Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rede para som ambiente


FrooK

Posts recomendados

:palmas: Fala Pessoal !

Gostaria que vocês dessem uma olhada na minha ideia e ver se há algum problema. O plano é o seguine :

__O objetivo é ligar somente dois computadores em rede, sendo que o primeiro micro seria uma solução para distribuição de som ambiente, equipado com uma placa de som com 5 saídas estéreo de áudio, acessando as músicas no segundo PC. Fiz algumas contas e cheguei a conclusão que cada faixa de música, na qualidade de cd, oucuparia aproximadamente 1,17 mbits/s da banda ( rede de 100 mbits/s ) e 5,83 mbits se os 5 canais demandassem por arquivos diferentes. Para chegar a esses números tomei que um cd de 700 MB grava 80 min de música, então cada faixa wav, cda sem compressão, seria decodificada à 0,146 MByes/s ( 700 MB / 4800 s ) e consequentemente 1,17 mbits/s ( 0,146 Mbytes X 8 bits ).

__Como os dois micros estão em dois pavimentos diferentes, precisarei de mais ou menos 30 metros de cabo trançado. A ideia é colocar plugues RJ-45 fêmeas com espelhos próximo a cada micro com o cabo passando pela parede sem cross, no padrão 568B, e no micro que receberá os dados usar uma extensão com cabo cross-over.

__Um útimo detalhe é compartilhar a conexão à cabo do micro servidor para que eu possa tocar também streams da internet, acredito que com duas placas de rede no PC que transmite o sinal da net e uma no que recebe é possível o compartilhamento, certo ?

:joia: Qualquer correção ou sugestão bem-vinda, pois nunca montei um sistema de rede antes.

Um abraço pra todos do Fórum !

%7Boption%7Dhttp://www.digimer.com.br/images/gd/81.png' border='0' alt='' />

Exemplo de tomada que pretendo usar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com relação à rede, as tomadas que você quer usar são de qualidade duvidosa... e não vão funcionar a 100Mbps... No máximo, e com sorte, vão rodar a 10Mbps. Procure por tomadas de maior qualidade e preferivelmente certificadas para CAT5E... Furukawa, AMP, Ortronics, Systimax, Panduit...

Será que não era mais fácil instalar um CD na segunda máquina ? - E talvez mais barato, até?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro colega, você não pode esquecer que os cabos cross-over devem ser de um lado padrão 568a e do outro 568b, outra coisa ja que vocêirá usar um lance de cabo de femea a femea, eu não sei se funcionária pois você terá dois cabos cross-over um em cada lado.

acho que deveria para este caso fazer a conexão crosss-over neste cabo que ira ficar na parede e deixar os cabo que ira nos micros normal.

Gilmar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ziponi

Com relação à rede, as tomadas que você quer usar são de qualidade duvidosa... e não vão funcionar a 100Mbps... No máximo, e com sorte, vão rodar a 10Mbps. Procure por tomadas de maior qualidade e preferivelmente certificadas para CAT5E... Furukawa, AMP, Ortronics, Systimax, Panduit...

netadmin

indico para que você invista em tomadas Furukawa, não economize em partes importantes do projeto

Obrigado pela dica das tomadas pessoal, realmente não conhecia boas marcas na área, nem que tomadas de má qualidade poderiam reduzir tão drasticamente a banda de rede.

ziponi

Será que não era mais fácil instalar um CD na segunda máquina ? - E talvez mais barato, até?

Não sei se você entendeu direito, o primeiro pc terá as saidas de audio, e ficará no primeiro andar. O segundo, no segundo pavimento, só terá as músicas no HD e estará conectado à internet, que eu tb pretendo compartilhar com o primeiro. aí a necessidade da rede.

gilmar_santo

Caro colega, você não pode esquecer que os cabos cross-over devem ser de um lado padrão 568a e do outro 568b, outra coisa ja que você irá usar um lance de cabo de femea a femea, eu não sei se funcionária pois você terá dois cabos cross-over um em cada lado.

acho que deveria para este caso fazer a conexão crosss-over neste cabo que ira ficar na parede e deixar os cabo que ira nos micros normal.

Valeu pela observação, Gilmar. É que quando eu li sobre os dois padrões vi que o 568b tb transmitia voz e optei por este. Mas não percebi que o b era o "cross" do 568a. Achei que eram padrões distintos.

Agora vou colocar a parede ( com as saidas fêmeas em cada andar ) no padrão 568a e utilizar um cabo 568a-568a para ligar o segundo pc ( servidor de arquivos ) na tomada, e usar um 568a-568b para plugar no primeiro pc, que irá tocar as músicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se você entendeu direito, o primeiro pc terá as saidas de audio, e ficará no primeiro andar. O segundo, no segundo pavimento, só terá as músicas no HD e estará conectado à internet, que eu tb pretendo compartilhar com o primeiro. aí a necessidade da rede.

Realmente não estava claro (pra mim...)

você vai transmitir os arquivos (MP3 ou qualquer outro) pela rede...

Valeu pela observação, Gilmar. É que quando eu li sobre os dois padrões vi que o 568b tb transmitia voz e optei por este. Mas não percebi que o b era o "cross" do 568a. Achei que eram padrões distintos.

Agora vou colocar a parede ( com as saidas fêmeas em cada andar ) no padrão 568a e utilizar um cabo 568a-568a para ligar o segundo pc ( servidor de arquivos ) na tomada, e usar um 568a-568b para plugar no primeiro pc, que irá tocar as músicas.

na verdade, 568a e 568b a que você está se referindo são somente padrões de conexão... sequencia de (cores de ) cabos a ser usada na hora de crimpar os cabos. Ambos permitem a mesma performance.

Com relação à conexão, o esquema que você descreveu está perfeito.

Boa sorte e poste o resultado depois...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ziponi

Realmente não estava claro (pra mim...)

você vai transmitir os arquivos (MP3 ou qualquer outro) pela rede...

FrooK

no segundo pavimento, só terá as músicas no HD e estará conectado à internet, que eu tb pretendo compartilhar com o primeiro. aí a necessidade da rede.

as músicas irão ficar em uma estação e serão reproduzidos por outra por isso o Frook esta conectando os pcs em rede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...