Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pentium 4 Fervendo..


edurm

Posts recomendados

  • Membro VIP

No seu caso os dois ventiladores atrás resolvem o problema. :D

O que a reportagem sensacionalista do Toms fez, foi enfiar um Prescott de 3,6 GHz num gabinete sem nenhuma ventilação interna ou ventilador retirando ar quente de dentro. Ai não tem como não dar problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Daniel Barros@22 nov 2004, 11:38

No seu caso os dois ventiladores atrás resolvem o problema. :D

O que a reportagem sensacionalista do Toms fez, foi enfiar um Prescott de 3,6 GHz num gabinete sem nenhuma ventilação interna ou ventilador retirando ar quente de dentro. Ai não tem como não dar problema.

daniel os ventiladores traseiros sao enfeites pois não existe mais molex sobrando e não ha espaco fisico para usar um chikote..

apenas um cooler na lateral que resfria um dos hds e o que esta em cima da x800pro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meio off topic, mas:

me expliquem o meu milagre ou cade o estão falado duto nisto aqui ,ainda tem mais 5 hds ,2 dvdrs ,1 ocz booster e uma x800 com cooler stock ajudando a esquentar o case e trocentos kilos de fiacao desajeitada atrapalhando a ventilacao.

Ond voce achou esse OCZ Booster e por quanto? To procurando 1 pra mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Gusporti@22 nov 2004, 13:11

Meio off topic, mas:

me expliquem o meu milagre ou cade o estão falado duto nisto aqui ,ainda tem mais 5 hds ,2 dvdrs ,1 ocz booster e uma x800 com cooler stock ajudando a esquentar o case e trocentos kilos de fiacao desajeitada atrapalhando a ventilacao.

Ond voce achou esse OCZ Booster e por quanto? To procurando 1 pra mim.

no japao custa 50 dolares e consegui colokar 3.4v na abit o que é o limite dela segundo a ocz ,mas dependendo da placa o booster pode inflar ainda mais a tensão ,um "vmod" carinho mas muito pratico e depois serve para trocentas placas-mãe hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por heavy_air@22 nov 2004, 11:03

não precisa de porcaria de duto nenhum basta trocar o cooler box por um mais decente.

me expliquem o meu milagre ou cade o estão falado duto nisto aqui ,ainda tem mais 5 hds ,2 dvdrs ,1 ocz booster e uma x800 com cooler stock ajudando a esquentar o case e trocentos kilos de fiacao desajeitada atrapalhando a ventilacao.

acabei de ler o topico todo pois ando sem tempo de visitar aqui e achei perolas do tipo 3.6 mais caro que fx ,noobs pensando que intel é pra otario e que a64 é superior ao p4.

ja fui um usuario da plataforma 754 3400 com chipset via e é um lixo se comparado ao p4 pra compressao de video e tratamento de imagens ,em multitarefa nem se compara ,não opera com desenvoltura varios hds(o nforce3 150 era muito melhor) e no primeiro stepping do 754 quando se ocupam todos os slots com ddr 400 elas viram 333 trabalham em assincro aí se perde de 5-10% dependendo da atividade e não estou nem um pouco arrependido de estar usando um preshott 3.2G que a maioria de vocês pensam que é inferior ao a64 3400+ ou melhor a maioria pensa que qualquer processador da intel é inferior aos equivalentes da amd.

marca de processador não é tudo .

Concordo plenamente.

Meu Prescott funciona no máximo em 60º, com um Coolermaster Aero4, e isso quando estou renderizando vídeo no Premiere, que força o processador ao extremo.

Só tenho um cooler tirando o ar quente na lateral de um gabinete satellite apertado que dá dó... Tenho 3 HDs e 2 drivers de CD/DVD, além da placa de vídeo, de som e captura... E o gabinete não fica aberto não...

Se ficasse aberto, não passaria de 50º...

