Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

# Lista das melhores placas-mãe para o XP #


Edu_Gnipper

Posts recomendados

Postado Originalmente por edu_angra@24 nov 2004, 18:42

Com o fim da era do Athlon XP e a entrada do Athlon 64 no mercado, pode-se dizer que, a partir do final deste ano, não será fabricada mais nenhuma placa-mãe para socket A (ou 462) :cry: . Os últimos suspiros para o XP foram lançados neste 2º semestre de 2004.

Eu gostaria de fazer uma listagem com as TOP's placas-mãe para o Athlon XP. Os ultimos lançamentos com chipset NForce2 Ultra 400 são os melhores. Procurem os últimos lançamentos de cada marca e postem aqui. Vou adiantando alguns exemplos:

- Abit AN7

- Asus A7N8X-E Deluxe (apesar de não possui muitos recursos...)

- DFI LanParty NFII Ultra B

- EPoX 8RDA6+Pro (a melhor! possui 8 canais, lan gigabit, 6 S-ATA, melhor cooler de chipset da linha)

- Gigabyte GA-7N400 Pro2 Rev 2

- Gigabyte GA-7NNXP

- MSI K7N2 Delta2 Platinum

- Soltek SL-75FRN3-GR

OBS: Postem somente os modelos TOP mesmo!!! Que tenham os melhores avançados recursos!!!

Pô vou dar meu voto tb, a Soyo Dragon Plus KT 600 1.0 é muito boa a principal concorrente da Asus A7N8X-X, mas acho a SOYO Dragon melhor por ter mais recursos... :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por SAPO-BOMBA@25 nov 2004, 15:12

Vou classificar em termos OVERCLOCK, DESEMPENHO GERAL e EXTRAS, obviamente na minha opinião:

Overclock:

Epox EP-8RDA+

Abit NF7-S 2.0

Abit AN7

DFI NFII Ultra Infinity

Desempenho Geral:

Abit AN7

MSI K7N2 Delta ILSR

DFI LanParty NFII Ultra

Abit NF7-S 2.0

Epox EP-8RDA+

Asus A7N8X-E Deluxe

Chaintech 7NJS Ultra Zenith

Extras:

DFI LanParty NFII Ultra

Chaintech 7NJS Ultra Zenith

MSI K7N2 Delta ILSR

Abit AN7

SOYO KT880 Dragon 2

Epox EP-8RDA6+Pro

Asus A7N8X-E Deluxe

E sem querer alongar demais: A MAIS BONITA NA MINHA OPINIÃO! :D

Soltek SL-75FRN-L Golden Flame

Abraços :bye:

Vou discordar em algumas coisas:

1-Não acho que a MSI K2N2 Delta-ILSR seja tão boa em opcionais, alias, perto de outras ela perde em extras, pois não tem GigaLan, não tem SoundStorm certificado, não tem Wi-Fi...

2-Em termos de desempenho, todas as placas-mãe com nForce2 400 Ultra possuirão um desempenho praticamente igual, por isso acho esse quesito de avaliação inadequado, já que mesmo minha Delta-L, pobre em extras tem um desempenho equiparado a uma completa NF7-S (em stock é claro).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô vou dar meu voto tb, a Soyo Dragon Plus KT 600 1.0 é muito boa a principal concorrente da Asus A7N8X-X, mas acho a SOYO Dragon melhor por ter mais recursos.

PESSOAL.... vocês não estão entendo!!! Eu estou listando SOMENTE os modelos TOP!!! Isso não exclui a Abit NF7-S... mas a AN7 é melhor em recursos... não estou falando que a NF7-S seja ruim...pelo contrário, ela é excelente, mas se existe um modelo (da mesma marca) que é melhor, eu não vou listá-la. Isto vale para todas as marcas, ok??

Me entendem? Então por favor não postem modelos que não sejam as TOP, das TOP, das TOP.......etc!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dizer isso: "Asus A7N8X-E Deluxe (apesar de não possui muitos recursos...)" e o cumulo, ela pode não ser a que tem mais recursos, mais poucos não são, e dizer uma coisa desta de cara ja descaracteriza o topico, to fora, e pra quem quiser saber:

"Chipset: nForce2 Ultra 400 (AGP 8x, ATA-133, DDR400/PC3200 Dual Channel).

