Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Consumo do PC!


Meiraneto

Posts recomendados

  • Membro VIP

Galera

Como já devem ter percebido, não brinco em serviço! Tenho buscado todas as informações que possam ajudar a quem tem dúvidas sobre quanto consome um PC, desde a tomada da rede AC.

Vejam a minha experiência e vamos debater isso.

Meu PC:

Placa-mãe Epox 8RDA+

Barton 2600+ @ 170 x 11.5(praticamente o valor nominal)

HD Maxtor 7200rpm 40G

1 Floppy

512M de memo Kingston HX DDR400 em 200MHz latências 2 2 2 e 5

1 Combo DVD RW LG

1 CDrom LG

4 fans de 80mm

1 fan duplo de HD

1 fan de 40 na fonte(extra)

1 fan na PV(extra)

1 fan tornado na PV(no lugar do original)

1 fan de 40mm dentro do monitor

1 modem usb adsl

1 impressora HP Deskjet 610C(ligada)

1 PV 9800PRO

1 Live 5.1 X-Gamer Creative

1 Scanjet HP 2200C

1 monitor Philips 17 pol.(consumo nominal 80W) resolução 1024x768x32bits.

1 mouse sem fio

1 teclado multmídia MS.

1 Seventeam 400WAP

1 nobreak SMS Manager One 1200VA c/ bateria externa de 65A.

1 filtro de linha.

Essa é toda a configuração do PC.

Medi a tensão AC na tomada com o PC conectado e a corrente de consumo AC.

V = 213.5V

I = 1.12A

P = 213.5 x 1,12 = 239.12W

>>>>P = 239.12W<<<<

Este consumo total inclui o monitor e foi obtido somente conectado na net. Não tinha nada rodando....posso fazer mais medições usando pra valer! O que acham?

Gostaria de saber a opinião dos colegas e que debatêssemos essa questão.

PS. Corrente e tensão medidas com um multímetro MASTECH MY 67(NOVO E AFERIDO).

Vejam o que deu rodando o 3DMark2001SE em Default:

V = 213.4V

I = 1.39A(valor max. registrado)> Teste onde tem uma paisagem com borboletas)

P = 296.6W

A corrente média ficou em torno de:

I = 1.25A

V = 213.4V

P = 266.7W

Creio que agora podemos avaliar essa questão do consumo médio do PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas essa sua configuração tem mais barulho do que consumo. A lista pode até ser grande, mas o consumo da maioria das peças não passa de 5W.

4 fans de 80mm

1 fan duplo de HD

1 fan de 40 na fonte(extra)

1 fan na PV(extra)

1 fan tornado na PV(no lugar do original)

1 fan de 40mm dentro do monitor

Só isso tudo aí de cima não deve passar de 20W

Placa-mãe Epox 8RDA+

Barton 2600+ @ 170 x 11.5(praticamente o valor nominal)

HD Maxtor 7200rpm 40G

1 Floppy

512M de memo Kingston HX DDR400 em 200MHz latências 2 2 2 e 5

1 mouse sem fio

1 teclado multmídia MS.

Isso daí de cima deve dar uns 70W~75W no máximo

1 Live 5.1 X-Gamer Creative

1 modem usb adsl

E isso não deve passar de 20W.

Então, considerando que você deixou a resolução do monitor no máximo, acho que o consumo tá dentro do esperado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse teste é bem simples e qual quer um, que possua um multímetro com capacidade para medir corrente AC da ordem de 2A(vários modelos medem 2A), pode fazer o mesmo. O melhor é usar multímetro com capacidade para 10A, sem tempo limite para medição! Alguns modelos não podem permanecer ligados com essa medição durante mais que 15 segundos!

Apenas um detalhe importante, essa medição deve ser feita com a ligação através de NOBREAK! Já que, com estabilizador ou direto na tomada, pode haver desligamento indevido do PC!

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não é por isso não Biter. O problema é o seguinte:

Quando da realização da medição, o nobreak(ligado) será desconectado da tomada e manterá o PC funcionando, enquanto o multímetro é inserido em série com um dos fios(fase ou neutro). Para isso, usei uma extensão comum.

Quando as pontas de prova do multímetro fecham o circuito, o nobreak recebe o sinal deque a alimentação da rede está normal e chaveia novamente para a rede AC. Então, fazendo isso com um estabilizador ou direto na tomada, o PC desligaria por falta de alimentação...

Uma outra maneira mais fácil e que pode ser feita em qual quer caso, é inserir o multímetro em série, ainda com o PC desligado. Liga-se o PC e o multímetro indicará a corrente do mesmo modo.

O problema é que a maioria dos multímetros têm limite de tempo para o uso na linha exclusiva para corrente mais alta. Geralmente, uma corrente de 10A AC é medida, mas não pode durar mais que 15 segundos. Outros modelos melhores não têm essa restrição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra você ver que uma fonte de 350W reais dá e sobra para a sua configuração...

Tb acho. Muitos testes do guru3d , incluindo aqueles q testam Geforce 6 com p4 overclocado , eles usam fontes de 350Watts e dizem ser suficientes. Para quem está pensando em adquirir um pc parecido com o do Meiraneto uma ST 350W da e sobra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por claudomirorl@29 nov 2004, 20:32

Mas e aquele lance do fator de potência? Não se aplica neste caso?

