Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FreeBSB - Tópico Oficial


leandrolrs

Posts recomendados

Leandro qual e sua placa de som ?

Sim o NetBSD e o mais rápido.

NetBSD usa xfree4.4, mais se quiser da para usar xorg .

######### Kobal, explica melhor essa quebra de pacotes que você falou, não entendi, não tive problemas ainda, costumo utilizar o ports para instalar, via .tbz acho meio sem graça, não fica com mesmo desempenho do que pelo ports.

Da quebra nas compilacoes.

slas.giagia , testa o NetBSD pra min e o melhor deles.

Aqui um guia.

http://www.mclink.it/personal/MG2508/nbsdbra/netbsd.html

No cd minimo do NetBSD vem o sistema básico, e o xfree, recemendo usar a shell ksh, pois ele e mais fácil.

##### Sei pouco sobre DragonFly, sei que ele da ênfase a SMP (coisa que não funciona muito bem nos BSDs) e é derivado do FreeBSD.

Pelo que sei o DragonFly, o foco dele e continuar o FreeBSD 4, pois o FreeBSD 5 desagradou que não gosta de mundacas. O SMP do FreeBSD e o melhor dos BSD.

PS: Meu teclado esta desconfigurado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kobal + pelo que andei lendo, o SMP do FreeBSD deixa muito a desejar, estava até lento uma entrevista com um dos caras do Core Team e ele mesmo falava que ainda tem muito a melhorar nessa parte. Pelo que me parece tb não suporta um grande número de processadores.

"Mais isso não faz mau, eu só tenho 1 processador.... rs*"

Sobre o SMP do DragonFly estava lendo novamente a entrevista e realmente me confundi, o que ocorre é que eles tem um novo trabalho que está sendo iniciado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

slas.giagia realmente é complicado te responder isso, é que winmodem até no linux que suporta uma maior quantidade de hardwares fica meio complicado, me recordo que foi uma briga para o Intel 537 ser suportado no kernel 2.6 (demorou para disponibilizarem os drivers (source)), eu tenho um desses e está na gaveta junto com um HSP e um Speedtouch 330 USB, + faz um teste ai e posta para a gente ver no que deu :joia:

BSD tem emulação binária para aplicações linux mais não sei se no caso de um driver (modem) isso funcione.

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha o que eu achei

Chamamos estes programas de daemons. Daemons são personagens da mitologia Grega; não são bons, nem maus, eram apenas espíritos assistentes que, na maior parte do tempo, realizavam tarefas úteis para a humanidade. É por isso que o mascote do BSD, há um bom tempo, é aquele daemon simpático que usa tênis e carrega um tridente.

taí um bom motivo pra ele usar tênis :P

achei aqui http://www.openit.com.br/freebsd-hb/basics-daemons.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kobal estava me esquecendo minha placa de som é onboard a que vem na A7N8X-X (Nvidia MCP2), no linux usava o módulo da intel para ela funcionar no Free o módulo é snd_ich no Open é auich acho que o auich do Net deve funcionar mais com esse módulo está constando apenas os Intel i82801AA, i82801AB, i82801BA, and i82440MX audio (auich(4)) apensar desse Intel ser compátivel como o Nvidia não está na lista nem testei :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Kobal@20 de julho de 2005, 16:52

Opa, aqui no Brasil e conhecido com o nome de Exu, sarava meu pai, huhuhu  :bandeira:

na realidade, o capetinha não tem nome, os criadores dele não deram nenhum nime pra ele, esse "apelidos" foram criados por pessoas de fora, mas os criadores não se incomodam, só não tem um nome oficial

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Redirecionando portas TCP/UDP no FreeBSD

Existem várias formas de se redirecionar conexões no FreeBSD, neste tutorial vou citar 3 formas de redirecionar portas de um servidor para outro sem ser pelo firewall (ipfw).

1- Através da configuração de NAT

Se você estiver usando NAT no servidor que vai receber a conexão à ser desviada, você utiliza-lo para redirecionar uma porta. Se você não tiver um arquivo separado com os parametros do comando natd, crie um para ficar mais organizado, faça o seguinte:

Edite seu /etc/rc.conf e insira a seguinte linha:

natd_flags="-l -f /etc/natd.conf"

Depois crie um arquivo /etc/natd.conf com as seguintes linhas:

interface ed0

dynamic yes

same_ports yes

use_sockets yes

redirect_port tcp 192.168.0.1:80 200.80.90.100:8080

redirect_port tcp 192.168.0.1:4070 200.80.90.100:4070

Onde “ed0” é a sua interface de NAT.

