Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

torrei uma fonte


ecm

Posts recomendados

bem, eu ja troquei os diodo e resistor ligados aos dois transistor chaveadores, não adiantou, troquei tambem o capacitor que tambem participa da história, mas tb não adiantou, agora já não sei mais o que fazer.

Com relação a segunda fonte , o que vocês me dizem, eu até quero trocar esses componentes que vi defeito, mas estou com medo de tudo ir em vão e a fonte nem dar sinal de vida...

COLOQUEM SUA OPNIÃO, ONDE MAIS POSSO PROCURAR DEFEITOS.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Medi 2 NTCs aqui e deram 8.1ohms e 7.9ohms respectivamente. Aquecendo-se, obtem-se cerca de 10 vezes esses valores ôhmicos.

A função básica deles é segurar o pico de carregamento dos capacitores de entrada durante a ligação da fonte.

Pode usar qual quer um que encontrar em fonte. Só recomendo não confundir com um VARISTOR. Este, trabalha entre fase e neutro e sua função é desviar picos de TENSÃO, colocando a entrada em curto para proteger a fonte.

PS. Tô editando por ter cometido um erro em 180 graus de direção! :D

É exatamente o contrário. Quanto mais este NTC aquece, mais a sua resistência cai. A função dele é segurar o pico de carga dos capacitores primários. Em temperatura ambiente, a resistência apresentada por eles é suficiente para segurar o pico de carga. À medida que a corrente flui por ele, a resistência diminui e passa a se comportar como um simples JUMPER.....

É isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não mexa na sua 7T. Não arrisque com uma fonte tão barata. Uma dica para conseguir um NTC quase de gratis é ir numa loja de montagem de PCs. Eles geralmente, jogam no lixo as fontes que não funcionam.....podem até te presentear com ulgumas.

Só um alerta básico! Se o NTC estiver aberto, a fonte não vai funcionar.

Façamos o seguinte. Com a fonte ligada e com muito cuidado, acompanhe até onde existe tensão. Veja se na entrda dos chaveadores tem tensão. Comece verificando se esses 2 resistores grandes(na cor cinza e outro na cor vermelha). Ficam ligados junto ao capacitor grande e o outro na entrada do trafo principal.

Partindo da saida do trafo do extremo, siga as trilhas até encontrar os diodos D16 e D19, o transistor Q6(ficam próximos do CI 2002 ou 2003(depende do modelo da fonte).

Procure chegar ao circuito do Power Good(fio verde), aquele que é curto circuitado com o terra para a fonte funcionar. Este sinal PG sai do pino 2 do CI 2002/2003 após passar por um pequenino resistor. Veja se esse pino tem tensão(basta medir no fio verde).

Cheque também o transistor Q2, próximo ao ACOPLADOR ÓPTICO...se falhar, a fonte não recebe as informações de controle e não pode funcionar...

É só por enquanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meiraneto, em qual dos terminais dos chaveadores eu devo buscar tensão?

você falou dos D16,D19 e Q6....e o que se faz aí?

eu estou estranhando o D12, pois no mult da zero em ambos sentidos, só na escala X10 que o ponteiro marca 1 em ambos sentidos, tá em curto? É um 1N4148, que está ao lado de D10 e R24, logo ao lado do 3º trafo.(teste realizado com o componente fora da placa)

você disse pra ver tensão no pin 2 do CI, usando o verde...ou seja, verificar se há tensão na relação verde/gnd? É isso?

O que pode dizer-me sobre a segunda fonte, a MERIDIAN?

Não posso facilitar, pois não tenho câmera digital, também, se estou usando um pentium 133, eu lá vou ter câmera digital....... :stupid:

Estou aguardando informações..........T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Calma ai....vamos trabalhar também! :D

O procedimento para acompanhar até onde chega alimentação deve ser feito com a fonte ligada e com acesso ao lado da solda na placa dela. Consiga um modo de virá-la sem causar curto na carcaça e com muito cuidado com a alimentação primária!!!!Pode chegar aos 300V!!!!!

Não sei o grau de conhecimento em análise de circuito que você tem, mas vai precisar saber alguma coisa sobre isso. Ainda, quando tiver seguindo as trilhas(seguindo literalmente), veja de onde vem a tensão e para onde vai. Por exemplo, quando sai da ponte retificadora, passa pelos capacitores e chega aos terminais dos chaveadores. Esses mesmos chaveadores, recebem sinal de outro circuito(controle) que os faz chavear....

