Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda para Iniciante


TuxO_+

Posts recomendados

Olha, sempre me interessei pela plataforma linux, sei usar relativamente bem o windows, mas realmente gosto mais do linux (ainda mais pelo fato de ser livre), mas o que acontece comigo é o seguinte, se o problema for configurar a rede, discadores, alguns tipos de servidores e outros aplicativos tudo vai bem, meu maior problema esta sendo em relação a instalação de programas, se for pacotes auto instalaveis fica fácil, ainda sem problemas, mas tenho muita dificuldade em pacotes compactados, só instalo quado acho algum tutorial para isso.

Eu quero deixar de vez o windows, e me aprofundar bem em linux, mas fica chato quando não se consegue instalar os programas desejados.

Então o que eu peço é o seguinte, se alguem pode me passar os conceitos basicos de instalação de pacotes compactados (comandos, etc)

E tem mais uma que realmente para mim é a mais chata de todas, meu pc é um athlon 2800+ com placa mãe Asus a7n8x-e deluxe, ele nem iniciava o kurumin 3.0 não reconhecia o processador, baixei o 4.0 alpha funcionou, mas acontece que ele reconhece as duas placas de rede, porém elas não funcionam, não tem como usar a net para procurar drivers ou atualizar os pacotes, e se desabilito as placas de rede ele não inicia tambem, os modelos das placas de rede são: uma nvidia outra é uma marvel gigabyte

Obrigado Pela atenção.

[]'s

Heitor Bazan

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

**************DESCOMPACTAR*******************

para arquivos ".tar" ->> digite tar -xvf "nome do arquivo"

para arquivos ".tar.gz" ou ".tar.bz" ->> digite tar -zxvf "nome do arquivo" - ou digite gunzip/bunzip2 "nome do arquivo" e depois tar -xvf "nome do arquivo."

**************EXECUTAR************************

entre na pasta descompactada

digite ./make

./make install

ou

./install

* o mais aconselhado é verificar os readmes na pasta descompactada

la sempre diz como deve proceder a instalação.

Sera que isso ajudou ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Thakowbbery@25 nov 2004, 15:15

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=209853

quanto as placas de rede, ele só não inicia quando você desabilita 1 ou 2 das placas?

Não consegui desabilitar a marvel, só a nvidia, ai ele da erro no boot, não me recordo agora qual é, mas vou ver depois posto aqui......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por shang_tsung@26 nov 2004, 13:18

Deve ser, porque ele não achou a placa de rede ou IP. Tenho o mesmo problema p/ instalar pacotes não compilados compactados. até hoje não entendi esse treco de make e make install. :tantan:

Bem realmente uma das dificuldades do linux para o usuario leigo e a instalação de programas não compilados (em codico fonte) mas a dificuldade maior neste processo não e digitar os comandos e sim a faltar alguns arquivos necessarios para compilação e instalção dos programas em codico fonte, ter que correr atras de dependencias e brabo :muro: , agora o esquema das funçoes de cada comando, creio que seja o seguinte:

./configure = prepara e verifica se tudo esta ok e que nada esta faltando para começar a compilar

make = compila o programa ou seja converte os arquivos que estão em codico fonte na linguagem de programador para binarios (linguagem de computador) para que seja possivel ser usado pelo sistema para instalar e executar

make install = instala o programa compilado normalmente.

Alem disso para se compilar programas em codico fonte e necessario ter o kit de programas de desenvolvimento que normalmente vem no cd da distro( dependendo da distro ), no kurumin mesmo não vem esses programas necessarios para sair compilando os programas em codico fonte porém podem ser instalados depois

OBS: Se hover algum erro na explicação acima e so falar, valeu...

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

./configure = prepara e verifica se tudo esta ok e que nada esta faltando para começar a compilar

make = compila o programa ou seja converte os arquivos que estão em codico fonte na linguagem de programador para binarios (linguagem de computador) para que seja possivel ser usado pelo sistema para instalar e executar

make install = instala o programa compilado normalmente.

Isso mesmo... procurem ler guias de aprendizagem como o Guia Foca Linux em vez de ler apenas tutoriais... procurem aprender em vez de pegar apenas dicas... sei que as pessoas querem apenas usar o Linux... mas mesmo no Windows você teve que aprender o básico para usa-lo e a dificuldade maior no Linux passa a ser mais adaptação...

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...