Tem gente que acredita em tudo que lê...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mksell+22 nov 2004, 15:48QUOTE (mksell @ 22 nov 2004, 15:48) heavy_air@22 nov 2004, 11:03

não precisa de porcaria de duto nenhum basta trocar o cooler box por um mais decente.

me expliquem o meu milagre ou cade o estão falado duto nisto aqui ,ainda tem mais 5 hds ,2 dvdrs ,1 ocz booster e uma x800 com cooler stock ajudando a esquentar o case  e trocentos kilos de fiacao desajeitada atrapalhando a ventilacao.

acabei de ler o topico todo pois ando sem tempo de visitar aqui e achei perolas do tipo 3.6 mais caro que fx ,noobs pensando que intel é pra otario e que a64 é  superior ao p4.

ja fui um usuario da plataforma 754 3400 com chipset via e é um lixo se comparado ao p4 pra compressao de video e tratamento de imagens ,em multitarefa nem se compara ,não opera com desenvoltura varios hds(o nforce3 150 era muito melhor) e no primeiro stepping  do 754 quando se ocupam todos os slots com ddr 400 elas viram 333 trabalham em assincro  aí se perde de 5-10% dependendo da atividade e não estou nem um pouco arrependido de estar usando um preshott 3.2G que a maioria de vocês pensam que é inferior ao a64 3400+ ou melhor a maioria pensa que qualquer processador da intel é inferior aos equivalentes da amd.

marca de processador não é tudo .

Concordo plenamente.

Meu Prescott funciona no máximo em 60º, com um Coolermaster Aero4, e isso quando estou renderizando vídeo no Premiere, que força o processador ao extremo.

Só tenho um cooler tirando o ar quente na lateral de um gabinete satellite apertado que dá dó... Tenho 3 HDs e 2 drivers de CD/DVD, além da placa de vídeo, de som e captura... E o gabinete não fica aberto não...

Se ficasse aberto, não passaria de 50º...

Tem gente que acredita em tudo que lê...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como sou novato aqui gostaria de postar a minha experiencia com o Prescott.

Troquei o computador a 3 semanas por um P4 3.0 Prescott com gabinete Satellite e esse foram os resultados de alguns testes que fiz aqui (acabei encontrando este forum por não achar correta a temp. que meu processador estava operando)

1º Teste - Como saiu da loja. Cooler Satellite com pasta térmica que acredito que seja da mesma marca (mal aplicada não pegando toda a area do processador) e fan traseiro.

idle - 60º

full - 74º :blink: (sendo mantido pelo sistema de proteção do processador)

2º Teste - Cooler Aero 4 com pasta térmica da coolermaster e fan traseiro

idle - 57º

full - 69º

3º Teste - Aero 4 como descrito acima, fan traseiro + 2 fans dianteiros (mandando ar para dentro)

idle - 54º

full - 67º

4º Teste (apelação e desespero :cry: ) - Aero 4 como descrito acima, fan traseiro + 2 fans dianteiros, tampas laterais removidas e britania 30cm 3 velocidades do lado :D

idle - 44º

full - 55º :palmas:

O que pode ser concluido é que o maior problema para o Prescott hoje são os gabinetes mal ventilados. Todos os testes foram feitos com o prime95 com a duração de 1 hora e com a temp ambiente na casa dos 33º.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Gente, informar a temperatura do processador sem informar a temperatura do ar admitido (a temperatura do gabinete é para isso), não significa muito.

Guez, que full mais fajuto é esse? Até a calculadora faz esquentar mais :P 6ºC de diferença entre full e idle em um Prescott 3.5GHz com cooler box é difícil.

O prime 95 não é o programa que mais exige do processador. O burnP6 ou o burnK7 (não existe um próprio para P4), costumam gerar mais calor que o Prime (uma diferença boa).

Outro detalhe. Quem tem HT ativado deveria rodar dois programas iguais, para usar o máximo de potência.

Sugestão, baixem o burnp6 deste pacote aqui: http://pages.sbcglobal.net/redelm/cpub4gx.zip

Ai é só rodar dois destes. Em alta prioridade aquece um pouco mais. Mesmo assim, ele usa no máximo 90% da potência do processador, segundo o próprio autor. Mas já li de uma entrevista com um engenheiro da AMD que dos software que tem por ai, ele é o que mais se aproxima do máximo. AMD e Intel tem programas especiais para atingir a potência máxima e não liberam para evitar um "vírus térmico" segundo eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal apenas para contribuir com esse tópico eu troquei meu P4 2.8 533 por um Prescott P4 3.0 800.

Ao colocar o processador com o cooler original com a tampa aberta ele ficava entre 48 a 50 graus e em full entre 60 e 61 graus, meu gabinete é um Satellite todo fechado apenas com um cooler traseiro jogando a ar quente para fora.

Peguei a tampa lateral levei para cortarem para poder fixar um ventilador e achei um duto, acho que até melhor do que esse que aparece na foto que estava jogado em uma loja de informática provavelmente de algum gabinete (paguei R$10,00) mais R$12,00 do ventilador.

