Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Manter um MAC quanto custa?


MESTRE-ANDREI

Posts recomendados

Oi.

As peças do hardware, prcessados, fonte, etc e tal..., são compatíveis com o pc?

Esse tal de MAC S.O, tem par vender facilmente? e é tão caro quanto as versãoes de windows?

Tem emulador para os programas windows e linux no mac?

Em termos de manutenção, esse MAC estragam facilmente?

Tem delphi ou outra ferramenta de programação gráfica para MACs?

desde já agradeço pela atenção de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A aquisição do Mac é sempre o fator mais depreciativo no Brasil (lá fora, a diferença é irrisória), em função de questões comerciais e de impostos (no caso de equipamentos de origem certa, de marca) ou mesmo porque estamos acostumados, aqui no Brasil, aos preços de computadores de contrabando (que sonegaram impostos em alguma instância).

hoje, aqui no Brasil, os computadores Macintosh oferecem melhor relação custo/benefício na área de áudio e edição de vídeo, não só pelo desempenho assombroso mas por possuir os melhores aplicativos na área.

As vantagens são garantia de 1 ano (entensível para 3 anos) fornecida pelo fabricante, computadores plenamente legalizados (ideal para empresas), já vir com o sistema operacional, que é atualizável até certa versão sem necessidade de pagamentos extras.

O software de edição de vídeo é da própria Apple (Final Cut Pro, se não me engano... não é minha área). O de som, eu não sei, mas pelo que tenho lido, os melhores programas do mercado estão disponíveis pra Mac.

O sistema operacional é só vantagens. Além de bonito e elegante (dispensáveis na hora do trabalho duro e passada a fase da primeira impressão), é o mais estável (o que menos trava) e seguro do mundo (NÃO EXISTEM VÍRUS PRA ELE). E é um Unix. Sua operação é rápida e coesa e a curva de aprendizado é rápida, seja a pessoa acostumada com Windows ou totalmente crua em informática.

Infelizmente, em função dos preços devido aos impostos de importação, se torna excessimamente dispendioso para uso pessoal ou mesmo outras aplicações profissionais (o pessoal sempre gostou de Mac para editoração eletrônica, mas o PC faz isso aceitavelmente bem a um custo muito menor e hoje poucas pessoas sabem fazer uso das características que tornam o Mac melhor nessa área).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como assim,"lá fora a diferença é irrisória"???????!!!!!

isso quer dizer q a diferença aq é consequencia dos impostos de importaçao?porque isso acontece?

emerson,você poderia me dar um exemplo de um preço em dolar de um modelo da apple e um similar da IBM por exemplo e transferir pro q acontece aq?

eu não sabia desse detalhe.achava q o preço do macintosh era uma politica da apple e consequencia da arquitetura fechada,não tendo muito paralelo com a carga tributaria absurda q nos temos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por JOHN STEWART@30 nov 2004, 00:39

como assim,"lá fora a diferença é irrisória"???????!!!!!

isso quer dizer q a diferença aq é consequencia dos impostos de importaçao?porque isso acontece?

emerson,você poderia me dar um exemplo de um preço em dolar de um modelo da apple e um similar da IBM por exemplo e transferir pro q acontece aq?

eu não sabia desse detalhe.achava q o preço do macintosh era uma politica da apple e consequencia da arquitetura fechada,não tendo muito paralelo com a carga tributaria absurda q nos temos...

cara, mais fácil do q isso, é fazer o seguinte:

pegue um top de linha Dell ou compaq, pegue dell é melhor hehehe

e compare com um Mac top de linha, você vai ver que a diferença não é tão grande assim. O dell sai mais barato mesmo assim, sai. Motivo, ele é importado e produzido em uma escala muito maior do que os Mac´s.

Por isso q achamos os mac´s muito caros, porque eles simplesmente são legais, dificilmente comprariamos um dell, não porque da sua qualidade, mas sim pelo sem preço com todos os impostos e td mais, sai muito mais caro q montar um na sta ifigenia.

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá...

Lá fora (principalmente nos EUA), PCs e Macs legalizados, de marca (eles também são bombardeados por contrabando asiático... só são mais severos na fiscalização) tem diferença de preços da ordem de 10% a 15% no produto final (hardware + software... Sempre contando com tudo legalizado).

