Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pen Drives


Mr Burns

Posts recomendados

  • Membro VIP

Não s;o o pen drive funciona como tambem todos os dispositivos que usam o principio dele, como algumas maquinas digitais (a minha Olympus D520 por exemplo), MP3 Players (O Vcom MP2008C funciona perfeitamente) e outros dispositivos que funcionam da mesma maneira...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Bom, ainda não comprei, pois estou na dúvida entre comprar um DVD Player pro meu PC ou uma memória flash. Mas acho legal postar o que achei:

Parece que as memórias flash funcionam ok no Linux. Mas oficialmente, encontrei a memória flash da D-Link e da AVB. Além disso, vi pessoas comentar sobre funcionamento OK de LG. Outras não vi nada que confirme o funcionamento...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Kobal!! Vou ver amanhã... Peguei o D-Link de 128. Consegui até achar um de 256 pelo mesmo preço... Mas de marca genérica, sem cabo de extensão, garantia só de 3 meses, sem marca e sem garantia de funcionar no Linux... Vou ver se faço um script para motá-lo na inicialização, caso ele esteja conectado na porta. Se der certo eu posto aqui...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, tentei o mount -t vfat /dev/sda1 /mnt/pendrive (diretório que criei), mas deu "mount: o dispositivo especial /dev/sda1 não existe". Bom, pelo que estudei, sda seria um Scsi disk. Estou com o kernel 2.6 e visualmente parece que o SCSI está habilitado.

Será que o esquema do kernel 2.6 tratar um disco USB é diferente? Tenho que fazer algo relacionado ao HAL (Hardware Abstraction Layer)? :huh:

EDIT: Vi que em USB Suport (no meu kernel), o suporte à USB Storage está como módulo... Talvez seja isso... Vou tentar aqui levantar o módulo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pode ser que você tenha colocado e tirado o pen drive antes de montar, ai ele pode assumir uma porta SCSI maior...

Pode ser tambem o que você postou, que o modulo correto não está ativo...

O meu modprobe.conf está com a linha:

install usb-interface /sbin/modprobe uhci-hcd; /sbin/modprobe ehci-hcd; /bin/true

Mas a linha pode ser diferente...

Veja se a distro que usa tem algum comando parecido com o usbview (no Mandrake tem este comando) ou se no diretório /proc/bus/usb tem alguma coisa. Ou /proc/diskstats ou /proc/partitions,...

Ai você deve saber onde está o seu pen drive.

Em ultimo caso habilite o automount do KDE que ai você consegue descobrir onde está.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HAHAHAHHA Engraçado!!! Ele reconheceu como /dev/uba1. Eu vi pelo fdsik -l

fdisk -l

Disk /dev/hda: 40.0 GB, 40020664320 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 4865 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes

Dispositivo Boot      Start         End      Blocks   Id  System
/dev/hda1   *           1        1369    10996461    7  HPFS ou NTFS
/dev/hda2            1370        4865    28081620    f  W95 Ext'd (LBA)
/dev/hda5            1370        3580    17759826    7  HPFS ou NTFS
/dev/hda6            3581        4221     5148801   83  Linux
/dev/hda7            4222        4848     5036346   83  Linux
/dev/hda8            4849        4865      136521   82  Linux swap

Disk /dev/uba: 131 MB, 131072000 bytes
50 heads, 32 sectors/track, 160 cylinders
Units = cilindros of 1600 * 512 = 819200 bytes

Dispositivo Boot      Start         End      Blocks   Id  System
/dev/uba1   *           1         160      127952    6  FAT16
A partição 1 possui fins físico/lógico diferentes:
    fís. = (926, 49, 32) lógico = (159, 47, 32)

Que diabos é uba?? Tem como mudar para, por exemplo, /dev/pendrive? E tem como implementar uma maneira de auto montagem, sem inicialmente alterar o fstab?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

/dev/sda1 /mnt/pen vfat defaults,owner,user 0 0

Se você estiver tentando gravar como usuário normal insere o user no /etc/fstab

Mas se você estiver tendo estes problemas como root, aqui eu também não consigui. Quando jogo os arquivos para /mnt/pendrive ele fala que não é possível gravar sobre um device, mas aí eu simplesmente crio uma nova pasta vazia e mando de novo copiar os arquivos e funciona beleza!!! :tantan:

Aqui tá desse jeito!!! :priv: mas tá uma beleza !!! :stupid:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei um da Kingston esses dias, no Linux tá (quase) nota 10.