No chaveador, em um dos terminais deve haver tensão alta, da ordem de 115 ou 200V

Após os chaveadores, a tensão vai para o primário do trafo principal e segue.....

Como pode ver, não é simples para quem não domina o funcionamento do equipamento a ser consertado. Precisa saber de onde vem a alimentação, quais os valores devem tá presentes, etc....

Os componentes que citei, são para checagem....se algum deles tiver queimado a fonte não vai funcionar.

Lembre-se, um transistor é como uma torneira e sua mão aciona a válvula(base do transistor). Quanto mais a mão abrir a válvula, mais agua sai pela boca....

O transistor é parecido....quanto mais ele tem a base polarizada de acordo, mais deixa passar corrente. Entra por um dos terminais e sai pelo outro e a quantidade será definida pelo ganho dele e pelo que tiver na base!

O caminho completo da corrente é:

Tomada AC>fusível>ponte>capacitores>chaveadores>trafo(primário)>trafo(secundário)>Schottyks>bobinas>saída

Pelo caminho, vários outros componentes seráo encontrados. Muitos em paralelo com as linhas ou trilhas vivas e outros derivando para alimentar outros circuitos independentes....

Como pode ver, qual quer um dos componentes citados, se estiver aberto(queimado), o caminho estará interrompido.....use esse raciocínio.

Tentarei fazer um passo à passo logo mais e postarei(Tô com uma ressaca daquelas agora)....

PS. Ora, se deu baixa resistência em ambos os sentidos o diodo tá queimado(curto total ou fuga alta)! Não há o que pensar....tem dúvida nisso?

Precisa ter certa experiência com o componente, por exemplo, resistores não entram em curto. Só podem aumentar de valor ou abrir de vez....diodos podem apresentar fuga, abrir ou entrar em curto total....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meiraneto, desculpe,eu até agora só fico te questionando.......a, que é isso, que é aquilo,como faz, como testa......etc...é que, sabe, eu penso que sei mas não sei, sou duvidoso......você tá sendo meu manual de instruções de eletrônica, poxa, já to é ficando sem graça..... :stupid: tá tudo certo o que você disse: primeiro saiba com o que esta mexendo, conheça os componentes, saiba o caminho da eletricidade, aí vai......

Eu gosto bastante de eletrônica, mas, sabe, sei lá, não é algo simples, basicamenete, é que eu estou precisando de mais prática, conjunto as dicas.

acho mais fácil trabalhar com multimetro digital que analogico, bem, isso não tem nada ver no momento.

desculpa, cara, eu não trabalho, não sei o que to fazendo aqui esssa hora.

Mas, é isso aí, valeu mesmo pela ajuda que ta me dando, pelas instruções.

Até daqui a pouco, vou procurar realizar os testes, depois te falo o que deu.

T+ :-BEER:bandeira: :palmas: :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ecm

Fiz algumas medições e seguem abaixo. Não é simples explicar somente teclando aqui. Precisaria um meio de comunicação visual e auditiva para que pudéssemos obter melhor aproveitamento. De qual quer forma, seguem algumas observações.

FONTE DESLIGA(mas conectada a rede AC)

nesta situação, a maior parte dos circuitos encontram-se inativos. O primário, compreendendo NTC, capacitores, ponte de diodos e transistores chaveadores estão sob tensão.

Nesta etapa, temos tensão DC da ordem de 285V(varia um pouco) na saída dos diodos, os capacitores estão submetidos a metade desse valor, cerca de 144V cada um e no NTC, mede-se cerca de 0.10V(AC).

Um dos terminais dos chaveadores também estão alimentados, mas como não estão trabalhando, os outros terminais não estão alimentados normalmente. Lembre-se do exemplo da torneira!!!!

Não há tensão no primário do trafo principal(maior). Isto é obvio, já que os chaveadores não estão trabalhando.

O trafo central também não tá operando, mas o transistor(mosfet) que alimenta o trafo do extremo oposto ao trafo grande, está trabalhando normalmente e alimenta o trafo. Deste trafo é que sai a alimentação AC que será retificada pelo diodo D7(neste modelo aqui) e alimentará o +5VSB. Esta linha está sempre presente, mesmo a fonte estando desligada. O fio verde também apresenta +5V e tá sempre presente. É o sinal de Power Good, responsável pela informação do "teste" das saídas, antes de permitir a ligação comandada pela placa-mãe. Um detalhe deste circuito, é um atraso(delay) desde o momento de acionamento até a liberação das voltagens nas linhas. Lembram da Seventeam? Demora algum microtime até ligar após o acionamento. Nas genericonas quase não se percebe esse delay.