Uma solução para medir a corrente sem precisar desligar seria com alicate amperímetro.

http://www.centrin.com.br/loja/detalhes.as...75&produto=3909

Fator de potência não influi na potência ativa...

Tb acho. Muitos testes do guru3d , incluindo aqueles q testam Geforce 6 com p4 overclocado , eles usam fontes de 350Watts e dizem ser suficientes. Para quem está pensando em adquirir um pc parecido com o do Meiraneto uma ST 350W da e sobra.

Pois é, 350W reais já tem uma certa margem de segurança para a maioria dos computadores. Mais que 500W reais é só para quem fabrica avião e tá acostumado a jogar 300% de fator de segurança...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A única diferença entre medir com o alicate amperímetro e o multímetro é que a precisão com o multímetro é maior! Como a corrente é muito baixa, menor que 2A, a indução no TC não terá a mesma precisão que em medição direta, que é o caso do multímetro!

TC - transformador de corrente....

Outro detalhe a cerca da potência das fontes é que a maioria se acostumou a ouvir ou ver referências à fontes de "500W"(que piada)! Ficou a impressão de que o PC precisaria de tudo isso. Por isso um meio de comunicação e debate como este é proveitoso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@29 nov 2004, 22:33

Outro detalhe a cerca da potência das fontes é que a maioria se acostumou a ouvir ou ver referências à fontes de "500W"(que piada)! Ficou a impressão de que o PC precisaria de tudo isso. Por isso um meio de comunicação e debate como este é proveitoso.

Debater no meio é fácil... complicado é conversar com aquelas pessoas que acham que quem paga mais de R$1500,00 em um computador é pato. Aí você diz que pagou 200 reais em uma fonte de 350W reais e ele ri de você. Bom, como quem ri por último ri melhor... eu nem falo nada.

Acho que do jeito que está, isso é dar soco em ponta de faca. Mas como as fontes vagabundas estão ficando cada vez mais vagabundas ( é só ver a quantidade de pessoas que vem aqui reclamar que a fonte genérica delas queimou ), acho que daqui pra frente a atenção dada às fontes será melhor. Não vai ser como a atenção dada aos processadores, mas acho que vão começar a tratar uma fonte como uma peça importante no computador.

Engraçado é quando você diz que tem uma fonte de 350W, 400W reais e a pessoa diz que tem uma fonte de 500W e que pagou 35 reais, aí você diz que a sua tem 350W de potência real e a pessoa diz que a dela também é de potência real... aí você olha na cara dela e vê que ela não sabe nem do que está falando. Isso não tem preço !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não seja por isso!

O "alicate" que vi na net, é capaz de integralizar a energia consumida durante um período de tempo especficado....mede quase tudo que se possa imaginar.....

Essa medição instantânea é muito importante para determinar o consumo naquele momento específico. Lembre-se que o assunto é muito debatido aqui e podemos tirar muitas conclusões dessa medição. Todos os aparelhos eletrodomésticos apresentam consumo variável, mas chega-se à média de consumo mensal deles e adota-se como valor padrão.

O meu PC por exemplo, não consome mais que 260W em idle e isto, sei somente agora, após fazer essa medição. Portanto, mesmo tendo sido "instantânea", me serviu como base para outras observações! O consumo mensal é uma outra questão, não a do tópico em sí...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 1 ano depois...

Pessoal,

Vocês tem ideia de quanto consome o meu PC?

Pentium 4 630 (3.0 GHz 2M cache)

512 Mb DDR Samsung

HD 80GB Seagate SATA

FX 5700 256Mb

DVD-RW Samsung

Seventeam 420W

Acho que dá pra colocar uma fonte com menos potência (tipo 350W reais), será que dá? :blink:

Fico na dúvida porque as medições feitas aqui foram com o PC em idle, será que em full uma fonte de 350W agüentaria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Meira é um dos caras que me estimula a permanecer nesse fórum.

Tenho uma fonte Thermaltake 420W PFC ativo, vocês acham que ela aguenta duas 7800GT em SLi? Não é meu intuito fazer SLi agora até por razões financeiras, porém eu li no site da nVidia que é recomendado o uso de uma fonte de 550W reais para tal tarefa. Seria excesso de zêlo?

Se for realmente insuficiente, vocês asseguram que minha fonte aguenta qualquer placa de vídeo lançada até hoje, em stock num sistema Athlon 64 soquete 939? Qual a potência real da TT420W PFC ativo? Tudo bem que é fonte de marca, mas me disseram que mesmo assim é um pouco abaixo dos ditos 420W.

Queria também por em pauta a questão da corrente da linha 12V, por que fabricantes de PV requerem 22A na linha 12V, se a maioria das fontes tem 18A ou menos?

O que acham da Seventeam? Ela é mais barata que as outras, estou de olho num modelo de 700W reais que está custando barato. O que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Diogo Rios@01 de dezembro de 2004, 20:06

Estou pensando em comprar um medidor de kWh para medir o consumo apenas do PC.

Medir a potência instantânea não serve como parametro para calcular o consumo no final de 30 dias, pois a variação na potência é bastante frequente.

Tópico antigo esse. E já estou com meu medidor de energia exclusivo para o PC :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...