Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Repetidor p/ par trançado


Ryane

Posts recomendados

É o seguinte,

tenho que colocar um ponto da rede em um outro prédio que fica mais ou menos uns 50 m de raio , então será uns 500 metros de fios, mais ou menos, sei que terei que colocar repetidores, mas minha dúvida é :

=> o maximo de quanto em quantos metros de fio eu devo colocar esses repetidores?

=> esses fios devem ser passados por onde? tipo embaixo da terra, poste ...

=>esses repetidores são alimentados por que?( tipo, energia eletrica, bateria...)

=> Como são esses repetidores ?Alguem sugere algum?

=>Seria viavel substituir esse procedimento por wireless??? teria que adquirir antena pra isso?

alguem tem alguma sugestão????

grata!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o seguinte,

tenho que colocar um ponto da rede em um outro prédio que fica mais ou menos uns 50 m de raio , então será uns 500 metros de fios, mais ou menos, sei que terei que colocar repetidores, mas minha dúvida é :

=> o maximo de quanto em quantos metros de fio eu devo colocar esses repetidores?

Caso você use cabos UTP, o limite imposto pela norma é 100m, então a cada aproximadamente 100 m você deveria colocar um switch/hub. Lembre que você vai precisar de local protegido para ele e alimentação elétrica...

=> esses fios devem ser passados por onde? tipo embaixo da terra, poste ...

Depende das condições do caminho que você tem entre os dois prédios e do tipo de cabo que você vai usar... O mais simples (teoricamente) seria via poste, mas tem problema de autorizações e etc...

=> Como são esses repetidores ?Alguem sugere algum?

O mais simples e barato que eu conheço é você usar um switch pequeno, aqueles de 5 ou 8 portas...

=>Seria viavel substituir esse procedimento por wireless??? teria que adquirir antena pra isso?

Talvez seja a opção mais simples.... Mas pela distância você via precisar de 2 antenas, preferivelmente direcionais, e duas APs...mas vai depender da visada entre os dois pontos para ter mais certeza dos detalhes... Acho que seria legal você cotar isso com um distribuidor, que ele te mostra exatamente o que você vai usar... Ou mesmo fazer uma pesquisa aqui no fórum que tem um tópico sobre instalação de um provedor (se não me engano) que explicam vários detalhes que você pode adaptar para o seu problema.

Caso você não opte por wireless, e o percurso entre os prédios permita que você use uma infra estrutura enterrada ou mesmo postes, pense em usar fibra óptica... pois apesar de mais caro o cabo, você não vai precisar de "repetidores"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu particularmente partiria para fibra.

O metro da fibra de 2 pares 50/125 na Furukawa esta saindo em torno de R$ 3,80.

A Policom esta cobrando em torno de R$ 180,00 para fazer cada ponta.

O transceiver SX da 3Com esta saindo em torno de U$ 500,00 cada e o switch mais ou menos U$ 950,00.

Estes preços são todos baseados para um link em rede Giga, caso você for trabalhar em Fast estes preço podem cair bastante.

No padrão SX a distancia alcançada com este modelo de fibra é 550m em multimodo.

As vantagens:

você não precisará colocar uma série de Hubs, Switches ou repetidores.

você terá um link de 1 Giga com o outro prédio, sendo que se a rede deste prédio for grande, não degradará tão facilmente.

Não terá problemas com falta de energia se o seus Switches estiverem ligado em um no Break ou em um gerador próprio.

Desvantagens:

O investimento inicial é um pouco alto.

Mão de obra especializada para fazer a instalação e reparo da fibra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com relação ao uso da fibra, tb acho que é a melhor solução, mas falta saber

Caso você não opte por wireless, e o percurso entre os prédios permita que você use uma infra estrutura enterrada ou mesmo postes, pense em usar fibra óptica... pois apesar de mais caro o cabo, você não vai precisar de "repetidores"...

se o problema da rota por onde a fibra vai passar está livre....

E quanto ao problema do uso do link a Giga, pode-se repensar a relação custo x benefício, pois os equipamentos com portas giga ainda são bem mais caros que os que usam FastEthernet (100Mbps)... Fazendo o link a 100Mbps fica bem mais barato...

Mas se for realmente necessário é uma boa um link a Giga...

Quantos metros +/- o HUB amplifica o sinal funcionando como repetidor?

E quanto ao tamanho do link, é no máximo 100m... Claro que estou considerando uso de cabo UTP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faça varios orçamentos de modalidades diferentes com a mesma empresa, ai pelo resultado($$$) você vai saber qual a melhor e mais barata, depois e so escolher

mas o de fibra seria boa opcao...

caso seja 5 predios e mais fácil ter um hub em cada um, rede tipo anel...

quando for usar cabo UTP tb avalie por usar cat6 ao invés do tradicional cat5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...