Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito para fazer o LED piscar!


gilles.vieira

Posts recomendados

Olá, obrigado por ler meu tópico, queria fazer um circuito que fizesse um LED piscar, igual a lâmpada de pisca-pisca, mas queria fazer com um CI 555.

Poxa se alguém souber algum site que tenha este circuito ou se você tiver desenhado no seu PC mande pra mim por favor!

Valeuuuu

Ha esqueci! queria também que este circuito tivesse um potenciômetro ou um trinpot para regular a intensidade que o LED fica piscando.

Valeeeeu de novooooo!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

E aí sELLIg, então, você compra um potenciometro. você vai ver que ele é uma peça "cilindrica" com um eixo no meio. você verá que na lateral desse "corpo cilindrico" tera 3 terminais. você deve pegar 2 pedaços de fio e soldar, um pedaço no terminal do MEIO e o outro fio você pode soldar em QUALQUER um dos outros terminais que sobraram (os da ponta). Solde esses fios nas ilhas das placa em que esta indicado R1.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Ferreira explicou muito bem como fazer.

Mas, vou corrigir um equívoco meu:

Você deve substituir o R3 por um potenciômetro para regular a intensidade de brilho do LED, mas, você deve ligar um resistor de 1k em série com o potenciômetro, porque senão vai queimar o LED quando o potenciômetro estiver na posição de mínima resistência.

Ao substituir R1 por um potenciômetro você estará regulando a frequência das piscadas.

É claro que você pode substituir os dois ao mesmo tempo, se quiser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Obrigado pelo circuito, acho que serve para mim.

Gostaria apenas de saber se é possível (e onde colocar os potenciômetros) alterar o intervalo de tempo entre uma piscada e outra, e também a duração da piscada.

A principio gostaria de uma piscada a cada 3 ou 4 segundos, e cada piscada durante apenas alguns décimos de segundo.

O objetivo é economizar pilha, pois tenho um circuíto que tem um LED para indicar que está ligado, mas ele consome muito pilha. Ví equipamentos similares que fazem o LED piscar rapidamente, em intervalo de alguns segundos, e isso é suficiente para indicar que o equipamento está ligado.

Obrigado,

Jimmy

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vá a este site que podeencontrar o programa para desenhar o que quer

http://www.schematica.com

Alem disso para variar a intensidade do led basta usar uma tensão de vcc baixa e variar o tempo on e off .

Assim não precisa de potenciómetros extra , que só servem para gastar energia.

Se usar a versão cmos ainda pode reduzir o consumo a corrente no led.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
  • 5 meses depois...

cara sera que é minha impressão ou esta fazendo uma contagem binaria? é que eu vi o video com pressa

se for o ci 4518 serve ele éum contador binario se não for ele tem um ci que ate oje eu não sei direito o que ele faz so que ele acende os lds numa sequencia estranha até hoje ão entendi é o 4094 leia sobre ele e ve se um doos dois te serve

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
bao fiz um esquema aqui no proteus usando 56 led direto em 127 v ac com um resitor de 2k 2w , os leds ficaram com 2,2E tensão e 9MA de corrente o esquema deu certo no proteus os led s piscaram porcausa dos 60 hz da tensão mas sera q na pratica funcione :rolleyes:

Colocando uma ponte retificadora antes dos leds a cintilação reduzirá em muito. Fica imperceptível na prática..

Problemas:

1) Se um dos leds danificar será difícil enconrar o culpado..

2) A corrente de pico, (no pico da senoide a tensão é de 180 volts e em cima dos led`s terás 130 Volts). Os 50 volts ficarão sobre o resistor de 2k, ou seja, 25 mA.. Uma corrente alta mas ainda tolerada pelos led`s..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
Postado · Ocultado por BCP, 18 de novembro de 2015 - Você já possui tópico aberto para essa dúvida que já obteve respostas! http://forum.clubedohardware.com.br/topic/1141078-circuito-para-piscar-fita-de-leds/
Ocultado por BCP, 18 de novembro de 2015 - Você já possui tópico aberto para essa dúvida que já obteve respostas! http://forum.clubedohardware.com.br/topic/1141078-circuito-para-piscar-fita-de-leds/

Olá bom dia.

Estou com uma faixada para iluminar, e preciso que fique piscando. Pois um sistema que pisca só que e para apenas 6A max e este usei 92 mt de led.assim dando no total 37A . Ai Quando instalei queimou. O que faço? Para Por Pasta piscar.tem alguma forma de usar este mesmo trocando alguma coisa.pra tenho outros aqui e não quero queima los também.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!