Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD SCSI IBM 9.1gb (alimentação diferenciada)


Real_Samurai

Posts recomendados

Olá, tenho vários HDs SCSI da IBM (na verdade de Seagate) são do tipo que não tem conector de alimentação padrão como nos HD´s IDE comuns.

eles são todos de 9.1gb e datados de 98, 99 e 2001 respectivamente.

Bom, o meu problema é o seguite:

Que placa controladora SCSI eu ou precisar para pôr estes HDs no uso?

pretendo ligar-los em um PC comum, conheço alguns modelos de placas SCSI modernas a venda que aparentemente suporta esse tipo de HD (com alimentação diferenciada) mas alêm de não ter certeza se estas placas suportariam meus hd´s, ainda custam o olho da cara eu eu pretendo comprar uma usada portanto um modelo mais antigo.

Qualquer ajuda é bem vinda,

grato desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Distephanos@30 nov 2004, 12:56

Colega passa o modelo da HD, série, enfim todas as informações possíveis que o HD te apresenta ok.... :bandeira:

Ok, nele está escrito 9.1 GB USCSI, Modelo ST39103LC, a maioria é deste mesmo modelo, alguns são um pouco mais novos, mas enfim.

eu não sei identificar aonde pluga o conctor de alimentação,mas o conector de dados é bem diferente dos conectores IDE comum e dos SCSI de 50 pinos.

ouvi dizer que preciso de uma placa Ultra Wide, mas já ouvi dizer também que não seria necessário, essa porêm me convêm pois disponibilizo somente de uma Tekran DC-315U (Ultra SCSI), mas não pude testar-la porque não tenho o flat especifico desses HD´s, não sei o nome disto e não sei como faria para engatar nesta placa SCSI.

Pra adicionar, esta Tekran possui duas saídas de SCSI, uma parecida com IDE comum e outra parecido com o conector do HD propriamente dito, porêm um pouco menor.

Ok, esse é o meu problema,

grato pelo interesse desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Real_Samurai

ao que tudo indica este disco foi feito para a IBM pela Seagate. daí o porque aparecer o modelo com STxxxxxx. tente pesquisar no site da Seagate, para saber as características dos mesmo.

a alimentação deste disco é feita através deste único conector. normalmente não é feito por cabo e sim por um chamado "backplane" (tipo uma placa com vários conectores, uma para cada disco e que já dá o endereço SCSI de cada um)

como informação: em cada disco existe uma etiqueta. para pesquisar no site da IBM você deverá localizar na mesma o FRU que é composto por um total de 7 dígitos.

veja AQUI exemplos.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Bradley@01 dez 2004, 20:44

Real_Samurai

ao que tudo indica este disco foi feito para a IBM pela Seagate. daí o porque aparecer o modelo com STxxxxxx. tente pesquisar no site da Seagate, para saber as características dos mesmo.

a alimentação deste disco é feita através deste único conector. normalmente não é feito por cabo e sim por um chamado "backplane" (tipo uma placa com vários conectores, uma para cada disco e que já dá o endereço SCSI de cada um)

como informação: em cada disco existe uma etiqueta. para pesquisar no site da IBM você deverá localizar na mesma o FRU que é composto por um total de 7 dígitos.

veja AQUI exemplos.

[]'s

Nossa, valeu mesmo Bradley, tudo faz sentido,

eu encontrei informaçãos sobre o HD no site da IBM.

Mas tudo isso significa que não tenho mesmo como usar estes HDs com uma placa SCSI PCI comum?

O que achei no site da IBM me explica muito bem como o HD é, mas não como fazerlo funcionar com uma fonte de alimentãção comum, nem em 68/50 pinos.

Sabe me dizer + ou - como é essa placa Backplane?,

eu acho que ví algo parecido com uma placa dessas na casa do sujeito aonde consegui estes HD´s, era uma caixa grande, fina e tinha algumas saídas SCSI, e era para encaixe em um servidor IBM.

Bom, acho que o título do tópico deveria mudar para:

"HD´s de servidores da IBM em PC´s comuns"

Continuo pedindo auxílio,

grato desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pelo que voce escreveu em seu post, seria interessante voce descobrir onde os discos estavam conectados anteriormente. se num servidor ou em algum gabinete de discos externos.

tente saber qual o tipo de máquina era. as maquinas da IBM são identificadas por 4 digitos, tipo 6561, 6741, 7133, etc....

quanto a ligação: o cabo sai da placa SCSI e conecta ao backplane e o cabo da fonte também. através do backplane é que os sinais e as voltagens são passadas aos discos, através do conector.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Bradley@01 dez 2004, 23:57

pelo que voce escreveu em seu post, seria interessante voce descobrir onde os discos estavam conectados anteriormente. se num servidor ou em algum gabinete de discos externos.

tente saber qual o tipo de máquina era. as maquinas da IBM são identificadas por 4 digitos, tipo 6561, 6741, 7133, etc....

quanto a ligação: o cabo sai da placa SCSI e conecta ao backplane e o cabo da fonte também. através do backplane é que os sinais e as voltagens são passadas aos discos, através do conector.

[]'s

Ah, bem lembrado,

TODOS os hds estão grudados em um tipo de encaixe, e numerados.

deveriam estar agrupados em um gabinete de discos como você falou...

EDIT: eu vi no site da IBM algo sobre Netfinity..

mas lá dizia também que este mesmo modelo de HD estava presente em vários servidores da IBM, agora não lembro os numeros...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...