Deste mesmo trafo sai a alimentação para manter o CI de controle ativo(PWM, etc) Observando de cima da placa, são quase todos os componentes localizados à esquerda de quem observa, até chegar no CI.

Vou dar uma relida no seu problema e voltarei a postar em breve.

PS. Tava tentando fazer umas fotos com minha super câmera digital(que droga), mas ficaram ótimas! Verdadeira B.O.S.T.A.......

Com a dificuldade de mostrar com uma foto, posso apenas indicar que siga as trilhas a partir desse trafo, passando por diodos, resistores e transistores até chegar ao CI de controle. Os resistores não é muito nescessário checagem, a menos que estejam torrados(lógico). Os diodos devem ser testados fora da placa e os transistores também. Com tudo, caso o CI esteja danificado, a fonte não mais funcionará. Para testar, somente trocando-o.

Outra dificuldade que tô encontrando para analisar é que o modelo da L&C parece seguir um esquema de projeto um pouco diferente do normalmente encontrada nas Sattélite, Maxxtro, por exemplo.

Essa que tenho com PCB da L&C é vendida(era) pois não é nova....inclusive, parece ser bem menos capada que as oem que tenho visto.

Lamento não ter ajudado mais! De qual quer forma, estou à disposição.

Abraços

PS. Ecm, sua fonte parece com a desse lik?

http://geocities.yahoo.com.br/bygrappa/Gen4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meiraneto, eu não sei testar esses transistores,aliás, nem esses nem outros :cry: ....vou dar uma descrição da minha fonte, ela parece com essa do link, mas é tudo invertido, observe:

fusível, NTC, ponte: parte inferior direita;

capacitores grandes: ocupando parte central e superior direita;

chaveadores e mosfet: ao lado esquerdo dos capacitores grandes;

trafos: (em ordem começando pelo principal) praticamente ocupando a parte central da placa, com início na parte superior;

diodos schotkys: ao lado esquerdo dos trafos;

CI principal: (2002) parte inferior esquerda.

tendo por base os fios da saída ao lado esquerdo, com vista de cima da placa.

Deu pra entender essa descrição? :D

Tem essa tensão normal depois da ponte, aproximadamente 300V.

No fio verde deu +/- 3,8V.

Que tensão aparece nos chaveadores? +/- quanto? pois não tô achando essa tensão.

Eu medi os diodos D16 e D19, D19 bom, mas o D16 tá estranho: usando a escala X1 medindo o diodo no sentido inverso tá marcando 5 no mult., tá com fuga, né?

Desculpe minha falta de conhecimento..... :stupid:

T+ :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

3.8V no verde tá muito baixo! Esta tensão é que serve para informar a placa-mãe que tá tudo ok. Como não tá tudo ok, deve ser esse o problema dela não ligar. Precisamos agora, localizar quem tá causando essa baixa tensão.

Veja quanto tem no fio roxo. É o +5VSB e também deve ter 5V. Em alguns modelos, essa tensão sai do trafo pequeno, do lado contrário ao trafo grande, passa somente por um diodo(retifica), uma bobina talvez e chega na saída.

No secundário do trafo citado, deve ter uns 30V AC em relação ao secundário do trafo grande. Esse "terra" deve ser a referência para todas as medições feitas no lado secundário da fonte. Seguindo mais à frente, deve ter um diodo que retifica e entrega uns 5V DC para alimentar outras etapas, até chegar ao CI 2002/2003.

Lembre-se de uma coisa. A fonte deve tá sem o jumper entre o fio verde e preto(desligada).

Preste bem atenção ao tipo de regulador que o +5VSB usa. Alguns modelos de fonte usam um regulador comum, do tipo 7805. Outros modelos usam apenas um diodo para retificar a saída do trafo.

Com a fonte desligada, esqueça dos transistores chaveadores que ficam do lado do trafo grande. Apenas o do outro extremo é que estará operando.

