, como a nvidia desenvlvera o GPU p/ o PS3, ela tb ira forncer as ferramentas p/ desenvolver os jogos com base na GPU deles...e ai com certeza serao mais novidade tanto p/ o console quanto p/ o PC(uma vez q o forte da nvidia é GPU p/ pc's), isso p/ quem possuir uma Geforce...então a ATi ficara somente injetando grana no HL2 enquanto a nvidia tera parcerias com uma serie de empresas q farao games p/ suas placas e não vou tirar a razao se eles fecharem os games so p/ quem tiver uma Nvidia...ahaha não ta longe então de placas de video serem como consoles, apenas vai joga tal game quem tive tal placa....isso é bom, porque assim os games serao otimizados p/ uma unica GPU e quem sai ganhando é quem joga....

Não acho que os jogadores sairiam ganhando com isto. Além disso seria inviável construir um game pra rodar só em um hardware, quase 70% dos games utilizam Direct3D, que é um API unificada e construída para rodar em qualquer hardware compilante com ele. O OpenGL também não fica atrás e depende de um conselho pra definir quais extensões serão oficiais ou não. Sem espaço, portanto, para ações com o objetivo de diminuir a compatibilidade entre as placas. O que vai acontecer no máximo é o cenário de um game rodar melhor em um determinado hardware se estender pra outros jogos.

ah quero deixa aqui tb um comentario, poiis vi um usuario aqui q tm uma Radeon na assinatura e ele não defendeu a placa, ele disse os problemas q ela tem de projeto...Parabéns p/ você amigo, você não q nem esses babacas q defendem a plca so porque tem ela!

A maioria dos usuários mais antigos deste fórum não defende marca alguma, e tem o olho muito crítico, mesmo porque marcas sobem e descem e o mercado de placas gráficas gira com muita velocidade, a uns 6 anos atrás ninguém poderia prever, por exemplo, que a ATI seria lider de vendas OEM, e que a 3DFX teria o trágico destino que a fez fechar as portas. Não digo que quem defenda a marca "X" seja *****, mas simplesmente não faz sentido algum fazer isto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...