Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Porque o controle de rotação não funciona ?


Posts recomendados

Boa tarde.

Tenho um volcano 9, que tenho adquirido há um pouco mais de 1 ano. Tenho percebido que ele apresenta um barulho meio "anormal", pois mais parece que tem uma turbina no case.

Percebi que ele tem um controlador de temperatura, que conforme vai esquentando, vai aumentando a velocidade da rotação.

Abri o case, e percebi que ele está instalado como "automático" (temperatura que controla a velocidade), e mesmo assim, independende se o dia está com 40º ou 15º, ele sempre continua à 4800 RPM.

Gostaria de saber, como configuro o cooler para utilizar o recurso de volocidade automática, corretamente.

Peço uma certa urgência para a solução, pois está muito incomodo durmir com esse barulho <_<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Perae, me responda estas perguntas:

- O fan está com um jumper? Caso esteja ele foi configurado para máxima rotação sempre.

- Ele está com o termistor de temperatura? Aonde ele foi instalado? Ao lado do core do processador? É lá que ele deveria estar.

- Você já pensou em controlar a rotação manualmente? Basta retirar as ligações anteriores e anexar o pequeno potenciômetro.

PS: Cada uma destas 3 opções devem ser feitas em separado. Não coloque o termistor e o potenciômetro ao mesmo tempo por exemplo.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Phoenyx@19 nov 2004, 15:56

Perae, me responda estas perguntas:

- O fan está com um jumper? Caso esteja ele foi configurado para máxima rotação sempre.

- Ele está com o termistor de temperatura? Aonde ele foi instalado? Ao lado do core do processador? É lá que ele deveria estar.

- Você já pensou em controlar a rotação manualmente? Basta retirar as ligações anteriores e anexar o pequeno potenciômetro.

PS: Cada uma destas 3 opções devem ser feitas em separado. Não coloque o termistor e o potenciômetro ao mesmo tempo por exemplo.

Abraços,

Dependendo da placa ele ainda pode tentar o controle via software, ou estou errado? Algo como speedfan

Não, está pelo jumper mesmo, como diz o manual do cooler

- O fan está com um jumper? Caso esteja ele foi configurado para máxima rotação sempre.

Ele está configurado como controle de rotação, como diz o manual.

Ele está com o termistor de temperatura? Aonde ele foi instalado? Ao lado do core do processador? É lá que ele deveria estar.

Sim, em baixo do processador. Preso com aquela "fitinha" que veio.

- Você já pensou em controlar a rotação manualmente? Basta retirar as ligações anteriores e anexar o pequeno potenciômetro.

mas para isso eu precisaria adivinhar a temperatura ambiente para saber se precisa de mais rotação ou não. Caso eu coloque em baixa velocidade, talvez esquentaria de mais o processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não entendi muito bem a sua resposta, ele está com o jumper ou com o termistor? Você citou os dois, isto é impossível, afinal eles são encaixados no mesmo local.

Falando ainda sobre o termistor, coloque sua ponta ao lado do core(aquele quadradinho na parte de cima)... eu sei que no manual diz o contrário, mas ele terá maior eficiência do modo que descrevo).

Quanto ao controle manual, feito pelo potenciômetro, bastaria você instalar um software de monitoramento, como o Mother Board Monitor 5, assim saberia a temperatura do processador em tempo real... eu tenho um Smart Case Fan 2(é o mesmo fan do Volcano 9) instalado no dissipador do meu processador, e prefiro esta maneira.

Edit: Em tempo, ele pode muito bem estar em máxima rotação porque a temperatura do processador está muito alta(45ºC ou mais pelo termistor), não importando a temp ambiente. Por isso recomendo a instalação de um software de monitoramento, assim você acompanhará melhor as coisas.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi muito bem a sua resposta, ele está com o jumper ou com o termistor? Você citou os dois, isto é impossível, afinal eles são encaixados no mesmo local.

Me descupe, me expressei mal. Ele está com o termistor.

Falando ainda sobre o termistor, coloque sua ponta ao lado do core(aquele quadradinho na parte de cima)... eu sei que no manual diz o contrário, mas ele terá maior eficiência do modo que descrevo).

Desse jeito mesmo que está

Quanto ao controle manual, feito pelo potenciômetro, bastaria você instalar um software de monitoramento, como o Mother Board Monitor 5, assim saberia a temperatura do processador em tempo real... eu tenho um Smart Case Fan 2(é o mesmo fan do Volcano 9) instalado no dissipador do meu processador, e prefiro esta maneira.

Eu uso aqui para medir, o programa Everest, que não só mostra a temperatura do processador, como o da pl. mãe e do HD.

Nele está acusando o processador como 39°C

Edit: Em tempo, ele pode muito bem estar em máxima rotação porque a temperatura do processador está muito alta(45ºC ou mais pelo termistor), não importando a temp ambiente. Por isso recomendo a instalação de um software de monitoramento, assim você acompanhará melhor as coisas.

Por isso mesmo, no Everest, mostra que o processador está com 39°C e mesmo assim o cooler está com 4800RPM (velociade máxima)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você utiliza uma A7S333 certo? Esta placa não mede a temp pelo diodo interno do processador, e sim por um sensor no centro do socket. O termistor do Volcano 9, fixado ao lado do core, detectará uma maior temp.

Faça o seguinte teste então, reduza o barramento externo do seu processador para 100MHz, isto fará a temp baixar ainda mais(acompanhe no Everest e me diga o valor), veja se agora a rotação do fan diminúi.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um teste agora, removi o sensor de temperatura, configurando para ser manual o controle de velocidade. O Cooler se comportou muito bem. (entre 1300RPM, e 4800 RPM, como deveria ser, ou seja, o controlador ta Ok). No programa Everest, acusou 45° C @ 1300RPM e 38° C @ 4800 RPM.

O teste do barramento, é só diminuir o barramento externo para 100Mhz ? Ou precisa mudar mais alguma coisa ? Pensando bem, o que é barramento externo ? :blink:

Se você quiser alguma informação, me fale que eu colo do sumário do Everest

-Editado-

Eu posso encaixar ou remover o sensor de temperatura no cooler, quando o computador estiver ligado ? ou tenho que desligar ?

Qual seria a temperatura bem segura para um Athlon XP não da pau ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...