Aqui no Brasil a coisa complica por diversos fatores:

1. Nossa base de preços são computadores contrabandeados (que não pagaram impostos) e, ainda por cima, com software pirata;

2. Micros de marca como Dell, IBM, etc, pagam menos impostos na importação de suas peças porque tem desconto no imposto por montarem as máquinas aqui;

3. A Apple paga um imposto enorme (aproximadamente 70%) sobre produto + transporte porque traz as máquinas montadas de fora. Dai a diferença exorbitante entre o preço de um PC "comum" (o contrabandeado) e o Mac no Brasil e mesmo o preço entre Mac e micro de marca (marca de verdade);

A Apple já montou Macs no Brasil (Powermac 6300, 6320, 6360 e 7200, se não me engano), na primeira explosão de vendas, em 1996~97, mas as vendas não foram suficientes para manter a fabricação local.

Na segunda explosão de vendas (iMacs 233, 266, 333, 350 e 400MHz, em 1999~2000), nem arriscaram montar aqui... E acertaram. A subida do dólar de 2000 matou o mercado de micros importados legalmente e não melhorou mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto aos vírus, existem aproximadamente 450 para o sistema operacional antigo (Mac OS clássico, até a versão 9.2.2), um sistema operacional criando em 1984 e que foi evoluído até 2002. Ou seja, em 20 anos, apenas 450 vírus diferentes.

Para o Mac OS X, que é usado desde 2001 (a 3 anos e meio), e é baseado no FreeBSD (usa o Darwin, uma versão do FreeBSD), SIMPLESMENTE NÃO HÁ VÍRUS!!!

Imagina o sucego que é usar um Macintosh... E tem mais, é o sistema com menos invasões que existe... É conectar na internet e não se preocupar se será invadido, se haverá algum programa spyware lendo o seu teclado quando digita a senha do banco ou do cartão de crédito, se haverá código malicioso na página visitada (os códigos maliciosos sempre visam o Windows e não vão funcionar no Mac, mesmo)...

E tem a estabilidade... Praticamente perfeita no Mac OS X.

você só se ferra se receber um e-mail pedindo seus dados do banco e você responder... Mas ai você já tá querendo demais!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rafael.m.c+30 nov 2004, 02:47QUOTE (rafael.m.c @ 30 nov 2004, 02:47) JOHN STEWART@30 nov 2004, 00:39

como assim,"lá fora a diferença é irrisória"???????!!!!!

isso quer dizer q a diferença aq é consequencia dos impostos de importaçao?porque isso acontece?

emerson,você poderia me dar um exemplo de um preço em dolar de um modelo da apple e um similar da IBM por exemplo e transferir pro q acontece aq?

eu não sabia desse detalhe.achava q o preço do macintosh era uma politica da apple e consequencia da arquitetura fechada,não tendo muito paralelo com a carga tributaria absurda q nos temos...

cara, mais fácil do q isso, é fazer o seguinte:

pegue um top de linha Dell ou compaq, pegue dell é melhor hehehe

e compare com um Mac top de linha, você vai ver que a diferença não é tão grande assim. O dell sai mais barato mesmo assim, sai. Motivo, ele é importado e produzido em uma escala muito maior do que os Mac´s.

Por isso q achamos os mac´s muito caros, porque eles simplesmente são legais, dificilmente comprariamos um dell, não porque da sua qualidade, mas sim pelo sem preço com todos os impostos e td mais, sai muito mais caro q montar um na sta ifigenia.

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10% a 15% no produto final ! isso é impressionante... será q a apple não poderia montar uma fabrica em escala mais reduzida? e se tentar comprar um machintosh numa zona franca ou no Paraguai?

nesse forum ha topicos com recomendaçoes de lojas confiaveis q vendem macs usados?

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabrica em escala reduzida não é comercialmente viável... A tentativa da Apple em 96~97 provou que o Brasil não tem mercado para manter uma fábrica local (já é difícil pra uma fábrica de PCs se manter frente ao contrabando... O que dizer de uma plataforma diferente...).

A Apple Brasil impede que vá para frente qualquer forma de importação "alternativa" (por óbvia questão de manter o seu pequeno mercado... E não o seu mercado pequeno). Nos últimos 3 anos acompanhei em outros fóruns e listas de discussão diversos casos de pessoas ou pequenas empresas de trazer os Macs "direto", mas entre uma roubada ou um processo direto da Apple Br, todas afundaram.

Por questões de regras do fórum dirigidas à ética, evita-se indicação de revendedores e/ou lojas nas mensagens, mas sites de leilões e outros fóruns exclusivos de Mac possuem movimentados tópicos de classificados das maçãs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Colega,

o MAC, ele não é caro para manter. O problema e dar o "chute inicial". Depois q tu tem ele, é so manter atualizado. (Tenho PowerMac G5 512 MB RAM...) E o O.S. custa cerca de 400 (ou 2 windows!). quanto a piada do cara q disse que hera pra compra um Dell (tem um ditado q diz: Dell=LIXO INTEL), é monto um computador muito superior ao Dell pela metade do Preço!, alem de que um Dell não passa de um P4 c/ chipset 852.

