Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cabo "sobrando" numa ST-350BKV


Journeyman

Posts recomendados

Comprei uma fonte Seventeam ST-350BKV e, entre outros, sai um cabo com dois fios um prto e outro branco que terminam num conector idêntico ao que se usa para ligar um cooler no conector de 3 pinos da placa mãe.

Sem medo de ser feliz, enfiei o dito cujo (conector) num dos conectores de fan da placa mãe mas não tive nenhuma medição de rotação e aparentemente não aconteceu nada de errado com a fonte. Para não ajudar o azar, desliguei o tal cabo.

Pesquisei no site da Seveteam e é mencionado um tal de "controle remoto" para ligar e desligar a fonte mas lá é dito que se o cabo (do qual não é dado nenhum detalhe) for deixado aberto, a fonte permanece desligada. O cabo que pensei ser relacionado ao cooler, está em aberto e a fonte está funcionando então não deve ser o tal do controle remoto.

Alguém sabe o lugar certo para enfiar (no bom sentido) este cabo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Comigo ocorreu algo estranho também. A rotação indicada pelo programa da epox fica doido! Quando ligo, as vezes ele marca certo. Logo em seguida diz que tá ZERO rpm....achei meio esquisito e isto ocorreu depois que instalei a 7T. Nunca monitorava errado. Como não vejo motivo pra preocupação, deixei desconectado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por MEIRANETO@23 nov 2004, 23:37

Comigo ocorreu algo estranho também. A rotação indicada pelo programa da epox fica doido! Quando ligo, as vezes ele marca certo. Logo em seguida diz que tá ZERO rpm....achei meio esquisito e isto ocorreu depois que instalei a 7T. Nunca monitorava errado. Como não vejo motivo pra preocupação, deixei desconectado.

Hehe, é que realmente o fan da fonte pode estar parado...

Aqui quando ligo o computador em dias frios o fan da fonte fica em zero tambem...

Pode estar em uma rotação muito baixa que os sensores não funcionem ou pode realmente estar parado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não é isso Carvalhoso

Mesmo o fan estando normal, o monitoramento fica maluco. De alguma forma, houve algo que fez o sensor trabalhar errado. No Everest, em alguns momentos, simplesmente o registro da leitura desaparece, volta em seguida......não importa, o que sei é que o fan gira normalmente. Além disso, já instalei um exaustor nela.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usei esse cabo para monitoramento por pouco tempo, mas aparentemente estava funcionando normalmente..... mas eu não fico com o monitor rodanto o tempo todo, na realidade rodo ele só de vez eqdo... rsrsrs....

Como a fonte aqui fica fora do gabinete esse cabo ficou meio curto e fica totalmente esticado e sempre que eu abria o micro pra fazer alguma coisa ele acabava soltando, então desliguei de vez.... e pra saber se o cooler da fonte tá funcionando é só olhar... a fonte fica de "ponta cabeça" em cima do gabinete então o cooler fica pra cima...

Falou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@24 nov 2004, 12:25

Não é isso Carvalhoso

Mesmo o fan estando normal, o monitoramento fica maluco. De alguma forma, houve algo que fez o sensor trabalhar errado. No Everest, em alguns momentos, simplesmente o registro da leitura desaparece, volta em seguida......não importa, o que sei é que o fan gira normalmente. Além disso, já instalei um exaustor nela.

Abraços

Geralmente isso ocorre porque o sensor monitora somente a partir de "x" rpm. Já observou qual a mínima rotação registrada antes de se chegar a zero?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grato pela atenção e respostas de vocês.

O conector da placa mãe onde liguei o cabo tem mesmo monitoramento de fan. Se ligar uma de 3 pinos, marca a velocidade.

Talvez seja mesmo incompatibilidade entre a MB e o sinal da ventoinha da seventeam.

O importante é que (desta vez) não estourei nada!

:-BEER:joia: :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D:D:D ****** FIM DO MISTÉRIO ****** :D:D:D

Instalei a fonte em sua "casa" definitiva, isto é dentro do gabine e conectei o cabo ao monitor da ventoinha da placa mãe.

Liguei tudo e a ventoinha da fonte parecia girar normalmente, mas a indicação (via MBM5) continuava em 0 rpm. Então fechei o gabinete e rodei o Prime95 para "esquentar" as coisas. De repente, a indicação passou a 1330 rpm e foi subindo até estabilizar nuns 1650 rpm.

Então desativei o Prime95 e deixei a temperatura do gabinete abaixar e a rotação indicada foi diminuindo até que, por volta de 1300 rpm, passou para zero embora a ventoinha continuasse girando.

Minha brilhante :-BEER conclusão é que, por qualquer motivo, a BIOS ignora rotações abaixo de 1300 rpm (no caso da minha MB, não existe nenhum ajuste).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mas é isto mesmo, se a rotação for muito baixa a placa-mãe não a leva em consideração. Isto acontece com os coolers também. O Silent Boost por exemplo, em algumas placas você é obrigado a colocar o sensor do fan de gabinete no local do CPU Fan, senão a placa-mãe "pensa" que não há cooler instalado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...