Veja quantos volts tem no secundário do trafo pequeno. Depois poste o que mediu....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meiraneto, no fio roxo tá dando uns 4,75V, no secundário do trafo tá esquisito, pois só de eu colocar a ponta negativa do mult na saida do trafo, o ponteiro ja fica medindo num sei o que. Na escala de 250V AC dá 50 e na escala de 50V dá 20, num tô entendendo isso.

No trafinho tem 3 fios no secundário, não sei a ordem certa dos terminais, mas no do canto com o do meio dá isso aí que eu falei :wacko: e nos dois cantos não dá nada...........por que o ponteiro ta mexendo com só uma das pontas de prova conectadas??????QUE DOIDICE!!!! :blink:

Bem, eu medi depois dos diodos, em DC marca uns 14V e no outro dá aqueles 4,75V.

Caramba, eu ia fazer um esquema pra por uma foto da fonte, mas o ###### do meu colega foi trampar mais cedo hoje aí ferrou...... :chateado:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A saída do trafo trabalha em frequência muita alta, da ordem dos kHz e isto induz e deixa o multímetro maluco....normal!

Tô exatamente agora, analisando um circuito de fonte e seu funcionamento.

Não sei de que diodos tá falando!

Lembre-se, na saída dos trafos, meça somente AC e somente após os diodos é que deve procurar tensões DC.

PS. Tem msn? Autoriza ai....

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem, seguem mais algumas fotos da fonte, que está sem os dissipadores, vista de angulos diferentes:

%7Boption%7Dhttp://fotos.terra.com.br/foto.cgi/eZjylptxyITtx.90msoteTthi27bvnRI3tj6AM/foto2.jpg' border='0' alt='' />

%7Boption%7Dhttp://fotos.terra.com.br/foto.cgi/1YdyklBwxCSsw-8zJBns1Ssghi2aumQCKsd5:L/foto3.jpg' border='0' alt='' />

%7Boption%7Dhttp://fotos.terra.com.br/foto.cgi/gjltqDyz0mVvz:.eou3vgVv27STPIKXm5vlMsO/foto4.jpg' border='0' alt='' />

bem, é isso.

Alguem ai manja e pode me dar dicas, pois ja troquei varios componentes e a bendita fonte não liga...... :(:help:

T+ e agradeço a todos....... :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Olá pessoal,

Baseado neste tópico consegui achar os componentes queimados na minha fonte,

foram dois diodos na entrada e o NTC que saiu um pedaço do invólucro.

O NTC é um SCK 053 com 14 ohms, eu consegui encontrar um SCK 102 com 8 ohms.

A fonte funcionou beleza sem carga e ao ligar uma lâmpada de carro (12 V. x 5W.)

entre os fios amarelo e preto, a fonte liga e a seguir desliga.

Pergunta: este procedimento está correto ou a fonte ainda tem problema?

Brigadão pessoal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Laranja Verde@23 jan 2005, 11:39

Olá pessoal,

Baseado neste tópico consegui achar os componentes queimados na minha fonte,

foram dois diodos na entrada e o NTC que saiu um pedaço do invólucro.

O NTC é um SCK 053 com 14 ohms, eu consegui encontrar um SCK 102 com 8 ohms.

A fonte funcionou beleza sem carga e ao ligar uma lâmpada de carro (12 V. x 5W.)

entre os fios amarelo e preto, a fonte liga e a seguir desliga.

Pergunta: este procedimento está correto ou a fonte ainda tem problema?

Brigadão pessoal

cara, se liga e depois desliga, incorretamente, é porque ainda tem problemas.

esperimente medir as tensões de saida e ligue uma hd nela pra ver se funciona direito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí pessoal,

Alguém pode me ajudar desta vez?

Conforme falei acima, a fonte funciona beleza sem carga com as tensões de saída dentro do normal, liga também a ventoinha, mas quando conecto uma lâmpada de carro de 12 v. 5 w. ela da partida acende a lâmpada e logo a seguir desliga.

Não sei onde devo procurar o defeito.

Obrigado

Laranja Verde

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Laranja

Provavelmente os diodos de saída estão com fuga. Sem consumo de corrente, até funciona, mas ao exigir corrente dessa linha, a proteção desliga a fonte. Tente checar também os chaveadores(transistores de entrada).

Meça as voltagens de todas as linhas, sem a carga e na hora da conexão da lâmpada. Poderá observar em qual linha a tensão tá caindo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!