Abraços,

Desculpas pelo tom

Henrique

(Dono de POWERMAC G5 e 1 AMD 64 bits

Programador de: Java, Perl, C+, .NET...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a sua objeção é devido ao alto preço do dell ou porque você tb tem restrições tecnicas aos componentes deles?uma duvida que eu tenho é se a pirataria é inexistente no universo mac.ou se é bagunçado como no pc q tem cds de windows e programas pra tudo qt é lado pra instalar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Postado Originalmente por JOHN STEWART@18 dez 2004, 16:33

uma duvida que eu tenho é se a pirataria é inexistente no universo mac.ou se é bagunçado como no pc q tem cds de windows e programas pra tudo qt é lado pra instalar

É a mesma coisa, so que tem uma grande diferenca nesssas programas p2p. A maioria do pessoal macmaniaco não fica sacaneando o outro mandando programs quebrados, ou então mandando um programa X com nome de Y(como odeio quando fazem isso em filmes no emule) e esses tipos de coisa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

OI

Tem razão quem fala do sistema operacional e dos programas de edição de vídeo. São realmente superiores do que os disponíveis para PC. Trabalho com 2 G4 e um POWERBOOK G4 no OS X.

Mesmo assim, considero os preços da Apple proibitivos no Brasil - tudo isso porque a empresa não é a coisa mais esperta do mundo, não. Com o mercado que a Apple tem no Brasil, muita coisa poderia ser fabricada na América Latina. O que não vai acontecer tão cedo.

Outra coisa que acho muito desencorajadora para quem quer um MAC e é usuário caseiro é a mão de obra especializada. Ela é rara e bem cara, pelo menos essa é a realidade aqui em Santa Catarina. Quem acha que MAC não dá pau tá redondamente enganado. Dá e custa caro arrumar.

A grande vantagem é o desempenho do bixim: como os processadores são mais potentes, voc sente menos necessidade de atualizações constantes.

Nani

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por nanimordini@18 jan 2005, 19:54

OI

Tem razão quem fala do sistema operacional e dos programas de edição de vídeo. São realmente superiores do que os disponíveis para PC. Trabalho com 2 G4 e um POWERBOOK G4 no OS X.

Mesmo assim, considero os preços da Apple proibitivos no Brasil - tudo isso porque a empresa não é a coisa mais esperta do mundo, não. Com o mercado que a Apple tem no Brasil, muita coisa poderia ser fabricada na América Latina. O que não vai acontecer tão cedo.

Outra coisa que acho muito desencorajadora para quem quer um MAC e é usuário caseiro é a mão de obra especializada. Ela é rara e bem cara, pelo menos essa é a realidade aqui em Santa Catarina. Quem acha que MAC não dá pau tá redondamente enganado. Dá e custa caro arrumar.

A grande vantagem é o desempenho do bixim: como os processadores são mais potentes, voc sente menos necessidade de atualizações constantes.

Nani

Custa caro arrumar?

Se custa caro não é pau, é problema no hardware. Ate hoje meu mac so deu kernel paic (2) porque estava super aquecido, e mesmo assim foi so reinicar e pronto. Nunca vi nenhum pau no sistema que não podesse ser arruamdo pelo proprio usuario.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, estava falando de hardware, que vai cansar cedo ou tarde.

Realmente, problema de sis. operacional dá pouco. Mas dá....

A grande questão é a seguinte: se você exigir tanto de uma máquino quanto eu exijo (são horas de edição de vídeo diárias em compressão DV + fechamento de arquivo para publicidade), as travas em sistema são quase que inevitáveis. Acontecem em qualquer máquina, Apple ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por nanimordini@20 jan 2005, 00:13

Sim, estava falando de hardware, que vai cansar cedo ou tarde.

Realmente, problema de sis. operacional dá pouco. Mas dá....

A grande questão é a seguinte: se você exigir tanto de uma máquino quanto eu exijo (são horas de edição de vídeo diárias em compressão DV + fechamento de arquivo para publicidade), as travas em sistema são quase que inevitáveis. Acontecem em qualquer máquina, Apple ou não.

Custa caro sim, é por isso que existe seguro de 1 ano e, se quiser, também existe o Apple Care que te da mais 3 anos de garantia.

Não trablho, mas sempre deixo uns 5 programas abertos no meu mac (geralmente são: Fireworks, PS, iChat, iTunes, KDX e as vezes o Xcode). E os meus kernel panic foram por deixar o Mac sem desligar por semanas, agora so deixo por uns dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...