As duas últimas linhas são as configurações de redirecionamento, veja que você pode redirecionar para portas diferentes e protocolos diferentes. A sintaxe da linha é a seguinte:

redirect_port [tcp/udp] IpdeDESTINO:PORTA IPQUERECEBEUREQUISIÇÃO:PORTA

2- Através do programa socket utilizando o inetd

Você também pode redirecionar conexões TCP utilizando o program socket que roda no inetd. Você deve instalar esse pacote no FreeBSD através dos ports ou no site do FreeBSD.

A sintaxe de utilização do socket é a seguinte:

TIPODECONEXÃO stream tcp nowait root /usr/local/bin/socket socket IPdeDESTINO

TIPODECONEXÃO

Exemplo: ftp stream tcp nowait root /usr/local/bin/socket socket 192.168.0.1 ftp

Basta colocar essa linha no seu inetd e reinicia-lo, pronto, as conexões serão redirecionadas para seu outro servidor

3- Através do programa redir

Outra opção para redirecionar conexões TCP é utilizando o programa redir que tem que ser instalado no seu FreeBSD, você pode utilizar os ports ou através do site do FreeBSD.

A sintaxe de utilização do redir é a seguinte:

/usr/local/bin/redir --lport=25 --cport=25 --caddr=192.168.0.1 &

Onde "--lport=25" é a porta local, "--cport=25" é a porta de destino e “--caddr=192.168.0.1” é o IP de destino, você ainda pode especificar o redirecionamento para portas diferentes, consulte o man do comando redir (man redir).

Coloque essa linha no seu arquivo de inicialização do FreeBSD (/etc/rc.local)

Espero ter ajudado!

Material retirado do site http://www.linuxbsd.com.br/phpLinuxBSD/mod...dir_freebsd.htm criado por [email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Configurando idioma Português (Brasil) para o seu Gerenciador Gráfico no FreeBSD

Editar o arquivo ~/.profile e acrescentar as seguintes linhas.

export LC_ALL=pt_BR

export LANG=pt_BR

export LC_CTYPE=ISO-8859-1

export LESSCHARSET=latin1

Note que as alterações só serão efetivadas após efetuar logoff.

Ps. "Não" é recomendando adicionar essa configuração no /etc/profile, mais informações no Handbook

Links relacionados...

http://www.urisan.tche.br/~casantos/Portuguese-HOWTO.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Iniciando o GDM automaticamente ao carregar o FreeBSD

Editar o arquivo /etc/rc.conf e adicionar a seguinte linha.

gdm_enable="YES"

Para personalizar seu GDM utilizando temas, etc... utilize o comando gdmsetup como root.

Note que essa configuração só é valida se o GDM foi instalado através do ports.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por leandrolrs@20 de julho de 2005, 16:14

slas.giagia realmente é complicado te responder isso, é que winmodem até no linux que suporta uma maior quantidade de hardwares fica meio complicado, me recordo que foi uma briga para o Intel 537 ser suportado no kernel 2.6 (demorou para disponibilizarem os drivers (source)), eu tenho um desses e está na gaveta junto com um HSP e um Speedtouch 330 USB, + faz um teste ai e posta para a gente ver no que deu  :joia:

BSD tem emulação binária para aplicações linux mais não sei se no caso de um driver (modem) isso funcione.

:joia:

Estou utilizando um SpeedTouch 330 USB (vermelho) com o FreeBSD 5.4-STABLE (Speedy pppoe) - Acho que já dá pra você testar ele hehehe

[ ]'s

Alecsandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Acho que o BSD vai ganhar força, estava vagando pela net e li esta notícia, muito interessante :devil: .

http://www.guiadohardware.net/noticias/2005-08/#43021c10

Uma galera ai está desenvolvendo um DesktopBSD, baseado no FreeBSD ele vem com algumas facilidades para que o usuário comum também possa utilizar, agora sim o BSD vai se tornar bastante popular. :joia:

O negócio é não deixar acontecer igual o Linux, a galera perdeu o controle e a cada segunda-feira é lançada uma nova distro :chicote: .

O BSD tem que ficar igual tá, um "pé duro" que é o tal do NetBSD um mais ou menos que se não me engano é o FreeBSD, o OpenBSD eu á não sei qual é o foco, mas esse novo DesktopBSD tendo foco nos usuário comuns já é mais que o suficiente.

a página do DesktopBSD é http://desktopbsd.sourceforge.net/

O negócio é não deixar acontecer igual o Linux, a galera perdeu o controle e a cada segunda-feira é lançada uma nova distro :chicote:

Não que eu tenha algo contra isso, longe de mim, mas realmente são criadas muitas distro, eu só tenho o Linux em casa, nunca usei um BSD, mas assim que tiver uma oportunidade quero instalar ele pra ver como é, gosto muito do meu slackware, estou muito satisfeito, mas alguém ai sabe ao certo quantas distros linux existem hoje (18/08/2005 :P )?

