Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

9800PRO sem o controlador AGP 3.0


jackmachinne

Posts recomendados

Olá!

Comprei semana passada uma 9800PRO 256 bits 128 RAM da Power Color e curiosamente ela só funciona se eu não instalar o controlador AGP 3.0 do pacote 4.1 do VIA Hyperion da KT600 Soyo Dragon Plus.

Quando comprei estava com esse controlador instalado e em 8x o windows XP nem entrava em jogos e congela tudo, no windows sem jogo não durava mais que 3 mim sem travar tudo. Em 4x dava até pra entrar nos jogos mas travava em menos de 10 minutos. Eu ainda assim era obrigado a mudar no CMOS para 4x apenas, só então os games duravam pelo menos uns 20 mim, dai congelavam de novo!!! :tantan:

Formatei a maquina e instalei o xp de novo e instalei um controlador um pouco mais velho e dava na mesmo. Liguei pra quem me vendeu e ela me disse pra formatar de novo e num instalar o controlador do agp. O problema parece ter resolvido.

Fiz os testes com os drivers nativos com o CD que acompanha a placa e com o catalyst 4.1 da ATI.

Será que estou usando toda a capacidade da placa de video sem o controlador AGP 3.0?

Teria um desempenho melhor com o controlador?Com uma Radeon 9200 em 800x600 o Farcry com tudo em Very High(menos a agua que tinha que ficar em medium pra ficar sem entrelaçamento) rodava entre 13 e 20 fps, ficava com media de 18 fps. Com a 9800pro fica no minimo em 35 fps e quase constante em 45 fps. À noite dá quase o tempo todo o limite de 60fps que o jogo impõe

Minha maquina agora é um Athlon 2.6 Barton, KT600 Soyo Dragon Plus 1.0 400mhz, 512RAM DDR 400/3200mhz, Maxtor 40GB, placa captura Pixel View, CD Rom LG 52x.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da uma olhada no review da tua placa-mãe aqui mesmo no forum...

tenho quase a mesma config. tua...

Em 4x pra mim roda tranquilo, em 8x deu mais trabalho e não é garantido (mas o desempenho quase não muda)

ja sem ter o agp funcionado muda bastante...

Meu palpite é q o teu problema é fonte (qual tu tem?)....

se tu quizeres umas dicas pra rodar em 8x me manda uma MP (antes le o que postei no site do review...)

boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifique a temperatura do processador e da placa-de-vídeo; v. deve conseguir manter o dedo sobre os coolers durante algum tempo, caso contrário há algo errado, e como disse o colega a sua placa-de-vídeo necessita de uma fonte parruda, é possível que a sua não esteja aguentando o tranco. Ou seja, é bem possível que o problema seja de hardware.

Boa sorte !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Severino@o estável,19 nov 2004, 18:47

Verifique a temperatura do processador e da placa-de-vídeo; v. deve conseguir manter o dedo sobre os coolers durante algum tempo, caso contrário há algo errado, e como disse o colega a sua placa-de-vídeo necessita de uma fonte parruda, é possível que a sua não esteja aguentando o tranco.  Ou seja, é bem possível que o problema seja de hardware.

Boa sorte !

não é problema de temperatura ja que ele disse "que so funciona se não botar em modo agp"

atualiza a BIOS da placa mãe e testa pra ver se vai resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ai ai ai ai ai.... todo mundo q compra essa placa tem esse dilema...

amigão, vou falar aqui o q já postei lá to tópico do review da KT600: essa placa tem um problema eletrônico e até hoje só tive notícias de alguns poucos que não receberam essa placa com o bug no slot AGP... o problema é q simplesmente só funciona em AGP 4X.. se você põe em 8x provavelmente fik dando problemas na tela ou até q funciona normal por uns minutos e depois dá um "RUNTIME ERROR"... nos jogos, claro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizar a bios não é uma boa ideia... tenho uma placa-mãe igual e so consegui fazer rodar em 8x quando fiz um "downdate" da bios para 2aa2...

a soyo fez :priv: nessa placa.....

Se tu tem uma fonte generia é bom pensando em trocar antes que coisa pior aconteca... da uma olhada nas tuas voltagens... (12v sobe um monte e 5v cai)

Faz um teste, abre o pc e liga um ventilador em cima dele... ve se melhora... (fica mais tempo sem pendura...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Severino@o estável,19 nov 2004, 18:47

Verifique a temperatura do processador e da placa-de-vídeo; v. deve conseguir manter o dedo sobre os coolers durante algum tempo, caso contrário há algo errado, e como disse o colega a sua placa-de-vídeo necessita de uma fonte parruda, é possível que a sua não esteja aguentando o tranco.  Ou seja, é bem possível que o problema seja de hardware.

