Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ati radeon 8500le, 9100...


Phoenyx

Posts recomendados

  • Membro VIP

Sei q a 8500le e a 9100 são iguais, somente foi mudada a sua nomenclatura para c distinguir em ordem crescente a sua superioridade em relação a 9000.

Vou adquirir (quando o bolso ajudar) uma Saphire...

Como distinguir a q traz o melhor clock tanto d memórias quanto d gpu? C é q tem este tipo d variação...

Desde já agradeço :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha Phoenix,

Todas as 9100 da Sapphire que eu já vi por aí eram da seguinte forma:

9100 64Mb - 250/230Mhz - memórias de 4ns.

9100 128Mb - 250/200Mhz - memórias de 5ns.

Já as 8500le da Sapphire podem vir com várias variações sendo que no mínimo elas são como as 9100 citadas.

Ou seja, se for 9100 acho difícil sair disso que eu falei, mas se for 8500, só perguntando mesmo, não tem outro jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ricardi@04 Mar. 2003,22:07

Com a licença do Pino vou dar uma dica, entra no site da:

http://www.sapphiretech.com/vga/products.asp

Comprei minha 8500 na LM Computers e la me deram o P/N 1024-2149-4B-SA e consultando no site da Sapphire achei tudo sobre minha placa. Vai la garoto.

Amigo quanto você pagou na sua placa, e quanto tempo de garantia eles deram pois estou pensando em compar a minha lá. Ela Realmente é boa, alias gostaria de saber se você teve problemas para ligar ela na TV, pois algumas pessoas não conseguiram colocar a imagem coloriada, so aparecia preto e branco.

Espero que você possa responder as minha duvidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Valeu Pino, valeu Ricardi, agora sim matei a charada...

Sou uma besta mesmo! :o

Quem poderia responder melhor senão a própria Sapphire? :P

Mas depois d tudo, me surgiu uma outra dúvida...

Vi q a G-Force IV MX460 tem clock's maiores...

Como a Radeon trabalha, mesmo num clock inferior e a supera?

Não entendi! :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zerocaw,

A minha Sapphire tem um jumper onde você pode facilmente mudar de NTSC para Pal-M, portanto independente do sistema da sua TV se ficar preto e branco fica fácil de mudar!

Phoenyx,

As duas placas (Radeon 8500 e GF4 MX460) possuem arquiteturas internas completamente diferentes, as GF4 MX só possuem suporte por hardware ao Directx 7, enquanto a Radeon 8500 possui todos os recursos para o Directx 8.1 portanto o clock mais algo da GF4 MX não quer dizer nada, seu desempenho é bem inferior, principalmente nos jogos mais modernos que usam todos os recursos do Directx 8.1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BAH, que droga... Se eu soubesse que o modelo de 128Mb da 8500 que tinha na LMComputers era esse... CARA, você conseguiu simplesmente o melhor modelo de 8500le possível de se encontrar! 250/250 e com o segundo RAMDAC!! Putz...comprei a minha na PortaldoPC, de 64Mb, com memo a 230 e com só 1 RAMDAC... :-(

Bom, não tentem esse negócio de flashar a 8500 com o BIOS da 910o porque não dá certo com as placas da SAPPHIRE. É o que tudo indica, pois o Pino não conseguiu, nem eu. Eu acho que o BIOS que a SAPPHIRE usa é diferente. Inclusive a empresa tem um "flasher" próprio, e eu não consegui fazer o "dump" do BIOS da placa usando o software pra edição.

Bom, a 9100 de 64Mb tem a memo a 230, e a de 128, a 200. Isso é padrão.

Já as 8500 têm um monte de variações, como já foi dito.

Comprei a 8500 de 64Mb, mas, hoje, acho que levaria uma 9100 de 64Mb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha é a Sapphire 8500le de 64MB do Portal do PC 250/230Mhz, memórias Samsung de 4ns, não tem o segundo RAMDAC.

A Radeon 9100 só tem o recurso chamado Full Stream a mais do que a 8500, esse recurso serve para melhor a qualidade de reprodução de vídeos da internet (stream), ele suaviza aqueles "quadradinhos" que aparecem quando um vídeo é de baixa qualidade.

Fora isso a única outra vantagem comprovada da 9100 sobre a 8500le é o desempenho no Unreal Tournament 2003, um pouco melhor.

Ferabreu,

As BIOS de 9100 que tem por aí são da Sapphire, portanto não afirmaria que elas não funcionam nas 8500le da Sapphire.

O problema é achar a BIOS certa para a minha placa.

Tenho quase certeza que o fato de eu não ter conseguido colocar a BIOS da 9100 na minha placa foi por causa das memórias Samsung, quando eu achar uma BIOS de 9100 que use Samsung acho que vai dar certo.

O único Flash utility que eu consegui usar com a minha placa foi o da Gigabyte.

8200 pontos foi o máximo que eu consegui com a minha placa, isso rodando à 275/275Mhz, mas o meu sistema não é dos melhores.

Pela diferença de preço que está no momento eu pegaria a 9100, na época que eu comprei era mais de 50 reais, por isso peguei a 8500le.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ferabreu@06 Mar. 2003,10:06

Caro Pino

Você não conseguiu nem com o flasher da SAPPHIRE?

Eu só tentei uma vez, ainda não tive tempo pra tentar novamente, mas acho que a questão não é achar o flasher certo (já que o da Gigabyte funcionou direitinho) e sim a BIOS certa!

Preciso da BIOS de uma 9100 de 64MB com memórias Samsung!!!

Alguém tem??? :;):

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se o BIOS varia conforme a marca da memória... Acho difícil. Por acaso alguém no Rage3D ou algum outro fórum já mencionou essa possibilidade?

O BIOS configura o clock da memória. Agora, daí pra variar com a marca, não sei... Já vi 8500 com memória Infineon, Hynix, Eletrontech, Samsung...haja BIOS!!  :laugh:

De qualquer forma, assim que chegarem as férias, vou mexer mais um pouco com esse lance de BIOS...nem que seja só pra "afinar" o próprio BIOS da 8500 mesmo!  :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A marca da memória pode com certeza exigir uma configuração diferente de BIOS.

Um prova disso é essa comparação entre a 9500PRO da Gigabyte e da 9500PRO da Hercules, veja na parte de overclock que o cara conseguiu colocar a BIOS modificada na Gigabyte, que usa memórias Hynix, mas não consegui na Hercules que usa memórias Infineon.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bueno, então o único jeito de conseguir um BIOS de 9100 que funcione nas nossas placas é botando um anúncio aqui no fórum...

--------------------------------------------------------

"PROCURA-SE: BIOS de placa de vídeo SAPPHIRE RADEON 8500le, com 64Mb de memória SAMSUNG. Para tanto, deve ser utilizado o flasher tal, com tal e tal comando. Paga-se bem."

--------------------------------------------------------

:laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...