Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FreeBSB - Tópico Oficial


leandrolrs

Posts recomendados

Pessoal para facilitar a pesquisa criei um índice que indica em que página desse tópico se encontra o respectivo assunto.

DragonFlyBSD

- Nenhum

FreeBSD

- Configurando bootsplash no FreeBSD - Página 2

- Atualizando FreeBSD a partir do código fonte - Página 2

- Autenticação e Compartilhamento de Arquivos para clientes Windows utilizando Samba no FreeBSD - Página 2

- Atualizando ports no FreeBSD - Página 2

- Desativando o Beastie do menu de boot do FreeBSD - Página 3

- Redirecionando portas TCP/UDP no FreeBSD - Página 4

- Configurando idioma Português (Brasil) para o seu Gerenciador Gráfico no FreeBSD - Página 4

- Iniciando o GDM automaticamente ao carregar o FreeBSD - Página 5

- Instalando Cacti no FreeBSD - Página 6

NetBSD

- Nenhum

OpenBSD

- Configurando interface gráfica no OpenBSD - Página 2

- Redundância de Firewall com pfsync e CARP - Página 3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kobal, se não me engano os .tgz do OpenBSD não rolam não no slack, mais deve ter algum programa por ai que converte eles, tipo o esquema de converter .rpm ou .deb em .tgz e por ai vai

Baixando o source e compilando na mão creio que funcione sem problemas :rolleyes:

Ps. Kobal, você ainda tá usando BSD ?

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kobal sabe se tem como carregar a interface tap recompilando ou setando no boot para ser carregada ou o OpenBSD não tem suporte a essa interface ?

Outra coisa, baixei um unico kernel genérico chamado "bsd", e a algum tempo atrás eu vi você postar que o kernel do BSD era todo distribuido, como posso explicar, ummm várias partes, ao contrário do kernel do linux que é unificado, então gostaria de saber como rola essa parada do kernel ser em vários blocos ?

Ps. Achei estranho porque baixei só esse kernel com o nome "bsd", não tinha outros de complemento para baixar no site oficial do OpenBSD :(

T+

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso mesmo, é um arquivo só, é a arquitetura dele que é diferente.

É MicroKernel. Do Linux é Monolitico.

Procura no google sobre isso, ou pergunta a algum Professor(a) de Computação que ele te explica mais fácil.

Existe um terceiro Kernel, ExoKernel, mais acho que ainda ninguém usa, é uma ideia nova.

Olha nesse forum http://www.linuxbsd.com.br/phpLinuxBSD/ eu tava lendo lá têm uns cara la que usam Open.

OpenBSD, só mais leigo que Windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kobal, na época que você estava usando BSD quantos slice você criou ?

Tipo você criou um só além do swap, ...ou criou uma particão para cada, ex..

/

swap

/tmp

/var

/usr

/home

Eu estava lendo o FAQ do Open, e eles recomendam por questões de segurança criar uma partição para cada um desses que falei acima (por questões de segurança) no total parcionar 6 vezes o disco :ahh:

T+

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

leandrolrs: Ta armado ate os dentes.

Tipo eu uso essas aí mesmo, mais tudo dentro de uma primaria, pega um iso do FreeBSD, ele faz particionamento automatico, depois você so renomeia a particao com o Open, você pode criar a swap separada tb.

Pelo FreeBSD pega uma particao primaria e clica em auto defaults, ele vai criar as particoes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz assim

/

/tmp

/var

/usr

Essas 4 primeiras poe dentro de uma particao

swap

/home

Esses 2 cria outra duas primarias pra cada.

Eu tenho um disco exclusivo, fica assim.

/ /tmp /var /usr ,na primeira primaria

swap na segunda primaria

/home na terceira primaria

/arquivos no hda4 ou quarta primaria.

Igual falei antes, na primeira primaria e fácil fazer com o FreeBSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehehehee loucura heim :D

Vou refazer isso novamente, porque da primeira vez não saiu legal, ainda mais ajustar os tamanhos para cada uma e tal, tô fazendo com o CD do Open mesmo porque não tenho o Free, vou tentar na raça mesmo, mais é diferente essa parada de parcionamento, uma dúvida, você não achou que demora um pouco mais para iniciar com todas essas particões ?

Outra coisa, você usou alguma regra para fazer esse parcionamento com relação a quantidade de memória para cada uma delas ??? tipo eu fiz seguindo a documentação do Open mais o que eles recomendam é uma coisa bem genérica mesmo, tipo o mínimo dos mínimos para rodar, ai achei um arquivo lá no ftp com uma recomendação full, mais mesmo assim achei pouco, (ex. 60MB para o / ) :ahh:

Esse esquema que você postou foi o FreeBSD que configurou automaticamente ?