Boa sorte !

Severino, seu cabra! Desculpa a brincadeira! :unsure:

A minha vga tem uma parte(mais perto onde se parafusa no chassis) que tava quente pra burro, e assim que percebi isso taquei um cooler(desse que ficam em fontes de energia) parafusado no chassis com um suporte de modo que não passe vibração para a vga e agora essa área da placa tá só morninha. Mas quanto ao dissipador da bicha, não consigo manter o dedo sobre ele por mais que uns 5 segundos senão a pele do dedo iria fazer parte da vga :P

A fonte que eu tinha era uma Switching Power Suplly P4 450watts que veio com o novo gabinete que comprei, e creio eu ser 450watts irreais, então no mesmo dia que comprei a vga com minha fornecedora aqui em Belo Horizonte - que aliás tem excelentes preços, quem quiser o email e o site dela me mande uma MP que passo - disse que a fonte não ia aguentar e trouxe junto uma Satellite 300watts que me garantiu aguentar o tranco e tem um cooler que ocupa toda a parte inferior dela tornando-a muito bonita por sinal, mas continua dando pane total até no próprio XP ou 98se sem entrar em jogos em 8x e em 4x dá pane após uns 4 ou 5 min no Doom3 e no Farcry, ambos em 1024x768.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Red King+19 nov 2004, 19:05QUOTE (Red King @ 19 nov 2004, 19:05)Severino@o estável,19 nov 2004, 18:47

Verifique a temperatura do processador e da placa-de-vídeo; v. deve conseguir manter o dedo sobre os coolers durante algum tempo, caso contrário há algo errado, e como disse o colega a sua placa-de-vídeo necessita de uma fonte parruda, é possível que a sua não esteja aguentando o tranco.  Ou seja, é bem possível que o problema seja de hardware.

Boa sorte !

não é problema de temperatura ja que ele disse "que so funciona se não botar em modo agp"

atualiza a BIOS da placa mãe e testa pra ver se vai resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por miguelittus@19 nov 2004, 19:12

Atualizar a bios não é uma boa ideia... tenho uma placa-mãe igual e so consegui fazer rodar em 8x quando fiz um "downdate" da bios para 2aa2...

a soyo fez  :priv: nessa placa.....

Se tu tem uma fonte generia é bom pensando em trocar antes que coisa pior aconteca... da uma olhada nas tuas voltagens... (12v sobe um monte e 5v cai)

Faz um teste, abre o pc e liga um ventilador em cima dele... ve se melhora... (fica mais tempo sem pendura...)

Me fala que é esse tal de "downdate" e onde baixo por favor. E quanto a fonte especifiquei acima a troca. Uso o gabinete aberto(limpo tudo todo mês) e tem um cooler sobre outra parte da placa alé do cooler da propria, e um cooler extra mandando ar para dentro do gabinete(nem precisava porque uso o bicho aberto mesmo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por jackmachinne+20 nov 2004, 02:02QUOTE (jackmachinne @ 20 nov 2004, 02:02) miguelittus@19 nov 2004, 19:12

Atualizar a bios não é uma boa ideia... tenho uma placa-mãe igual e so consegui fazer rodar em 8x quando fiz um "downdate" da bios para 2aa2...

a soyo fez  :priv: nessa placa.....

Se tu tem uma fonte generia é bom pensando em trocar antes que coisa pior aconteca... da uma olhada nas tuas voltagens... (12v sobe um monte e 5v cai)

Faz um teste, abre o pc e liga um ventilador em cima dele... ve se melhora... (fica mais tempo sem pendura...)

Me fala que é esse tal de "downdate" e onde baixo por favor. E quanto a fonte especifiquei acima a troca. Uso o gabinete aberto(limpo tudo todo mês) e tem um cooler sobre outra parte da placa alé do cooler da propria, e um cooler extra mandando ar para dentro do gabinete(nem precisava porque uso o bicho aberto mesmo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguinte... eu pequei esta bios aqui e pronto.

algumas consideraçoes:

1- essa bios não é exatamente para essa placa, mas sim para a soyo dragon plus (não 1.0). a diferença entre elas é o firewire.. (deixa desabilitado na bios): o consolo é q as primeiras 1.0 vinha com a bios desta outra placa...