Fixei o duto no ventilador e prendi o conjunto na tampa e fechei o gabinete a temperatura não passou de 44 graus caindo às vezes para 42, veja que foi uma modificação simples de baixo custo e resolveu o problema.

%7Boption%7Dhttp://www.inovatek.com.br/inovatek_v1/images/ad_destaque_hw_02.gif' border='0' alt='' /> O duto não é extamente esse más bem parecido.

%7Boption%7Dhttp://www.babooforum.com.br/idealbb/files/18116-4942322302874m.jpg' border='0' alt='' /> Fica assim dentro do gabinete jogando ar frio direto no processador

Caso não tenha o duto pode fazer um com um cano de PVC do diametro do ventilador e com o comprimento até o cooler do processador, não vai mais ter nenhum problema de temperatura e o cooler original fica em torno de 2500 RPM a temperatura em full não passa de 52 graus em dias bem quentes para uso normal entre 39 a 44 graus dependendo da temperatura ambiente e repito com o gabinete fechado.

Prescott 3.0 HT L2 1M

P4P800

512 de ram

Fonte watts real de 400W Dr. Hank

Placa de video 128M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por reynaldohm@30 nov 2004, 21:40

Bom pessoal apenas para contribuir com esse tópico eu troquei meu P4 2.8 533 por um Prescott P4 3.0 800.

Ao colocar o processador com o cooler original com a tampa aberta ele ficava entre 48 a 50 graus e em full entre 60 e 61 graus, meu gabinete é um Satellite todo fechado apenas com um cooler traseiro jogando a ar quente para fora.

Peguei a tampa lateral levei para cortarem para poder fixar um ventilador e achei um duto, acho que até melhor do que esse que aparece na foto que estava jogado em uma loja de informática provavelmente de algum gabinete (paguei R$10,00) mais R$12,00 do ventilador.

Fixei o duto no ventilador e prendi o conjunto na tampa e fechei o gabinete a temperatura não passou de 44 graus caindo às vezes para 42, veja que foi uma modificação simples de baixo custo e resolveu o problema.

%7Boption%7Dhttp://www.inovatek.com.br/inovatek_v1/images/ad_destaque_hw_02.gif' border='0' alt='' /> O duto não é extamente esse más bem parecido.

Prescott 3.0 HT L2 1M

P4P800

512 de ram

Fonte watts real de 400W Dr. Hank

Placa de video 128M

Legal a sua informaçào talvez isso ajudara muita gente que esta com problemas de aquecimento.......

Com certeza muita gente não põe esse duto ai que você colocou e é ai que se ve onde o P4 esquenta-se tanto......Muito obrigado pela sua ajuda!!!!!!! :bandeira::-BEER :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Postado Originalmente por tabgal@17 nov 2004, 17:44

Ué, processador Intel não é de qualidade?? Não é o processador que o Superhomen e os aliens usam?? :huh:

Os P4 já apanham do FX-55 em stock, quanto mais em UNDERCLOCK causado pelo Thermal Throtling...

Lamentável. Comprar um processador desses é jogar dinheiro na :priv:

Mais vale comprar um 3.4 ou um 3.2 que o aquecimento é menor...

(E aqueles que compraram o 3.8??? :muro: )

oopaaa amigo corrigindo .. você falo muito errado.. a INTEL toma um coro dos athlon 64 3500+ em stok..,.

uauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhahuauhauhauhahuahuauhauhauhauhauhauhauha

P4 Nunca mais faço essa besteira de novo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por pearljeam2001+02 dez 2004, 22:32QUOTE (pearljeam2001 @ 02 dez 2004, 22:32) reynaldohm@30 nov 2004, 21:40

Bom pessoal apenas para contribuir com esse tópico eu troquei meu P4 2.8 533 por um Prescott P4 3.0 800.

Ao colocar o processador com o cooler original com a tampa aberta ele ficava entre 48 a 50 graus e em full entre 60 e 61 graus, meu gabinete é um Satellite todo fechado apenas com um cooler traseiro jogando a ar quente para fora.

Peguei a tampa lateral levei para cortarem para poder fixar um ventilador e achei um duto, acho que até melhor do que esse que aparece na foto que estava jogado em uma loja de informática provavelmente de algum gabinete (paguei R$10,00) mais R$12,00 do ventilador.

Fixei o duto no ventilador e prendi o conjunto na tampa e fechei o gabinete a temperatura não passou de 44 graus caindo às vezes para 42, veja que foi uma modificação simples de baixo custo e resolveu o problema.

