Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tá Quente? Tentem isso! Deu certo! =)


xpnauta

Posts recomendados

Possuo um volcano 10+, ele tem um ótimo dissipador de calor, mas o Fan dele é muito pequeno(60mmx60mm), e possui um baixo CFM, impossibilitando usar o cooler para overclock, então me surgiu uma ideia já faz muito tempo, que eu sempre achei que na prática nunca iria funcionar, perguntei pra meio mundo e tudo mundo me disse que num ia dar certo então desisti :naonao: ....mas vendo o princípio de funcinamento de motores a diesel Biturbo, notei que o reaproveitamento do fluxo de ar de um primeiro "compressor" é bem eficiente, tanto é que um motor diesel Biturbo tem quase o dobro de força de um com apenas uma turbina, bom o que tudo isso tem a ver com o meu volcano é o seguinte:

Coloquei um outro cooler de 60x60mm um em cima do outro bem próximos, afastados apenas 3 mm para não encostar a hélice do que fica em baixo no de cima, os dois jogando ar para o mesmo sentido, mas obedecendo a seguinte regra:colocar o que gira mais rápido embaixo, a mesma regra vale para turbocompressores... e adivinhem... BINGO!!! Baixou a temperatura

quando o processador estava em FULL que ficava em torno de 55 ºC para 48ºC! :ahh: incrível!!!! Num é que funcionou mesmo! :palmas:

A unica desvantagem é que faz um pouco mais de ruido, mas nada que incomode!

Bom é isso ai galera, logo vou ver se posto fotos da "adaptação técnica"....

A foto quentinha aqui!!!

Foto 2 coolers sobrepostos

Se quiserem perguntar alguma coisa é só postar!!

[]´s!!!

falou´s!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Te dou uma ideia tão boa quanto a sua:

Compre um adaptador de fan 60mm pra 80mm, a Akasa tem pra vender, inclusive cheguei a comprar um pra utilizar com meu AVC Tundra, coloquei um fan Evercool de 80mm 3300RPM, ficou excelente e não ficou barulhento!

OBS: Fiz testes com um XP 2200+ em stock, baixou 4 graus apenas.....em compensação ficou MUITO MAIS silencioso que antes :)

Abraços :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hauheuhuahe cara isso é massa sim aqui eu já tentei fazer isso, mas vou te falar mesmo você usando a Tecnica de Turbo Compressores ai o fan de cima forçara o debaixo demasiadamente... aqui quando eu fiz acanei queimando o fan debaixo .. aheuheuhauh da nada ele era fraco mesmo mas mesmo assim se não fosse ver q ele tinha parado eu podia é estragar ainda mais o processador q na epoca era um Athlon 1700+...

BRUNO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade o dissipador também não é muito bom porque é muito pequeno apesar de ser todo em cobre, o VCom 21b costuma ser mais eficiente.

Talvez por o fan ser pouco eficiente você tenha tido um ganho considerável, aqui eu fiz o teste, coloquei um fan que roda a 3000RPM em baixo do fan Silent Boost 2450RPM, O fan de 3000RPM passou a rodar a 3400RPM, mas eu não tive nenhum ganho acredita. :tantan:

Talvez pelo fan do Silent apesar de rodar menos é muuito eficiente. :bandeira:

Mas realmente a maioria do resultados que vejo utilizando 2 fans é a temperatura baixando mais de 5ºC. :palmas:

falou! :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tinha testado isso, mas em cima de um k6 500 faz algum tempo. Mas não tive a brilhante ideia de deixar 3mm entre um e outro. Foi direto na cabeça ... Não funcionou ... Claro que eram 2 fans podrões e um dissipador pior que os fans.

Gostei, mas já não to mais aguentando o barulho do cooler da minha máquina junto com o fan da fonte, imagina se eu colocar mais um em cima. Surto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelos elogios galera!, valeu mesmo! e podem fazer que eu garanto que o fluxo de ar aumenta! :palmas: , eu acredito que não irá danificar o cooler que está embaixo pois o mesmo teve um aumento de aprox. 300 RPM a mais que ele trabalhava antes, pouca diferença, ele deve aguentar! B)

hpf - prendi uma ventoinha na outra utilizando parafusos maiores e um espaçador de 3mm entre os coolers que pode ser feito de mangueira de aquário cortando- a em rodelinhas de 3mm.

