Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Apague Seus Dados de Verdade


heltonpinotti

Posts recomendados

aí galera, eu estava lendo essa matéria:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/549

Seu título é :

Apague Seus Dados de Verdade

Então, lá diz que para excluir "para sempre" os arquivos, precisa-se de um programa.

Mas não seria mais fácil usar um comando na hora de formatar ? Tal comando que não me lembro direito, é algo como Format /MBR .

É alguma coisa assim.

Não tem esse comando que formata e exclui definitivamente ?.....

Ou estou enganado ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Alex Lacerda@28 nov 2004, 23:24

mesmo apagando a partiçao eu acho que tem como recuperar os arquivos ainda.. (n tenho certeza)

tem um programa, acho que é zero fill, que apaga definitivamente os arquivos.. uma formatação de baixo nivel tambem resolve.

Exatamente. É só baixar o disk manager do fabricante e executar a opção de "zero fill".

...

Pode ver que a execução do "zero fill" vai demorar horas, dependendo da capacidade da partição, mas isso não significa que o s.o. é que é "muito mais eficiente e apaga tudo rapidinho".

O trecho da matéria citada do CDH explica:

Postado Originalmente por CDH: Apague de Verdade Seus Arquivos

O sistema operacional faz isso para economizar tempo. Imagine um arquivo grande, que ocupe vários setores do disco. Para realmente apagar esse arquivo do disco, o sistema operacional teria de preencher com zeros (ou com um outro valor qualquer) todos os setores ocupados por esse arquivo. Isso poderia tomar muito tempo. Em vez de fazer isso, ele simplesmente remove o nome do arquivo do diretório onde ele se encontra e marca que os setores antes ocupados pelo arquivo estão agora disponíveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por antonypeople@29 nov 2004, 10:25

Seu arquivo continua no seu hd... formatar ou o fdisk /mbr só faz apagar a referencia a ele na tabela FAT... o arquivo mesmo continua lá... como vocce acha que os programas de recuperaçao fazem para pegar seu aqruivo perdido depois de uma formataçao...

T+

Verdade.

Eu mesmo, já consegui recuperar um arquivo de uma partição excluída !!

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por antonypeople@29 nov 2004, 10:25

Seu arquivo continua no seu hd... formatar ou o fdisk /mbr só faz apagar a referencia a ele na tabela FAT... o arquivo mesmo continua lá... como vocce acha que os programas de recuperaçao fazem para pegar seu aqruivo perdido depois de uma formataçao...

T+

Certissimo, tem programas que andei pesquisando que "dizem" serem capaz de recuparar dados mesmo que a FAT tenha sido apagada ou não , vão buscar em cada cluster os dados.

Claro desde que não tenha usado um Zero Fill.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma vez estava de madruga instalando um novo HD no pc e estava tb formatando meu antigo HD para instalar o windows.

no programa de instalação do windows XP, sem querer removi minha partição de 40GB do HD antigo, que tinha 25GB de mp3, todos os meus documentos e arquivos da faculdade, coisas desde o tempo do colégio e tb várias fotos e coisas pessoais...

bom, entrei em desespero... hehehe

mas então instalei o windows e comecei a pesquisar na net consegui achar algumas soluções.

no final das contas, usando dois programas (Rstudio e o GetDataBack) consegui recuperar TODOS os meus dados...

isso comprova que remover partição não é limpar o HD... só mesmo fazendo o "zero fill" você apaga todo o conteúdo do disco...

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por SdNk@02 dez 2004, 17:20

Esses programas de recuperar só funcionam em FAT ou funcionam em NTFS também?

Claro desde que ele tenha sido desenvolvido para tal OS , não importa o sistema de arquivos, pois quem fez ja sabe qual S.A o OS ta usando ou poderá usar.

Funciona em NTFS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Dead God+02 dez 2004, 21:32QUOTE (Dead God @ 02 dez 2004, 21:32) SdNk@02 dez 2004, 17:20

Esses programas de recuperar só funcionam em FAT ou funcionam em NTFS também?

Claro desde que ele tenha sido desenvolvido para tal OS , não importa o sistema de arquivos, pois quem fez ja sabe qual S.A o OS ta usando ou poderá usar.

Funciona em NTFS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Marcel Passos@02 dez 2004, 22:46

Não necessariamente...

estes programas que eu usei, como o Rstudio e o GetDataBack, eles tinham duas versões. uma para Fat e a outra para NTFS...

Assim concordo , mas eu quis da um generalizada rss :joia: , mas valeu pelo toque pois não conhecia estes programas que voce descreveu!

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Dead God+03 dez 2004, 12:46QUOTE (Dead God @ 03 dez 2004, 12:46) Marcel Passos@02 dez 2004, 22:46

Não necessariamente...

estes programas que eu usei, como o Rstudio e o GetDataBack, eles tinham duas versões. uma para Fat e a outra para NTFS...

Assim concordo , mas eu quis da um generalizada rss :joia: , mas valeu pelo toque pois não conhecia estes programas que voce descreveu!

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas seu arquivo desaparece... ele náo fica ocupando espaço... ele esta lá, mas quando voce colocar outro arquivo ele vai ser gravado por cima... só que se voce deleta-lo vai poder recupera-lo, se claro ele não tiver sido sobre-escrito por outro arquivo... se a referencia a este arquivo foi apagada na FAT ele não entra na contagem de espaço ocupado do hd e por isso os setores que ele ocupava poderam ser regravados com outro arquivo... beleza... =)...

T+

ps.: teclado da faculdade desconfigurado... desculpem... :rolleyes: ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os dados armazenados no HD na verdade só são apagados quando são escritos novos dados por cima, do contrario eles continuam la mas sem a informação para serem achados e por isso não são reconhecidos e acabam sumindo por terem novos dados sobre escritos

Existem varios programas capazes de reformular a informação e ler os dados "apagados" mas os q eu conheço são caros e dificeis de se usar :P

faloo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então da mais uma pesquisada que existem varios programas de fácil utilização e ate muitos gratis ou trial para você baixar e usar em uma emergencia...

Na verdade, quando um arquivo é apagado só a sua referencia na FAT é que é apagada, como já foi dito, o arquivo mesmo continua lá... o programa só faz em vez de procurar a referencia do arquivo na FAT procura diretamente no disco... cluster por cluster... existem alguns que fazem backups da tabela FAT e quando você precisa ele a repõe fazendo seu arquivo ter novamente sua referencia lá...

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por antonypeople@06 dez 2004, 09:16

Mas seu arquivo desaparece... ele náo fica ocupando espaço... ele esta lá, mas quando voce colocar outro arquivo ele vai ser gravado por cima... só que se voce deleta-lo vai poder recupera-lo, se claro ele não tiver sido sobre-escrito por outro arquivo... se a referencia a este arquivo foi apagada na FAT ele não entra na contagem de espaço ocupado do hd e por isso os setores que ele ocupava poderam ser regravados com outro arquivo... beleza... =)...

T+

ps.: teclado da faculdade desconfigurado... desculpem...  :rolleyes: ...

ah!! agora eu entendi.... valeu pela explicação....

Mas tenho uma duvida... Enquanto os dados não são sobrescritos, eles não influenciam no desempenho do PC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...