Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que é internet via radio?


meep

Posts recomendados

Como funciona internet Via Ondas de Radio? Que tipo de aparelhagem devo usar para usufruir deste tipo de banda larga que vem ganhando espaço na midia? Será que tenho ganhos relativos à ADSL?

Como as ondas transmitem os dados, da mesma forma que uma radio AM e FM?

alguem me esclareça!

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho q podemos dizer q a internet via rádio pode ser comparada com a estrutura de trasmissão FM...

Para poder utiliza-la, primeiro você precisa de um provedor local q ofereça esse tipo de conexão... depois comprar uma antena, um cabo, um pingtaill (não me lembro de se escreve assim) ele liga cabo da antena ao cartão PCMCIA usado para a conexão, o qual você também tem q comprar, alem de uma controladora para ele, caso não use um Notebook...

O unico problema dela é o custo de instalação, pois esses equipamentos não são muito baratos, e ela é uma das melhores conexões na minha opinião...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por José@06 Mar. 2003,11:29

Acho q podemos dizer q a internet via rádio pode ser comparada com a estrutura de trasmissão FM...

Para poder utiliza-la, primeiro você precisa de um provedor local q ofereça esse tipo de conexão... depois comprar uma antena, um cabo, um pingtaill (não me lembro de se escreve assim) ele liga cabo da antena ao cartão PCMCIA usado para a conexão, o qual você também tem q comprar, alem de uma controladora para ele, caso não use um Notebook...

O unico problema dela é o custo de instalação, pois esses equipamentos não são muito baratos, e ela é uma das melhores conexões na minha opinião...

e a aquela questão da segurança?? conseguiram "arrumar" isso ou ainda tá na mesma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum... não sei Quake... esse assunto é bem sério... mas se alguem conseguir os ip's q são usados nessa rede... fica mole invadir qualquer maquina q o use... mas ai cada um tem q se cuidar como pode... além de q o provedor deve ser bom e configurar corretamente seus equipamentos para fechar algumas portas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meep, até onde chega meu conhecimento, a Internet Via Rádio é usada em prédios de apartamento, no qual cada condômino paga parte da instalação, que é muito cara, e depois os cabos são distribuídos para os apartamentos, para conexão dos PCs. Tenho conhecimento de que a Vésper, Companhia de Telefonia Via Rádio, está viabilizando Internet Via Rádio para residências, com custos menores. Encontra-se ainda em experiência e, se tudo der certo, logo estarão colocando à disposição dos interessados!

 :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá meep !

1)Normalmente este tipo de recurso é usado quando não há um POP (ponto de presença) da operadora/provedor perto do local da rede e não existem meios físicos para interligar estes pontos.

2)Normalmente a aparelhagem usada são MODEMs que será ligado uma ponta no seu micro e a outra no transmissor/receptor (MiniLink) normalmente instalado no local mais alto do prédio/casa, para melhor qualidade de transmissão/recepção.Normalmente, este tipo de equipamento é fornecido pela operadora/provedor.

3)Com relação ao ganho, fica um pouco a desejar em comparação a conexão direta. Lembre-se que a conexão via rádio está sujeita a interferências externas (ruidos de motores, propagação).

4)Normalmente, nos links de conexões de grande porte, os transmissores/receptores usam MICRO-ONDAS, nos de pequeno porte temos variações de AM, FM, OM, MICRO ONDAS, depende da necessidade do equipamento como por exemplo potência. Para determinar que tipo será usado, será faito um estudo do local pela operadore/provedor.

Um forte abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Gostei da sua explicação lfpc! Só que no meu caso não são utilizados modems e sim placas de rede comuns. Agora esse negócio de perca de desempenho quanto a ruido de motores eu nunca ouvi falar, talvez isso seja mais relevante em casas (eu moro em apartamento). Uma coisa que eu nunca lembrei de falar sobre a minha conexão via rádio aqui no fórum. O provedor fica a duas ruas da minha casa. Com certeza deve ser por isso que eu nunca tenho problema de conexão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive internet via rádio por cerca de 6 meses. O sistema funcionava exatamente como uma rede sem fio. É instalado uma placa PCI na qual vai encaixado um cartão PCMCIA e dele sai um fio que vai ligado a uma antena parabólica. O provedor cobrou 300 reais de instalação e 100 reais de mensalidade. Minha casa ficava a cerca de 1km do provedor. As vezes dava problema de perda do sinal, o qual o provedor alegava que era devido à interferência dos sinais de transmissores de FM que havia próximo a sua antena. O ping ficava entre 30 a 50, normalmente. No meu caso, não havia limitação de banda, sendo que o link de 2 Mb/s era compartilhado por todos os usuários, inclusive os de linha discada. Teve um dia que consegui fazer um download a 143 KB/s!!!!. Mas isso depende de cada provedor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso internet via radio, pra mim foi uma otima excolha...A instalação saiu barata, somente 250 reais, e a mensalidade de 65 reais por mês...

Sobre a velocidade depende do dia, as vezes eu faço download de 110 mb em menos de 20 minutos..as vezs fica muito lento, depende do tanto de pcs se conectando ao mesmo tempo. hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Internet via Rádio é ótima caso você tenha uma rede grande, tipo uma empresa, um cybercafe com 40 máquinas, pois o serviço de internet via rádio da embratel começa na casa de 11 mbps, acho que para um usuário comum é muita coisa! :;):

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tá, beleza, Entendi ate tudo...Mas outra duvida, esta da questão de segurança, se o cara instalar uma antena meio "nas coxa" na casa dele e esta enxergar a tal antena Omnidirecional do provedor ele conseguirá captar os dados, ou seja, enviar e receber sem problemas, e o provedor nem ficará sabendo pois, quanto a Dial-up, sabemos quem está conectado no memento não é isso, e quanto a via Radio, como o provedor ficará sabendo quem está na rede..?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá de novo !    :D

:;):

Muito obrigado "red viper" ! Sempre que posso eu dou uma ajuda...

Vamos lá... com relação a segurança .

Quando temos uma conexão via rádio, o modem tembém ganha um Nº de IP, igualzinho a um modem convencional (dial-Up).

Logo, como o endereçamento é feito por IP, o RAS (servidor de acesso) identifica o usuário e habilita-o para navegação.

Quanto a " escuta de transmissão ", é possivel sim !

Mas para isso, você terá que entender bastante de redes, transmissão via rádio, equipamentos, ou sejá você terá que ser um verdadeiro proffisional de telecom e um HACKER;

primeiro montar uma " estação pirata " e segundo conseguir que o RAS habilite seu IP (válido ou inválido) para acesso a tanto a rede interna do provedor quanto a rede externa (internet).

Fui...  :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...