Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

# Lista das melhores placas-mãe para o XP #


Edu_Gnipper

Posts recomendados

Com o fim da era do Athlon XP e a entrada do Athlon 64 no mercado, pode-se dizer que, a partir do final deste ano, não será fabricada mais nenhuma placa-mãe para socket A (ou 462) :cry: . Os últimos suspiros para o XP foram lançados neste 2º semestre de 2004.

Eu gostaria de fazer uma listagem com as TOP's placas-mãe para o Athlon XP. Os últimos lançamentos com chipset NForce2 Ultra 400 são os melhores. Procurem os últimos lançamentos de cada marca e postem aqui. Vou adiantando alguns exemplos:

- Abit AN7

* Chip uGuru...dizem q é perfeito, dizem q tem bugs e não é tão extraordinário...

- Abit N7F-S

* Maior potencial de overclock que a AN7, porém o FSB só é 400 MHz na versão 2.0. E como grande parte de nós compramos produtos de lojas online (Paraguay, A1Nettrading.com e similares), nunca aparece no site a versão. E se você pergunta, os caras não sabem dizer alegando que vem direto de uma importadora. Isso eu acho péssimo, porque se você arriscar comprar...e...vier a 1.0 ??? Já era...

- Asus A7N8X-E Deluxe

* Calma pessoal...ela é muito boa! Mas o potencial de overclock dela é curto, não é por falta de recursos, mas é porque ela não tem um bom potencial se você não eleva demais a tensão. Isso é ruim...nessa mesma lista há placas q não necessitam elevar tanto a tensão quanto a Asus e o potencial fica igual ou superior. Além do dissipador do chipset ser passivo e ter uma "pasta" muito mal passada em baixo. Leiam o review aqui do CDH !!!!!

- Chaintech 7NJS Ultra Zenith

- DFI LanParty NFII Ultra B

* Dizem que é a melhor de todas pra fazer overclock

* Review completo feito pela equipe do Guia do Hardware AQUI

- EPoX 8RDA6+Pro

* 8 canais de som (7.1 DDS)

* LAN Gigabit (10/100/1000 Mbps)

* 6 canais SATA

* Um cooler de chipset mais potente (acho que é o mais potente)

* No overclock é possivel ajustar a tensão do chipset !!!!!

* Display de diagnóstico do POST (igual da AN7, porém quase nenhuma placa-mãe tem)

- Gigabyte GA-7N400 Pro2 Rev 2

- Gigabyte GA-7NNXP

* Dual BIOS (deu pau em uma, você usa a outra sem precisar se stressar)

* DPS (Dual Power System) (regulador secundário de tensão com cooler ativo e muito bonito)

- MSI K7N2 Delta2 Platinum

* Muito parecido com a AN7 em quase tudo, inclusive com o uGuru....chamado CoreCell. Eu acho as duas idênticas na real. Só que a MSI é mais bonitona.

- Soltek SL-75FRN3-GR

* Bom potencial de overclock

* LAN Gigabite (10/100/1000 Mbps)

* Porém o dissipador do chipset é passivo

* Porém só tem 2 slots de memória (2GB máximo total)

* Porém não tem IEEE1394 FireWi-Fi

- Soyo SY-KT880 Dragon 2 v2.0

OBS: Postem somente os modelos TOP mesmo!!! Que tenham os melhores avançados recursos!!!

=> LISTAGEM COM AS MELHORES EM: RECURSOS, POTENCIAL PARA OVERCLOCK, DESEMPENHO GERAL, FACILIDADE DE CONFIGURAÇÃO E ETC...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Discordo sobre esta Gigabyte. Sua antecessora, a GA-7N400 Pro era melhor, possuia mais ajustes para overclock, Soundstorm, etc... Mas se for para escolher a melhor placa nForce desta empresa, sem dúvida o destaque vai para a GA-7NNXP, excelente placa, com vários recursos e opcionais.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estudando os diversos modelos da Gigabyte, eu concluí que a GA-7N400 Pro2 Rev 2 é a melhor. Ela possui LAN com chip Realtek Gigabit 1000 Mbps contra 100 Mbps dos outros modelos que tem chip da Realtek "normais". Comparando com o modelo GA-7NNXP, tb achei melhor porque possui ajuste de multiplicador no DIP Switch (e na 7NNXP é SOMENTE via BIOS).

De resto elas me parencem idênticas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você acha uma boa ajustar os multiplicadores via dip switch? Isto, pelo menos para mim, é uma "encheção de saco", já tive esta placa e toda hora que eu testava um overclock tinha que retirar a tampa do gabinete e fuçar lá dentro, não gostei nem um pouco.

De qualquer maneira, a GA-7NNXP também possui rede gigabit. Fora o slot DPS para o circuito de mosfets secundário, maiores ajustes de vcore e vdimm pelo setup, ponte sul MCP-T proporcionando o APU Dolby-Digital(Soundstorm), etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não tem não. A ponte sul é a MCP, esta placa só leva o mesmo codec, o Realtek ALC655. E os ajustes de tensão são diferentes. O vcore por exemplo é ajustado em porcentagens, máximo de 10% em relação ao default, e o vdimm sobe até 2.7v apenas.

