Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual Distribuição devo usar?


Abrhaão

Posts recomendados

Olá ...

Estou comprando um HD novo de 80GB, e nunca usei Linux de verdade. Fiz alguns trabalhos acadêmicos em Unix, vi os tipos de SHell, nada mais ... e dei uma pincelada no Kurumin ..

Mas queria fazer uma partição com uma distribuição Linuix no HD q vou colocar, junto com o WIndowsXP Prof.

Gostaria d saber d vocês, grandes conhecedores, q distribuição é mais adequada p mim?? Terei 128MB+256MB de RAM e AMD1100; e lembro q não estou tão acostumado com o universo Unix.

Onde e como posso encontrar uma boa distribuição??

Que espaço devo deixar pra minha partição LInux??

Minha máquina deve rodar bem a instalação de programas diversos, ferramentas de programação, conexão à internet, ftp, ssh, ...

Obrigado a todos ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considerando o seu hardware, pode ser qualquer uma. Para dar seus primeiros passos, acho que o Conectiva 10 (que dizem ser muito bom) ou o Mandrake, ou mesmo o Kurumim, que você já viu um pouco. Tem uma porção de tópicos aqui falando sobre diversas distribuições, dá uma lida depois.

Para download:

LinuxISO

Ou então o site da distribuição que você escolheu. O espaço, acho que uns 3gb dá pra rodar legal, com sistema de janelas mais leve e tudo mais, mas isso é tipo um mínimo, você pode deixar um pouco mais se quiser.

Já que você vai começar a mexer pra valer agora, recomendo tb que baixe um tutorial para você seguir, tipo o GuiaFoca. Pega lá no Linuxconf.

Boa sorte

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a 9 ainda tem como pegar pelo site, as outras, você pode pesquisar no google, talvez ache, mas, honestamente, eu não recomendo as mais antigas. Utilizei o conectiva 8, e, honestamente, eu não gostei muito. Um dos problemas que eu tive é que ele travava com muita facilidade, sem causa aparente.

O conectiva 10 é gratuito tb, você pode optar por comprar os manuais, os cds, etc. Mas o SO é gratuito, que eu saiba.

Quanto a leveza, é só usar uma interface mais leve, nada de Gnome, ou KDE, usa um IceWM, BlackBox, etc. Tem uns exemplos nesses sites:

Linux.org

Window Managers 1

Window Managers 2

Boa sorte

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara.... eu recomendaria um mandrake ou o fedora core 3... não é muito bom utilizar distros antigas.... para baixar uma distro você pode ir no superdownloads.com.br/linux ou entrar no guiadohardware.net e comprar um cd com linux lá... já comprei lá e não tive problema nenhum, chegou tudo em ordem.... falou! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acontece q não quero ter gastos com isso, e muito menos garantir uma partição com mais de 2GB ou 3GB pra minha distribuição Linux. Creio q isso não vai ser possível com o Conectiva 10 ou com versões muito recentes de outras distribuições ... até porque eu não dispenso uma interface gráfica razoável, e ainda gostaria de instalar meia dúzia de programas pro Linux ...

d q maneira isso é possível?/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acontece q não quero ter gastos com isso

É só baixar da internet ao invés de comprar os Cds, como eu disse, o download é gratuito.

Quanto a questão do espaço, mesmo limitando a 2GB ou 3GB, ainda dá pra instalar qualquer distro, creio eu. Só que você vai ter que ser mais seletivo quanto aos pacotes que você quer instalar, ou seja, escolher somente aqueles que você vai precisar com certeza.

As interfaces que eu citei são bacanas, só que mais leves. A IceWM, por exemplo, é muito bem recomendada, e tb a BlackBox.

Boa sorte

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu uso o kde 3.2.1, e no final do boot está apenas 55 MB de memória em uso, o windows xp pro usa 80 MB no final do boot.

o segredo está em não carregar serviços desnecessários, tipo, eu não tenho impressora, então nada de cups, não preciso que ninguém acesse meu pc remotamente, nada de ssh, eu não uso o pc em rede, nada de samba, e por aí vai

eu recomendo o KDE pra qualquer máquina que consiga rodar o windows 2000 e XP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O q me dizem do Slackware10 q vem na Arquivo Linux 13, completo??

Ouvi falar q ele tem algumas dificuldades minunciosas de configuração, mas será q com os passos da revista e com a ajuda do pessoal do Clube do Hardware eu conseguirei deixar a máquina como quero??

LojaDigerati

Outra dúvida ...

Preciso baixar as interfaces gráficas separadamente, ou elas geralmente vêm incluídas em CDs ou nos downloads?? No caso do Conectiva10 ou do Slackware10, por exemplo???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, eu tambem não tenho uma familiaridade muito grande com o linux, não passo de um usuario médio/avançado no windows, tenho muita dificuldade em instalar programas no linux, uma vez que acho muito complicado os comandos, por isso gostei muito do kurumin, pois ha um tutorial para quase tudo que você for instalar, ficando muito fácil sua ultilização, ele é leve, eu recomendo ele para usuarios iniciantes (como eu)....huahuahua........

