Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resistor


rikardoka

Posts recomendados

Olá pessoal....é o seguinte, tenho um amplificador de áudio, alimentado pela bateria do carro(12v), ele gera uma potência de 75Wrms por canal, vou usar por canal um alto falante de 30Wrms, gostaria de saber qual resistor usar para transformar os 75Wrms em 30Wrms, e se possível poderiam me explicar como é feito o cálculo dessa tranformação. Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A impedância entre eles são iguais, mas se eu mandar os 75Wrms para o alto falante de 30Wrms eles irão queimar, por isso queria usar resistor para baixar a potência pra 30W, será bem mais seguro, pois mesmo você utilizando a potência toda do amplificador, parte dela estaria sendo dissipada pela resistor, e o alto falante estaria recebendo o valor ideal para seu funcionamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso que você quer fazer não é uma boa ideia, mas pode funcionar, o problema vai ser a potência disipada no resistor. você não precisa mandar toda potência para os falantes, é só não aumentar todo volume.

qual a impedância dos falantes?

e qual o tamanho em polegadas?

você pode usar nesses falantes capacitores que vão bloquear os graves e assim também controlar a potência.

responda as perguntas que mando o valor dos capacitores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por wil-ton@04 dez 2004, 23:14

sim,  eletroliticos, devem ser de preferência bipolar, você acha na sta ifigenia ou em lojas de som de carro.

também pode usar comum associando dois capacitores.

sabe como fazer?

Só retificando o capacitor devido as suas propriedades de "acumular" carga vai oferecer resistencia a passagem de freqüências baixas (graves), dependendo do valor do mesmo, e não vai diminuir a potencia como o amigo perguntou, caso ele queira realmente atenuar o falante, pode se usar um circuito L-Pad.

Veja esse link L-Pad

Mais duvidas veja aqui Artigos Autosom.net ou Forum autosom

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem...

o l-pad pode ser uma solução mais correta! mas...

usar resistores enormes gerando calor pra caramba é duro!

o capacitor é largamente usado e funciona sim na pratica, você vai cortas as baixas freqüências nos falantes e diminuir a potencia aplicada, não vai diminuar a potência do amplificador mas sim a aplicada nos falantes, você pode comprovar isso medindo a tensão aplicada com um voltimetro antes e depois!

na minha opnião é mais fácil usar os capacitores mas concordo com o l-pad como solução mais "técnica"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por wil-ton@18 dez 2004, 15:16

o capacitor é largamente usado e funciona sim na pratica, você vai cortas as baixas freqüências nos falantes e diminuir a potencia aplicada, não vai diminuar a potência do amplificador mas sim a aplicada nos falantes, você pode comprovar isso medindo a tensão aplicada com um voltimetro antes e depois!

na minha opnião é mais fácil usar os capacitores mas concordo com o l-pad como solução mais "técnica"

Amigo você confundiu-se no comentário do capacitor, ele não limita potencia de forma alguma ele apenas funciona como xover passa alta de 6dB/oitava. Ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gente...

uma coisa é você aplicar uma CC sobre um resistor!!!

outra coisa é você aplicar o "som" sobre o falante

freqüência aplicada, impedância, resposta de frequência, frequência de ressonância.

tem tanta coisa pra analisar

o circuito atenuador com os resistores funciona sim e eu sei, e também sei que um capacitor não é um resistor, acredite!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

também sei que um capacitor não é um resistor, acredite!

Não afirmei que você falou que um capacitor era um resistor.

aplicar  o "som" sobre o falante

freqüência aplicada, impedância, resposta de frequência, frequência de ressonância.

tem tanta coisa pra analisar

o circuito atenuador com os resistores funciona sim e eu sei

Corretissimo.