SAPO-BOMBA - já tive a sua ideia antes, mas obrigado, a ideia minha é fazer isso mesmo futuramente mas irei utilizar um cooler da thermaltake de 80x80mm, o mesmo que vem no Volcano 7+ e possui controle de rotação, alias ele gira muito quando está no máximo!, deve custar uns 50,00 Reais! e o adaptador de 80mm para 60 eu vou encomendar da THERMALTAKE ele é confeccionado em acrílico transparente e possibilita a instalação de um led futuramente para dar um efeito mais bonito de "neon ".

Certo galera!

Obrigado! e qualquer dúvida perguntem ai!!!

[]´s!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

legal essa sua ideia de colocar uma ventoinha em cima da outra

agora, e se eu colocar um adaptador de 60 p/ 80 em cima da ventoinha q já esta no dissipador e colocar uma ventoinha de 80, será q vai ventilar mais ?

ou não vai fazer diferença nenhuma já q a ventoinha q está em baixo é mais fraca

estou pensando !! :help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por hpf@21 nov 2004, 08:51

legal essa sua ideia de colocar uma ventoinha em cima da outra

agora, e se eu colocar um adaptador de 60 p/ 80 em cima da ventoinha q já esta no dissipador e colocar uma ventoinha de 80, será q vai ventilar mais ?

ou não vai fazer diferença nenhuma já q a ventoinha q está em baixo é mais fraca

estou pensando !! :help:

O ideal é que a de baixo seja mais forte!

falou! :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma sugestão para um uso seguro e bom duplo fan é que ambos possam ser monitorados e controlados pela MB. Durante algum tempo usei isso aí mas estou testando novamente.

Uma vantagem muito boa (com certeza a melhor) é que o pico de temperatura cai bastante.

Aproveitando o tópico:

- Acho que seria interessante se os dissipadores de calor possuíssem fans em suas laterais, para retirarem o ar dali o mais rápido possível. Será que não seria uma boa?

- Aquele fan que costumamos colocar atrás do gabinete, será que ele não pode acabar disputando um pouco de ar com o cooler do processador, apesar de realmente ajudar a dispersar mais ar quente? (Eu estou pensando em fazer um duto de ar que faça esse cooler traseiro puxar ar mais da lateral do processador, pois os manés da Soyo além de fazerem o AGP pela metade, colocaram a tomada de força da placa bem ao lado do processador, então é mais fácil o ar se dispersar rumo às memórias, criando um turbilhão de ar quente no meio do gabinete :chicote: )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É interessante sim.

Estavamos Roger de Francisco e eu discutindo a respeito disso outro dia no msn (2 meses atrás mais ou menos) mas não cheguei a fazer o esperimento ainda.

Quanto a ordem dos coolers,mais forte e mais fraco, pesquisarei a respeito pra saber qual devera ficar sobreposto.

Legal tambem é colocar um tunel de ar ,pois iria estar sendo pego ar direto do exterior do gabinete que esta não temperatura inferior a do seu interior.

teh! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mar_tchello@22 nov 2004, 14:37

É interessante sim.

Estavamos Roger de Francisco e eu discutindo a respeito disso outro dia no msn (2 meses atrás mais ou menos) mas não cheguei a fazer o esperimento ainda.

Quanto a ordem dos coolers,mais forte e mais fraco, pesquisarei a respeito pra saber qual devera ficar sobreposto.

Legal tambem é colocar um tunel de ar ,pois iria estar sendo pego ar direto do exterior do gabinete que esta não temperatura inferior a do seu interior.

teh! :-BEER

Bem estou tentando um duto improvisado para retirar o ar da lateral do processador e houve uma ligeira (muito pouca, mas houve) melhora no rendimento do cooler que está sobre o dissipador (sem esquecer que há outro acima). Não acho que houve grandes reduções de temperatura (acho que o dissipador é que não dá conta mesmo), mas ao menos o pico foi reduzido. Vou esperar dias mais quentes pra ter certeza.

Quanto ao duto de ar exterior-processador, acho uma boa, com exceção de que vai jogar muito mais poeira na MB. Pra mim não seria muito boa ideia, pois aqui tem tanta poeira que o cooler da fonte, por exemplo, com menos de um ano já está "cascudo" e de vez enquando dá uns zumbidos característicos de falta de óleo.

Quanto a ordem dos coolers, eu acho que o que possui maior vazão deva ficar embaixo, pois do contrário, o exterior vai ter que mover mais intensamente a barreira de ar acumulada sobre o interior, que é mais lento. Testei isso com dois coolers de MB e com o mais lento interno, tinha queda de performance no externo, a não ser que o interno estivesse desligado, aí acontecia o inverso (um aumento muito pequeno na rotação que não compensa, pois a CPU aquece mais rápido).