P.S: Quem disse que era impossível agradar a gregos e troianos? :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • mês depois...
Postado Originalmente por slas.giagia@17 de agosto de 2005, 11:51

(...) alguém ai sabe ao certo quantas distros linux existem hoje (18/08/2005)?

esta referencia (http://distrowatch.com/stats.php) tem 386 distros em seu banco de dados...

Linux Distributions - Facts and Figures

Last Update: Sunday 6 November 2005 00:21 GMT

• AbulÉdu • Adamantix • ADIOS • Admelix • Alinex • aLinux • ALT • amaroK Live • Amber • Annvix • AnNyung • ANTEMIUM • APODIO • Arabian • Arch • Archie • Ark • AsianLinux • Asianux • ASLinux • ASPLinux • Astaro • Asterisk@Home • Athene • ATmission • Auditor • Aurora • Aurox • AUSTRUMI • Hubworx • B2D • Bayanihan • BeatrIX • BeleniX • Berry • BIG LINUX • BioBrew • Bioknoppix • blackPanther • BLAG • Blin • Buffalo • Caixa Mágica • cAos • Càtix • CCux • CDlinux • Censornet • CentOS • ClarkConnect • Clusterix • clusterKNOPPIX • Condorux • Cosix • Coyote • CRUX • Damn Small • Danix • DARKSTAR • DeadCD • Debian • Deep-Water • Defender • DeLi • AGNULA • DesktopBSD • Devil • Dizinha • DNALinux • DragonFly • P!tux • dyne:bolic • Eadem • Edubuntu • eduKnoppix • EduLinux • Ehad • eLearnix • Elive • ELX • EnGarde • ERPOSS • ESware • Evinux • EzPlanet One • FAMELIX • Feather • Featherweight • Fedora • Fermi • Finnix • Flash • Flonix • Foresight • FoRK • FoX Desktop • FreeBSD • Freedows • Freeduc • Freeduc-Sup • FreeSBIE • Frenzy • Frugalware • FTOSX • GeeXboX • Gelecek • GenieOS • Gentoo • GentooTH • Gentoox • GEOLivre • Gibraltar • Ging • GNIX • Gnoppix • GNUstep • GobLinX • GoboLinux • grml • Guadalinex • GuLIC-BSD • h3knix • Haansoft • Hakin9 • Hancom • Helix • Hikarunix • Hiweed • HKLPG • Holon • Honeywall • iBox • IDMS • Ignalum • Impi • IndLinux • INSERT • IPCop • ISlack • JoLinux • Julex • K12LTSP • Kaella • Kalango • KANOTIX • Kate OS • K-DEMar • Kinneret • Klax • kmLinux • knopILS • Knoppel • Knopperdisk • KNOPPIX • Knoppix 64 • KnoppiXMAME • Knoppix STD • KnoppMyth • KnoSciences • Komodo • Kororaa • Kubuntu • Kurumin • L.A.S • LFS • LG3D • Libranet • LIIS • Linare • Lineox • LinEspa • gnuLinEx • LinnexOS • Linpus • Linspire • LinuxConsole • Linux-EduCD • LINUXO • Linux+ Live • LinuxTLE • Litrix • LiveCD Router • LiVux • LLGP • LliureX • LNX-BBC • Loco • Lormalinux • Luit • Lunar • Magic • Mandriva • MAX • Mayix • MCNLive • Media Lab • Mediainlinux • MEPIS • Miracle • MirOS • Mockup • MoLinux • Momonga • Monoppix • m0n0wall • Morphix • MoviX • Munjoy • Muriqui • Murix • Musix • Mutagenix • Myah OS • myLinux • Nasgaïa • Nature's • Navyn OS • NetBSD • Netwosix • Niigata • Nitix • Nonux • Novell • NST • NuxOne • Hedinux • Omoikane • Onebase • O-Net • OpenBSD • Co-Create • OpenLab • OpenLX • OpenNA • Openwall • Oralux • Overclockix • PaiPix • ParallelKnoppix • Pardus • Parsix • PC-BSD • PCLinuxOS • Peachtree • Penguin Sleuth • Pentoo • Pequelin • pfSense • Phaeronix • Phayoune • PHLAK • Pie Box • Pilot • Pingo • Pingwinek • Plamo • PLD • pocketlinux • Poseidon • Progeny • Project dEv • PUD • Puppy • QiLinux • Quantian • Rays • Red Flag • Red Hat • redWall • Resala • RIP • ROCK • Rocks Cluster • ROOT • ROSLIMS • rPath • Linux4all • RR4/RR64 • Rubix • Heretix • RUNT • Salvare • SAM • Santa Fe • SchilliX • Scientific • Securepoint • Sentry Firewall • Shabdix • Skolelinux • Slackintosh • Slackware • Slamd64 • SLAX • Slix • Slo-Tech • SLYNUX • SME Server • SmoothWall • SNAPPIX • Snøfrix • SoL • Solaris • Sorcerer • Source Mage • SquiggleOS • StartCom • stresslinux • STUX • STX • SuliX • SUSE • Symphony OS • SystemRescue • T2 • TA • Tablix • estão • Taprobane • Thinstation • Tilix • tinysofa • Troppix • Trustix • TumiX • TupiServer • Turbolinux • Turkix • Ubuntu • Ufficio Zero • UHU-Linux • Ultima • Underground • Ututo • Vector • VLOS • Vine • VNLinux • Voltalinux • White Box • WHAX • WIENUX • Wolvix • WOMP! • WOW • Xandros • Xarnoppix • X-evian • Xfld • X/OS • Xteam • Yellow Dog • Yoper • YES • Zen • Zenwalk • ZerahStar • ZoneCD

