Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

E o lançe do aterramento?


JOHN STEWART

Posts recomendados

Considerando que os picos de energia são responsáveis por um bom número de estragos em fontes,placas,processadores e outros,o recomendável seria fazer um aterramento residencial.mas parece que um aterramento amador e mal feito pode tb causar estragos e prejuízos.então,como saber contratar a pessoa certa para fazê-lo?é possivel,conversando e sabendo o plano do eletricista,saber se ele está apto a fazer o aterramento?contratar uma empresa registrada é mais seguro que um eletricista free-lancer?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Procurando informações com amigos e surfando pela net, você mesmo poderá executar seu aterramento.

É um procedimento simples e com poucas particularidades a seguir.

Para fazer o aterramento, basta seguir esse procedimento:

Não esqueça de desligar a chave geral ao lidar com os fios da tomada!!!

1 - Localize um local onde possam ser enterradas as hastes. De preferência, que seja úmido e sem dificuldades para enterrar as hastes e o fio;

2 - Conecte o fio nas hastes ou haste e leve-o até a tomada. Não faça emendas;

3 - Faça as conecções bem apertadas, firmes. Use conectores apropriados;

4 - Faça uma medições com um multímetro mesmo.

Terra-Neutro > deve ser o menor valor quanto possível.

Fase-Neutro (deve) = Fase-Terra.

5 - Verifique a posição do fase e do neutro na tomada para não inverter.

Ao concluir o serviço, faça uma revisão visual para comprovar se não fez alguma besteira.

A parte prática é simples, o que dificulta é a inércia e o medo de não saber fazer. Não tem dificuldade.

Agora, se o usuário for daqueles que não sabe trocar uma lâmpada ou uma torneira! Ai, recomendo chamar um eletricista mesmo.

Isso é normal. Algumas pessoas não sabem por a "mão na massa!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por JOHN STEWART@20 nov 2004, 04:20

Considerando que os picos de energia são responsáveis por um bom número de estragos em fontes,placas,processadores e outros,o recomendável seria fazer um aterramento residencial.mas parece que um aterramento amador e mal feito pode tb causar estragos e prejuízos.então,como saber contratar a pessoa certa para fazê-lo?é possivel,conversando e sabendo o plano do eletricista,saber se ele está apto a fazer o aterramento?contratar uma empresa registrada é mais seguro que um eletricista free-lancer?

Obrigado

Só complementando, se o seu problema são os picos de energia, então não há porque aterrar, uma vez que esse procedimento serve para amenizar a eletricidade estática, ou descargas atmosféricas... picos de energia é problema na rede. E não acredito que existam empresas que façam aterramentos residenciais, a não ser em casos especiais, porque é muito caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade,foram justamente os relatos pela internet,que me preocuparam,uma vez q há varios com resultados ruins de mal aterramento,inclusive feitos por eletricistas,como o dano aos perifericos aos poucos,ate estragar e os choques.mas vou tentar fazer tudo direitinho pra não dar problema.é melhor isso q correr o risco de cair nas maos de um mau profissional.obrigado pelo roteiro.valeu

Minha preocupaçao é realmente em relaçao à descargas atmosfericas e eletricidade estatica,já q os picos dependem muito da central eletrica.e lembrei de um detalhe.o problema são as descargas atmosfericas q vem passando pelo cabo geral,que traz a energia pra residencia?isso seria o motivo pras pessoas preferirem o aterramento a um mini pára raios em casa,como tem muito nos sobradoes norte americanos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É impossível uma descarga atmosféricas "entrarem" pelo ramal, porque existem pára raios nos postes exatamente para impedir isso, a não ser que o raio atinja o ramal diretamente, mas aí não há santo que ajude...

Aterramento e pára raios não são duas coisas distintas. Um pára raios obrigatoriamente deve ter um aterramento, o contrário não é necessário. Mas eu nunca vi ninguém inocente o suficiente para colocar um pára raios em casa... sobrado é diferente, dependendo da altura da edificação, um pára raios é obrigatório, e em uma residência isso é proibido pela ABNT ( não se se liberaram, mas a uns 4 anos atrás ainda era proibido ).

