Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD64 X Fonte 500W (genérica)


Garfield-DF

Posts recomendados

Estou em dúvida se a fonte genérica que veio no gabinete que acabei de adquirir , vai dar conta do recado no micro que estou montando. Ela tem 500W nominais, mas, na prática, todos sabemos que é beeem menos que isso.

Vi uma Leadership de 600W e também fiquei na dúvida se a potência dela seria um pouco mais próximo do real (comparando-se com a genérica).

A pergunta é: é estritamente necessário trocar a fonte de 500W por outra mais confiável ou dá pra ficar razoalvelmente tranquilo com ela? :muro:

[]'s

Configuração pretendida: AMD64 2800+, Placa MSI ou ABIT, gravadora DVD, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não confie em fontes genéricas. A fonte mais recomendada por aqui, observada a melhor relação custo/benefício, é da marca Seventeam, independente de ser processador 32 ou 64 bits. O que importa mais é a quantidade de componentes do teu sistema e quanto isso se traduz em consumo de potência. Visite este link pra ter ideia de quanto precisa. As fontes da Seventeam aparecem em três versões: 350, 400 e 500 Watts. Tendo noção de sua necessidade escolha uma delas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas opiniões...

Fgomide, valeu pelos toques! O site é bem interessante e a potência mínima para o meu caso deu por volta de 290W.

Satoru, acho que me expressei mal quanto ao "nominais". A fonte que eu comprei tá escrito apenas 500W, mas, obviamente, não diz qual a potência real.

Por pior que seja, será que essa fonte genérica de "500W" não teria pelo menos 290W de potência real???

Será que essa Leadership de 600W pode ser considerada uma fonte "não-genérica", com potência real proporcionalmente maior? Digo isto, porque as outras (Termaltake, Seventeam, etc), estão muito caras por aqui...

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por pior que seja, será que essa fonte genérica de "500W" não teria pelo menos 290W de potência real???

Muito difícil, na minha opinião é praticamente impossível ela suportar uma carga dessas por muito tempo. Mas nem precisa, porque isso é pico... o fator decisivo é a sua placa de vídeo, que é um dos maiores consumidores de energia de um computador atualmente...

Será que essa Leadership de 600W pode ser considerada uma fonte "não-genérica", com potência real proporcionalmente maior? Digo isto, porque as outras (Termaltake, Seventeam, etc), estão muito caras por aqui...

Você gastou um dinheirão no seu computador ou você investiu um dinheirão ?? Percebe a diferença ?? Quando você usa o verbo gastar, nós pressupomos que isso foi uma despesa para você, que você terá proveito por um curto período, ou que foi uma despesa o seu computador. Nós sabemos que não é isso, que você na verdade investiu dinheiro nele ( não importa se foi muito ou pouco ), para ter retorno por um bom período. Você vai arriscar o seu investimento ?? Mude a sua visão... fonte não é despesa, ela não é uma peça a mais no seu computador, ela é um dos componentes principais. Se queimar o HD, você vai precisar trocar o HD, se queimar a memória, provavelmente terá que trocar a memória. Mas e se queimar a fonte ?? Pode ter certeza de que terá que trocar muito mais peças junto, pois vão queimar também.

Já vi muitas pessoas pensando da seguinte forma "pra que comprar uma fonte de 200 reais se eu posso comprar uma de 40 reais que funciona do mesmo jeito ??". bom, para essas pessoas eu pergunto "Por que comprar uma placa de vídeo de 1700 reais se existem placas de vídeo de 200 reais ??". Qual a resposta para as duas perguntas ?? Simples, é a qualidade...

No final das contas, R$200,00 investidos em uma fonte pode parecer muito agora, mas dará segurança para o seu sistema durante todo o tempo que ele estiver funcionando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Galera

Consegui consertar as duas fontes que tinha e estavam bixadas. Nesse procedimento, pude reparar que as fontes um pouco mais antigas, tinham os cabos bem mais grossos. Por exemplo, a Satélite ATX 465 que uso como "fornecedora" de peças para meus MODs, tem os cabos bem mais grossos que o modelo 500W atual. Inclusive, foi esse modelo que espocou no meu micro teste....

Nos testes com carga um pouco mais concentrada que o normal, já que não disponho de um número grande de resistores, quando se mede a tensão no Molex e compara-se com o valor medido nos terminais da carga, dá uma diferença brutal! Por exemplo, no molex 11.70V(aceitável ainda) e na carga, ligada com cabos de uns 20cm de extensão, chega a cair para 10.50V em alguns casos! Isso é um absurdo de perdas nesses cabos do molex e na extensão onde liguei a carga. E quando media a corrente, nem era tão alta! Com cerca de 6 ou 7A já dá uma perda danada!

Já retirei quase todos os componentes da fonte "fornecedora" de peças e tô achando que vou substituir também esses cabos...pricipalmente os que alimentam a placa-mãe pelo ATX20.

PS. O comentário do Satoru sobre a qualidade foi na mosca! Se uma genericona de 500W tivesse qualidade em seus componentes, projeto e montagem, conseguindo fornecer 250W com "perfeição", muita gente não questionaria e usaria com tranquilidade!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@23 nov 2004, 04:08

Galera

Consegui consertar as duas fontes que tinha e estavam bixadas. Nesse procedimento, pude reparar que as fontes um pouco mais antigas, tinham os cabos bem mais grossos. Por exemplo, a Satélite ATX 465 que uso como "fornecedora" de peças para meus MODs, tem os cabos bem mais grossos que o modelo 500W atual. Inclusive, foi esse modelo que espocou no meu micro teste....

