Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

...chave liga/desliga invertida...


Posts recomendados

milatchka

Explica isso melhor....o que você fez?

você desconectou os fios de força da fonte do botão power ON/off, e depois conectou novamente fora do padrão, foi isso ?

Se foi isso, pode ocorrer duas coisas.

1.) A máquina não liga.

2.) você queimou a fonte certamente e talvez algum outro componente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...acontece o seguinte...faço manutenção...sou novata...rs...e recebi uma máquina, K6-2, que quando ligada, pedia disco de boot; o dono me comunicou que tem o hábito de desligar o pc na tomada...imagine...logo imaginei o estado do HD...liguei a máquina e realmente comprovei o pedido de boot...tirei o HD do cara e a coloquei em uma máquina como slave...e foi detectada...efetuei o scandisk pelo dos...desfragmentei...tudo OK...retornei-o para o pc de origem...e lá vinha o pedido de disco de boot...desmontei todo o micro, limpei todos os contatos...e quando vou remontá-lo percebi que a chave de liga/desliga estava com os fios marron e branco verticalmente de um lado, que deveria ser marron com preto, e preto com azul do outro, que deveria ser azul e branco, confirmado no desenho da própria fonte; eu pensava que fazendo a combinação errada das cores queimava alguma coisa...mas o micro, até então, estava sendo utilizado dessa maneira...o que pode ter afetado também a HD; esta, quando entro no setup para fazer o seu reconhecimento, acende sua luzinha e logo apaga, não possibilitando mais a sua detecção...parece que queimou algum dispositivo em sua placa lógica...mas preciso ter certeza do diagnóstico...pois cheguei a ter dúvidas sobre o posicionamento correto dos fios...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

milatchka,

OK...você fez defrag e scan em outra máquina nesse HD e depois espetou o HD novamente no equipamento do cliente, ele pediu disco de boot, mas reconheceu não é ?

Aí você desmontou tudo e limpou.....depois disso ele não reconhece mais.

Minhas dúvidas meu anjo...

Geralmente solicitaçao de disco de boot e configuração errada no setup de boot....você olhou se apenas não estava invertida a seguencia de boots, tipo pedindo o primeiro boot pelo floppy ou cd-rom ?

segunda dúvida...

você mexeu nos fios da fonte, digo, inverteu a posição deles para o padrão default ?

terceira dúvida...

A máquina liga normal, você entra no setup ?

Obs: Quanto a posição invertida dos fios, dependendo da combinação que for aplicada, a consequencia é a queima da fonte sem dúvida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...não...na própria máquina do cliente, a HD não foi reconhecida; coloquei outra HD para testar o equipamento e tudo OK! a nova HD foi reconhecida pela máquina do cara, em modo de segurança.

Sim, olhei e mudei para C,A..boot.

Sim, mudei os fios para a maneira que acho ser correta (azul/branco; preto/marron).

A máquina liga normalmente, tenho acesso ao setup, mas quando peço para identificar a tal HD, a mesma acende uma luzinha e logo apaga, sem conseguir a sua identificação...quando a verifiquei em minha máquina detectei um vírus...mas foi removido!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

milatchka,

É o seguinte...A mensagem que dá na máquina do cliente é algo semelhante a: no systems found...inserte de disk boot, ou algo parecido com isso ?

Se a mensagem for algo parecido com isso e o Hd não é reconhecido no setup..babau anjo.

Isso significa que o HD a placa lógica do HD queimou...a única chance é encontrar um outro HD da mesma marca/modelo/capacidade do cliente e mandar trocar a placa com têcnicos habilitados para isso.

ou

Comprar outro HD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho mais provável o fato do cliente desligar direto na tomada, pois esta ação faz com que a cabeça do disco não retorne a posição de descanço e isto pode com o tempo ocasionar diversos problemas no disco, além é claro de danifica-lo por completo, mas não descarto a hipotése da fonte ter danificado a placa do HD.

A posição correta dos fios é:

(azul/branco; preto/marron).

Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto à inversão dos fios da chave de power de fontes AT, a única possibilidade de problema é fechar um curto-circuito ao ligar a chave, o que ocasiona a queima da chave e talvez a queima da fonte. Não foi o que ocorreu no seu caso, pois você teria percebido um "estouro" na chave. Portanto, pode desencanar de ter sido isto a causa do problema no HD. Estranho é o fato do HD ser reconhecido em outra máquina. Poderia ser algum problema com a interface IDE. Já tentou ligar o HD na interface secundária?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum... história interessante.

Uma vez, eu vi um micro com a fiação invertida funcionando normalmente... Se não me engano, a posição dos fios era:

Preto / Azul

Marrom / Branco

Achei estranho porque sempre pratiquei e ensinei aos meus alunos a posição descrita pelo Cgomes. Comentando com um colega, ele me disse que o marrom e azul poderiam ter qualquer posição desde que os preto e branco estivessem se cruzando... (!)

Bom, fui para o laboratório com a certeza de que eu queimaria pelo menos 1 fonte aquela tarde.

E não é que ele tinha razão? A fonte não queimava. Mas o voltímetro acusava uma ddp de 12,9 (quase 13) para o fio amarelo da conexão de força do HD, contra 12,18 na configuração normal.