Aterramento não é uma coisa simples de se fazer. Se você quer uma coisa bem feita, você deve dimensionar tudo, e para isso só chamando um engenheiro para fazer o projeto ( você deve dimensionar malha, haste, caixa de inspeção, etc. ). Em algumas localidades a concessionária de energia elétrica cobra que a malha de aterramento esteja interligada com o aterramento do padrão. Mas a maioria não cobra isso, porque se algum equipamento queimar durante uma chuva, o aterramento feito pelo proprietário é o pretexto para que não sejam indenizados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora entendi.realmente,o q falou confirma o q pensava antes,que um aterramento tem q ser feito com o maximo cuidado.talvez seja melhor ate testa-lo com um equipamento mais barato por um tempo.se o para raios tem q ter um aterramento padrão...eu cheguei a imaginar q o para raios seria melhor,ja q eliminaria o perigo das descargas em todas as tomadas da casa, em vez de um aterramento especifico,mas como há outros fatores a considerar...

folou,satoru

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo

você continua sem entender o que foi explicado!

O aterramento não é genérico para todas as possibilidades. Para descargas atmosféricas oriundas do "espaço"(diretas), o para-raios é de um tipo específico. Se essa mesma descarga, vier pela rede elétrica, telefônica, etc, é outro tipo de pára-raios que poderão ser usados.

O aterramento, a que na maioria das vezes nos referimos aqui, é para conexão do PC e demais equipamentos elétricos. Visa, principalmente, a descarga de energia estática ou de fuga, oriunda da placa-mãe e componentes....

O pára-raios instalado sobre as edificações, não protege contra descargas vindas pela rede elétrica ou telefônica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por JOHN STEWART@20 nov 2004, 19:09

agora entendi.realmente,o q falou confirma o q pensava antes,que um aterramento tem q ser feito com o maximo cuidado.talvez seja melhor ate testa-lo com um equipamento mais barato por um tempo.se o para raios tem q ter um aterramento padrão...eu cheguei a imaginar q o para raios seria melhor,ja q eliminaria o perigo das descargas em todas as tomadas da casa, em vez de um aterramento especifico,mas como há outros fatores a considerar...

Não precisa ter o máximo de cuidado em um aterramento!

Basta seguir as normas e técnicas bastante difundidas pelos eletricistas (Qualificados).

Não existe um modo de testar um aterramento com um equipamento mais barato, pra ver se ele presta ou não. O que deve ser feito é um estudo, que não é difícil de ser feito, do tipo de terreno, para saber a quantidade de hastes necessárias para obter uma resistência mais baixa possível. Também deve ser levado em conta à distância do local das hastes aos equipamentos que devem ser conectados, evitar usar emendas e usar o condutor com um diâmetro adequado ao tipo de instalação. Deve ser feita uma manutenção regular do aterramento de modo a evitar possíveis falhas.

Não é nada complicado e qualquer um que queira poderá fazer sem nenhum problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois então no meu curso de negeharia já testei vaiors e sendo de boa qulaidade não vejo problema :P

Uso o terra eletrônica seguido de um filtro de linha e de um establilizador (nã oeh exagero não, é que ganhava de brinde de umas lojas ai fui montando) o unico que coprei mesmo foi o estabilizador

Mas é até bom pois nunca vi lugar pra ter tanto raio como aqui em minas gerais, e segundo cosnta em vaiors estudos sem contraprova, os raios daqui são 5-% mais fortes que os do resto do mundo..

então vamos lá...

é sim um efeito bem paiativo e calro nau mtem a mesma eficiencia de um terra de verdade, mas vale a pena sim, pois dá menos trabalho e se você não considerar um meio catastrofico e eliminar tambem o meio otimo, verás que nos casos restantes o terra eltronico se faz bastante util.

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Pack Man@25 nov 2004, 16:37

Pois então no meu curso de negeharia testei vaiors e sendo de boa qulaidade não vejo problema :P

Uso o terra eletrônica seguido de um filtro de linha e de um establilizador (nã oeh exagero não, é que ganhava de brinde de umas lojas ai fui montando) o unico que coprei mesmo foi o estabilizador

Mas é até bom pois nunca vi lugar pra ter tanto raio como aqui em minas gerais, e segundo cosnta em vaiors estudos sem contraprova, os raios daqui são 5-% mais fortes que os do resto do mundo..

então vamos lá...