Nos testes com carga um pouco mais concentrada que o normal, já que não disponho de um número grande de resistores, quando se mede a tensão no Molex e compara-se com o valor medido nos terminais da carga, dá uma diferença brutal! Por exemplo, no molex 11.70V(aceitável ainda) e na carga, ligada com cabos de uns 20cm de extensão, chega a cair para 10.50V em alguns casos! Isso é um absurdo de perdas nesses cabos do molex e na extensão onde liguei a carga. E quando media a corrente, nem era tão alta! Com cerca de 6 ou 7A já dá uma perda danada!

Já retirei quase todos os componentes da fonte "fornecedora" de peças e tô achando que vou substituir também esses cabos...pricipalmente os que alimentam a placa-mãe pelo ATX20.

Você citou valor aceitável, aqui quando rodo o prime95 a linha 12+ chega a ficar 12.8, quando em idle é geralmente 12.48~12,54.

Isso não está um pouco alto?

Devo me preocupar?

Em idle os valores são assim:

Núcleo CPU --------- 1.66

CPU Auxiliar -------- 1.66

+3.3 V --------- 3.26~3.28

+5 V --------- 4.73~4.78

+12 V --------- 12.42~12.62

-12 V ---------- -12.46

-5 V --------- -4.70

Em full:

Núcleo CPU --------- 1.62~1.71(muito raro essa variação)

CPU Auxiliar --------- 1.62~1.71(muito raro essa variação)

+3.3 V --------- 3.26~3.30

+5 V --------- 4.73~5.00

+12 V --------- 12.42~12.80

-12 V --------- -12.46~12.

-5 V --------- -4.70~4.95

Devo ficar preocupado?

Desde já

Obrigado!

falou! :bye:

Abraços! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na verdade, quando me referi ao valor como "aceitável", fazia referência ao teste com resistores e não em uso no PC. Este problema ocorre pelo seguinte:

Qunado monto os kits de resistores, os instalo e no máximo 2 ou 3 circuitos de cada linha e isto provoca um esforço grande nos cabos desse circuitos. Se tivesse um maior número de resistores, poderia distribuir a carga por todos os circuitos. Tá confuso?

Nas fontes temos 4(normalmente) molex com 12V e 5V, ocorre que no ATX 20 existem mais linhas de 12V, de 5V e de 3.3V, além do 5VSB(1 a 2A). Como são poucos resistores, para montar uma carga para a linha de 12V por exemplo, preciso trabalhar com valores ôhmicos bem baixos e dissipar uma alta potência!Isto faz aquecer muito os cabos, conectores e resistores. Tendo mais unidades, poderia montar várias cargas menores e assim, não forçar nenhum dos circuitos, entendeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@23 nov 2004, 04:42

Na verdade, quando me referi ao valor como "aceitável", fazia referência ao teste com resistores e não em uso no PC. Este problema ocorre pelo seguinte:

Qunado monto os kits de resistores, os instalo e no máximo 2 ou 3 circuitos de cada linha e isto provoca um esforço grande nos cabos desse circuitos. Se tivesse um maior número de resistores, poderia distribuir a carga por todos os circuitos. Tá confuso?

Nas fontes temos 4(normalmente) molex com 12V e 5V, ocorre que no ATX 20 existem mais linhas de 12V, de 5V e de 3.3V, além do 5VSB(1 a 2A). Como são poucos resistores, para montar uma carga para a linha de 12V por exemplo, preciso trabalhar com valores ôhmicos bem baixos e dissipar uma alta potência!Isto faz aquecer muito os cabos, conectores e resistores. Tendo mais unidades, poderia montar várias cargas menores e assim, não forçar nenhum dos circuitos, entendeu?

Ah tá!

Entendi sim!

valeu! :-BEER

Mas considerando então os valores, estão bons?

falou! :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Satoru, grato pela exposição franca do seu ponto de vista.

A questão é que na loja onde comprei a fonte, só há a opção de trocá-la pela tal Leadership de 600W (sim, eles tem pouquíssima variedade!) e voltar uns 50 reais de diferença.

Sei, agora, que vacilei no ato de adquirir a fonte genérica, contudo, percebo que ninguém sabe informar se essa não-genérica-de-marca-simples (Leadership), vai funcionar, na prática, como uma genérica de 600W funcionaria ou teria algum "plus" que viabilizaria/compensaria a troca... (?)

Quem quiser conferir, entre no site e clique em...

Fonte de alimentação Gamer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

po eu tb quero saber se essa fonte é boa

pois comprei ela por 90 reais

a leader Ship Gamer 600

aí aqui em brasilia parece q não encontra melhor q essa ja rodei em varais lojas e o pessoal não sabe nem o q é TT nem seventeam

parece q eu falo grego quando pergunto por essas fontes

e ai sera q a Gamer 600 segura o tranco do meu computer ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Garfield-DF@23 nov 2004, 10:06

Satoru, grato pela exposição franca do seu ponto de vista.

A questão é que na loja onde comprei a fonte, só há a opção de trocá-la pela tal Leadership de 600W (sim, eles tem pouquíssima variedade!) e voltar uns 50 reais de diferença.

Sei, agora, que vacilei no ato de adquirir a fonte genérica, contudo, percebo que ninguém sabe informar se essa não-genérica-de-marca-simples (Leadership), vai funcionar, na prática, como uma genérica de 600W funcionaria ou teria algum "plus" que viabilizaria/compensaria a troca... (?)

Quem quiser conferir, entre no site e clique em...

Fonte de alimentação Gamer

Eu seria mais conservador... mesmo sendo uma marca realtivamente conhecida, a Leadership não tem tradição em fontes. Não precisa ser imediatamente, mas assim que possível pegue pelo menos uma SevenTeam 350-BKV. :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...