Eu espeto ele já aparece o ícone no KDE (CL10). Ele cria o /mnt/usb-devices/device-0

Pra montar: usb-mount

Pra desmontar: usb-umount /mnt/usb-devices/device-0

Postado Originalmente por jbs_brandt@28 de abril de 2005, 14:37

Pessoal, já que estamos falando de pen-drive eu tenho um de 512 cruzer micro, e estou usando o Kurimin 4.1, só que eu não estou conseguindo gravar e nem apagar os arquivos que estão no meu pen-drive... alguem sabe como faço pra ele poder gravar??????

Como você está montando?? Na hora de montar tente:

mount -t vfat -o rw /dev/(daí tudo igual daí pra frente)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualmente estou com o Debian Sarge Linux. Ele tá com kernel 2.6.8, KDE 3.4 e com HAL instalado (camada de abstração de hardware). Configurei, na parte onde muda o plano de fundo do desktop do KDE, o comportamento de dispositivos. Ao conectar meu chaveiro USB na porta, aparece um ícone na área de trabalho. Nem precisei de configurar fstab nem nada... É só clicar que é definida uma pasta temporária, a /mnt/sda1 como ponto de montagem. E notei que a motagem é sync. O que isso quer dizer? Leitura e gravação são síncroas, ou seja, é tudo atualizado em tempo real. Então não tem essa de ter que clicar com botão direito e mandar remover com segurança... É arrancar mesmo da USB sem problemas que ícone na área de trabalho some, chaveiro desmontado e as informações ficam intactas no chaveiro...

Linux né.. Fazer o que... hahahaha :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Mr Burns@28 de abril de 2005, 21:58

(...) notei que a motagem é sync. O que isso quer dizer?

tirado do manual do mount... $ man mount... sync = All I/O to the file system should be done synchronously...

ou seja... quando você altera dados do sistema de arquivos (copia, move, apaga, etc) sem esta opção do mount o linux pode deixar para sincronizar depois com o disco...

exemplo... na linha do /etc/fstab do meu meu /dev/fd0 (disquete) eu botei essa opção sync... então quando gravo ou apago algo dele os dados são imediatamente escritos no disco...

sem a opção sync normalmente o sistema deixa para sincronizar o disquete somente quando você desmonta ele... sacou?!

mas nesmo assim eu encaro o sync com uma segurança contra perda de dados... ainda acho que a maneira mais correta é desmontar o dispositivo antes de desconectá-lo... abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Postado Originalmente por Mr Burns@28 de abril de 2005, 21:58

(...) estou com o Debian Sarge (...) com kernel 2.6.8, KDE 3.4 e com HAL instalado (camada de abstração de hardware). Configurei, na parte onde muda o plano de fundo do desktop do KDE, o comportamento de dispositivos. Ao conectar meu chaveiro USB na porta, aparece um ícone na área de trabalho (...)

super burns... se não for pedir demais dá pra explicar um pouco mais como fazer isso ai... como sei se este tal de HAL tá instalado aqui... e como deve ficar a configuração do desktop... valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Roger! Tranquilo?

Bom, como vi na sua assinatura, você já tá com o KDE 3.4.1 né. Então é simples. É só clicar com o botão direito no seu desktop e escolhar a opção de configuração do desktop. Aí, tem umas abas na parte de cima da janela que vai aparecer. Selecione Ícones de dispositivos. Aí é só marcar Exibir ícones de dispositivos. Mande aplicar e faça um teste plugando um pendrive na USB ou pondo um CD no seu drive. Ah, uma dica! Lá onde você marcou pra exibir os dispositivos, tem um monte de opção. Se não me engano, a exibição de CDROM desmontado está desligada. Marca ela.

O legal que com isso, não tem mais que ficar configurando fstab pra pendrive e CDROM. O próprio HAL já faz isso. Notei que ele está mexendo em um novo diretório chamado /media. Lá ele cria sub direitórios como usbdisk, cdrom blá blá blá...

Inté B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...