Pergunto então: será que não foi isso que aconteceu? Essa sobrecarga continua afetou a placa de sistema do HD ou então o mecanismo de rotação?

Não sei... apenas compartilhando experiência... me digam o que acham por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...Ricardo...a posição dos fios do PC de meu cliente estava exatamente como comentou, e exatamente com os fios preto e branco se cruzando...com certeza houve uma desfunção na tensão...pena eu não ter me ligado e medido-a antes de corrigí-la...os demais componentes parecem não ter sido afetados, pois instalei outra HD na máquina e ela foi identificada normalmente, em modo de segurança...andei verificando a placa do HD e parece que tem um CI meio manchado...pelo menos lesou somente o HD, acho.....rs

Lembrei-me que uma outra vez também peguei um micro, que quando era ligado, queimava o fusível do estabilizador...cheguei a queimar uns 03 fusíveis entre 02 estabilizadores diferentes...e adivinha, a fiação desse PC também estava de maneira incorreta...e o que achei engraçado foi que o curto voltou para o estabilizador...e não danificou o PC.

Realmente, precisamos ficar atentos, e nos comunicar mediante experiências executadas...algum fato estranho  acontece...rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa vida!!! Pelo que sei, o preto e o branco sao neutros, ... Independente se estiver azul com branco ou azul com preto, vai funcionar normal o pc... e virce -versa marron com branco ou preto. Não é porque azul com branco e marron com preto funcionou e depois azul com preto e marro con branco não funcionou. O que não poderia nesse caso o azul com marron estarem na posição vertical.

Em 2º o HD estava funcionando antes? Se afirmativo e agora não esta nem identificando  então voce pode ter certeza que esta com problemas fisicos o HD. Você colocou-o em outro PC? Se afirmativo e não identificou também é mais uma prova que o seu HD esta com problemas fisicos.

Em 3º já peguei uma porrada desses problemas de HD que funciona normal e depois de um certo tempo o led fica aceso e quando vai identifica-lo não o encontra. já nesse caso que o fato vem de o responsável do micro ficar desligando o PC da tomada, provavelmente que o problema esteja com o motor interno do hd, ou outro componente fisico. Veja tambem se por aventura a placa lógica dele não apresenta sinais de queimado, se por aventura sim troque essa placa por outra com o mesmo numero e marca correspondente que se encontra no chip do hd. Se não então o problema é mais grave dando-se em conta problemas fisicos do HD. No meu caso se for isso eu já trocaria. Agora se você for querer os dados vai ter que levar numa autorizada especialmente p/ Hds e torcer p/ que de certo o reparo alem de você ter que pagar uma nota por isso. Do contrario coloque um HD novo que já resolve tudo isso.

Espero ter ajudado

Everton

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho que isto deve ser problema da controladora IDE, este computador tem drive de CD? Eles está sendo detectado??

Se não pode-se ter praticamente certeza que o problema é mesmo da controladora IDE da placa mãe. Testa os conectores de força também, se estiverem OK testa outro HD neste computador e a partir dai pode se ter a certeza se o problema é do HD ou da controladora IDE...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Everton,

Realmente preciso pesquisar essa lógica de combinação de cores...você falou algo realmente lógico qt a relação negativa dos fios preto e branco, mas até o momento vinha aplicando a combinação que é ensinada nos livros de manutenção de hardwares. Vou redigir um trecho de uma coleção que tenho, de Ijalde Darlan Bezerra, que foi o material mais completo que achei:

"Instalação da chave liga/desliga"

Através desta chave, liga-se ou desliga-se o computador. Observando a chave por trás, vê-se os terminais nos quais os cabos de corrente AC da fonte são conectados.

Geralmente, os fios que ligam a fonte de alimentação à chave liga/desliga vêm nas cores marron, preto, azul e branco.

....segue...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A chave está dividida verticalmente em dois lados. O par de fios do lado direito (azul/branco) pode ser colocado no lado esquerdo e vice-versa. Os fios do mesmo lado podem ser trocados um pelo outro. Os fios marron e preto formam um par complementar. Os fios azul e branco formam outro par complementar. Assim sendo, quando a chave for acionada, ocorrerá uma ligação (curto) entre os fios marron e preto, azul e branco. A partir daí a corrente elétrica AC circulará.

Antes de fazer as conexões, convém observar, na parte superior da fonte, uma etiqueta que ilustra a conexão dos cabos da fonte com a chave liga/desliga."

Como pode observar, este é o material que encontramos em sua maioria, e não ficou claro que tanto o fio preto como o branco podem fazer qualquer combinação com fios azul ou marron, apesar de ter lógica o que comentou...alguma coisa não está clara!

Tenho aula de eletrônica hoje, e se possível tentarei efetuar testes com minha fonte, ligada a um sequencial de lâmpadas, que avisa processos de curto. também procurarei algum livro sobre fonte chaveada, que deve ter alguma explicação mais detalhada!

qualquer novidade, exporei a todos! :;):

Um grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha me referido a isso, pelo fato de que uma vez, quando fui ligar uma fonte dessas AT, veio dois cabos pretos e dois brancos, levando-se em conta que os brancos eram neutros seguido pela ilustração.

Mas para ter absoluta certeza do ligamento, é só seguir o desenho ou ilustrativo presente na propria fonte AT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!