Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

torrei uma fonte


ecm

Posts recomendados

Bem , eu to com uma fonte ATX L&C 235W(modelo L&C-A200ATX). Eu ligava ela fora do micro, nisso que fazia( tava testando ela), aí ela dava um tranquinho e parava, só dava um inicio de funcionamento. Quando eu tirava e colocava o jumper no conector pra ligar ela, fazia um tic, com que fosse um relé chaveando, mas não tem isso na fonte. Aí eu fiquei procurando de onde vinha esse tic nos componentes. Com ela aberta, fiquei ligando e desligando o jumper varias vezes( coloquei um cooler nela pra ver se tava ligando), o cooler ficava tomando tranquinhos, que indicava que a fonte ligava e desligava...E nisso que fiquei liga/desliga, tic/tec na fonte, teve uma ora que fritaram dois transistores, pegaram fogo e torraram, tomei maior susto.... :ahh:

Esses transistores sao que ficam fixos ao dissipador, sao transistores C4106.

Caras, foi um susto mas foi engraçado(mesmo que isso não tenha graça nenhuma), os dois torraram, seus terminais se romperam, seus corpos racharam, acho que teve um curto-circuito(não sei porque)....mas foi isso.

E aí... alguem sabe porque tava dando esses tic/tec, é defeito na fonte, sera que os transistor tava com problema...sera que se eu trocar eles vais resolver o problema, alguem pode dizer algo pra ajudar?? :stupid::zoio:

falou;....... :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pode pegar dois outros de uma genérica e colocar no lugar deles. Cheque também o terceiro, que é o mosfet.

Provavelmente, havia uma fuga neles e por isso a fonte tava desarmando. Quando substituir, meça com um multímetro a continuidade das 3 saídas positivas. Se alguma delas der ZERO, há curto nos Schottiks.

Estava ligando a fonte com ou sem carga externa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MEIRANETO,

eu tava colocando só um cooler pra ver se ela tava fucionando....E a propósito, o que é esse schotky aí q você falou?

Se eu soubesse testar eles tava feito.....se der certo vou começar um curso de eletrônica ano q vem..... :D

E, tambem, devido a esse estrago na fonte, um capacitor proximo ao transistor teve seu involucro danificado, vou precisar trocar tambem? :zoio:

Como eu vou testar esse transistor? tenho multimetro analogico e digital, qual melhor pra testar? Ah, se bem q o digital ta zuado..... :cry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

São aqueles componentes que ficam no segundo dissipador. Parecem com os trasistores que queimaram.....geralmente, os que ficam no centro do dissipador(linha de 12V) são 2 diodos comuns, mas de alta velocidade, unidos formando um Schotky.....nada mais.

Cuidado, pois se sua fonte não tiver resistor de carga para as linhas de +5V e 12V, pode queimar a fonte se ligar sem carga!

Todas as que chequei têm esses resistores, mas não sei se a sua tem.....não altere o fusivel de entrada! Coloque um fio bem fino....até ter certeza que a fonte tá legal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Negativo. Logo após os capacitores de entrada, vêm os transistores(2) e um mosfet. Estes são do circuito primário. Alimentam o transformador maior e depois de passar pelo transformador, a corrente passa pelos diodos Schotkys citados, onde sofre a retificação e assim, seguem até as saídas respectivas. Esses diodos schotkys parecem com transistores, mas não são! Sua função é retificar a tensão que sai do transformador!

Cuidado! Se não entender isso, poderá se perder no reparo da fonte!

Qual quer duvida, estou ligado....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja se estou certo: a bobina do trafo mestre da fonte tem entrada (o primario) em uma bobina de 2 terminais,suas respectivas pontas.

O secundario tem TAMBEM 1 BOBINA? de seis terminais, fica tudo grudado, aí não da pra testar os transistores diodos porque seus terminais ficam na saida do trafo que é tudo junto....isso é fioda!!!!! :tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como falei antes, se não souber exatamente como são ligados os terminais do componente, não há como saber se tem curto ou fuga, ou mesmo está em aberto! Só removendo mesmo.

