Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Servidor de Hospedagem de Sites


Änarki

Posts recomendados

Sempre quis saber como é um servidor de sites... :huh:

Quais PC´s essas empresas de hospedagem usam? Pode ser qualquer pc doméstico? O link, como funciona? Vejo em algumas empresas que dizem "temos um link de 1gb/s com a Embratel"... Como funciona isso? A conexão de 1gb/s vem pelo fio de telefone comum? como um super speedy?

Alguém tem um esquema de hardware para demonstrar?

Desculpe a ignorância... :blink:

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Änarki@01 dez 2004, 18:41

Sempre quis saber como é um servidor de sites... :huh:

Quais PC´s essas empresas de hospedagem usam? Pode ser qualquer pc doméstico? O link, como funciona? Vejo em algumas empresas que dizem "temos um link de 1gb/s com a Embratel"... Como funciona isso? A conexão de 1gb/s vem pelo fio de telefone comum? como um super speedy?

Alguém tem um esquema de hardware para demonstrar?

Desculpe a ignorância... :blink:

Um abraço!

Vamos lá:

Sempre quis saber como é um servidor de sites... :huh:

Quais PC´s essas empresas de hospedagem usam? Pode ser qualquer pc doméstico?

Com um micro doméstico você pode montar um servidor WEB sem problemas, basta colocar um SO que tenha este serviço de servidor web. Os mais comuns são: Linux e Windows.

Esta é uma area bem mista, conheço empresas que utilizam pc's para uma parte do site e usam e servidores com processador RISC da Sun para outra.

Mas tudo vai depender da aplicação que você for rodar. Se você for deixar um site pequeno que não utilize Bando de Dados e tem pouco acesso, sem problemas, mas se você for montar um Comércio Eletrônico ai você vai precisa de maquinas potentes e um sistema de segurança, redundancia, armazenamento e load balance.

Para este segundo existem empresas especializadas para deixar os seus equipamentos, são os famosos Data Centers. Eles te fornecem toda a estrutura predial tais como: No Breaks, Geradores, Links redundantes, sistema contra incendio, cofres, monitoramento de seus equipamentos 24 x 7 x 365, vamos dizer da seguinte forma. Tudo vai depender de quanto tempo o seu site pode ficar fora do ar.

O link, como funciona? Vejo em algumas empresas que dizem "temos um link de 1gb/s com a Embratel"...

Depende muito, os links dedicados "puros" existem via fibra, via rádio, ("via telefone") este ultimo ultimo utiliza a estrutura da rede de telefonia, mas não é uma linha de telefone.

Quando você ve esta propaganda: "temos um link de 1gb/s com a Embratel".

Pode ser 2 alternativas:

1 - O link do seu equipamento com o equipamento do Datacenter é de 1 Gb.

2 - O Datacenter tem 1 Gb, com todos os links somados, pois um Datacenter sempre tem mais que 1 link.

Isso eu sei porque trabalhei em um Datacenter e tenho Site no mesmo onde trabalhei, neste datacenter temos os seguintes links ligados em 1 dos roteadores, como são 2 roteadores Cisco 7513.

AT&T 144 Mb

Telefonica não lembro

Intelig 144 Mb

MetroRed 144 Mb

Embratel não lembro

Entre nos sites de alguns datacenters para dar uma olhada.

Optiglobe

Diveo

Dedalus

.ComDominio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas informações!

Mais umas perguntas:

- Posso com o Speedy e um SO adeqüado fazer meu pc ser um servidor?

- Como fazer para configurar no sistema de domínio?

Tenho alguns domínios registrados na Fapesp, o que eu vou colocar nos campos de DNS Master e Slave? Necessariamente o link (no caso Speedy), tem que ter IP Fixo? Não tem como configurar com um IP Dinâmico?

- Qual SO você me recomenda? Qual Windows?

Valeu pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá:

- Posso com o Speedy e um SO adeqüado fazer meu pc ser um servidor?

Se for Speedy Business pode, senão veja os motivos:

A Telefonica informa que não é possível e nem permitido a instalação de uma rede utilizando o link do ADSL. Possível é. A Telefonica criou o Speedy Business, que nada mais é que o Speedy para rede regularizado, as únicas diferenças são:

-possibilidade contratual de utilização em rede

-conexões entrantes com as devidas portas abertas (no Speedy "Caseiro" as portas estão fechadas)

-ilimitadas conexões TCP/IP (no outro só são permitidas até 30 conexões TCP/IP simultâneas).

- Como fazer para configurar no sistema de domínio?

Primeiro você precisa ter um servidor DNS, pois é ele quem resolvera os nomes para o endereço ip e vice-versa.

Tenho alguns domínios registrados na Fapesp, o que eu vou colocar nos campos de DNS Master e Slave?

Os endereços IPs do seu servidor DNS.

Necessariamente o link (no caso Speedy), tem que ter IP Fixo? Não tem como configurar com um IP Dinâmico?

Sim é obrigatório, vou te dar um exemplo bem simples.

A FAPESP atualiza seu banco de dados de Dominios e IPs todos os dia as 05:00. Imagine a seguinte situação:

- As 05:00 se inicia o serviço de atualização da FAPESP, supomos que este serviço demore em torno de 1 hora.

- As 06:00 o seu servidor da um pau e no caso mais simples você precise reinicia-lo.

- Quando o seu servidor subir, ele estara com um novo endereço IP.

Agora te pergunto como você irá conseguir atualizar o endereço na FAPESP para que este funcione no mesmo dia se o serviço de manutenção já foi feito? Pois a sua alteração de IP somente irá vigorar as 05:00 do dia seguinte. Isso se não der outro problema.

Qual SO você me recomenda? Qual Windows?

Isso é uma coisa muito pessoal e qual você tem mais experiência. Se for o Windows e se for uma rede pequena acho que o Windows Small Busines Server 2003 lhe atende bem.

No caso do Linux a maioria deles servem. Red Hat, Conectiva, Suse, Debian, Mandrake.

[]'s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...