é sim um efeito bem paiativo e calro nau mtem a mesma eficiencia de um terra de verdade, mas vale a pena sim, pois dá menos trabalho e se você não considerar um meio catastrofico e eliminar tambem o meio otimo, verás que nos casos restantes o terra eltronico se faz bastante util.

t+

Só uma coisinha... você não está querendo dizer que o terra eletrônico vai proteger contra uma descarga atmosférica né ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Satoru+25 nov 2004, 19:10QUOTE (Satoru @ 25 nov 2004, 19:10) Pack Man@25 nov 2004, 16:37

Pois então no meu curso de negeharia testei vaiors e sendo de boa qulaidade não vejo problema  :P

Uso o terra eletrônica seguido de um filtro de linha e de um establilizador (nã oeh exagero não, é que ganhava de brinde de umas lojas ai fui montando) o unico que coprei mesmo foi o estabilizador

Mas é até bom pois nunca vi lugar pra ter tanto raio como aqui em minas gerais, e segundo cosnta em vaiors estudos sem contraprova, os raios daqui são 5-% mais fortes que os do resto do mundo..

então vamos lá...

é sim um efeito bem paiativo e calro nau mtem a mesma eficiencia de um terra de verdade, mas vale a pena sim, pois dá menos trabalho e se você não considerar um meio catastrofico e eliminar tambem o meio otimo, verás que nos casos restantes o terra eltronico se faz bastante util.

t+

Só uma coisinha... você não está querendo dizer que o terra eletrônico vai proteger contra uma descarga atmosférica né ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De forma alguma. Acho que ainda não viu os meus comentários sarcásticos. Só fiz uma pergunta. Mas se se referiu ao post acima, está muito difícil sim de entender. Não é desculpa que faz engenharia que não pode escrever de forma clara e correta. E eu não acredito que um terra eletrônico seguido de um filtro de linha com um estabilizador ligado à ele vai proteger contra raios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Satoru@26 nov 2004, 01:18

De forma alguma. Acho que ainda não viu os meus comentários sarcásticos. Só fiz uma pergunta. Mas se se referiu ao post acima, está muito difícil sim de entender. Não é desculpa que faz engenharia que não pode escrever de forma clara e correta. E eu não acredito que um terra eletrônico seguido de um filtro de linha com um estabilizador ligado à ele vai proteger contra raios.

primeiro você não sabe interpretar e tira suas próprias conclusoes erroneas... que pena.. isso não tem cura... pel o que já analisei.

Segundo é a ultima vez que posto nesse topico.

terceiro: alguma vez disse que esse sistema era um para rio??

quarto: o que você acredita ou não é problema seu...

quinto: me refiro siplesmente as oscilações geradas e não ao raio. se quer se defender de um raio use um para raio...

sexto: estão sim bastante dificeis de entender pois digitei rápido e na pressa estava correndo da UFMG, agora se tivesse perguntado de forma mais educada, na hora eu explicava, como não te devo favores nem sou capacho, vou deixar assim.

sétimo: e tenho dito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

satoru,nesse topico do terra eletrônico,você recomenda usar um engenheiro,e não um tecnico pro aterramento(alias,você gosta de uma boa briga,hein :chicote: ).é nisso que eu queria focar.isso você recomenda tb pra um aterramento residencial?ai,se eu procurasse um engenheiro eletrico registrado,ja poderia ficar tranquilo qt ao resultado?o engenheiro so faria o projeto ou tb "colocaria a mao na massa"?

pelo q eu vi,é melhor ter o terra eletrônico do q nada,mas considerando q o serviço de um aterramento,bem como seus produtos não sai mt caro,não compensaria faze-lo q comprar um terra eletrônico de qualidade?

e , pac man, não fique bravo.sai dessa! abre uma :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

satoru,nesse topico do terra eletrônico,você recomenda usar um engenheiro,e não um tecnico pro aterramento(alias,você gosta de uma boa briga,hein :chicote: ).é nisso que eu queria focar.isso você recomenda tb pra um aterramento residencial?

Não sei, ainda não vi testes sérios que comprovem a eficácia do terra eletrônico, só de fabricantes desse sistema. Pode até ser que tenha, mas nunca vi. Pode ser que também funcione, mas como nunca vi um, não posso recomendar. Mas como dizem, é muito fácil... basta apenas seguir as orientações do manual.

ai,se eu procurasse um engenheiro eletrico registrado,ja poderia ficar tranquilo qt ao resultado?o engenheiro so faria o projeto ou tb "colocaria a mao na massa"?