Compre um sugador de solda, um ferro de solda, estanho e mãos à obra! Pratique soldagem e dessoldagem e o uso do sugador. É moleza remover componentes com um sugador. Desde que não seja um CI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esquenta não, eu tenho tudo isso: sodador 40W, sugador de solda, alicate de bico, alicate de corte, multimetros(analogico e digital)....só quero saber direito como testar esses "caras" aí e ter certeza dos resultrados, ou então eu meço e posto os resultados pra você me dar as dicas de que eu necessitar.......VALEU!!!!! :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem que eu queria começar agora mesmo, mas hoje é domingo, tenho ainda que comprar os transistores pra trocar, agora não tem como, ou melhor, hoje não tem como....e não vai dar pra fazer a comunicação logo , amanha, pois minha internet é discada e , você sabe, é uma facada usar durante o dia em dias de semana, só mesmo depois da meia-noite......VALEU MESMO!!!!!!!

você ta na net na madruga??Aí amanha de madruga eu entro e posto o q deu....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

em que escala eu testo o componente? o que tirei é o do meio, ele nem tem a chapinha pro dissipador, é um UF1002F.

-----------

No corpo dele: | O | - parte onde seria de chapa p/ dissipador

----------- mas não é chapinha.

|PEC 201|

|UF2001F| - corpo/núcleo

|>| º |<| - desenho dos diodos com barramento pro centro

-----------

| | |

| | | - terminais

| | |

| | |

E AÍ DESENHEI BEM? HEHEHEHEHEHE........ :D

QUE DROGA, ODESENHO não SAIU DO JEITO Q FIZ, porque?? :chateado:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vou medir pra você os dois componentes:

Diodos juntos visto de frente:

1......2......3

Entre 1 e 2 assim:

ponta vermelha em 1 e preta no 2 = 597Kohms

ponta vermelha em 1 e preta no 3 = infinito(sem fuga) diodos bons!

ponta vermelha em 3 e preta no 2 = 593Kohms. Diodos bons.

Diodos Schotky:

mesma pinagem.

ponta vermelha em 1 e preta no 2 = 70Kohms

ponta vermelha em 1 e preta no 3 = infinito(sem fuga)

ponta vermelha em 3 e preta no 2 = 70Kohms.

De qual quer forma, usando o mesmo encapsulamento, os dois diodos Schotkys podem indicar leituras diferentes quando comparados a diodos separados! Não conheço muito bem o que ocorre com as junções internas!

Tô achando os valores meio estranhos....são todos usados e portanto, suspeitos!

Resumindo:

Entre o terminal central e os laterais, só deve medir alguma coisa com a ponta preta do multímetro no terminal central. Com a vermelha no central, para um lado e para o outro deve indicar aberto! Se aparecer alguma leitura, é fuga na certa!

Use uma escala de ohms apropriada. A mais alta que o multímetro disponibilizar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e ai meiramnneteot, bhlz..

eu troquei os transistores por equivalentes , mas não foi os uficiente pra fonte voltar a funcionar corretamente...

eu estive analisandoo o circuio, ate levei os diodos prea um tecnico conhecido testasr e disse q estava bons, ai eu fiquei a procura de maisd defeitos e encontrei mais dois: um resistorzinho e um diodinho quye estavam destruidos, dai veio um problema:

Como vou fazer pra descobrir o valor desses componentes pra substitui-los?? :zoio:

E mais uma perguntinha: o esquema pra testar serve pro terceiro transistor ou a coisa ja é oputra?

falou....AGUARDO-TE....... :help::bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para testar o terceiro transistor, que é um FET, é diferente o esquema de conectar as pontas de prova do multímetro....os terminais são source, gate e dreno. Para medir o mosfet, faça assim:

Mosfet canal N:

1 - Ponta(-) no Source;

2 - Tocar no Gate com a ponta (+) e logo a seguir passe a ponta (+) para o Dreno(leitura baixa)

3 - Mantenha as pontas na mesma posição e tocar com o dedo entre o Gate e Source(leitura alta).

É mais ou menos isso ai.

Para descobrir os componentes torrados só mesmo checando outra fonte igual ou com o diagrama....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meiraneto,

que coisinha embaçada....quando eu penso ta entendendo a coisa embaça tudo de novo....

você me disse como testar os diodos....ai eu fui testar,na escala mais alta X10K,e como você disse que só deve medir algo com a ponta negativa no centro, eu medi, e da resistencia zero com o vermelho no meio, e tambem da o resultado que você disse mas com as ontas invertidas, e o tecnico disse que eles estão bons, que droga de complicaçao essa....... :tantan:

será que da pra mim pegar o diagrama dela na internet?

eu não entendi bem como testar o mosfet..visto ele de frente, qual a ordem dos terminais...gate,dreno e source, em que posiçao estão com ele de grente?? :zoio:

cara, com tudo isso, não vejo a hora de entrar no curso de eletrônica..... :cry:

mas é isso aí, acho que se eu conseguir substituir os dois miudinhos, a fonte volta a operar...........VALEU.... :goff:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ahahahhhahhahaha

É isso mesmo amigo! Eletrônica não é somente um monte de componentes juntos! São componentes, as vezes juntos e outras vezes até separados fisicamente uns dos outros e ainda assim, todos funcionando em harmonia!

