Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Monitor borrado


rl_korosi

Posts recomendados

Meu monitor esta "borrando" sempre que há uma mudança de cor.

Quando tem uma figura sobre um fundo, a figura fica borrada como se tivesse sido desenhada com lápis e passado a mão em cima. Botões, janelas, os textos ficam todos borrados.

O monitor é meio velho mas é muito bom, não queria trocá-lo. Nem o tubo cançado está, liga rápido e não embaça, mas agora está assim. Sei mexer um pouco com eletrônica. Inclusive já fiz reparos nele nos transistores. Se alguém tem uma ideia avisa, por favor. Se é que tem jeito. :(

Obs, curiosamente também apareceu uma linha torta quase no centro da tela, mas bem fraca. Ela fica "rolando" para baixo seguindo um padrão no seu formato.

flws :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...Sei mexer um pouco com eletrônica. Inclusive já fiz reparos nele nos transistores...

Olá rl_korosi...

Pelo seu relato, suponho ser um efeito conhecido como "rabo de cometa".

O "rabo de cometa" é, de fato, um defeito do monitor que pode ser corrigido, na maioria das vezes, pelo reparo da placa RGB. Entretanto, não raramente, pode caracterizar, também, um defeito do TRC, principalmente se você nota que a imagem "escureceu" ou não consegue um contraste otimizado.

No caso da placa RGB, os causadores, normalmente, são capacitores de acoplamento do sinal de vídeo aos catodos RGB. Substituindo resolve.

Em sendo TRC, me parece mais viável considerar a compra de outro monitor.

Não tome como incentivo para que você mesmo faça o diagnóstico e reparo.

Lembre-se, monitor dá choque que causa sério acidente. Se fizer é por sua conta e risco!

Em todo caso procure, se puder, a opinião de técnico especializado e de sua confiança. É mais sensato e, principalmente, seguro.

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Jota Pê,

Obrigado pelas informações que foram preciosas. Realmente é esse o defeito ("rabo de cometa") e possibilitou que fizesse umas pesquisas a respeito. Realmente é um defeito que tem diversas causas. Conheço um técnico há tempos, mas de televisão, e vou ver se ele pode me ajudar (ele não gosta muito de monitores, hehe). Quando puder falar com ele e tiver resultados postarei aqui.

valeu a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

O problema foi resolvido e pra deixar esclarecido como dito:

Troquei um capacitor eletrolítico de 47x160 que ficava entre um sinal do tubo com o GND, provavelmente filtrando o sinal. Não aparentava estar estragado, mas mas na hora de dessoldar seus terminais se soltram do capacitor muito facilmente, pois etavam podres.

valeu :palmas: :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...