Se for optar por um aterramento convencional, procure um engenheiro com registro no CREA ( porque não são obrigados a se registrar, e quem não tem registro não pode assinar projetos, aí você não teria garantia legal se o projeto não funcionar ). Ele não colocará a mão na massa, ele irá passar o projeto para um técnico de confiança dele ( pago por ele ou por você, dependendo do que for combinado, ou até mesmo ele pode fazer para redução de custos ), para a execução da obra.

pelo q eu vi,é melhor ter o terra eletrônico do q nada,mas considerando q o serviço de um aterramento,bem como seus produtos não sai mt caro,não compensaria faze-lo q comprar um terra eletrônico de qualidade?

Depende... se for um sistema que seja pelo menos pouco eficiente já vale a pena. Se não servir de nada, é melhor ter nada do que investir dinheiro nisso. Mas ainda assim, seria muito mais seguro ter um sistema de aterramento convencional do que o uso de terra eletrônico, mesmo que saia mais caro ( depende do quanto mais caro ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

primeiro você não sabe interpretar e tira suas próprias conclusoes erroneas... que pena.. isso não tem cura... pel o que analisei.

Estranho... você não gosta de sarcasmo mas adora usar com os outros ?? Bom, mas basta ler o que você disse: "Mas é até bom pois nunca vi lugar pra ter tanto raio como aqui em minas gerais, e segundo cosnta em vaiors estudos sem contraprova, os raios daqui são 5-% mais fortes que os do resto do mundo.."

terceiro: alguma vez disse que esse sistema era um para rio??

Bom, nem vou comentar nada. Apenas copiei como você escreveu hehehe... mas você não disse mesmo. Nem eu disse isso ou insinuei... eu apenas perguntei se você acha que o terra eletrônico ( ligado com aquelas outras parafernálias ) protege contra descargas atmosféricas... você já deveria saber que o pára raios sozinho não protege nada.

quarto: o que você acredita ou não é problema seu...

quinto: me refiro siplesmente as oscilações geradas e não ao raio. se quer se defender de um raio use um para raio...

Não posso é ficar calado quando alguém que é estudante de Engenharia Elétrica recomenda o uso de pára raios em uma residência... e se você se referia às oscilações, um terra eletrônico faria o que ??? Eu não sabia que terra eletrônico resolvia problemas de harmônicos ou outros distúrbios. E se foi o caso, aquela sua frase que citei acima ficou completamente fora de contexto.

sexto: estão sim bastante dificeis de entender pois digitei rápido e na pressa estava correndo da UFMG, agora se tivesse perguntado de forma mais educada, na hora eu explicava, como não te devo favores nem sou capacho, vou deixar assim.

Bom, pelo menos concorda... mas eu nunca te cobrei favor nenhum.

sétimo: e tenho dito!

De certa forma sim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 1 ano depois...

Boa tarde, gostaria de fazer uma pergunta para vocês:

eu estava querendo fazer o aterramento aqui em casa então, mexendo nas coisas aqui em casa, achei duas barras com as seguintes inscrições: IH - BC 1/2 x 2 400mm 12u

essas duas barras me parecem ser de cobre mais não tenho certeza.... seria mesmo cobre?

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não adianta ter um aterramento, quando se fala em proteção do PC, quando na rede elétrica não existe um bom protetor anti-surto. Mas o aterramento vai servir pra o correto funcionamento de um bom filtro de linha pra que o seu modo comum de filtragem funcione bem junto com o modo diferencial, um filtro de linha sem aterramento não opera muito bem e isso consta em todos manuais de dispositivos com filtragem.

Uma boa proteção anti-surto vai ter a proteção ativa tb no modo comum, neutro/terra fase/terra que até onde eu sei, não sou nenhuma expert, são as formas de proteção necessárias pra segurar surtos vindos de descargas atmosféricas. Os varistores nessas linhas vão tentar segurar o máximo até o fusivel se partir e cortar a energia do circuito.

Se quer proteção não adianta ter um aterramento e um estabilizador, que diga-se de passagem não serve pra nada, sem um varistor sequer. Quando eles vêm com varistores, só estão presentes na linha Fase/Neutro, o que não protege muito quanto aos raios, mas picos gerados internamente por outros equipamentos como elevadores, ar-condicionados e outros motores de Corrente Alternada potentes.

Vale deixar claro que o raio induz cargas no cabeamento elétrico mesmo caindo a vários metros de distância deste. O campo magnético q raios geram são tão fortes que induzem picos altíssimos, sem ao menos ter tocado na fiação.

Assistam um videozinho ou leiam o manual da Clamper - www.clamper.com.br q ela eles explicam de modo bem fácil pros leigos entederem essa questao dos raios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...