A pinagem comum dos Mosfets é:

Gate Dreno Source GDS.

Seu funcionamento é como um carro velho, só pega no tranco! :D

A condução e corte ocorrem quando é dado um pulso no G, iniciando-se assim, a condução ou corte. Até que seja dado novo pulso no G, o transistor permanece em seu estado atual.

Vai fundo no curso....eletrotécnica também é um ótimo curso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

certo, a conversa ta divertida, conjunto com que estou aprendendo....

mas, e aí, o que você me diz do acontecimento com os diodos >> o teste?

eu até fico tentando deixar a eletrônica de lado um pouco enquanto não sei muito sobre tal, mas não consigo, "sou louco por isso", me fascina, me diverte, e quando coinsigo consertar alguma coisa, me emociono, é estão.......nem sei como explicar.....a eletrônica te domina, seduz....é fantastico!!!!!!! :D :palmas:

Mas, tambem, você não sabe, sei la, tem ideia de onde posso procurar o diagrama da fonte na net??

Vi num topico em eletrônica, que disseram que alguns multimetros invertem a polaridade das pontas na escala de resistencia, e de acordo com isso que me aconteceu, será que o meu faz essa inversao? Ele é novo, comprei a pouco tempo, acho que não tem nem um mês.

Eu usava o digital, ching-ling, de camelô....agora ele ta quebrado.

Cara, se depender de mim, você vai tem que responder a cada cinco minutos aqui no meu topico....porque quando vejo resposta, vou correndo ver e ja posto outra coisa.

voce É DO TOCANTINS? UM POQUINHO LONGE DAQUI DE SAMPA.... <_<

ATÉ DAQUI A POUCO....TO SEMPRE NA ÁREA!! :joia::bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vamos ver se podemos melhorar....

Vamos medir um diodo comum:

(-)----------!>!----------(+) resistência baixa.

(+)----------!>!----------(-) resistência alta.

Veja essas duas opções. Na primeira tem-se polaridade direta = resistência baixa.

Na segunda, polaridade inversa = resistência alta.

Onde o (-) é a ponta preta do multímetro e (+) é a vermelha.

Quase todas as leituras de diodos apresentam essa característica. Podem variar conforme o tipo, mas no geral, será sempre conforme mostrado.

Vejamos agora uma outra situação:

1------!>!-- 2 --!<!------3

Veja que são dois diodos unidos gerando um componente só com três pinos, igual pode ser visto nas nossas fontes.

As medições com o multímetro serão feitas do mesmo modo mostrado no diodo único mais acima.

Acompanhe:

Entre 1 e 2 tem-se um diodo único e entre 2 e 3 outro diodo único. A medição é idêntica ao caso já mostrado.

Entre 1 + 3 e 3 + 1 as leituras são iguais por que a posição é simétrica! Faça essas constatações.

Esses diodos "diferentes" são chamados Schotkys. São diodos de retificação rápida, diferentemente dos diodos "comuns" que não conseguem retificar em alta frequência.

De onde vem essa alta frequência? Vejamos.

Lá na entrada da fonte, o sinal é de 60Hz. Passa pela filtragem, é retificado nessa frequência, e vai até os transistores Chaveadores e Mosfet. Neste ponto, os chaveadores trabalham num regime on-off cuja velocidade de "ligamento" e "desligamento", é controlada por um oscilador PWM, que recebe informação da saída da fonte para controlar a "característica" do chaveamento. Conforme a saída sinalizar, o controle pelo PWM atua nos Chaveadores e faz a tensão subir ou descer lá na saida, seguindo um processo realimentado e controlado....

Isto não é tudo, mas por enquanto tá de bom tamanho....

PS. Com calma, tudo se resolve...procure entender todo o processo e verá quão interessante é o funcionamento de uma fonte chaveada!

Estou pensando em fazer um tutorial mostrando o funcionamento de uma fonte atx. Vou trabalhar nisso e postarei assim que estiver pronto. De antemão, informo que não é um muito simples entender o funcionamento, para quem desconhece completamente os componentes básicos como, capacitores, diodos, transistores chaveadores, filtros, bobinas, etc.

Aguardem! Neste mesmo Bat Canal.... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...