Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Artic Silver 5


shindy

Posts recomendados

Bom pessoal, não sei se já postaram algo parecido aqui, mas pra ajudar a galera a estou postando um tutorial falando tudo sobre a "Artic Silver 5"

Composição

Depois do ouro, a prata é o metal que possui a melhor condutividade térmica. A composição da pasta é óxido de zinco, óxido de alumínio, nitrado de boro suspensa em óleos polissintéticos e três tipos diferentes de moléculas de prata com 99,9% de pureza. As partículas dos componentes medem cerca de 0,49 microns, oferecendo penetração da pasta em minúsculos buracos, arestas e demais irregularidades na superfície de contato. A viscosidade da pasta é projetada para não se separar, escorrer ou derramar-se.

Funcionamento

Durante o uso inicial do computador, o calor do processador diminui a viscosidade da pasta térmica, fazendo com que esta penetre nas áreas microscópicas da superfície de contato, garantindo um contato muito mais eficiente entre o dissipador e o processador. A pasta térmica engrossa lentamente após um tempo em torno de 50 a 200 horas de uso, atingindo uma consistência final projetada para um longo período de estabilidade.

Recomendações

A Arctic Silver recomenda que um mínimo de 200 horas de uso e vários ciclos de térmicos sejam necessários para atingir a condução térmica máxima entre o dissipador e o processador. Este período deve ser mais longo em um sistema sem uma ventoinha no dissipador. Nos sistemas que estão medindo a temperatura pelo diodo interno do processador, a temperatura medida pode frequentemente variar de 2ºC à 5ºC no período de adaptação da pasta térmica. Após esta adaptação, a leitura se normaliza.

Cuidados com o excesso é extremamente importante, pois o fabricante recomenda que a pasta não esteja em contato ou próximo de pontos elétricos, podendo ocasionar em problemas de curto-circuito.

A Arctic Silver não recomenda o uso do Arctic Silver 5 em processadores antigos do tipo K6-2 ou Intel Xeon com a área de contato muito elevada.

Especificações

Condutividade térmica:

>350,000W/m2 °C

Resistência térmica:

<0.0045°C em 2/Watt

Tamanho médio da partícula

<0.49 microns <0.000020 polegadas

Temperatura limite:

Pico: –50°C a >180°C

período prolongado:–50°C a 130°C

Testes

O processador utilizado foi um Athlon XP 2400+ com o cooler BOX fabricado pela AVC com dissipador todo de alumínio, a placa mãe foi uma Asus A7V8X-X realizando a leitura do processador pelo diodo localizado no soquete462, o Gabinete média ATX Gold Diamond 3359S estava com a tampa lateral aberta.

Os testes foram realizados com o processador em full load, o aplicativo Prime95 ficou rodando por dez minutos

PastaTérmica Temperatura

Akasa AK-450 ====== 56ºC

Ceramique ======53ºC

Arctic Silver 5 ======52ºC

Após o período de 200 horas sugeridas pela Arctic Silver para o devido assentamento, a temperatura caiu mais 3ºC. Este valor pode variar de sistema para sistema.

Conclusões

A fácil aplicação e os melhores resultados na queda de temperatura são as características favoráveis do produto, mas o perigo de condução elétrica e o elevado tempo para curagem da pasta são os fatores negativos.

Alguns relatos informam que a queda de temperatura pode ser de 5ºC à 13ºC, valores consideráveis considerando o pequeno investimento.

A aquisição é mais recomendada para os usuários que irão praticar o overclock, garantindo maior sucesso nos resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sendo que a ArticSilver é feita de prata, um dos melhores condutores de calor. porque as fabricantes não passam a fazer uma pasta baseada em Ouro? não seria um absurdo de gastos para a fabricação, se uma de Prata custa la seus R$40,00 uma de ouro seria seus R$60~70 por ai. Com uma performance muito melhor.

Não acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por hmaqueda@25 nov 2004, 14:24

Sendo que a ArticSilver é feita de prata, um dos melhores condutores de calor. porque as fabricantes não passam a fazer uma pasta baseada em Ouro? não seria um absurdo de gastos para a fabricação, se uma de Prata custa la seus R$40,00 uma de ouro seria seus R$60~70 por ai. Com uma performance muito melhor.

Não acham?

porque outro é o melhor condutor elétrico existente HEhe ... quer por em cima do teu T-bred ? Eu não ponho no meu proc o melhor ocntudor eletrico nem a paulada !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho q não vai valer a pena o investimento que eles irão fazer para vender pasta a base de ouro.

Ou então uma mistura de Prata com Ouro, ou algum outro metal que também conduza bem o calor... hum..Platina eu acho que seria uma boa opção, ou talvez níquel. :goff:

Algum químico por ai quer dar alguma opinião?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

em praticamente tudo isto ocorre pois por EX: quando voce compra um carro novo você ja sai cantando pneu com ele? ou .... quando você faz um bolo você tem q deixar a massa descançar para ela se acomodar.

Com pastar térmicas acho que o prosesso pode ser parecido pois ala não iria aderir instantaneamente e não iria cobrir todas as fissuras instantaneamente MAs ocm a pressão do dissipador sobre o processador ela iria penetramndo nas fissuras. e isto deve levar algum tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahaha... Postei esse tópico, mas só tem um problema... não acho essa bendita pasta pra vender!! Alguem sabe onde encontro?? Algum site ou algum lugar aqui em SP!! na sta ifigenia eu encontro??? Só vi vender as pastas da Cooler Master q eu nem sei se são boas... aqui em casa usei a que veio no cooler da vcom...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por shindy@27 nov 2004, 21:00

Hahaha... Postei esse tópico, mas só tem um problema... não acho essa bendita pasta pra vender!! Alguem sabe onde encontro?? Algum site ou algum lugar aqui em SP!! na sta ifigenia eu encontro??? Só vi vender as pastas da Cooler Master q eu nem sei se são boas... aqui em casa usei a que veio no cooler da vcom...

aí cara

http://www.waz.com.br/_produtos/lista_categ.php?categoria=22

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deem uma olhadinha neste topico e vejam a diferença entre pastas termicas de alto desempenho agora himaginem se comparada a uma generica.

Teste De Pastas Termicas De Alto Desempenho, Comparando a Ceramique e Geil

EDIT - É aLto com L e não aUto com U Burro. Putz.... ando burro paca, é a falta do PC em casa ta me fazendo maL já. :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...