Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

"AJUDA!" Configurando um Servidor FTP


badawe

Posts recomendados

Bom fala, galera, sou novo por aqui. e to com alguma duvidas.. vamos lá:

Um amigo meu tem um servidor na NET, um server FTP, da casa dele mesmo... aonde tem uns arquivos pra baixar ou seja quando ele tiver online, pode acessar ele e baixar os arquivos que ele liberou:

Bom... os problemas são os seguintes....

Vou colar aqui o que eu fiz exatamente.. como um tutorial que eu achei na NET

Este pequeno tutorial tem como objetivo auxiliar quem pretende compartilhar seus arquivos via ftp Server no Windows XP ou 2000. Serei o mais breve possível, descrevendo apenas os procedimentos básicos de montagem de um ftp, não me perguntem detalhes muito técnicos, pois o intuito não é ensinar a teoria e sim a prática.

Muito bem, então vamos começar:

Antes de mais nada, é preciso ter certeza de que o IIS (Internet Information Services) está instalado e funcionando em seu computador. Para verificar isso, siga os seguintes passos:

1 – Entre no Painel de Controle;

2 – Procure Ferramentas Administrativas;

3 – Verifique se aparece o ícone Internet Information Services.

Se aparecer, ótimo, você esta pronto para montar seu ftp Server.

Porém, se este ícone não aparecer, significa que você não tem o IIS instalado em sua maquina e ele é fundamental para montar o ftp Server. Portanto, vamos aprender a instala-lo.

Será preciso ter a mão o cd de instalação do Windows Xp ou 2000 (depende do Windows que está instalado em sua maquina). Com o cd de instalação do Windows no Drive, vá em ADICIONAR / REMOVER PROGRAMAS.

Depois click em ADICIONAR / REMOVER COMPONENTES DO Windows.

Observe no item Internet Information Services, ele dever ser marcado.

Depois de marcar esse item, click em Detalhes

Nessa janela, você devera marcar a opção File Tranfer Protocol (de acordo com a figura).

Depois Click em Ok. Ao retornar para a tela anterior, click em Próximo e o Windows vai começar a instalação do IIS.

No final do processo, reinicie seu computador.

Após reiniciar, é hora de preparar a pasta que servira de base para a montagem do ftp. Escolha uma pasta a seu gosto. O Windows usa por default a pasta c:\Inetpub\ftproot, mas eu prefiro configurar minha própria pasta.

É muito interessante, se você puder configurar uma pasta que esteja em uma partição do tipo NTFS, pois se não for NTFS, não será possível dar ou negar direitos aos usuários de seu ftp, como por exemplo, se o usuário poderá ou não enxergar o conteúdo de uma pasta. Eu vou explicar com base em NTFS. Quem usa fat32 como sistema de arquivos, eu sugiro que não monte ftp Server, pois sua maquina ficará totalmente exposta e sem nenhuma segurança.

Após escolher a pasta, é hora de criar os usuários que vão acessa-la. Click em Iniciar e depois click com o Botão direito do mouse em Meu Computador.

Escolha Gerenciar ou Manage.

Procure a opção Usuários, conforme a figura abaixo:

Click em Ação > Novo Usuário

Preencha os dados para o usuário a ser criado.

Certifique-se de marcar as opções conforme mostra a figura.

Click no Botão Criar.

Repita esses passos ate criar todos os usuários que você precisar.

Agora vamos escolher a pasta a ser publicada como seu ftp Server.

Entre no Windows Explorer.

No exemplo, eu escolhi a pasta FTP que esta na unidade F: do meu computador.

Click com o botão direito sobre ela e selecione COMPARTILHAMENTO E SEGURANÇA.

Selecione a seguinte aba.

Se esta tela não aparecer pra você, faça o seguinte: Cancele, click em FERRAMENTAS > opções DE PASTA:

Procure a última opção da lista e desmarque. Click em ok.

Voltemos a tela anterior

Repare que para o FtuUsers, eu apenas permite a ação de leitura e nada mais, portanto, na pasta FTP o usuário Ftpusers, somente vai poder ler e nada mais.

Adicione quantos ususarios você quiser, clicando no botão Adicionar e seguindo as instruções do Windows.

Após concluído esse trabalho, é hora de registrar um domínio para seu ip. Eu sugiro o GOTDNS (www.gotdns.org). La você tem que criar uma conta e informar um domínio, como por exemplo “velhinhocegodivx” e escolher um sufixo a seu gosto. Todas as vezes que você desconectar e reconectar na Internet, você terá que ir até essa pagina atualizar seu ip, pois o GOTDNS apenas resolve o nome que foi passado na hora da digitação, mas ele precisa saber pra qual ip vai disparar a requisição, por isso, toda vez que seu ip mudar, você terá que ir na pagina do GotDNS e atualiza-lo, mas não se preocupe, isso é muito fácil de fazer, é so seguir as instruções da pagina ( ta toda em inglês ).

Então é isso, espero que ajude...

Em breve estarei melhorando esse tutorial, mas por hora, já vai “quebrar o galho” de muita gente...

Obrigado a todos. Vamos deixar o Divx crescer no Brasil e eu sou um dos maiores colaboradores e torcedores para que isso se torne uma realidade.

[]’s a todos.

Ok, isso aqui foi o que eu fiz, tá tudo certinhu agora vamos as DUVIDAS:

modem: 3COM OfficeConnect Remote 812 Manager Router

NET conectada o Tempo todo, não tenho que me conectar

Após terminado todos os passos, Eu tentei acessar pelo dominio que eu criei no dynDNS, ele acessou, a pagina do modem <_< .

Pensei, vou configurar o NAT do modem, para o meu IP

Configurei o NAT para o meu IP 192.168.200.1, e liberei a porta 80 para o UDP e TCP.

Tentei de novo e novamente caiu no modem,

Gostaria que alguem me ajudace a configurar o modem, ou se existe algum programa, que faça o NAT, sei lá preciso de ajuda, Preciso fazer DL de algum dos Programas do dynDNS?

Desde já agradeço

[]´s :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara,

não conheço o seu modem então não sei como fazer a configuração porém.... já fiz exatamente isso com um speedstream 5200 e NoIP ao invés do dynDNS pra acessar minha maquina de casa no trabalho.....

bem, na verdade a configuração q você deve fazer no modem é a de Port Forwarding no caso de um servidor de FTP para a porta 21....

tendo dúvidas dê uma olhada em http://abusar.org

lá com certeza você vai achar várias informações úteis....

Espero ter ajudado,

Abraços,

Felipe Silveira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...