Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Essa configuração precisa de quantos watts?


GentilJunior

Posts recomendados

Pessoal, preciso da experiência de vocês.

Tenho aqui 2 HDs:

- Maxtor 80GB, 7200 RPM, 8MB Buffer;

- Maxtor 60GB, 7200 RPM, 2MB Buffer.

Creio que estou com um problema de (falta de) energia. De vez em quando esses HDs fazem aquele famoso som de "agulha batendo", principamente em ações que os exige mais, como a cópia de um grande arquivo.

Minha fonte é uma Satellite de 500W.

A suspeita sobre a energia vem do seguinte:

Eu tenho uma fonte de 150W que estava parada. Então liguei essa fonte exclusivamente para alimentar esses 2 HDs e desde então não ouvi mais os barulhos.

Além disso, há o fato de que essa Satellite está fornecendo voltagens mais alteradas que o normal. A linha de 12v, por exemplo, está com 12.7v, enquanto todas as outras estão abaixo do esperado. Não verifiquei se estão dentro dos limites de tolerância, mas, de qualquer forma, essas variações me preocupam.

Meu gabinete tem o seguinte:

- Placa-Mãe Soyo KT400 Dragon Ultra (Platinum);

- Processador Athlon XP T-Bred 2700+;

- Cooler TT Volcano 7+;

- 2x512 de RAM Kingston HyperX;

- VGA Radeon 9500 PRO;

- Som SB Live! 5.1;

- 2 Fans de Gabinete TT SmartCase Fan 2;

- Os 2 HDs;

- Cooler de HD, para o HD de 80 GB;

- Gravador de CD;

- Gravador de DVD;

- Leitor de cartão Compact Flash;

- Floppy;

- Um controlador Zalman para as FANs;

- 4 Disposivos USB (SideWinder, WebCam, Palm, Joystick)

- Eventuamente um terceiro HD de 80 GB, 7200 RPM.

A questão é: Uma fonte de que potência eu deveria ter para suprir tudo isso?

Que fontes são confiáveis?

Agradeço qualquer ajuda.

[]s

Gentil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para você ficar mais tranquilo, seria bom você pegar uma fonte com no mínimo 400W Reais, como a Seventeam 400W - ST 400WAP com PCF ativo

Essa vai segurar sua config na boa

Poderia lhe indicar outras que vai te deixar mais tranquilo, mas para isso, quanto você pretende investir em uma fonte?

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DracoBR, minha verba disponível para uma fonte está em torno de R$350-400.

Prefiro consertar logo essa situação do que correr o risco de perder algum componente ou minhas informações.

O que você recomenda?

PS.: Em breve farei um upgrade de VGA tb, indo para uma Radeon 9800 PRO ou superior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela dica. Aliás, eu acabei de ler os reviews que você fez, MEIRANETO.

Parabéns. Excelentes. :)

vocês conhecem algum site onde eu possa ler sobre essa fonte (Seventeam) em relação a outras?

Eu fiquei de olho também em uma THERMALTAKE W0011R 480W (PFC/ATX12V/Dual Fan) [Retail].

O que vocês acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega, me desculpe. Não quero parecer grosso.

1. Já olhei o fórum e não achei uma comparação específica entre esses dois modelos de fontes que citei;

2. Já fui há muito tempo no endeço que você informou e, como você pode notar, minha configuração é muito mais detalhista que a do site em questão;

3. Obrigado pela dica da seção sobre Recomendações de Produtos, Serviços e Lojas;

4. Exceto pelo item anterior (3), comentários como o seu são desnecessários. Ignorar pessoas com posts como o meu seria mais inteligente, não acha? Não gera tráfego no fórum, não movimenta um post "preguiçoso" e não alimenta um usuário tão preguiçoso quando o post. O que você acha? Além do mais, poupa o seu precioso tempo. :) Maravilha, não? Deixe que as pessoas que podem oferecer algo a mais falem. Não seja egoísta. :)

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom GentilJunior, podendo investir até R$ 400,00 em uma fonte, eu lhe recomendo a Seventeam 400W - ST 400WAP com PCF ativo mesmo, é uma fonte fantástica e você não vai pagar mais de R$ 300,00 por ela

Tenho uma e recomendo

Agora se você quiser mais potencia e uma fonte TOP do mercado internacional, você poderia ir de Antec NeoPower 480W com PFC ativo, mas ai prepare seu bolso

Se eu fosse você, optaria pela Seventeam

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1. Já olhei o fórum e não achei uma comparação específica entre esses dois modelos de fontes que citei;

Não existe comparação porque ninguém possui as duas fontes. Existe bom senso, mesmo porque ninguém tem dinheiro para fazer testes comparativos assim, a não ser que apareça no CDH.

2. Já fui há muito tempo no endeço que você informou e, como você pode notar, minha configuração é muito mais detalhista que a do site em questão;

Então sinto muito, porque para saber quanto uma peça de deterterminado fabricante consome, só indo nos fóruns dos fabricantes, porque é impossível que alguém aqui saiba. Mas nenhum fabricante distoa tanto assim dos outros para uma determinada peça, uma vez que elas trabalham com tensões padrão e não existem vários fabricantes de chips.

4. Exceto pelo item anterior (3), comentários como o seu são desnecessários. Ignorar pessoas com posts como o meu seria mais inteligente, não acha? Não gera tráfego no fórum, não movimenta um post "preguiçoso" e não alimenta um usuário tão preguiçoso quando o post. O que você acha? Além do mais, poupa o seu precioso tempo. :) Maravilha, não? Deixe que as pessoas que podem oferecer algo a mais falem. Não seja egoísta. :)

[]s

Cada tópico ou resposta dada entra para o banco de dados do fórum, e isso pesa. De tempos em tempos eles tem que ficar dando upgrades porque já está lotado. Não é questão de não gerar tráfego, e sim de que o servidor vai lotar mais rapidamente. Não é egoísmo, muito pelo contrário, é consciência do coletivo. Eu nunca disse que queria nada para mim, e conhecimento já tem aos montes, basta procurar. Olha só quantas páginas só essa seção tem. É coisa pra não acabar mais. Só isso já deve te dar uma dimensão do quanto o servidor está cheio. É só dar uma olhada na assinatura da maioria dos moderadores. Eles não respondem dúvidas por mensagem privada e incentivam a pesquisar. Isso melhora o andamento do fórum. E procure em outros tópicos, você vai encontrar as mesmas respostas que deram aqui, não é questão de oferecer algo mais, é questão de falar o que todo mundo já sabe e já cansou de ler, menos você... Mas ignore essa mensagem, para não pesar ainda mais. Porém, pense nisso na próxima vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, obrigado pelas dicas.

Acabei de comprar a ST400WAP na SmartData. Deve chegar amanhã ou quinta.

Vou registrar minhas voltagens aqui e postá-las novamente assim que eu instalar a nova fonte.

Atualmente, com minha Satellite "500W".

Na BIOS:

VCore: 1.65v

+3.3v: 3.05v

+5v: 4.67v

12v: 12.80v

DDR: 2.59v

AGP: 1.47v

[]s

PS. Satoru, mandei uma MP para você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...