Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Distribuições


Nxt

Posts recomendados

Nunca usei Linux, nunca nem vi rodando...mas estou curioso e quero instalar aqui para ver como é...

mas tem alguns problemas:

-Tenho uma só partição, e em NTFS, com o WinXP (tem algum programa q faça uma outra partição pra eu usar o Linux sem ter q formatar tudo?)

-Não sei qual distribuição usar. (procuro uma simples, que não precise ficar configurando tudo, que seja instalar o SO e drivers, como no Windows)

OBS: não quero algo muito complicado por enquanto, primeiro quero aprender programação e modelagem 3D (e aprender tudo de uma vez só não dá certo, tem q ir aos poucos)...agora é mais pra usar normalmente e pra matar a curiosidade..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um bom programa pra gerenciar o disco e criar a partição necessária pra linux é o partition magic. E dá pra instalar o linux sem formatar com ele.

Quanto à distribuição, você pode usar o kurumin que nem instala, roda direto do cd. E é a mais indicada pra usuários iniciantes. Se for instalar, começa instalando o próprio kurumin. Ou, se quiser aprender mesmo, parte pra outra, como conectiva, que é muito bom.

Um programa bom pra modelagem no linux é o kpov modeler(algo assim). Se for programar pra c/c++, o gcc é muito bom. Pra outras linguagens eu não sei te dizer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma distro fácil, mas que não peca no aprendizado é o Fedora Core... ele esta na versão 3 já... pode pegar e usar a vontade... e ele vem com todos os compiladores instalados, doferente do Kurumin... se for só para rodar do cd pode usar Kurumin, mas se for para instalar pegue uma distro mais robusta como Fedora...

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quer uma dica?

Formata o disco e cria três partições, uma em ntfs pra winXP, uma em ext3 pra linux (o instalador do linux cria) e uma maior em fat32.

A primeira vantagem é se precisar formatar no futuro você formata só onde vai instalar o sistema, o restante fica no disco numa boa, não perde nada.

A segunda é que os linux somente lêem em partições ntfs, mas não alteram nada, pra que dê pra mexer (se quiser, é claro) tem que instalar um programa, coisa que não acontece com o fat32, ele reconhece, grava e deleta numa boa sem ter que instalar nada.

E a terceira, é que fica tudo mais organizado (pra quem se importe com isso).

Eu criei uma partição ntfs de 10gb, uma ext de 6 gb e 25gb separado, como uma partição comum.

Senão procura um partition magic mesmo, mas é mais fácil e mais recomendado zerar tudo e instalar do disco vazio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom valeu aí pelas respostas pessoal! Vou dar uma olhada no Kurumin, já que não precisa instalar e é o que eu vou conseguir mais fácil...E vou dar uma pesquisada sobre o Conectiva e o Federa Core..

Bruno, por enquanto vou usar com duas partições mesmo, pra não precisar formatar por enquanto....

Quando o Windows começar a chiar (dando pau direto e ficando lerdo) eu formato e faço as 3 partições do jeito q você falou (eu não vou ter problema porque tenho gravador de DVD, dá pra fazer um backup enorme com um bichinho desses...hehe)

Só não formato agora porque ainda preciso conseguir alguns programas que eu não tenho o CD mas tão instalados aqui...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se eu fosse você primeiro eu usaria o kurumin, que não precisa nem instalar no hd, roda direto do cd-rom.. mas se você quiser formatar e instalar um linux no seu micro usa o fedora core 3...... quanto a suas partições ntfs, usa o partition magic pra redimensionar ou usa o instalador do mandrake, que consegue redimensionar partições ntfs sem perda de dados..... falou! B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

começa pelo caminho mais fácil e mais automatico, o Kurumin, ele é ótimo, tem os drives pra maioria das placas e tem uma boa funcionabilidade, além de rodar pelo cd, o q é uma grande vantagem.

baixe ele e experimente, ele é pequeno e fácil, muito fácil mesmo de usar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...