2- essa é uma das primeiras bios, então deve ter alguns bugs (eu não notei nenhum...)

3-use por sua conta e risco (até parece q não)

4- tem gente q fez isso e continuou com alguns problemas (melhorou mas não 100%). No meu caso antes dela travava por qualquer coisa... mesmo no windows, tipo, quando eu abria o soyo monitor.... depois, tudo 100% (até agora)

Boa sorte... quaquer coisa me pergunta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal eu to com o mesmo problema que o jackmachinne, no programa Everest apareceu que o meu controlador AGP está desativado, aí eu baixei o driver da AGP da minha placa mãe e instalei, mas quando fui jogar travou tudo, e o engraçado é que quando vou jogar Battlefield Vietnam ou Medalha de Honra, ou até mesmo quando vou assistir algum vídeo no PC é que dá esses problemas, sedo que quando jogo NFSU roda beleza, a velocidade do jogo NFSU aumentou muito.

Olha como está sendo mostrado no Everest

Campo Valor

Propriedades de North Bridge

North Bridge SiS 648

Temporização de Memória

CAS Latency (CL) 2.5T

RAS To CAS Delay (tRCD) 3T

RAS Precharge (tRP) 3T

RAS Active Time (tRAS) 7T

Slots de memória

Slot DRAM nº1 256 MB (PC2700 DDR SDRAM)

Controladora AGP

Versão do AGP 3.05

Estado do AGP Desativado

Dispositivos AGP ATI Radeon 9800 SE (R350)

Tamanho da abertura do AGP 64 MB

Velocidades do AGP suportadas 1x, 2x, 4x, 8x

Fast-Write Não suportado

Side Band Addressing Suportado, Desativado

Fabricante do chipset

Nome da empresa Silicon Integrated Systems Corporation

Informação sobre o produto http://www.sis.com/products/index.htm#chipsets

Download do controlador http://download.sis.com

Problemas e sugestões

Problema AGP está desativada. Isto pode causar uma perda de rendimento.

Na minha Configuração de Hardware está aparecendo que é uma Radeon 9800pro, mas na verdade é uma Radeon 9800SE PowerColor transformada em uma pro, vou troca essa minha placa por uma 9800pro legítima, por isso não tirei da minha configuração de Hardware.

Será que isso é um bug da PowerColor?

Será que seu eu pegar uma Radeon 9800pro SAPPHIRE também vai dá esse problema?

Por favor me ajudem, preciso muito resolver esse problema, pois estou perdendo muito desempenho sem esse controlador AGP instalado.

Obrigado!!! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por SpeKitrO@20 nov 2004, 21:00

Pessoal eu instalei o drive do AGP e baixei a placa para rodar em 4X aí deu tudo certo, mas o desempenho caiu.

será que se atualizar alguma bios dá certo?

É o que eu sempre digo... não é que não tenha ganho do AGP 8X pro 4X, mas sim que as GPU's mais simples não aproveitam o potencial do 8X... O 8X só vai fazer diferença com GPU's tipo Radeon 9800 pra cima...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por miguelittus@20 nov 2004, 11:06

Seguinte... eu pequei esta bios aqui e pronto.

algumas consideraçoes:

1- essa bios não é exatamente para essa placa, mas sim para a soyo dragon plus (não 1.0). a diferença entre elas é o firewire.. (deixa desabilitado na bios): o consolo é q as primeiras 1.0 vinha com a bios desta outra placa...

2- essa é uma das primeiras bios, então deve ter alguns bugs (eu não notei nenhum...)

3-use por sua conta e risco (até parece q não)

4- tem gente q fez isso e continuou com alguns problemas (melhorou mas não 100%). No meu caso antes dela travava por qualquer coisa... mesmo no windows, tipo, quando eu abria o soyo monitor.... depois, tudo 100% (até agora)

Boa sorte... quaquer coisa me pergunta...

:bandeira:

Valeu a dica mano, parabéns pela excelente dica. Resolvi meu problema! :D

Agora tá com o 8x ativado e instalei o directx9c, Catalys 4.11 e ainda o Painel de controle da ATI.

Muitíssimo obrigado! Que poderia imaginar que uma bios anterior resolveria o problema!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...