Introduction: explanations and assumptions

Despite its appearance, DistroWatch is hardly an exhaustive list of Linux distributions. Due to lack of time and other priorities, the following categories are presently excluded from these pages:

- floppy-based distribution,

- embedded distributions (e.g. Midori Linux),

- distributions running from Windows partitions (e.g. Phat Linux, Topologi Linux).

Currently, there are a total of 386 Linux distributions and 9 BSD distributions in the database. Of these distributions, 50 have been officially discontinued, or the distribution's web site (or product information) simply disappeared, or became inactive (i.e haven't released a new version in over 2 years and their web sites don't give indication of work in progress). These are: Aleader, Antomic, Ares, Beehive, Blue, Blue Point, BYO, Caldera/SCO, Corel, DemoLinux, Dynasoft, Eagle, Eridani, EvilEntity, Happy, HP Secure, Immunix, JAMD, JBLinux, Kondara, LASER5, LGIS, LinuxInstall.org, LinuxPPC, LRs, Luminux, Madeinlinux, Merdeka, MUMi, Neat, N-ix, OEone, Polar Bear, Red Office, Shabdix, Slackintosh, SmartPeer, Spectra, Stampede, Storm, SuperRescue, TrX, United, uOS, Virtual, Virux, Voodoo, WinBi and Zeus). These distributions will not be included in the statistics that follow. That gives us a total of 345 Linux and BSD distributions for which facts and figures have been compiled.

If you find any inaccuracies, please report them. I am still working on some scripts to keep this page constantly up-to-date so that it is a useful resource and reference. Also, if you have any further ideas for analysing other aspects of Linux distributions, I'd be happy to hear them and consider them for inclusion.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Beleza pessoal :joia:

Instalei em casa o FreeBSD 6.0 porém tenho problemas antes, durante e depois a instalação. As vezes trava antes mesmo de começar a instalação, as vezes trava durante e as vezes depois que eu instalo e depois de algum tempo utilizando o sistema ele trava.

Dei uma analisada utilizado o dmesg para verificar os itens carregados ao iniciar o sistema, cheguei a recompilar o kernel tirando tudo desnecessário, já cheguei também a iniciar o sistema em safe-mode, também sem o ACPI mais ocorre o mesmo problema.

Com esse problema me lembrei de que já ocorreu algo parecido a muito tempo atrás quando estava testando o Mandrake 10, na época consegui resolver o problema mudando de distribuição para o Slackware 10.

Acredito que o problema esteja no NFORCE2 400 da placa mãe, acredito em algum tipo de incompatibilidade só que o NFORCE está na lista de hardware suportados pelo FreeBSD 6.0.

Consigo rodar o FreeBSD 5.4 sem problemas no mesmo computador.

Ps. Ao criar o CD de instalação do Free verifiquei o MD5, a mesma mídia e consigo instalar em outra máquina e funciona sem problemas.

Ps. Encontrei no site myfreebsd uma pessoa que tem o mesmo problema que eu com uma configuração de hardware muito parecida com a minha, por isso suspeito algum tipo de incompatibilidade de hardware.

Gostaria de saber se mais alguém tem esse mesmo tipo de problema com o FreeBSD 6.0. Meu hardware: ASUS A7N8X-X, Athlon XP 2600+ Barton, 512 DDR400 Samsung, 80GB Samsung ATA133, GeForce 2MX AGP.

Gostaria de cometários somente de usuários BSD...

Desde já agradeço a ajuda.

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 5 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...