Ah, e testei por curiosidade um terceiro e houve aumento da velocidade do cooler (uns 100rpm ou mais, não lembro). Não sei se foi a fonte meia boca que zicou, se encostei em alguma coisa ou se o terra do cooler se soltou, sei lá, mas a MB desligou depois de algum tempo. :tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas quanto a sujeira ja sao "outros quinhentos".

Tudo bem que em um ano o pc ficaria bem sujo, qual não ficaria?

O que importa aqui é que quem fara esse sistema seremos nós aqui do forum e o pessoal entendido de hardware que tem noção do quanto a poeira atrapalharia.

Eu mesmo faço uma limpeza a cada 2 meses (mais superficial) e a cada 4 meses mais "profunda",limpando MESMO tudinho, sendo assim não ha problema nenhum.

Agora vai exlica isso pro "zezinho" ali,ja é diferente.

teh! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acabei de fazer um teste simples, tirei a tampa lateral e deixei ligado o computador por um tempo e a temp. da placa mãe permaneceu a mesma, mas no processador caiu 7º

resumindo, meu problema aqui está na entrada de ar frio pro gabinete, andei estudando cortar a lateral pra colocar uma ou duas ventoinhas, mas acho meio apertado o gabinete

outro teste q fiz foi deixar o computador ligado e dar umas baforadas com o cigarro dentro dele ( :ahh: ) e pude ver como a fumaça é espelida de dentro do gabinete pelo exaustor e pela ventoinha q fica atras do gabinete, tipo um tunel do vento pra ver como o ar passa pelo interior do gabinete, me pareceu estar bem eficaz

agora tenho q ver como farei pra melhorar a entrada de ar frio :help:

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mar_tchello@22 nov 2004, 16:53

Mas quanto a sujeira ja sao "outros quinhentos".

Tudo bem que em um ano o pc ficaria bem sujo, qual não ficaria?

Falei da poeira, mas não aquela poeira comum que todo mundo pega... Aqui em casa por exemplo, o pessoal esteve fazendo uma reforma monstruosa na escola em frente de casa e como aqui também não tem reboco, poeira é muito crítico, não é uma coisa normal :chicote: , pra falar a verdade, me dá nos nervos, porque nem abertura lateral tem no meu gabinete, então acho ele não deveria empoeirar tanto (já limpei um monte de vezes e não vence, é poeira de cinco anos em um!!). Aqui em casa há outros computadores e onde eles ficam não há tanta poeira, são meus parâmetros de normalidade.

Agora, voltando à questão do tópico, eu acho que o uso de dois fans é bom quando você tem um sistema de ventilação mais amplo, de preferência com aberturas laterais (não é meu caso). Comigo a experiência mostrou que o calor só foi distribuído entre a placa-mãe e o processador, o que não foi muito interessante pra mim e que sinalizou que a minha ventilação também não está boa (fontes meia boca só tem meia abertura de ventilação também). Assim mesmo, acho que vale a pena tentar o duplo-fan e o fan-duto-fan pra pegar ar externo.

A propósito, a ideia do hpf e seu narcótico túnel de vento é muito boa. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí galera , falei com um prof de fisica meu hoje a respeito da disposiçao dos coolers , qual deve ir em cima e qual embaixo.

A conclusao que chegamos é que o mais potente(com mais cfm)deve ficar embaixo.

Vejam, o fan de cima (mais fraco) apenas fari aum acanalizaçao desse ar e o fan de baixo que é mais potente acelera a sua velocidade pegando tambem ar pelas laterais justamente por "gerar" um fluxo de ar maior .

Caso ligasse mos ao contrario o fan mais forte que estaria em cima jogaria o ar com velocidade maior que o de baixo consegue jogar e ao invés de capirtar mais ar ela lateral, jogaria esse excedente através delas ,não seria nada bom..

Tenho um cooler aqui é que desse esquema,é de um K6 II 500 e funciona muito bem, a TT tambem tem um cooler dessa forma.

teh! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí eu ja tiha ouvido falar nisso, mas o cara q falou q ia fazer foi muito repreendido pelos moderadorews do outro forum(não me lembro qual...) eles disseram q faz turbulencia... (num sei se to viajando...) entenderam o q quis dizer???? se tiver falando ##### por favor me corrijam...

mas não imaginei q fosse dar certo.. parabens aí mano...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...