Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com o teclado


Visitante

Posts recomendados

Acabei de instalar o kurumin, mas não consegui configurar o teclado...

Meu teclado n~ao é ABNT2, é padr~ao (já viram meu problema né...)

'a'a'a

`a~a~a

não acentua direito...

q q eu fa'co????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou usuário do kurumin (ecaaa), mas estou mandando a dica como funciona para o slackware... deve ser parecido para o kurumin:

Console

Para adicionar suporte a acentos no console, defina os seguintes arquivos em rc.d:

rc.keymap:

   loadkeys /usr/share/kbd/keymaps/i386/qwerty/us-acentos.map.gz

rc.font:

   setfont -v lat1-16.psfu.gz

De forma similar, para configurar um teclado ABNT basta alterar o keymap.

Lembre-se de que os scripts devem ser executáveis:

   chmod +x rc.font ; chmod +x rc.keymap

X Window

No X Window, a forma mais simples de configuração é o xf86config.

Na opção de teclado, se o seu teclado for internacional, escolha a opção 4 (Generic 105 keys (Intl)), e em seguida a opção 3 (English w/ deadkeys).

No Slackware 8.1 há uma falha no arquivo us_intl, por isso pode ser preciso adicionar algumas vírgulas que estão faltando após as chaves (é fácil perceber se este for o caso), na Alphanumeric section.

Para internacionalizar completamente os programas é preciso definir a variável LC_ALL no profile como pt_BR:

   export LC_ALL=pt_BR

   export LESSCHARSET=latin1

Lembrando que para isto é preciso ter devidamente instalado o suporte i18n (glibc) no Slackware.

Outros

No Pine (.pinerc):

character-set=ISO-8859-1

Teclado

O arquivo que pode ser editado para configuração do teclado é o Xmodmap (/etc/X11/xinit/.Xmodmap ou xmodmap -e "keycode 117 = Menu" por exemplo).

Por exemplo, uma forma de configurar a 'flag key' (a tecla do Windows). Adicione ao arquivo ~/.Xmodmaps:

 keycode 115 = Meta_L

 add mod4 = Meta_L

 keycode 116 = Meta_R

 add mod4 =Meta_R

 

Em seguida, adicione ao xmodmap: # xmodmap .Xmodmap

Para associar as teclas com alguma função no X há o software XBindKeys, independente de ambiente/window manager.

Para criar hotkeys em modo console também é bastante simples.

Vamos supor que queremos executar startx ao pressionar a tecla F1. Para isto crie o arquivo .inputrc em seu home (se ainda não existir), e inclua o comando:

"\e[[A":"startx\C-M"

A primeira sequência representa a tecla F1, e a segunda o comando startx, seguido pela sequência referente ao enter.

[]'z

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!