É uma excelente placa(tanto que tive uma), com vários opcionais, SATA RAID, ATA RAID, Dual BIOS e etc, mas se for para citar as melhores de cada empresa a GA-7NNXP leva vantagem na minha opinião.

Bom, é isso.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente é uma tristeza o fim dos XP...mesmo que novas tecnologias venham substituir, o XP teve uma bela história nos computadores de todos. É um grande guerreiro. Não sei se é porque estou vivendo o momento, mas acho que foi um dos melhores processadores que já foram feitos, não no sentido de velocidade, etc. (porque nesse sentido normalmente os mais novos sempre serão os "melhores"), mas no sentido das possibilidades, na sobrevida que teve, na ótima tecnologia usada (que fez inclusive a Intel repensar o sistema de clocks elevados), no preço, no desempenho...em tudo!

Mas voltando ao tópico...não sei se é somente as Tops das Tops, mas se for as tops de cada empresa...está faltando a A7N8X-E Deluxe da Asus (ou A7N8X Deluxe Rev. 2.0, que alguns acham melhor que a versão "E")

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Postado Originalmente por edu_angra@24 nov 2004, 18:42

OBS2: Moderadores, por favor vão deletando os posts pois eu estarei filtrando os modelos no meu post principal. Assim não ficará com muitas páginas e será muito mais fácil a visualização da listagem. Grato!

Como disse por MP, não vejo problemas em permanecer como está. Basta você pegar os dados que forem aparecendo e colocá-los no primeiro post, simples. Deste jeito os usuários terão um espaço aberto para discutir os prós e contras de cada placa, e o leitor interessado poderá ver a opinião de cada um.

Só deletarei posts ofensivos, tipo: "eu amo tal placa e a sua é um lixo", posts descartáveis, como: "é isso aí, huhuuu" e etc. Se isto acontecer utilizem o botão %7Boption%7Dhttp://forum.clubedohardware.com.br/style_images/1/p_report.gif' border='0' alt='' />, beleza?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é isso aí até que enfim alguem falou no nome da asus aqui :D

eu ficaria com a asus a7n8x-e deluxe e com a asus a7n8x-x...

pois ainda acho a a7n8x-x muito melhor que a deluxe em termos de overclock .. a a7n8x-x é um monstro de placa... muito boa mesmo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tive muitas placas mas nenhuma foi tão boa quanto a Abit An7 guru, cara isso q era placa estável, ótima de oc e usando uns biosmod irados você conseguia por ela p/ rodar com mais de 250mhz no fsb, além claro de todas as vantagens "normais", tem soundstorm, raid é realmente uma placaça. a rainha das placas p/ xp :wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também acho que a a7n8x-e deluxe possui bastante recursos, como dual channel, dual lan gigabit, possibilidade de overclock (mudando volt, FSB, multiplicador caso o proc. for destravado...),2 entradas para SATA (possibilitando raids), , soundstorm certificado da nvidia, Wi-Fi e por aí vai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem esquecer o kt880:

Com A SY-KT880 Dragon 2 v2.0 completa:

4 canais sata( integrados = 150MB/s reais) , rede gigabit 10/100/1000 , aceita 4 GB de memória, tem Dual channel,

audio 7.1 canais(fera!!!), 8 portas usb e Tem recursos de overclock também.

Essa é para competir com a EPoX 8RDA6+Pro .

Por Morpheus:

e com a asus a7n8x-x...

pois ainda acho a a7n8x-x muito melhor que a deluxe em termos de overclock .. a a7n8x-x é um monstro de placa... muito boa mesmo..

Concordo plenamente a7n8x-x show de placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por miguel_akira@25 nov 2004, 01:49

Eu também acho que a a7n8x-e deluxe possui bastante recursos, como dual channel, dual lan gigabit, possibilidade de overclock (mudando volt, FSB, multiplicador caso o proc. for destravado...),2 entradas para SATA (possibilitando raids), , soundstorm certificado da nvidia, Wi-Fi e por aí vai...

Corrigindo... dual lan possui sim, mas apenas uma é gigabit.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou classificar em termos OVERCLOCK, DESEMPENHO GERAL e EXTRAS, obviamente na minha opinião:

Overclock:

Epox EP-8RDA+

Abit NF7-S 2.0

Abit AN7

DFI NFII Ultra Infinity

Desempenho Geral:

Abit AN7

MSI K7N2 Delta ILSR

DFI LanParty NFII Ultra

Abit NF7-S 2.0

Epox EP-8RDA+

Asus A7N8X-E Deluxe

Chaintech 7NJS Ultra Zenith

Extras:

DFI LanParty NFII Ultra

Chaintech 7NJS Ultra Zenith

MSI K7N2 Delta ILSR

Abit AN7

SOYO KT880 Dragon 2

Epox EP-8RDA6+Pro

Asus A7N8X-E Deluxe

E sem querer alongar demais: A MAIS BONITA NA MINHA OPINIÃO! :D

Soltek SL-75FRN-L Golden Flame

Abraços :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...