Super I/O: ITE IT8708F.

IDE Paralela: Duas portas ATA-133.

IDE Serial: Duas portas SATA-150, controladas pelo chip Silicon Image Sil3112A.

USB: 6 portas USB 2.0 quatro soldadas diretamente na placa-mãe e duas disponíveis através de cabo adaptador, que vem com a placa).

FireWire (IEEE 1394): Duas portas controladas pelo chip Realtek RTL8801B. A placa vem com adaptador para duas portas, sendo uma porta em tamanho convencional e uma porta em tamanho miniatura.

Som on-board: Produzido pelo chipset em conjunto com o codec Realtek ALC650 (seis canais, resolução de 20 bits para saída, resolução de 18 bits para entrada, relação sinal/ruído de 90 dB). Possui conector SPDIF soldado diretamente na placa.

Vídeo on-board: Não.

Rede on-board: Sim, duas, uma Gigabit Ethernet controlada pelo chip Marvell 88E8001 e uma 10/100 controlada pelo chip Realtek RTL8201BL.

Buzzer: Não.

Fonte de alimentação: ATX.

Slots: 1 slot AGP Pro 8x, 5 slots PCI e 1 slot Wi-Fi .

Memória: 3 soquetes DDR-DIMM (máximo de 3 GB até DDR400/PC3200).

Quantidade de CDs que acompanha a placa: 2 CDs.

Programas que acompanham a placa: Antivírus Trend Micro PC-cillin 2002 e o InterVideo WinDVD Suíte.

Recursos extras: Saída SPDIF e áudio independente para canal central, traseiro e de subwoofer e slot Wi-Fi."

consulte este link p/ ver o testew e as conclusões do CDH:

www.clubedohardware.com.br/a7n8x-e-deluxe.html

porém e já adianto:

"Conclusões

A ASUS A7N8X-E Deluxe é uma excelente placa-mãe, apresentando, ao nosso ver, uma excelente relação custo/benefício na montagem de um PC de alto desempenho baseado no processador Athlon XP. Ela é uma placa de alto desempenho a um custo relativamente baixo para o que ela oferece, não só em desempenho, mas também em recursos extras.

Seus recursos extras farão com que você não precise de um upgrade em sua máquina tão cedo, valorizando ainda mais o seu investimento nesta placa, já que ela trás DDR Dual Channel, barramento externo de 200 MHz (400 MHz DDR), duas portas Serial ATA RAID, duas portas Firewire, seis portas USB 2.0, som on-board de seis canais com saída SPDIF e duas portas de rede, sendo uma Gigabit Ethernet.

Por falar em rede, além de você poder com esta placa compartilhar a sua Internet banda larga sem a necessidade de um roteador, por causa da existência de duas placas de rede, ela tem ainda um slot para a inserção de um cartão Wi-Fi (IEEE 802.11b) opcional (que não veio com a placa testada), que permite que você acesse uma rede sem fio ou transforme seu PC em um ponto de acesso (recurso que permite compartilhar a Internet e a sua rede com outros computadores que tenham placas de rede sem fio).

Outro destaque desta placa-mãe é a sua capacidade de overclock, bem acima da média. Para quem curte overclock, esta placa-mãe é um prato cheio.

Em nossos testes esta placa foi bastante estável, e não encontramos nenhum problema de travamentos, resets ou incompatibilidades.

Ou seja, recebe, com louvor, o nosso selo de Produto Recomendado."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ela pode não ser a que tem mais recursos, mais poucos não são...

