Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como "implantar" o cabo amarelo numa fan de 120mm?


Posts recomendados

Olá colegas. Sou iniciante na arte de CaseMod. Sofri uma frustração ontem, vou lhes contar o que houve. Comprei 4 fans AKASA AK-174CB-4BLB (VEJAM). Estas fans tem conectores molex 4 pinos somente com 1 cabinho preto e 1 cabinho vermelho, sem o amarelo (que foi a grande causa do meu problema).

Ontem comprei um Aerogate II ALD-V02 (VEJAM). Ele é bem legal, muito fácil de usar e muito bonito. Mas...após instala-lo no meu pc, vi que não conseguia monitorar a velocidade dessas fans...adivinhem porque? porque elas não tem o cabinho amarelo! este cabinho serve para que o sistema possa saber o RPM da fan. Como essa fan não tem esse bendito cabinho amarelo, sua velocidade não pode ser monitorada e nem controlada.

Eis agora a pergunta que faço aos feras no assunto:

Tem como "implantar" esse cabinho amarelo que informa a velocidade da fan nestas fans Akasa que comprei??? :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ha pessoal, sabe de uma coisa, vou na loja trocar esse controlador por um outro ou então por qualquer outra coisa lá. Estou montando meu casemod aos poucos, vejam umas fotos dele abaixo:

%7Boption%7Dhttp://img67.exs.cx/img67/6497/4d-01.jpg' border='0' alt='' />

%7Boption%7Dhttp://img67.exs.cx/img67/3899/47-02.jpg' border='0' alt='' />

%7Boption%7Dhttp://img67.exs.cx/img67/1310/14-04.jpg' border='0' alt='' />

%7Boption%7Dhttp://img67.exs.cx/img67/1295/2a-03.jpg' border='0' alt='' />

As imagens não estão muito boas porque as fotos foram tiradas por um celular, vou tirar aquele combo branco de lá, vai ficar tudo pretinho. Vou pegar um CD-RW e um DVD-RW preto para colocar aí.

Se eu for trocar este controlador por outro, qual vocês me indicariam? Eu pensei no Vantec Nexus NXP-201-BK (VEJAM)...Tenho alguma opção de controlador melhor??? Qual??? Por favor...mostrem-se...valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simples...vou usar o controlador de fan para controlar outras fans, como o cooler do processador, as fans de 80mm que tenho nos HDs (são duas), a fan da PV e tal.

Uma coisa que achei péssimo no Aerogate é que o termostato dele estava marcando 20º abaixo no meu processador do que era mostrado pelo u-Guru!!! Eu coloquei o termostato no processador exatamente como na foto abaixo:

%7Boption%7Dhttp://img119.exs.cx/img119/7969/23-bc677f2e14f843187.jpg' border='0' alt='' />

Essa foto foi retirada deste link AQUI.

Aí, concluíndo...ele não mede a temperatura direito, minhas fans não se adaptam a ele por não terem o fio amarelo, meu gabinete já tem 4 furos para essas fans de 120mm que tenho, não dá para voltar atrás e pegar as de 80mm...enfim...A medição de temperatura dele é inútil, se eu trocar, devo pegar o Vantec Nexus, que não tem tanta frescura e pelo jeito funciona muito bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas tem! Mas na verdade ele controla as que não tem esse cabo amarelo também. Ele não necessita do cabo amarelo, pois o controle é manual, ou seja é você quem controla a velociadade da fan através dos ptenciomentros... Esse cabo amarelo é para as fans controls que controlam a rotação automaticamente de acordo com a temp. que é o caso do Aerogate.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por netadmin@05 dez 2004, 23:29

neste caso não seria possível é melhor você trocar o controlador, seu case está bem legal, o meu case tb é preto.

Bem...como disse, meus 4 fans são Akasa 1700rpm 120mm, eles não possuem o tal cabo amarelo...se eu pegar, por exemplo, um Fan Control Akasa Jr. eu conseguiria controlar a rotação dessas fans mesmo elas não tendo o tal cabo amarelo??? :wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Poison Lord@06 dez 2004, 00:54

o cabo amarelo é só pra medir a velociade

o controlador controla a tensão q vai pro FAN

ou seja quanto menos tensão mais devagr ele vai ....

com 12v ele funcion noo max...

Legal...então o Aerogate II não conseguiu controlar as velocidades desse fan porque??? porque ele só consegue controlar se conseguir monitorar??? se eu usar outro (ex.: Akasa Jr.) eu posso conseguiu controlar estas fans numa boa??? :wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O aerogate,não consegue controlar a fan sem esse cabo amarelo, pois ele controla automatico de acordo com a temperatura vai deixar ela em uma rotação, e para isso que necessita do cabo amarelo, já que esse cabo é responsável em passar a informação de sua rotação ao controlador. No caso do Akasa Jr. o controle é manual mesmo você controla a velociade no botão mesmo, aumentando ou diminuindo sua potencia. O unico ruim é q asim você num sabe a quantos rpm sua fan esta girando. mas até aí é sossegado porque sua fan já num tem o cabo q passa essa informação! =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Eduardo Nogueira+06 dez 2004, 00:08QUOTE (Eduardo Nogueira @ 06 dez 2004, 00:08) netadmin@05 dez 2004, 23:29

neste caso não seria possível é melhor você trocar o controlador, seu case está bem legal, o meu case tb é preto.

Bem...como disse, meus 4 fans são Akasa 1700rpm 120mm, eles não possuem o tal cabo amarelo...se eu pegar, por exemplo, um Fan Control Akasa Jr. eu conseguiria controlar a rotação dessas fans mesmo elas não tendo o tal cabo amarelo??? :wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Eduardo Nogueira+06 dez 2004, 01:26QUOTE (Eduardo Nogueira @ 06 dez 2004, 01:26) Poison Lord@06 dez 2004, 00:54

o cabo amarelo é só pra medir a velociade

o controlador controla a tensão q vai pro FAN

ou seja quanto menos tensão mais devagr ele vai ....

com 12v ele funcion noo max...

Legal...então o Aerogate II não conseguiu controlar as velocidades desse fan porque??? porque ele só consegue controlar se conseguir monitorar??? se eu usar outro (ex.: Akasa Jr.) eu posso conseguiu controlar estas fans numa boa??? :wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu falei com a pessoa que me vendeu o aerogate sobre a situação, como já era cliente da loja, ela trocou o Aerogate pra mim por outras coisas que escolhi lá. Agora peguei o VANTEC Nexus NXP-205-BK (VEJA). Deve chegar até o dia 08/12. Vamos ver né!!! O que acham dele??? :D

Obs.: Não peguei o VANTEC Nexus NXP-201-BK (VEJA) porque não me sobrou nenhuma baia disponível além de uma de 3,5". :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!