Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Download do DOS no site da Microsoft?!


Posts recomendados

  • Membro VIP

Pessoal,

Recentemente recebi de alguns vários emails alegando que a distribuição do sistema operacional MS-DOS estaria liberada livremente pela Microsoft.

Alguns membros também me mandaram emails parecidos, apontando para um link da prórpia Microsoft onde, supostamente, daria acesso ao instalador do sistema.

Para que não existam dúvidas quanto a isso, resolvi pesquisar esse link fornecido e trazer, neste tópico, a explicação para a confusão que alguns estão gerando.

O link é o seguinte:

http://www.microsoft.com/downloads/details...&displaylang=en

MS-DOS 6.22 STEP-UP Files

A grosso modo, isso se trata de um pacote de atualização da Microsoft para algumas versões do MS-DOS, a partir da versão 6.0, e provê algumas funcionalidades a mais para o sistema, de acordo com a versão já instalada:

New4_622.txt (extraído do pacote Step-Up):

If you currently have:

MS-DOS 5.0 or before

   If you have MS-DOS 5.0 or earlier, you cannot use the Step-Up to

   install MS-DOS 6.22. To upgrade your version of MS-DOS, obtain the

   full MS-DOS 6.22 Upgrade instead.

MS-DOS 6.0

   You'll gain all of the MS-DOS 6.22 features and functionality,

   including Data Protection Technology. You can either keep

   DoubleSpace compression or replace it with DriveSpace compression.

MS-DOS 6.2

   You will not gain any incremental functionality other than the

   opportunity to convert your DoubleSpace drives to DriveSpace.

MS-DOS 6.21

   You'll gain the DriveSpace compression technology and all of the

   other features listed in the following section.

Note que este não é um pacote de INSTALAÇÃO mas sim de ATUALIZAÇÃO do MS-DOS. Isso fica bem claro quando o texto se refere ao MS-DOS 5.0. Ali diz que "To upgrade your version of MS-DOS, obtain the full MS-DOS 6.22 Upgrade instead" ou seja, "para fazer a atualização da sua versão do MS-DOS, adquira a versão de atualização completa do MS-DOS".

Novamente, no mesmo arquivo, fica bem clara a definição desse pacote como uma versão de atualização, não de instalação, do MS-DOS:

Why Step Up to MS-DOS 6.22?

===========================

The MS-DOS 6.22 Step-Up improves on the safety and ease-of-use provided by

MS-DOS 6.x, and is designed for users of Microsoft MS-DOS 6.0, 6.2 or 6.21 only.

Portanto, o MS-DOS continua sob os direitos da Microsoft, e sua distribuição livre caracteriza-se como pirataria.

Eu sinceramente gostaria que a Microsoft liberasse o MS-DOS para distribuição livre, mas a gigante é osso duro de roer. Enfim, esse pacote de atualização pode ser um primeiro passo para isso.

Em breve atualizarei esse tópico com mais informações.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Eu me lembro que alguns anos atrás eu tinha visto esse STEP-UP files do MS-DOS 6.22, quando eu fui extrair o pacote tinha todos os arquivos deles.

Olha só a experiência que eu tinha feito no meu antigo 80486:

Eu havia separado uma partição de 2GB no meu segundo HD e eu copiei esses arquivos para lá e instalei o BootMagic 5.0 e depois eu dei boot e funcionou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

Eu havia separado uma partição de 2GB no meu segundo HD e eu copiei esses arquivos para lá e instalei o BootMagic 5.0 e depois eu dei boot e funcionou!

Devo lembrar que o intuito deste tópico é explicar que a distribuição do DOS

não está liberada oficialmente pela M$, já que tinha gente usando isso para pedir (e justificar) a liberação de informações sobre download do DOS aqui no fórum.

Esse modo indicado pode até funcionar, mas seria trocar seis por meia-dúzia, porque isso também seria pirataria.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Microsoft deveria distribuir legalmente o DOS , o windows 3.11 pois quem vai comprar um desses S.OS na caixa e com selo de garantia????? Se fosse anos atrás tudo bem mas .....

A microsoft é meio :tantan: doida! Náo sei se vocês sabem mas a Microsoft criou um WinXP Lite, la pro continente asiático, é como se fosse um windows95 0S/2 com gráfico de ME!!!! Tudo isso porque lá o Linux tava dando um pau no xp ahuahuahuahua como eu digo em ambientes aonde não podem haver falhas, o Windows é uma piada - de mau gosto!!!

A Microsoft só conseguiu dominar o mercado de PC"s porque o nivel de tolerancia dos usuários é incrivelmente grande e se tiver aluém que não concorde com isso fale agora ou envie uma mp pra mim

Faloous

>>LIVERIG<<

:bandeira: INCENTIVE O SOFTWARE NACIONAL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 13 anos depois...
  • 3 semanas depois...
Em 03/11/2018 às 11:52, jose antonio aquila disse:

Agradeço as informações, só que estou precisando URGENTE do sistema operacional do ms-dos

Vocês tem ideia de onde posso arrumar?

Há muito tempo fiz um programa de cáculo no ms-dos e agora preciso do programa para poder utilizar

 

No aguardo

 

Abraços

 

 

 

Utilize o DosBox www.dosbox.com que pode ser instalado em computadores atuais, funcionando como um programa dentro do Windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Na verdade o windows não se dá bem em lugares onde o combate a pirataria é levado a serio, pois o conceito de pagar por software ainda soa como absurdo para muitas pessoas.

Outro motivo é que o foco do windows é funcionar em qualquer hardware, concordo com você que ele não é um primor em segurança, mas você pode pegar peças do lixo, montar sem se preocupar com marca e modelo,  instalar o windows que roda e você consegue fazer tudo o que precisa, se não fosse a microsoft o mercado de informatica nao seria o que é hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!