Concordo, vou alterar o que eu disse entre parenteses sobre a AN78X-E Deluxe. Porém como você mesmo disse, ela não tem tanto recursos COMO OUTROS MODELOS DE OUTRAS MARCAS!!! Sendo assim, eu não a considero uma TOP das TOP's, ok? Mas vou deixar ela na lista pra ninguém reclamar.... :naonao:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por SAPO-BOMBA@25 nov 2004, 15:12

Vou classificar em termos OVERCLOCK, DESEMPENHO GERAL e EXTRAS, obviamente na minha opinião:

Overclock:

Epox EP-8RDA+

Abit NF7-S 2.0

Abit AN7

DFI NFII Ultra Infinity

Desempenho Geral:

Abit AN7

MSI K7N2 Delta ILSR

DFI LanParty NFII Ultra

Abit NF7-S 2.0

Epox EP-8RDA+

Asus A7N8X-E Deluxe

Chaintech 7NJS Ultra Zenith

Extras:

DFI LanParty NFII Ultra

Chaintech 7NJS Ultra Zenith

MSI K7N2 Delta ILSR

Abit AN7

SOYO KT880 Dragon 2

Epox EP-8RDA6+Pro

Asus A7N8X-E Deluxe

E sem querer alongar demais: A MAIS BONITA NA MINHA OPINIÃO! :D

Soltek SL-75FRN-L Golden Flame

Abraços :bye:

Faltou nos extras a Gigabyte GA-7NNXP... é uma das placas com mais extras q existe por aí...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por edu_angra@26 nov 2004, 03:55

Sim...também. Que tenha o máximo possível de recursos disponíveis! =D

Então esse seu "comentário" não confere:

- Asus A7N8X-E Deluxe (apesar de não ter tanto recursos COMO OUTROS MODELOS DE OUTRAS MARCAS)

Afinal a Deluxe é uma placa bem completa, mais completa que a própria AN7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Gregori+26 nov 2004, 08:40QUOTE (Gregori @ 26 nov 2004, 08:40) edu_angra@26 nov 2004, 03:55

Sim...também. Que tenha o máximo possível de recursos disponíveis! =D

Então esse seu "comentário" não confere:

- Asus A7N8X-E Deluxe (apesar de não ter tanto recursos COMO OUTROS MODELOS DE OUTRAS MARCAS)

Afinal a Deluxe é uma placa bem completa, mais completa que a própria AN7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Marcel Passos+25 nov 2004, 23:47QUOTE (Marcel Passos @ 25 nov 2004, 23:47) SAPO-BOMBA@25 nov 2004, 15:12

Vou classificar em termos OVERCLOCK, DESEMPENHO GERAL e EXTRAS, obviamente na minha opinião:

Overclock:

Epox EP-8RDA+

Abit NF7-S 2.0

Abit AN7

DFI NFII Ultra Infinity

Desempenho Geral:

Abit AN7

MSI K7N2 Delta ILSR

DFI LanParty NFII Ultra

Abit NF7-S 2.0

Epox EP-8RDA+

Asus A7N8X-E Deluxe

Chaintech 7NJS Ultra Zenith

Extras:

DFI LanParty NFII Ultra

Chaintech 7NJS Ultra Zenith

MSI K7N2 Delta ILSR

Abit AN7

SOYO KT880 Dragon 2

Epox EP-8RDA6+Pro

Asus A7N8X-E Deluxe

E sem querer alongar demais: A MAIS BONITA NA MINHA OPINIÃO! :D

Soltek SL-75FRN-L Golden Flame

Abraços  :bye:

Faltou nos extras a Gigabyte GA-7NNXP... é uma das placas com mais extras q existe por aí...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por SAPO-BOMBA+26 nov 2004, 10:14QUOTE (SAPO-BOMBA @ 26 nov 2004, 10:14)
Postado Originalmente por Marcel Passos@25 nov 2004, 23:47

SAPO-BOMBA@25 nov 2004, 15:12

Vou classificar em termos OVERCLOCK, DESEMPENHO GERAL e EXTRAS, obviamente na minha opinião:

Overclock:

Epox EP-8RDA+

Abit NF7-S 2.0

Abit AN7

DFI NFII Ultra Infinity

Desempenho Geral:

Abit AN7

MSI K7N2 Delta ILSR

DFI LanParty NFII Ultra

Abit NF7-S 2.0

Epox EP-8RDA+

Asus A7N8X-E Deluxe

Chaintech 7NJS Ultra Zenith

Extras:

DFI LanParty NFII Ultra

Chaintech 7NJS Ultra Zenith

MSI K7N2 Delta ILSR

Abit AN7

SOYO KT880 Dragon 2

Epox EP-8RDA6+Pro

Asus A7N8X-E Deluxe

E sem querer alongar demais: A MAIS BONITA NA MINHA OPINIÃO! :D

Soltek SL-75FRN-L Golden Flame

Abraços  :bye:

Faltou nos extras a Gigabyte GA-7NNXP... é uma das placas com mais extras q existe por aí...