Espero ter te ajudado...........

[]'s

Heitor Bazan

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu recomendo o Conectiva 10. Conectiva, Kurumin, são parecidos. Mas se você quiser baixar muitos pacotes .deb use o Kurumin. Eu demorei um pouco, p/ deixar o meu Linux, da minha cara. Mas ele é fãcil de mexer e vem com novo kernel, suporte a HT da Intel... Eu depois que configurei tudo no Linux, nem tenho mais usado o Windows XP Home, mas isso é pessoal. Ainda sofro p/ instalar pacotes .tar.gz (zipados), Atualizar o driver Nvidia.... Mas isso você aprende aqui com o pessoal. Espero ter ajudado! Mas se você preferir, teste o Freedows no seu PC ele é extremamente leve. www.freedows.com.br baixe o Freedows Lite e se divirta. Depois, poste aqui o que você achou. Freedows, recomendado p/ iniciantes/intermediáro. Conectiva, Kurumin, iniciantes/intermediários/avançados. Debian, Slackware, avançados. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usei um CD Live do Red Hat e achei interessante. Mas por esse modo não dá pra aprender muita coisa do q o sistema vai poder me oferecer ...

É verdade q o RedHat é um dos mais usados do mundo??? Pelo menos aqui na enquete do fórum, ele tb ganha ... Por que isso? Queria saber quais as vantagens e desvantagens dessa distribuição sobre o Conectiva e o Kurumin, e também sobre o Slackware (uma das mais usadas, eu creio) ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que o RedHat é um dos mais utilizados por ser muito semelhante ao Windows. Eu so utilizei uma vez, e por pouco tempo, mas não vi nada de especial nele que o faça melhor do que as outras distribuições. Só não posso falar nada do Fedore, porque ainda não o utilizei.

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Alys@25 nov 2004, 16:31

Creio que o RedHat é um dos mais utilizados por ser muito semelhante ao Windows. Eu so utilizei uma vez, e por pouco tempo, mas não vi nada de especial nele que o faça melhor do que as outras distribuições. Só não posso falar nada do Fedore, porque ainda não o utilizei.

:bye:

PO, mas que vergonha!!! :blink::blink::blink::blink::blink::blink:

A distribuição mais utilizada é justamente a mais semelhante ao Windows?!?!?!?! É de dar dó; até desanimei d instalar o RedHat. Eu queria uma versão um pouquinho mais "crua", então ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com a memoria que você usa qualquer Linux vai bem na sua maquina... vai poder usar KDE ou Gnome sem problemas... Red Hat é o Linux mais utilizado por enquanto... digo por enquanto pois agora ele se destina apenas a empresas... parou na versão 9.0... e por isso lançou sua versão desktop para download que é o Fedora Core... ele é muito sim... para usuarios iniciantes que querem aprender algo...

Se você quer conhecer rode um do cd... mas distros que rodam do cd realmente não prestão para serem instaladas no hd... então pegue o Fedora Core ou ate mesmo o Conectiva 10.0 (parece que ele melhorou basrante... espero)...

Mas se quer uma distro enxuta pode ser Slackware ou Debian... os melhores neste sentido... e nos outros tambem... =]...

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É mais Slackware parou no tempo, SELinux o cara tem que ser magico pra implementar nele, grsecurity ele nem sabe o que e isso, a base de programas é pequena, não existe equipe de segurança, a documentação e pouco ou inexistente . Debian depois que saiu o Woody nunca mais teve novidade.

A melhor distro atual é o Gentoo, porque, já tem port pra 9 arquiteturas, mais de 6000 programas, equipe de segurança, com documentação e implementação do SeLinux e grsecurity, tem a maior documentação das distro, com tradução pra 6 linguas e Pt-BR, conta com o maior forum sobre a distruição, vai usar Kernel FreeBSD e OpenBSD, tem um jornal semanal, e-comerce, isso tudo com 2 anos de vida. Até o começo do ano tinha 300 desenvolvedores, muitos vindo do Debian, atualmente com 1 brasileiro.

Uma coisa que ficou de fora que achei que poderia entrar.

No Gentoo você resolve esse problema http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=147842 , sem contar que de quebra você faz o software trabalhar de forma certa no pentium4, porque a L2 dele e diferente do Athlon* .

Faz o que a AMD fez por hardware no AMD64, você faz por software, -mfpmath=sse isso faz como use sse no lugar do x87 , implementa -mmmx -m3dnow -msse -msse2 . você ainda pode colocar -fomit-frame-pointer , isso tira os changelog dos software gerando uma distro 14% mais rapida que as outras, existe isso no Kernel tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...