Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Seventeam 350W com Problema?


DiN TeRiN BeBiN

Posts recomendados

E ai Galera beleza... B)

O problema é o seguite.: Comprei uma fonte seventeam 350W (faz três meses) , e instalei na minha antiga placa mãe uma ECS K7SEM. <_<

Procurei no forum como fazia pra ligar aquele conector de controle de fan.... Bom liguei ele na placa mãe onde eu ligava uma ventoinha antigamente pra poder monitorar a veloc. da ventoinha da fonte.....

Mais do nada o conector parou de monitorar a rotação, gostaria de sabe o que pode ter acontecido aí..... Ainda não testei na minha nova placa (vide assinatura)

mas tem uma impressão que não vai funcionar.... Alguem sabe o que pode ter acontecido.... tem alguma solução pra o problema???

OBrigado pela dicas e pelas Atenção de Todos :-BEER

Valeu Galera... :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Galera

Tem algo mais ai!!!!

Acabei de fechar a minha 7T400Wap e removi a plaquinha onde é conectado o fan e de onde também partem aqueles 2 fios, o branco e o preto.

Removi o sensor de temperatura e coloquei um resistor de 2k5 em seu lugar. Com isso, o RPM do fan aumentou....a tensão saiu de 7.xV e foi para 8.xV com o resistor.

Liguei a fonte e conectando somente o fio branco, que é o sensor e nada mudou! Percebi que ao ligar o PC pela primeira vez, a rpm até que é registada pela placa-mãe, mas não dura nem 5 segundos e já passa a indicar 0 rpm....

Fiz alguns testes e pelo que percebi, alguma coisa tá endoidado os demais sensores da placa-mãe. Vejam o relato.

No conector do chassi fan, uso o fan da PV e este gira a alta rotação....trocando por outro fan que gira a 5500 rpm(auxiliar da PV), a indicação passa a marcar somente 2xxx rpm! E vejam que nesta situação, o conector de rotação da fonte(aquele) está desconectado, ou seja, ele nada poderia interferir nessa medição!

Neste momento, executei o USDM para monitorar a rotação e o alarme de rpm disparou! Ainda à pouco, quando fechei o PC, a rotação nãe era a mesma....e tenho acompanhado as temperaturas para observar se as alterações de rpm são provocadas por mudanças de temperaturas, e não parece haver correlação!

Definitivamente, alguma coisa na alimentação da placa-mãe pela 7T tá fazendo os sensores trabalharem erroneamente.

Também percebi que no ATX20, junto aos 3 fios laranja de 3.3V, existe um fio extra de cor marrom, que não tem a mesma origem dos demais! Como o local onde esse fio é soldado na placa, não permite visualização fácil, fiquei com um elefante atrás da orelha!

Pergunto a quem também tem enfrentado os mesmos "problemas", se algumas das demais rpms de outros fans, sofreram mudanças de valores com a instalação da 7T?

Ainda não desisti, apenas estou dando um tempo....pros neurônios esfriarem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OPa Meiraneto Valeu pela sua Explicação e pelo esforço de resolver o problema...

Bom a minha esse é minha primeira fonte com a minha novinha "AN7". Não pude observar os resulatos com outras fontes.

vou ve se ligo novamente o controlador de rotação na placa mãe. Vou ver no que dá e se quando aumenta a temp. se o rotação é marcada.

O estranho disso tudo é quando eu comprei ela e a utilizava no meu pc antigo monitorava frequentemente sua rotação e a variação das tensão pelo programa SPEED FAN. Cheguei a utiliza-lá durante duas semanas com a rotação lá legalzinha....

Até que um certo dia liguei o PC e 0 rpm.... tomei um grande susto pensandu que a ventoinha tinha travado ou pifadu. Mais não a partir dai nunca mais marcou o RPM.

Valeu aí Galera Mesmo pela Dicas de Todos Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pergunto a quem também tem enfrentado os mesmos "problemas", se algumas das demais rpms de outros fans, sofreram mudanças de valores com a instalação da 7T?

Meiraneto, na minha Asus P3B-F, por enquanto só a rotação da ST está "excêntrica" (indo para zero, quando está abaixo de 1300 rpm). A ventoinha da CPU e uma "merrequinha" da frente do gabinete continuam marcando normal :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pois é, preciso confirmar se realmente é devido a baixa rotação desse fan!

Não tô aceitando sem investigar.....ops!

Acabo de confirmar!!!!!!

Fiz o seguinte: Com o controle de rotação do fan da CPU, baixei a rotação para algo em torno de 1150 rpm....e nesses valores, a marcação caia para 0 rpm.....subindo lentamente, o sensor acordava normalmente.

Portanto, como o fan de 12cm da Seventeam, realmente gira em torno dessa rotação, a indicação cai para 0 rpm. Isto agora é fato comprovado! Pelo menos, pra mim, que ainda desconfiava.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...