Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

BIOS MAU ATUALIZADA


Junior AsRock

Posts recomendados

:help: Olá kamaradas, estou com um problemão.

Eu tenho uma placa FIC PA-2013 é antiguinha(AMD k6-500)

Tentei fazer o upgrade na bios, mas para meu azar o software da award estava danificado e no meio da instalação ele travou o sistema.

a partir daí não consigo da o boot na maquina, (tudo morto) apenas o cooler e fonte ligam.

Eu tenho o arquivo Bin para reprogramar a placa mas não consigo nem acessar o drive de disquete.

Existe algum jeito de eu recuperar esta placa ???

Eu ouvi falar em retirar a bios de outra placa com o computador ligado e colocar a bios danificada no lugar e fazer o procedimento padrão de reprogramação.

Será que isso dá certo mesmo???

Bom, agradeço pela leitura e consideração dos colegas que se importarão com este problema..

Um abraço....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ouvi falar em retirar a bios de outra placa com o computador ligado e colocar a bios danificada no lugar e fazer o procedimento padrão de reprogramação.
:huh:

Esse procedimento na verdade é com uma bios vazia... Você com um computador funcionando tire a BIOS boa e coloque uma BIOS vazia e manda salvar e sair só que esse procedimento é meio arriscado... Agora com uma BIOS escrita não sei se vai funcionar. Essa sua BIOS é atualizável mesmo? Tá meio antiga pra mim.

Sds

Mayler Martins

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Mayler@28 nov 2004, 21:37

Eu ouvi falar em retirar a bios de outra placa com o computador ligado e colocar a bios danificada no lugar e fazer o procedimento padrão de reprogramação.
:huh:

Esse procedimento na verdade é com uma bios vazia... Você com um computador funcionando tire a BIOS boa e coloque uma BIOS vazia e manda salvar e sair só que esse procedimento é meio arriscado... Agora com uma BIOS escrita não sei se vai funcionar. Essa sua BIOS é atualizável mesmo? Tá meio antiga pra mim.

Sds

Mayler Martins

A Placa é antiga sim, mas é atualizavel com certeza, é bios do formato DIP.

aquelas menorezinhas de slot marrom.

Eu tenho que ter uma placa do mesmo modelo ou pode ser outra também ???

Estou com essa duvida.

Valeu pela dica, espero mais esclarecimentos...

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Na verdade, esses Circuitos Integrados usados pra gravar o BIOS são memórias Flash ROM. Justamente por isso é possível gravar em uma memória que já foi usada, pois há o seu apagamento antes de gravação propriamente dita.

E aqueles chips menores que ficam em soquetes marrons são LCC e não DIP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, já atualizei BIOS pakas desse modo q você tá questionando, e FUNCIONA trankilamente...

A parada é a seguinte, primeiro de tudo, perca o medo de perder a BIOS, pois esse chip DIP q você tem, você pode usar qualquer um que tenha os mesmos pinos. Quer um exemplo?

Na primeira vez que fui gravar uma BIOS dessa maneira, eu fui gravar a bios de uma PCChips M598 (soquete 7) usando uma PCChips M810 (soquete 462). Quando fui gravar num lembro que ###### que eu fiz, que eu torrei o chip do da M598.

O que fiz?

Pequei um chip de uma 810 queimada, e gravei o arquivo BIN da M598, e tcharam!!! BIOS GRAVADA!!!

Bem, vou parar de zueira e lhe explicar.

Já perdido o medo, o segundo passo é encontrar uma placa mãe para você bootar e poder trocar o chip com ela ligada. Mas ela TEM QUE SER da mesma BIOS da sua, por exemplo, a minha M598 tinha bios da AMI e a M810 também.

Terceiro!

Para gravar a bios, o software que você vai usar, por exemplo o AMI, tem que ser da placa que funciona, no meu caso, eu usei a versão 3.21 (que peguei para a 810) em vez de usar a 3.14 que era a versão do AMI para gravar esta placa.

Por que isso?

O software da AMI vai dar suporte pra algumas coisas, mas ele geralmente tem problemas com USB e tal... sendo assim, PREFIRA usar o software da placa que funciona.

Quarto e parte legal:

agora, você vai tirar o chip da placa que funciona, e colocar ele de volta somente a pontinha, tipo, somente o essencial pra você poder ligar a placa, para poder ficar mais fácil de tirar na hora de gravar.

Quinto ta acabando:

depois que você der o boot na placa que funciona, você pede pra gravar a BIOS do modelo que não funciona, e o programa vai informar que a tag da BIOS tá errada, e é nesse momento (antes de digitar YES) que você troca a BIOS e confirma a gravação

PRONTO! bios gravada!!!!

Vou dar um exemplo:

Faz de conta que minha 598 não funciona mais, e vou gravar a bios dela numa 810.

no prompt do boot:

a:\AMI BIOS_DA_M598.ROM

bla bla bla bla bla bla bla bla bla

"BIOS TAG INCORRECT" (meramente ilustrativo)

"do you want to program?" (meramente ilustrativo)

>>>>>>>TROQUE A BIOS<<<<<<<<<

YES!!!

quando ela gravar, é padrão reiniciar o computador sozinho, daih você desliga a maquina, e bota a bios na sua placa q não funcionava de volta, e testa.

funciona trankilo, já gravei várias bios assim.

qualquer duvida, posta aí!

======================EDITEI==============================

PS-> esqueci de avisar! o chip não precisa estar vazio!!! pode gravar sem medo de ser feliz, até porque quando vamos atualizar uma BIOS, ela não esta vazia, ela só é reprogramada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma pergunta aí galera,tipo:

eu tenho uma placa-mãe intel GMB-P56IPS v0, ela ta com a bios apagada, e eu to pensando em gravar ela,tipo, eu tenho uma Amptron PM-8800A, sera q com ela eu consigo gravar ??? a bios das duas são iguais tipo:

Award software

PCI/PNP 586

são iguais iguais... vai dar certo??? tenho q baixar algum programa para fazer isso ??

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...