Marcel, vou editar e colocar ehehe, ainda bem q você lembrou... :)

Abraços :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Marcel Passos+26 nov 2004, 08:57QUOTE (Marcel Passos @ 26 nov 2004, 08:57)
Postado Originalmente por Gregori@26 nov 2004, 08:40

edu_angra@26 nov 2004, 03:55

Sim...também. Que tenha o máximo possível de recursos disponíveis! =D

Então esse seu "comentário" não confere:

- Asus A7N8X-E Deluxe (apesar de não ter tanto recursos COMO OUTROS MODELOS DE OUTRAS MARCAS)

Afinal a Deluxe é uma placa bem completa, mais completa que a própria AN7.

Esse topico tá ficando sem sentido. Se NF7-S ou A7N8X-E Deluxe não são top de linha, então não sei mais o que é... pouco importa se a AN7 é posterior a NF7-S, a mesma não deixa de ser uma placa de alto nível. e fora isso que como o gregori já falou, a A7N8X-E Deluxe é uma placa bem completa....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, desculpe se minha pergunta for tosca.. Mas...

O Semprom não é socket A ?

então pode ainda vir novas placas pra socket A não é ?

:/

É verdade mesmo, eu não tinha pensado nisso...talvez seja o fim dos processadores athlon, mas não o fim das placas mae que podem funcionar tanto com o athlon como também com os novos semprons...

A não ser que a AMD ligue apenas para os 754 e 939 etc.

Quanto ao sentido do tópico, eu acho que é valido sim, aí também tanto pessoas que queiram verificar se a compra foi boa ou qual placa comprar podem checar nesse topico. Acho que seria interessante alterar o topico e colocar em baixo da listagem das placas as caracteristicas de cada um, algo bem enxuto como os chipsets e opcionais que cada placa possui.

Aí não seria preciso colocar as notificações "não possui tantos opcionais" ou "essa é a melhor" e tal, cada pessoa poderia ver o que cada placa mãe possui e tirar sua própria conclusão...talvez até uma faixa com o preço médio de cada placa (preço médio, porque os preços podem variar....poderia ser deixado isso explícito)

Quanto à questão da a7n8x-e deluxe, eu acho que ela deveria ficar na lista sim, pois seria interessante ter uma placa top (ou as vezes duas, como no caso da gigabyte) de cada empresa. O que não valeria seria colocar, p. exemplo, a a7n8x-x, já que da mesma empresa existe uma melhor (no sentido de mais opcionais).

Então não creio que ela deva ficar apenas para a galera não reclamar, mas porque da Asus ela é a top para o socket A. Tudo bem que tem o pessoal que não gosta da Asus, mas essa placa realmente é boa, independente da marca ser Asus...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vocês não deveriam citar as melhores no geral.. assim fica muito fácil, algumas empresas trabalham com o custo x beneficio.. outras só com beneficio.. vocês deveriam citar as melhores por empresa.. por exemplo: a melhor da ASUS.. a melhor da ECS.. a melhor da ABIT.. enfim.. assim seria mais imparcial!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Snake 6@26 nov 2004, 12:40

Sapo Bomba,a EPoX EP-8RDA3+ deveria entrar na categoria overclock,não?