%7Boption%7Dhttp://www.inovatek.com.br/inovatek_v1/images/ad_destaque_hw_02.gif' border='0' alt='' /> O duto não é extamente esse más bem parecido.

Prescott 3.0 HT L2 1M

P4P800

512 de ram

Fonte watts real de 400W Dr. Hank

Placa de video 128M

Legal a sua informaçào talvez isso ajudara muita gente que esta com problemas de aquecimento.......

Com certeza muita gente não põe esse duto ai que você colocou e é ai que se ve onde o P4 esquenta-se tanto......Muito obrigado pela sua ajuda!!!!!!! :bandeira::-BEER :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele joga o ar frio externo para o cooler do processador...podem fazer isso que os prescott funcionam sem problema inclusive já vi vários gabinetes que estão com a tampa lateral furada e vem com o duto por um preço bastante razoavel.

Apenas para ser mais claro esse conjunto deve estar na mesma direção do processador não adinta colocar no centro da tampa que ai não vai dar o efeito esperado. Para se ter uma ideia hoje aqui na minha cidade esta fazendo um calor infernal

Processador 42 graus C

Gabinete 38 graus C

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por sledgehammer@29 nov 2004, 23:27

Gente, informar a temperatura do processador sem informar a temperatura do ar admitido (a temperatura do gabinete é para isso), não significa muito.

Guez, que full mais fajuto é esse? Até a calculadora faz esquentar mais :P 6ºC de diferença entre full e idle em um Prescott 3.5GHz com cooler box é difícil.

O prime 95 não é o programa que mais exige do processador. O burnP6 ou o burnK7 (não existe um próprio para P4), costumam gerar mais calor que o Prime (uma diferença boa).

Outro detalhe. Quem tem HT ativado deveria rodar dois programas iguais, para usar o máximo de potência.

Sugestão, baixem o burnp6 deste pacote aqui: http://pages.sbcglobal.net/redelm/cpub4gx.zip

Ai é só rodar dois destes. Em alta prioridade aquece um pouco mais. Mesmo assim, ele usa no máximo 90% da potência do processador, segundo o próprio autor. Mas já li de uma entrevista com um engenheiro da AMD que dos software que tem por ai, ele é o que mais se aproxima do máximo. AMD e Intel tem programas especiais para atingir a potência máxima e não liberam para evitar um "vírus térmico" segundo eles.

Sledge, realmente tanto a Intel como a AMD possuem este software.

Tentamos conseguir ele mas apenas alguns integradores possuem ele, como é o caso da Semp-Toshiba.

Veja a resposta da Intel:

"Infelizmente o utilitário MaxPower é uma ferramenta interna, distribuída para alguns clientes sob NDA.

Seu uso e resultados são dependentes de inúmeras variáveis, contextos e metodologias.

Hoje, ele só pode ser enviado para alguns clientes que recebem suporte técnico direto do nosso Application Design-in Center (ADC) e que desenvolvem sistemas locais."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tendo em mente a necessidade de um duto de ar para o prescott, andei pesquisando um pouco e achei isso:

Badong

É um duto de ar flexivel que liga a traseira do gabinete ao processador evitando a necessidade de furar a lateral do gabinete, o problema é que ele só funciona com o cooler BOX da Intel, a pergunta é, vale a pena manter o péssimo cooler da Intel com a adoção desse suposto duto de ar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um duto de ar flexivel que liga a traseira do gabinete ao processador evitando a necessidade de furar a lateral do gabinete, o problema é que ele só funciona com o cooler BOX da Intel, a pergunta é, vale a pena manter o péssimo cooler da Intel com a adoção desse suposto duto de ar?

como? o duto de ar só é especificado pela intel quando usado com o cooler box? :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por edurm@31 dez 2004, 11:22

como? o duto de ar só é especificado pela intel quando usado com o cooler box? :wacko:

Edurm, eu estou me referindo ao duto flexível específico do site que eu linkei, não sei quanto a outros dutos presentes no mercado, a vantagem do duto em questão é a não necessidade de furar o gabinete ou fazer gambiarras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal compensa por uma fan de 120mm na parte de cima do gabinete pois daqui 10 dias minha maquina estara pronta so falta as memorias vai ser um P4 3.2 1mb, placa-mãe Msi neo 2 865 FISR + Asus 6800"GT" 128mb 256bits e no gabinete ele é meio fechado é esse da foto embaixo to pensando em adaptar uma fan de 120mm na parte cima visto que ela so tem um cooler atras e 2 na frente(esses 2 na frente nem circula muito ar fico justo na frente)

Opss tinha me esquecido vou por uma Seventeam de 400W aquele que vem com uma fan de 120mm

%7Boption%7Dhttp://www.mercadolivre.com.br/org-img/original/MLB/112004/23665955_438.jpg' border='0' alt='' />

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Daniel Barros@30 dez 2004, 14:33

Sledge, realmente tanto a Intel como a AMD possuem este software.