Não sai dos propósitos de segurança criar várias partições dentro de uma primária ou invés de criar uma para cada ?

Ps. Puts manu o Open é show de bola, para quem fala que o Slack é para usuários avançados tem que ver ele :D

Valeu Kobal pela força, estamos precisando de mais gente e tópicos sobre BSD aqui :joia:

T+

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao / ser 60 ta de bom tamanho, o que gasta mais e o /var porque ele descompacta os source ali dentro, uns 400 mb ja ta bom. A mais importe e a /usr pois e onde tudo fica instalado.

Esse esquema que você postou foi o FreeBSD que configurou automaticamente ?

Não sai dos propósitos de segurança criar várias partições dentro de uma primária ou invés de criar uma para cada ?

Sim, o FreeBSD tem um instalador muito fácil, pode usar o iso de 40 mb miniinstall pra fazer isso, ou a iso de tamanho medio, 250, ou ainda o freesbie, que e um livecd do FreeBSD.

Quanto a segurança, creio que aumenta porque o /var /tmp /usr e o / sao separados, um não invade o espaço do outro. Eles criam partiçoes logicas dentro da primaria.

Sobre o carregado do boot, ele pode ate ficar mais rápido, porque a tabela de arquivos fica mais organizada separada, como disse antes sobre invasão de espaço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai pessoal, beleza ?

Kobal sabe se da para usar o ports do Free no Open ?

Tipo o ports do Free tem o pppoa 1.2 eu tava querendo usar ele no Open porque a versão 1.3.1 do meu modem ADSL não é 100% e no ports do Open não vem, tô esperando que as atualizações dos snapshots venha com o ports mais acho que não sai para esse ano :(

Ps. Sabe se o ports do Net, roda no Free, o do Free no Open, do Open no Net e outros BSD`s e ai aleatoriamente... ?

T+

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kobal, não consegui, criei várias primárias mesmo...

Que software você usa para parcionar ? ... eu costumo usar o cfdisk, não sei se com ele da para criar uma primária e várias outras dentro dessa primária criada.

Preciso perder um tempo para testar, só que estou com dó de tirar o Open

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por PiruaLLL@19 dez 2004, 15:06

valeu

o modem deu certo, mais meu som comsegui não, vou instala ele no outro pc e vou comeca a fuça nele

beleza, to com 3 maquinas agora, hoje montei um AMD64 3500+.

Qual é sua segunda maquina ?

Que software você usa para parcionar ? ... eu costumo usar o cfdisk, não sei se com ele da para criar uma primária e várias outras dentro dessa primária criada.

Pra criar varias logicas dentro da primaria uso o cd do FreeBSD, pelo cfdisk creio que não da.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Ressuscitando esse tópico...

Kobal c tá vivo meu filho... rs* você é o cara, me conta aeee como você faz para carregar o X automaticamente quando liga o PC no NetBSD ?

Hauhauaaaaa acho que o título desse tópico está meio desatualizado agora com a versão 3.7 :rolleyes:

Ps. Sobre a parada das partições, bom fiquei um tempo com problema na minha conta no FCH e não dava para acessar dai nem te respondi mais no Open até hoje parciono tudo na mão mesmo, cheguei a testar o Free um tempo atrás e vi o parcionador dele é bem simples, muito automatizado mesmo, mais acho o esquema do Open em deixar na nossa mão, se não, não conseguimos fazer nada, essa parte mais interessante.

Ps. Tô testando o NetBSD num outro HD q tenho aqui, e queria comparar melhor ele com o Open, já que o Free achei muito automatizado (não gostei muito)

T+

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Automatico sei não.

Faz aí, echo kde >> .xinitrc , por exemplo.

Cara eu não pesquisei muito, você sabe se o netbsd têm uma ferramenta parecida com o portupgrade ?

E sobre as partições serem várias é para segurança, você pode criar uma /var /etc e pelo fstab bloquer execução de binários nelas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kobal mais dando um echo kde >> .xinitrc ele vai adicionar o kde como padrão quando eu der um startx né... estranho que até hoje nunca tinha percebido isso de querer fazer ele iniciar o X automaticamente ao ligar tipo no linux.

Acredito que o Net tenha sim algo equivalente, não um portupgrade porque isso é coisa do Free, no Open possui uma funcionalidade estilo 'portupgrade', só que poucos programas são adicionados ao ports :unsure: mais eu estava vendo que os caras recomendam fazer a instalação a partir dos pacotes e eu acho mais relax tb.

+ depois vou dar uma pesquisada melhor nisso, mais acho que o próprio portupgrade não tem não...

T+

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...