Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como faco para configurar o AnalogX Proxy


profleandro

Posts recomendados

Pessoal, bom dia

Como eu faco para configurar o AnalogX Proxy, exemplo, no prorprio servidor de internet não precisa configurar nada, mas nas estacoes eu tenho q configurar as portas de http, ftp, gopher e socks, quais as portas eu coloco, por favor me ajudem, isso e caso de vida ou morte...

:muro::tantan::zoio:

Professor Leandro

Microrio Informatica - Unidade Campo Grande

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo seguinte, no terminal vá em internet explorer e nas opções da internet Conexão, depois vá em conexões, configurações de lan, marque a opção usar um servidor proxy..., endereço: você coloca o endereço do servidor de Net ex: 192.168.0.1 Porta: 6588. Depois vá em avançado, desmarque a opção Usar o mesmo servidor..., e em FTP na porta, em vez de 6588 coloque 21.

Pronto você já está pronto para conectar com a net. As outras portas eu não configuro, pois o Analog X é muito fraco, para outras funções com E-mail, ICQ, MSN(Até que funciona).

Qualquer coisa tamos aí!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 2 anos depois...

Boa tarde pessoal, espero que alguém possa me ajudar.

consegui instalar e configurar normalmente o analogx para uso da internet. tenho minha máquina servidora com cerca de 5 outras máquinas conectadas na internet através dela.

Só que na hora de utilizar o MS Outlook, não funciona. não consegui achar na internet algo que fale a respeito. A não ser a parte de adicionar as configurações do email no proxy, isso eu fiz, mas mesmo assim ele não aceita.

Alguém tem alguma sugestão por favor?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que o jogos on-line não aceitam proxy para conectar e no caso de download so se você tiver fazendo donwload de FTP. Tente compartilhar internet pelo proprio windows que resolverá todos os seus problemas.

Bom...vi sua resposta e me bateu uma dúvida. Quando compartilho a internet em uma máquina que é o servidor com outra da rede, ela continua visivel em termos de compartilhamentos de arquivos, impressoras e etc?

Digo isto porque tenho um roteador wi-fi airlan 811, que estava com um modem adsl para o Velox conectado. Pois bem, cancelei o serviço e dentre as opções custo benefício optei pelo Tim Web Banda Larga, o qual funciona muito bem.

O problema ocorre que a rede está funcionando normalmente para compartilhar arquivos entre as máquinas, porém quando compartilho a internet ele muda o IP do servidor para 192.168.0.1, e não consigo mais acessar os arquivos dele pelas outras maquinas, nem acessar o roteador...

O que pode estar causando isso? Será necessário mesmo instalar um proxy?

valeu :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Uma orientação básica sobre como configurar os endereços IP:

"Oi Morimoto, os e-books chegaram perfeitamente. Mas lendo o e-book de rede fiquei com uma dúvida :

Tenho 4 computadores e gostaria de colocá-los em rede usando TCP/IP para inclusive poder usar jogos em rede. Não entendi direito como indico um número para a minha rede, é aleatório ? E que número eu ponho na máscara da sub-rede ? Com isso eu posso deletar o protocolo NetBEUI ?"

Oi Alexandre, pela sua pergunta, eu presumo que você pretenda ligar os 4 micros numa rede doméstica. Sendo assim é bem simples, existem algumas faixas de endereços IP que são reservados à redes domésticas, estes endereços não são utilizados na Internet, valem apenas para a sua rede local, por isso podem ser usados sem restrição.

Uma sugestão é usar o endereço 10.0.0.X, com máscara de sub-rede 255.255.255.0 (para todos os micros) onde o X pode ser um número qualquer de 1 e 254.

Para simplificar, você pode usar endereços seqüenciais, como 10.0.0.1, 10.0.0.2, 10.0.0.3 e 10.0.0.4. Eu gosto desta faixa por que é bem simples, mas como disse, é apenas uma sugestão.

Com isto, a configuração do TCP/IP fica completa, e você pode desinstalar o NetBEUI se desejar. Isso não é obrigatório, manter os dois protocolos instalados pode até ser vantajoso, caso você precise utilizar algum jogo ou programa antigo que não rode sobre TCP/IP por exemplo.

Você pode baixar o Analog-X Proxy pelo link: http://www.guiadohardware.net/download/proxyi.exe

O programa é gratuíto e pode ser usado para compartilhar a conexão com um número ilimitado de estações. Claro que você deve limitar esse número de acordo com a velocidade de conexão, mas não existe limitação por parte do programa, ao contrário de alguns proxy’s comerciais.

O proxy deve ser instalado apenas no PC com a conexão, surgirá um grupo no menu iniciar, com o atalho para inicializar o programa. Eu sugiro que você arraste o ícone para a pasta “Inicializar” para que você não precise ficar abrindo-o manualmente toda vez que ligar o micro. Ao ser aberto surgirá um ícone verde ao lado do relógio, indicando que o proxy está ativo.

gdh1

Se o ícone estiver vermelho, significa que o proxy não está funcionando. Isso costuma acontecer caso você tenha algum outro programa servidor rodando na máquina, como por exemplo um servidor de SMTP (como o ArgoSoft Mail Server), um servidor de FTP, etc. Assim como outros proxy’s, o AnalogX não custuma se entender muito bem com esses programas. Basta desativar o programa que estiver em conflito com ele e reinicializar o micro para que tudo volta à normalidade.