Tentamos conseguir ele mas apenas alguns integradores possuem ele, como é o caso da Semp-Toshiba.

Veja a resposta da Intel:

"Infelizmente o utilitário MaxPower é uma ferramenta interna, distribuída para alguns clientes sob NDA.

Seu uso e resultados são dependentes de inúmeras variáveis, contextos e metodologias.

Hoje, ele só pode ser enviado para alguns clientes que recebem suporte técnico direto do nosso Application Design-in Center (ADC) e que desenvolvem sistemas locais."

Nossa, Semp-Toshiba é enorme. Dai já dá pra ter uma ideia que é algo bem restrito.

E com certeza eles não querem que esse tipo de coisa seja revelada. Acho que eles tem medo da reação dos consumidores, então revistas/sites de análise de hardware não interessam a eles. Mesmo que fosse sob NDA, o resultado apesar de não divulgado, acaba influenciando nas opiniões de quem escreve as matérias.

Eu estava tentando conseguir alguns documentos da Via, SIS, nVidia (principalmente esses 3), ALI e ATI, sobre seus chipsets (desde os mais antigos, de 2000 pra cá), pra melhorar o suporte do cpuid (preciso de informações sobre os registradores de configuração do PCI/PCI-E). Mas não encontro (alguns eu consegui de forma intermediária). AMD e Intel distribuem esses documentos a quem quiser. Já as outras desconfiam até da própria sombra. No da Via diz que Usuário nem adianta pedir e mesmo para outros eles não garantem as informações. Comunidade Linux parece que pode ser uma boa desculpa para eu conseguir essas informações, mas ainda não fiz isso. Tem sempre a possibilidade de revirar o kernel do linux, mas é trabalho demais...

Caso você tenha uma dica sobre o que posso fazer, por favor me passe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por tiagorea@01 jan 2005, 15:53

Pessoal compensa por uma fan de 120mm na parte de cima do gabinete pois daqui 10 dias minha maquina estara pronta so falta as memorias vai ser um P4 3.2 1mb, placa-mãe Msi neo 2 865 FISR + Asus 6800"GT" 128mb 256bits e no gabinete ele é meio fechado é esse da foto embaixo to pensando em adaptar uma fan de 120mm na parte cima visto que ela so tem um cooler atras e 2 na frente(esses 2 na frente nem circula muito ar fico justo na frente)

Opss tinha me esquecido vou por uma Seventeam de 400W aquele que vem com uma fan de 120mm

%7Boption%7Dhttp://www.mercadolivre.com.br/org-img/original/MLB/112004/23665955_438.jpg' border='0' alt='' />

Bom, o meu gabinete é assim, com cooler em cima e é bastante eficiente. Acho bom você colocar um mesmo.

%7Boption%7Dhttp://www.leadership.com.br/imgs/grd/1478_g.jpg' border='0' alt='' />

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Gregori+18 nov 2004, 11:00QUOTE (Gregori @ 18 nov 2004, 11:00) [Name Here

,18 nov 2004, 10:35]com relação ao tópico...

bem, não exatamente, andei lendo e vendo em alguns lugares que os processadores dualcore vão funcionar normalmente em placas mãe que atualmente suportam só um core por processador ( mais ou menos isso, vi naquele filminho da AMD onde eles tinha um servidor da HP para 4 processadores, rodando 4x dualcore = 8 processadores )...

Tipo, se acaso eu comprar uma placa mãe 939 agora, ela vai funcionar com um futuro athlon 64 dual core??

sei que ninguém sabe ao certo, só pergunto caso alguém tenha lido mais sobre isso.

Os processadores Dual Core da AMD serão compatíveis com os sockets atuais, no caso do Athlon 64 FX o socket 939 e do Opteron o socket 940. Sera necessário apenas uma atualização de Bios.

Quanto ao Dual Core da Intel, não sei lhe informar, mas é provável que utilize uma nova plataforma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...