Sim, deveria, porém a 8RDA+ se mostrou a melhor em over até hoje da Epox, segundo relatos de vários sites e rankings de overclock... :) Por isso deixei ela na categoria OVER e a 8RDA6+PRO na categoria EXTRAS, porque além de ser boa de over é talvez uma das mais completas placas q já vi... :)

Isso é opinião pessoal minha, assim deixo claro que vocês fiquem à vontade pra opinar em cima daquela lista :P

Abraços :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por darkthrone@26 nov 2004, 12:46

vocês não deveriam citar as melhores no geral.. assim fica muito fácil, algumas empresas trabalham com o custo x beneficio.. outras só com beneficio.. vocês deveriam citar as melhores por empresa.. por exemplo: a melhor da ASUS.. a melhor da ECS.. a melhor da ABIT.. enfim.. assim seria mais imparcial!

É uma ideia legal, porém infelizmente a ECS não fabricou até o presente momento nenhuma placa pra Socket A q possa ser considerada TOP.. :(

Em compensação aquela placa pra Athlon 64 939, a KV2 Extreme... :wub:

Se alguém for criar um tópico de placas pra Athlon 64, ela vai estar na minha lista... hehehe Muito louca aquela placa :D

Abraços :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por edu_angra@25 nov 2004, 19:53

PESSOAL.... vocês não estão entendo!!! Eu estou listando SOMENTE os modelos TOP!!! Isso exclui a Abit NF7-S também, pois a AN7 é melhor... não estou falando que a NF7-S seja ruim...pelo contrário, ela é excelente, mas se existe um modelo (da mesma marca) que é melhor, eu não vou listá-la. Isto vale para todas as marcas, ok??

Me entendem? Então por favor não postem modelos que não sejam as TOP, das TOP, das TOP.......etc!!!!

Afff...

O Edu_Angra...não leve a mal...mas ja é o quarto tópico que eu vejo voce defendendo a AN7. Pra mim isso é sindrome do proprietário... <_<

AN7 não atinge o mesmo fsb que a NF7-S atinge com a bios original (precisa de biosmod), o chip uguru tem bugs...pode pesquisar que aqui no forum mesmo voce acha sobre isso, pelo menos pra mim ele é mais "marketing" do que util. Fora as primeiras versões refurbished que teve da AN7 e com certeza ainda tem a venda...

Esse tópico tá muito confuso...cada placa ganha em um quesito e perde em outros...se a NF7-S e a A7N deluxe não são top de linha...então não sei, ta parecendo que ta sendo levado em conta mais a época de fabricação da placa do que a placa em si. Se for assim até a NF7-S2 vai ser top :tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por edu_angra@25 nov 2004, 19:53

PESSOAL.... vocês não estão entendo!!! Eu estou listando SOMENTE os modelos TOP!!! Isso exclui a Abit NF7-S também, pois a AN7 é melhor... não estou falando que a NF7-S seja ruim...pelo contrário, ela é excelente, mas se existe um modelo (da mesma marca) que é melhor, eu não vou listá-la. Isto vale para todas as marcas, ok??

Me entendem? Então por favor não postem modelos que não sejam as TOP, das TOP, das TOP.......etc!!!!

Opa, opa, opa!!!

Baseado em que você afirma que a AN7 é superior a NF7-S? :blink:

Tá louco amigo???

A AN7 saiu esses dias do cueiro, enquanto a NF7-S já fazia história entre as melhores placas mãe em overclock/desempenho!!!!

Como o Adriano acima citou, a entrada da AN7 no mercado foi altamente dramática, pois as primeiras vinham inclusive com trilhas cortadas pela propria Abit, sem contar os modelos refurbish "by paraguay" que morriam do nada na mão dos infelizes compradores. O uGuru então é um engodo, pois 90% do que ele promete, pode-se fazer pelo windows com placas como a Epox 8RDA, NF7-S, etc...

Na verdade estou apenas citando esses problemas, pra mostrar que apenas há pouquissimo tempo as An7 tem conseguido se estabilizar. Hoje pode-se dizer que estão no mesmo nível das NF7-S, mas pode ter certeza que comeu muito capim pra chegar onde estão!!!

Se na plataforma AthlonXP uma placa fez sua fama, essa é com certeza a NF7-S!!! Isso ninguém pode contestar!!!

Na minha opinião ou fica na listagem ambos modelos da Abit ou manda a AN7 pro espaço! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...