Com o proxy funcionando, abra a janela de configurações. Não existe muito a se configurar por aqui. você deve basicamente escolher quais protocolos devem ficar ativos, se você não for maníaco por segurança, deixe todos ativados. Se preferir, ative também o log, que será armazenado no arquivo “proxy.log”, dentro da pasta onde o Proxy foi instalado

gdh2

Nas estações, você precisará configurar os programas para acessar a Internet através do Proxy, programa por programa. Esta é a parte mais chata. Note também que alguns programas simplesmente não conseguirão acessar através do Analog-X, mesmo com configuração manual. A falha mais grave é o ICQ, apesar do AIM e o MS Messager, que usam um método de acesso mais simples funcionarem sem maiores problemas.

Outro problema grave é o acesso a e-mail via POP3. Você poderá usar Webmails, via browser, sem problema algum, mas existem várias limitações para baixar os e-mail a partir de um servidor de POP3. Vou explicar o que se pode fazer quanto a isso no final do tutorial.

Por causa das limitações, é recomendável usar o Analog-X se a ideia for basicamente navegar através do Browser. Se você realmente precisar do ICQ e de e-mail via Pop3 em todas as estações, o mais recomendável é usar um proxy com suporte a Nat, como o Wingate, ou usar o Internet Conection Sharing do Windows.

Voltando à configuração nas estações, comece configurando o Browser. No IE 5, clique em Ferramentas > Opções da Internet > Conexões > Configurações da Lan

Marque a opção “Usar um servidor Proxy” e clique em “Avançado”. Nos campos coloque o endereço IP do micro que está com a conexão, como por exemplo “10.0.0.1” e a porta a serr usada para cada protocolo. As portas usadas pelo Analog-X são as seguintes:

HTTP: porta 6588

HTTP Seguro: porta 6588

SOCKS: porta 1080

FTP: porta 21

NNTP (news): porta 119

POP3: porta 110

SMTP: porta 25

gdh3

Deixe o campo “Gopher” em branco, pois o Analog-X não suporta este protocolo. O Gopher é um protocolo para buscas de arquivos, mas muito pouco usado atualmente. Creio que por isso o criador do Proxy nem se preocupou em adicionar suporte a ele.

Terminada a configuração, você já deve ser capaz de navegar normalmente através do Browser.

Se estiver usando o Opera 5, clique em File > Preferences > Connections > Proxy Servers. Surgirá uma janela parecida com a do IE. A configuração dos endereços é a mesma.

No Netscape clique em Edit > Preferences > Advanced > Proxys > Manual Proxy Configuration > View

Estas configurações valem caso você prefira usar outro proxy qualquer, que também exija configuração manual nas estações. Basta verificar quais são as portas usadas pelo proxy para cada protocolo. Outro comentário importante é que ao contrário do ICS do Windows, o Analog-X pode ser usado para compartilhar a conexão com estações rodando outros sistemas operacionais, Linux, Free BSD, Mas OS, etc. sem problemas. Basta configurar a rede e configurar o browser para acessar através do proxy.

Para que outros programas possam acessar a Internet, novamente você deverá procurar nas configurações do programa a opção de acessar via proxy e configurar a porta. No FlashFXP (cliente de FTP) por exemplo, a configuração do proxy fica em: Options > Preferences > Proxy Firewall Ident. Na janela de configuração a opção “Proxy Server” fica como “Open (Host:Port)”. No Babylon entre em Configuração > Conexão. Estes são apenas dois exemplos, o chato é que você precisará fazer o mesmo em todos os programas que forem acessar a Internet, em todas as estações.

Terminando a configuração, vem a parte mais complicada que é configurar o recebimento de e-mails via POP3. Como disse, você poderá acessar Webmails sem problema algum, já que eles são acessados pelo Browser.

No servidor, abra a janela de configuração do Analog-X e clique em “configure e-mail alia’s”. Clique em “add”.

Preencha os campos com o endereço de e-mail que será acessado e os servidores POP3 e SMTP:

gdh4

Nas estações, abra o programa de e-mail e nos campos dos servidores POP e SMTP, coloque o endereço IP do servidor, 10.0.0.1 por exemplo. A estação enviará o pedido ao proxy que se encarregará de baixar os e-mails nos endereços indicados nos alias. Você pode adicionar mais de um alias, mas existe uma limitação quanto a isso que é o fato de não ser possível acessar duas contas de e-mail, como o mesmo login em servidores diferentes. Por exemplo, você pode acessar as contas [email protected] e voce@seuprovedor.com.br, mas não poderá acessar voce@seuprovedor.com.br e voce@outroprovedor.com.br, a menos que fique toda hora mudando o alias no servidor. O Analog-X é bem deficitário nesse aspecto.

Comparado com outros proxys, a configuração do Analog-X é bastante simples e ele tem a grande vantagem de ser gratuíto. Porém, o programa também tem suas limitações. Ele pode ser quase ideal para alguns usuários e ser inusável para outros, depende do que você precisar usar através da rede e do que esperar do programa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...