Agora a você dizer que o capacitor vai diminuir a potencia aplicada, ah isso não vai não, dá uma revisada aí que você vai perceber o que estou dizendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo...

eu sei que você não falou isso! e não quero criar polemica!

apenas estava querendo dizer que capacitores são componentes reativos, porque reagem de forma distinta conforme a freqüência aplicada, diferente dos resistor que apresenta sempre o mesmo valor não importando-se com a freqüência. isso de maneira simples.

ou estou errado?

isso de usar capacitores é bastante usado em som de carro quando temos apenas um amplificador e falantes diferentes.

como sempre escrevi aqui a solução do atenuador com resistores é a correta para controlar a potencia, apenas não acho que seja a ideal no caso de nosso amigo porque vai gerar muito calor nos resistores e vai precisar usar resistores de fio enormes.

o uso do capacitor vai cortar o sub grave e manter assim mais controle sobre os falantes se ele não abusar do volume.

tentei ajudar escrevendo sobre uma técnica que é bastante usada e tem bom resultado.

se não concordam tudo bem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo...

eu sei que você não falou isso! e não quero criar polemica!

apenas estava querendo dizer que capacitores são componentes reativos, porque reagem de forma distinta conforme a freqüência aplicada, diferente dos resistor que apresenta sempre o mesmo valor não importando-se com a freqüência. isso de maneira simples.

ou estou errado?

Está correto, o capacitor pela suas caracteristicas, ele se "opoe" a passagem de baixas freqüências, e atua como filtro passa alta, cortando assim as baixas freqüências, no caso a freqüência de corte vai depender da impedancia, e do valor do capacitor.

Vou citar um exemplo:

Temos um falante recebendo 100w rms, com um capacitor bipolar de valor x, que está em série com o falante, que faz um corte passa alta de 100Hz a 6dB/oitava, então esse 6dB/ oitava quer dizer que multiplicando ou dividindo a freqüência por 2, teremos uma atenuação de 6dB, e como 3dB = dobro de potencia, logo 6dB= atenuação de 4*potencia, como o corte é passa alto, dividimos por 2, já que estamos analisando a atenuação das freqüências abaixo da freqüência de corte, então a 50Hz o falante em série com o capacitor estará recebendo apenas 25w, pois está com uma atenuação de 6dB/oitava.

isso de usar capacitores é bastante usado em som de carro quando temos apenas um amplificador e falantes diferentes.

Não só de capacitor, como também de indutores, no segundo caso como filtro passa baixa, em alguns sistemas de som automotivo, é efetuada uma ligação conhecida por Tri-Mode, onde é feita uma ligação usando 2 canais, ligando um woofer ou sub no bridge desses canais e o tweeter ou mid range que possui, em um dos canais, mas para que está ligação seja possiível sem danificar nenhum equipamento, é necessário o uso de filtros passivos (capacitores e indutores).

o uso do capacitor vai cortar o sub grave e manter assim mais controle sobre os falantes se ele não abusar do volume.

É aqui, que você se equivocou o amigo que abriu o tópico perguntou o que fazer para transformar 75w rms fornecidos pelo amp dele em 30w rms que o falante dele suporta, você respondeu o que fazer para diminuir os graves e não diminuir a potencia em toda freqüência de resposta o que o L-PAD faz, e o capacitor não faz Ok..

Olá pessoal....é o seguinte, tenho um amplificador de áudio, alimentado pela bateria do carro(12v), ele gera uma potência de 75Wrms por canal, vou usar por canal um alto falante de 30Wrms, gostaria de saber qual resistor usar para transformar os 75Wrms em 30Wrms, e se possível poderiam me explicar como é feito o cálculo dessa tranformação. Obrigado

Amigo dê uma lida Aqui, acho que você não vai precisar usar atenuador não, desde que seu sistema seja bem regulado pode aplicar mais potencia que o falante suporta sim, até é melhor, profissionais da area chamam essa potencia extra de headroom, e outra o que queima bobina de falante é componente CC, ou seja se o sinal clipar já era a bobina. Ok

sim, eletroliticos, devem ser de preferência bipolar, você acha na sta ifigenia ou em lojas de som de carro.

também pode usar comum associando dois capacitores.

sabe como fazer?

Não necessariamente eletrolitico, na maioria das lojas só vai encontrar eletrolitico polarizado, o que você pode fazer, caso não encontre o bipolar?? Você associa dois o - de um com o - do outro e usa os dois + que sobram como terminais de um bipolar.

mais informações vejam aqui Capacitores como passa alta

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!